domingo, 23 novembro , 2025

Santa Catarina avança na alfabetização e registra a segunda menor taxa de analfabetismo do Brasil

FOTO Ricardo Wolffenbüttel SECOM ARTES GOV SC Reprodução Notisul

Tempo de leitura: 4 minutos

Santa Catarina consolidou, mais uma vez, sua posição de destaque nacional em educação. Segundo os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) – Educação 2024, divulgados pelo IBGE, o estado registrou taxa de analfabetismo de apenas 1,9% entre pessoas com 15 anos ou mais — a segunda menor do país, atrás apenas do Distrito Federal (1,8%).

A média nacional foi de 5,3%, três vezes maior que o índice catarinense. O levantamento reforça o impacto positivo das políticas de alfabetização, qualificação e formação profissional implementadas nos últimos anos pelo Governo de Santa Catarina.Santa Catarina tem a segunda menor taxa de analfabetismo do país

Educação e desenvolvimento caminham lado a lado

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Fabrício Oliveira, o avanço reflete o compromisso do Estado com o desenvolvimento humano e social.

“Os números mostram que Santa Catarina vem consolidando um modelo de educação que gera oportunidades. Alfabetizar é garantir dignidade, inclusão e acesso a um mercado de trabalho cada vez mais qualificado e competitivo”, destacou o secretário.

Em 2022, o estado ocupava a terceira posição no ranking nacional, empatado com São Paulo (2,2%). Dois anos depois, alcançou a segunda colocação, superando o Rio de Janeiro, que ficou com 2,0%.

“Esse resultado é consequência direta dos investimentos realizados pelo governador Jorginho Mello na valorização da educação e da formação cidadã. Seguiremos empenhados em reduzir ainda mais a taxa de analfabetismo, levando oportunidades a todas as regiões catarinenses”, reforçou Fabrício Oliveira.

Programas estaduais impulsionam a aprendizagem e a alfabetização

O Governo do Estado vem ampliando as ações de fortalecimento do ensino, com foco na alfabetização e na recomposição das aprendizagens. O principal destaque é o programa Qualifica SC, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (SED), que integra o movimento Educação Levada a Sério.

O programa prevê ações estratégicas para melhorar o fluxo escolar, reduzir a evasão e elevar o desempenho dos alunos, atuando desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, explica que a iniciativa está diretamente ligada à melhoria dos índices educacionais.

“Desde que assumimos a gestão, buscamos fortalecer a aprendizagem de base. O Programa de Fortalecimento da Aprendizagem e a Escola de Formação de Professores e Gestores são essenciais para desenvolver estudantes e educadores, garantindo uma alfabetização mais efetiva e duradoura”, destacou.

O Programa de Fortalecimento da Aprendizagem atende alunos do 5º ao 9º ano com dificuldades de leitura e escrita, com práticas pedagógicas contextualizadas. Já a Escola de Formação capacitará professores e gestores em todas as regiões do estado, com início previsto ainda neste ano.

Região Sul lidera o país com os melhores índicesSanta Catarina tem a segunda menor taxa de analfabetismo do país

A Região Sul tem a menor taxa média de analfabetismo do Brasil, com 2,7% entre pessoas com 15 anos ou mais. Santa Catarina lidera com 1,9%, seguida pelo Rio Grande do Sul (2,4%) e Paraná (3,5%).

Na Região Sudeste, a média é de 2,8%, com o Rio de Janeiro (2,0%) apresentando o melhor desempenho. Já o Centro-Oeste registra média de 3,3%, liderado pelo Distrito Federal (1,8%).

Os dados confirmam o padrão histórico de excelência educacional da Região Sul, resultado de políticas continuadas de acesso, permanência e qualidade no ensino básico.

Alfabetização e emprego: uma relação direta com o crescimento

Além do destaque na alfabetização, Santa Catarina também se sobressai em indicadores de empregabilidade. Conforme a PNAD Contínua referente ao segundo trimestre de 2025, o estado registrou taxa de desemprego de 2,2%, a menor da série histórica iniciada em 2012 e menos da metade da média nacional (5,8%).

A redução de 40,5% no desemprego em comparação com 2022 evidencia a correlação entre educação de qualidade, formação profissional e geração de empregos.

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), por meio da Diretoria de Políticas Públicas, utiliza esses dados para aprimorar o planejamento estratégico e apoiar a formulação de novas políticas educacionais e de inclusão produtiva.

Continue lendo

Cersul amplia modernização da rede elétrica com nova estrutura trifásica compacta

FOTOS CERSUL Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos A Cersul concluiu mais uma etapa do projeto de modernização da rede elétrica, com a instalação de...

Por que guardamos a vida pra depois?

Ontem acordei animadíssima para o café da manhã — afinal, não é todo dia que a gente toma café em hotel, com direito a...

Ônibus Lilás chega a Capivari de Baixo na segunda com serviços gratuitos para mulheres

FOTO PMCB Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos Na próxima segunda-feira, 24 de novembro, o município de Capivari de Baixo recebe o Ônibus Lilás, unidade...

Previsão do tempo para sábado no Sul de SC indica sol entre nuvens, chuva rápida e risco de temporais

FOTO Notisul Tempo de leitura: 3 minutos A previsão do tempo para sábado, 22 de novembro de 2025, nas regiões de Laguna, Tubarão, Braço do Norte...

Robótica transforma aprendizagem nas escolas de Araranguá

IMAGENS PMA Divulgação Notisul Tempo de leitura: 2 minutos A robótica educacional vem ganhando espaço nas salas de aula dos anos iniciais em Araranguá, trazendo uma...

Horóscopo de hoje 22/11/2025 : energia favorável

Tempo de leitura: 3 minutos Neste sábado, 22 de novembro de 2025, as energias astrológicas favorecem ajustes pessoais, equilíbrio emocional e decisões práticas. Cada signo...

Tubarão suspende desligamento de servidores aposentados

IMAGEM PMT Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutosMedida atende decisões judiciais liminares que garantem a permanência temporária dos profissionais A Prefeitura de Tubarão decidiu suspender...

6º Galeto do Bem do Lar da Menina ocorre no dia 29

IMAGEM Notisul Tempo de leitura: 2 minutosEvento beneficente será em formato drive-thru e ainda há ingressos disponíveis O Lar da Menina, de Tubarão, realiza no próximo...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp