Tubarão
A tenente-coronel da Polícia Militar Claudete Lehmkul, doutora em ciência social em segurança pública, proferiu palestra ontem, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Tubarão. Quatorze coordenadores e o presidente do Conselho de Segurança Municipal (Conseg), Maurício da Silva, e alguns empresários ouviram atentamente a profissional, que apresentou algumas diretrizes para tornar a cidade mais pacificadora e harmônica.
Claudete debateu o tema: “Ações de Combate à Violência de Forma Humanizadora”. Ela frisa que, quando se fala em segurança pública, todos imaginam mais policiais nas ruas. No entanto, existe a necessidade da integralidade entre prefeitura, governo e federação, além do comprometimento e cobranças de empresários e cidadãos.
“É necessário esta interação. Precisamos nos comunicar e saber da deficiência de cada região, cada município. Em Tubarão, não é diferente. Temos que promover a paz, proteger a cidadania e dar qualidade de vida. A segurança pública tradicional precisa estar apoiada na segurança pública com cidadania”, explica Claudete.
Ela ainda destaca que a participação da prefeitura é de extrema importância para conter o aumento da criminalidade. Tubarão já registrou sete homicídios este ano.
Maurício destaca que a vinda de Claudete à cidade faz parte do planejamento de ações para minimizar os reflexos da violência em Tubarão. “Aprendemos com ela e vamos somar as suas ideias neste combate”, finaliza Maurício.

