Priscila Alano
Tubarão
Celebração, símbolo de fé e uma das maiores manifestações religiosas. A Procissão de Senhor dos Passos, neste domingo pelos católicos, é a primeira das celebrações em preparação para a Páscoa. Em Tubarão, a procissão de transladação das imagens de Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores será realizada às 16 horas.
O trajeto com a imagem de Senhor dos Passos sairá da Catedral e percorrerá as ruas 15 de Novembro, Conselheiro Mafra, Vidal Ramos, Lauro Müller, Coronel Collaço, com chegada na Praça da Catedral. A imagem de Nossa Senhora das Dores sairá da igreja de Oficinas e percorrerá as ruas Altamiro Guimarães, Anita Garibaldi, Senador Richard e Praça da Catedral. O momento forte da procissão é o encontro das imagens de Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, em frente à Catedral, representando a quarta estação da Via Sacra, quando Jesus encontra-se com sua mãe.
Após a procissão, haverá o sermão do encontro e apresentação do canto de Verônica. “A festa de Passos lembra o sofrimento e a dor de Jesus, é uma tradição religiosa. Muitos fiéis pagam as suas promessas neste dia, usam túnica roxa, alguns levam cruzes, outros ajudam a carregar as imagens”, relata o pároco da catedral, padre Elias Della Giustina. A procissão é tradição entre os católicos e atrai milhares de fiéis. Em Tubarão, estima-se que 20 mil pessoas acompanhem.
Quaresma: tempo de conversão
Durante o período da Quaresma, a igreja convida os fiéis para a intensificação da oração, a escuta da Palavra de Deus, as obras de caridade, a penitência, o jejum e outros passos no caminho da conversão.
“É tempo de colocar a imagem de Jesus em destaque. A oração, a penitência e o jejum são remédios que Deus oferece contra o pecado”, explica o padre Elias.
Entretanto, o pároco da Catedral destaca que muitos fiéis não respeitam mais os costumes da igreja. “Na Quaresma, devemos superar as tentações, é tempo de recolhimento”, declara.
Confira a programação
Confissões comunitárias*
• Neste sábado: às 17 horas;
• 27 de março (próximo sábado): às 16 horas e às 20 horas;
29 de março: às 20 horas;
30 de março: às 19h30min (Noite da Penitência);
31 de março: às 16 horas (especial para os idosos e enfermos);
1º de abril: às 8 horas e às 16 horas;
2 de abril: às 8h30min, e às 10 horas.
*Durante a Semana Santa haverá confissões individuais todos os dias.
Semana Santa
28 de março (Domingo de Ramos) – Bênção dos ramos, às 9 horas, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, seguida de procissão até a catedral para a missa.
31 de março (Quarta-feira Santa) – Missa do Crisma às 19h30min, na catedral, presidida pelo bispo Dom Hilário Moser.
1º de abril (Quinta-feira Santa) – Missa do Lava-Pés às 19h30min, na catedral.
2 de abril (Sexta-feira Santa) – Às 15 horas, adoração da cruz, e as 19h30min, procissão do Senhor Morto.
3 de abril (Sábado Santo) – Às 19h30min, bênção do fogo novo, do Círio Pascal, da água e missa da Vigilia Pascal.
4 de abril (Domingo de Páscoa) – Ressurreição do Senhor. Missa às 9 horas, 18 horas e 19h30min.

