Rafael Andrade
Tubarão
Vinte novos socorristas formaram-se, nesta sexta-feira à tarde, no auditório da Amurel, em Tubarão. Os profissionais conquistaram o certificado do curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e o direito de executar todas as ações necessárias no que diz respeito ao atendimento de urgência. As aulas ocorrem durante duas semanas, no Batalhão dos Bombeiros Militares de Tubarão.
“Não é um emprego, é uma função”, avalia o secretário de desenvolvimento urbano da prefeitura de Tubarão, Nilton de Campos, que prestigiou a formatura. Haroldo de Oliveira Silva, o Dura, (PSDB), secretário de desenvolvimento regional em Tubarão, também estava na entrega dos certificados e salienta a importância da integração em as forças brasileiras.
“Os bombeiros, o exército, a guarda municipal, as polícias precisam estar sempre juntas. Este curso, por exemplo, onde participaram profissionais desses segmentos, é um exemplo desta integração, extremamente salutar à comunidade”, avalia Dura.
O comandante dos bombeiros militares de Tubarão, major Carlos Moisés da Silva, reflete que o curso de APH tem como finalidade capacitar o profissional para atender bem a comunidade. “Estes profissionais contribuirão com o bem-estar da comunidade”, resume Moisés.
O evento ainda contou com a participação do comandante da 3ª Companhia do Exército Brasileiro, major André Luiz Grenteski. Um dos formandos, André Viana Nizo, avalia a importância do certificado. “Aprendemos o que há de novo na área de APH. Valeu a pena”, comemora André.
Os integrantes do curso
Onze bombeiros militares, cinco bombeiros comunitários, três militares do exército, uma técnica de enfermagem do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e uma enfermeira do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) participam das aulas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).
Apenas um dos alunos não conseguiu passar no curso, considerado muito difícil. “É muito puxado. Os que conseguem o certificado merecem o reconhecimento”, parabeniza o tenente do 8º Batalhão dos Bombeiros Militares de Tubarão e um dos instrutores do curso, Rafael Fortunato Camilo.

