O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC) inicia nesta semana a reposição de defensas metálicas na BR-101 Sul, entre os municípios catarinenses de Paulo Lopes a Passo de Torres. As proteções danificadas por colisões serão retiradas e novas lâminas e suportes serão repostas, com instalação de toda a sinalização refletiva.
Serão instaladas 576 novas lâminas metálicas, em uma extensão de 2.304 metros de barreiras. Esse tipo de proteção rodoviária é utilizada em elevações de viadutos, cabeceiras de pontes, canteiro central e vias laterais onde as pistas estão em elevação maior que o traçado da duplicação. Com as proteções de concreto do tipo New Jersey, as defensas complementam o conjunto de anteparos de segurança instalados na BR-101 Sul.
Nos locais das atividades, uma das faixas de rolagem será interrompida durante curtos espaços de tempo: quando os trabalhos forem nos bordos, a faixa interrompida será a da direita; quando houver trabalhos no canteiro central, a faixa interrompida será a da esquerda. Isso é necessário para garantir a integridade dos trabalhadores envolvidos na instalação e também dos usuários da rodovia federal. Em ambas as situações, a sinalização provisória vai indicar a aproximação das frentes de obras.
Aos usuários é pedido que reduzam a velocidade nos locais sinalizados, mantendo sempre distância das equipes envolvidas nos trabalhos e também do veículo que segue na frente.
Foto: Muriel Albonico/Dnit/Divulgação/Portal Notisul
Publicada às 9h26min desta quarta-feira (15)

