Com 55 anos de atuação, a Áurea Alimentos, de Braço do Norte, cresce e investe na qualificação profissional dos colaboradores
Braço do Norte
Nem todos os setores da economia foram atingidos negativamente por conta da crise econômica que se instalou no país nos últimos anos. Na contramão do cenário econômico fragilizado, um dos setores que mais crescem é a cadeia produtiva que atende o segmento de alimentos. Referência de desenvolvimento na região, a Áurea Alimentos, sediada em Braço do Norte, tem mostrado que, com objetivo, determinação e amor, uma pequena empresa familiar pode se transformar em uma grande indústria produtiva. Caracterizada pela industrialização e comercialização de doces e salgados, a empresa atua no mercado de doce de frutas desde 1962 e vem ocupando lugar de destaque no mercado nacional, principalmente na linha institucional, recebendo todos os anos prêmios no segmento.
Com 55 anos de atuação no mercado, tudo começou com a visão empreendedora do empresário Tobias Felipe, ao lado de seus irmãos, quando decidiram aproveitar as sobras de frutas (banana e batata doce) que eram vendidas em um pequeno armazém. Os doces eram feitos em tachos de cobre, mexidos com pá de madeira, aquecidos por uma pequena caldeira a vapor e embalados em latas. Hoje a empresa conta com um mix de produtos variados com mais de 130 itens.
Ao lado dos 11 filhos, Tobias se esforçou para fazer crescer a empresa, que hoje já está na quarta geração e é administrada por três sócios, sendo dois irmãos e um cunhado. A empresa familiar investe na valorização e profissionalização de seus colaboradores por meio de programas e estratégias desenvolvidas pelo setor de recursos humanos. “A Áurea está sempre em busca de inovação e profissionalização dos colaboradores. Temos programas de integração, Bolsa Formação em parceria com a Unisul, coach corporativo inovador, em que a equipe participa de sessões com um profissional, entre outras ações, que nos renderam por dois anos consecutivos o Prêmio Ser Humano”, relata a gestora de Recursos Humanos da empresa, Adria Esmeraldino Felipe Weber.
Uma empresa familiar feita por famílias

A empresa administrada pela família Felipe é composta por famílias que encontraram no setor uma estabilidade para desenvolver uma carreira sólida. A família Silva, de Braço do Norte, construiu uma história dentro da empresa. A mãe, Maria do Carmo Silva Lessa, trabalhou por um tempo e teve que sair, porém, em seguida, os três filhos ingressaram no local. Joelma Lessa da Silva, de 42 anos, teve sua primeira experiência no mercado de trabalho na Áurea, onde está há 29 anos. O irmão Joel Silva Lessa, de 44 anos, também teve seu primeiro emprego na Áurea e lá permanece há 26 anos. O caçula Januário Silva Lessa, de 30 anos, está há 14 anos na empresa. “É como se fosse minha segunda casa. Comecei na produção e recebi a oportunidade de atuar em outro setor. Foi quando voltei a estudar, e com a bolsa da empresa consegui fazer uma graduação e pós-graduação. Hoje atuo no departamento pessoal”, conta Joelma. “Também comecei na produção. Aqui temos uma valorização e a chance de crescer. A empresa apostou em mim sem me conhecer. Estudei e hoje atuo no laboratório de engenharia de produtos”, relata Joel, que tem mais um integrante da família – seu filho já está há cinco anos na mesma empresa. A família Silva, que tem três gerações na Áurea, é uma entre os mais de 500 colaboradores diretos e indiretos que contribuem com o desenvolvimento da indústria, da cidade, da região e do país.