Laguna
Mais uma reunião para resolver os problemas do esgotamento sanitário no Mar Grosso foi promovida em Laguna. O encontro ocorreu ontem à tarde e foi apresentado, pela Casan, o projeto de macrodrenagem das tubulações da rede pluvial da Praia do Mar Grosso, que atualmente estão com 90% obstrução por areia e também lixo. Devido ao problema, o escoamento não segue pelas tubulações e muitas ruas ficam alagadas com a chuva.
A macrodrenagem inclui a limpeza e desobstrução das tubulações principais da rua Rene Rollin, saída do Porto Pesqueiro, e as sete saídas para a praia. Agora, a equipe das secretarias de Planejamento, de Obras e a Casan apresentarão o orçamento deste serviço, para posteriormente oficializar o convênio entre os órgãos e executar o cronograma de ações. Está em fase final também o decreto municipal que definirá a comissão permanente de avaliação do Programa ‘Se Liga na Rede’. Ele será apresentado na próxima terça-feira, às 10h, na Secretaria de Saúde da prefeitura.
Essa comissão irá cuidar e fiscalizar todas as ligações de saneamento do município (da parte com sistema de esgotamento sanitário), onde uma equipe operacional será criada por este decreto. Com a montagem do grupo, ele passará por uma capacitação da Casan, com o objetivo de melhorar o conhecimento técnico e avançar na resolução de cada problema que será encontrado, já que há uma diversidade muito grande de tipos de ligações de esgoto em cada casa de Laguna.
Na semana passada, foi apresentado o pedido oficial da prefeitura à gerência da Casan na Cidade Juliana, para que faça a construção do sistema de tubulação e caixas de inspeções em toda a via, na parte da rua Julia Nascimento, que irá ser asfaltada. De acordo com os representantes da prefeitura, esta ação será fundamental e preventiva para que, assim que sair o projeto do saneamento do Morro da Glória, não seja necessário ‘estragar’ o asfalto para colocar os canos e C.I.’s naquele trecho.
No terceiro encontro foi aprovada a nova legislação sanitária (Lei 187/2008, art. 70) especificando normas para ligação das residências à rede coletora de esgoto do município, que deverá ser votada ainda nesta semana na Câmara. O prefeito Mauro Candemil esteve presente, acompanhado de representantes da Vigilância Sanitária, secretarias de Planejamento, de Turismo, da Associação de Moradores e Câmara.
No primeiro encontro, a Casan apresentou o diagnóstico do ‘Se Liga na Rede’, onde 2.215 imóveis foram vistoriados. Destes, 452 já estão com o sistema correto, 927 estão desconformes, 469 sem vistorias e 152 sem caixa de inspeção. “Este diagnóstico nos ajudou a ter uma visão geral da situação de Laguna”, elenca o engenheiro de operações da Concessionária, Raphael Begotto.

