sexta-feira, 20 fevereiro , 2026

Ministro André Mendonça autoriza PF a retomar investigação do caso Master

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, autorizou nesta quinta-feira (19), em Brasília, que a Polícia Federal retome a investigação caso Master STF. A decisão permite a continuidade de perícias, coleta de depoimentos e outras diligências relacionadas a supostas fraudes no Banco Master.

A medida foi tomada uma semana após o ministro Dias Toffoli deixar a relatoria do inquérito, que passou a ser conduzido por Mendonça na Corte.

Perícias e depoimentos estão autorizados

Na decisão, o ministro destacou que a PF poderá seguir com o fluxo ordinário de trabalho pericial e realizar diligências consideradas necessárias.

“A adoção do fluxo ordinário de trabalho pericial da instituição [e] a realização de diligências ordinárias que se façam eventualmente necessárias — como, por exemplo, a oitiva de investigados e testemunhas nas dependências da Polícia Federal — estão autorizadas”, afirmou Mendonça.

Com isso, a investigação caso Master STF poderá avançar na coleta de provas técnicas e na tomada de depoimentos de investigados e testemunhas.

Compartilhamento interno para agilizar perícia

O ministro também autorizou que a PF compartilhe internamente as informações do inquérito para acelerar a análise do material apreendido.

Segundo a corporação, cerca de 100 dispositivos eletrônicos estão passando por perícia. A Polícia Federal informou que, se apenas um perito fosse responsável pelo trabalho, a análise poderia levar aproximadamente 20 semanas.

Diante do pedido, Mendonça permitiu o compartilhamento de dados entre áreas técnicas da própria instituição, desde que o sigilo seja mantido.

“Somente as autoridades policiais e agentes diretamente envolvidos na análise e condução dos procedimentos reciprocamente compartilhados é que devem ter conhecimento das informações acessadas, o que lhes impõe o dever de sigilo profissional, inclusive em relação aos superiores hierárquicos e outras autoridades públicas”, registrou o ministro.

Antes da mudança na relatoria, Dias Toffoli havia indicado os peritos responsáveis pelas análises e restringido o acesso aos dados.

Novas investigações dependem de autorização

Ao tratar da abertura de novas frentes investigativas, Mendonça determinou que a Polícia Federal deverá solicitar autorização prévia ao relator.

“A instauração de qualquer nova investigação ou inquérito deve, antes, ser expressa e fundamentadamente requerida a este relator, devendo-se aguardar a respectiva deliberação a respeito, caso a caso”, decidiu.

Com a autorização, a investigação caso Master STF segue sob supervisão direta do relator, que mantém o controle sobre eventuais desdobramentos no âmbito do Supremo.

Continue lendo

Trailer de Toy Story 5 mostra Woody e Buzz em guerra contra tablets

A The Walt Disney Company divulgou nesta quinta-feira (19) o primeiro trailer Toy Story 5. No novo capítulo da franquia da Pixar Animation Studios,...

Relatório aponta agrotóxicos na água em 155 cidades de SC, incluindo Jaguaruna e São Martinho

Um relatório do Ministério Público de Santa Catarina identificou agrotóxicos na água SC em 155 municípios catarinenses. As análises, realizadas entre 2018 e 2023,...

Eventos esportivos e humor social: por que a cidade vibra (e aposta)

Foto: Notisul/Divulgação/Alexandre Daoust/UnsplashAlguns dias têm cara de segunda-feira eterna. Outros têm cara de “hoje não rende, hoje é dia de jogo”. E não é...

Câmara de Araranguá entrega convite da 24ª edição do Troféu Alzira Rabelo Elias

FOTO CVA Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos O Troféu Alzira Rabelo Elias Araranguá teve o convite oficial da 24ª edição entregue na tarde desta...

Saque-calamidade do FGTS é liberado para moradores de Laguna

IMAGEM Notisul Tempo de leitura: 4 minutos O saque-calamidade FGTS Laguna foi autorizado pela Caixa Econômica Federal para trabalhadores atingidos pelas fortes chuvas registradas em 2025....

Previsão do tempo no Litoral Sul de SC indica calor e chance de chuva

IMAGEM Notisul Tempo de leitura: 3 minutos A previsão do tempo no Litoral Sul de SC para esta sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026, aponta um...

Horóscopo do dia 20/02: conjunção Saturno Netuno em Áries

Tempo de leitura: 4 minutos A conjunção Saturno Netuno Áries marca esta sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026, como uma data simbólica para a astrologia....

Diamante realiza manutenção em caminhão dos Bombeiros de Capivari de Baixo

IMAGEM CBMSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos O comando do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em Capivari de Baixo, buscou apoio técnico...