segunda-feira, 9 fevereiro , 2026

Região ganhará 34 policiais

Mirna Graciela
Tubarão

A união de forças de vários segmentos da sociedade tubaronense para combater a criminalidade mostra resultados otimistas. Um grupo formado por políticos, empresários e profissionais da área de segurança esteve ontem em Florianópolis, em uma reunião com o secretário de segurança pública do estado, César Augusto Grubba. A morte do guarda municipal Marcelo Goulart Silva, 33 anos, na semana passada, motivou o ‘movimento’.

Eles levaram uma lista de reivindicações (veja o quadro ao lado) e receberam um sinal positivo de Grubba em algumas. O secretário garantiu a instalação e manutenção de oito câmeras de vigilância, assim como a construção da Central de Emergências e o deslocamento de 34 policiais militares à região de Tubarão (que atende 19 municípios) até julho deste ano, além de delegados e escrivãos.

Nesta quinta-feira, um novo encontro será realizado na prefeitura de Tubarão, com a presença do tenente-coronel Vânio Luiz Dalmarco, o coordenador das centrais de emergência da Polícia Militar. Será tratada a ampliação da quantidade de câmeras de vigilância com o apoio da iniciativa privada. O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Ângelo Bertoncini, voltou animado da capital.

“Daqui a 15 dias, será lançada a licitação. Com o resultado da empresa vencedora, será feita a adaptação do prédio e, em pouco tempo, as câmeras estarão instaladas. Vamos ainda expandir o número de câmeras com a participação de empresários”, acredita.
A previsão é que as obras de readequação do prédio, no 5º batalhão da PM, onde funcionará a Central de Emergência (monitoramento, recepção do telefone 190 e o despacho das viaturas) iniciem em 60 dias.

Outras reivindicações
Em resposta ao pedido das lideranças nas medidas emergenciais para aumentar a segurança em Tubarão, o secretário de segurança pública do estado, César Augusto Grubba, garantiu apoio para a viabilização da polícia móvel ou delegacia de bairro.

Ele afirmou que nos próximos dias deverá ser intensificada a ação da polícia no município, além de operações planejadas para mobilizar a estrutura da PM. Grubba considerou interessante a ideia de contratar digitadores para contribuir com o trabalho burocrático da Polícia Civil. Por conta disso, a secretaria fará um estudo, que poderá ser expandido a todo o estado.

Em relação à reestruturação do Centro de Internamento Provisório, é necessário esperar que a deputada Ada De Lucca assuma a secretaria de justiça e cidadania, nos próximos dias. As lideranças tratarão do assunto diretamente com ela.

O assassinato do guarda Silva
O guarda Marcelo Goulart Silva, 33 anos, foi morto na avenida Marechal Deodoro (beira rio), na última quinta-feira à tarde. Os assassinos, após cometerem um assalto à Relojoaria e Ótica Orient, manobravam o Fiat prata placas LWR-8304, de Capivari de Baixo, para fugir e bateram na motocicleta da GM usada por Marcelo.
De dentro do veículo, um dos bandidos disparou três tiros contra o guarda, que estava na calçada. Após o assalto, em menos de duas horas a polícia prendeu sete pessoas: cinco homens, uma mulher e um adolescente. Quatro deles tiveram envolvimento direto com o assalto. Todos foram presos, exceto o menor.

Guardas não voltam às ruas
O diretor da Guarda Municipal de Tubarão, Adailton do Livramento, ratificou ontem a posição de os guardas não voltarem às ruas enquanto não estiverem aparelhados (coletes balístico e armas), em reunião com o secretário de segurança e trânsito da prefeitura, Toni Bittencourt.

Está agendado para esta quinta-feira um encontro com o prefeito Manoel Bertoncini. “Nossa reivindicação é a favor da segurança, buscar isso para dar um maior serviço à população. O prefeito está ciente da nossa decisão e vamos expor os motivos para acelerar o processo. Ele está bastante preocupado, quer que as coisas andem a passos largos para que a gente esteja aparelhado”, revela Adailton.
Os serviços da Guarda Municipal são realizados internamente, todos cumprindo a sua escala de trabalho, na execução de tarefas e soluções para a viabilização de projeto e parcerias.

Continue lendo

Cartão combustível como alternativa ao reembolso tradicional

FOTO Freepik Reprodução Notisul Controlar gastos com deslocamentos sempre foi um desafio para empresas que dependem de viagens, equipes externas ou frotas próprias. Durante muito...

Previsão do tempo 08/02: Domingo será de chuva leve e temperaturas amenas em Tubarão

 IMAGEM Notisul Tempo de leitura: 3 minutos O domingo (8) será marcado por tempo instável em Tubarão, com previsão de chuva leve ao longo do dia...

Horóscopo do dia 08/02: domingo de mergulhos profundos e cura emocional

IMAGEM Notisul  Tempo de leitura: 3 minutos O domingo, 08 de fevereiro de 2026, marca um pico de intensidade emocional e mistério. A Lua permanece em...

Bombeiros de SC abrem inscrições para curso gratuito de atendimento a emergências

 IMAGEM CBMSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 2 minutos Estão abertas, a partir desta segunda-feira (9), as inscrições para o Curso Básico de Atendimento a Emergências...

Previsão do tempo: alerta de temporais atinge o Sul de SC neste sábado

IMAGEM Notisul  Tempo de leitura: 3 minutos O Sul de Santa Catarina enfrenta um sábado (7) marcado por instabilidade climática, com alerta para temporais, segundo avisos...

Horóscopo do dia 07/02: sábado pede profundidade e transformação

IMAGEM Notisul  Tempo de leitura: 3 minutosO sábado, 07 de fevereiro de 2026, é marcado pela Lua em Escorpião, que intensifica emoções, desperta o desejo...

Entrevista – Vini Amor Animal, vereador de São José e Fundador do Instituto Amor Animal 

“Maus-tratos não são acidentes. São crimes. E crimes precisam de punição exemplar”   Nas últimas semanas, o país vem acompanhando o caso do Orelha, cachorro cuidado...

Gravatal capacita profissionais para acolhimento de relatos de violência infantil

FOTOS PMG Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 3 minutos O município de Gravatal realizou, no dia 6 de fevereiro, a primeira etapa da capacitação sobre Revelação...