O Corpo de Bombeiros divulgou um novo balanço na manhã desta segunda-feira informando que já é de 60 o número de mortos na tragédia em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O número de desaparecidos caiu 291. Até o momento, 192 pessoas foram resgatadas. Dezenove mortos foram identificados no IML de BH (veja lista ao final a matéria). A barragem de Córrego do Feijão, pertencente à Mineradora Vale, se rompeu na última sexta-feira. Funcionários da empresa, terceirizados, moradores e turistas estão entre as vítimas.
“A última vítima encontrada viva foi no sábado. Agora é mais difícil, já que a expectativa é que essas pessoas estejam soterradas. As condições de sobrevivência são muito baixas. A chance aumenta quando ela estão presas embaixo de algum tipo de edificação, por exemplo. Mas, a oferta de ar logo acaba”, explicou o tenente do Corpo de Bombeiros, Pedro Aihara.
Parentes de vítimas e amigos reclamam da falta de comunicação com a Vale. E as autoridades confirmam que o central de atendimento 0800 da empresa não está funcionando. “Essa demanda já foi repassada pelo comitê de operações para a Vale. O tempo de atendimento é muito demorado”, pontuou tenente-coronel Flávio Godinho.
Uma lista atualizada com os nomes das vítimas será colocada na Estação do Conhecimento, um espaço da mineradora Vale, ainda nesta segunda-feira. “Não divulgamos anteriormente para não termos listas com informação duplicadas”, explicou tenente-coronel Flávio Godinho. Amigos e familiares aguardam com ansiedade.
A Barragem de Feijão, pertencente à Mineradora Vale, se rompeu na última sexta-feira. Funcionários da empresa, terceirizados, moradores e turistas estão entre as vítimas. Aproximadamente 280 bombeiros trabalham nas buscas após o rompimento da barragem da Vale.

