Jailson Vieira
Tubarão
Reconhecido nacionalmente desde novembro de 2012, o Taibojutsu, é uma arte brasileira com base nas artes marciais chinesa e japonesa, criada com o intuito de defesa pessoal. A luta surgiu no mês de abril de 2007, em Tubarão, e foi desenvolvida para o aluno ou atleta aprender de maneira mais fácil e rápida a sua defesa pessoal.
A modalidade começou a formar-se aos sábados, com a presença de apenas um aluno de karatê e, posteriormente, outros alunos.
Na Cidade Azul, conforme frisa o criador da luta, o sensei Zonildo Bressan, há, hoje, uma base de 60 praticantes treinando todos os dias. A modalidade é reconhecida pela Organização mundial de artes marciais. Bressan informa que um aluno já tem status para ministrar o esporte para mais 20 praticantes na cidade de Imbituba.
“Ainda não tivemos competições, quem sabe daqui dez anos teremos faixas pretas na modalidade. A média de um praticante em chegar à faixa preta é de seis anos”, salienta Zonildo, que também é arbitro de boxe profissional e amador e tem formação em diversos esportes, como Jiu-Jítsu, boxe, Muay Tay e karatê e, por isso, foi mais fácil entender melhor que havia necessidade de criar o Taibojutsu.
Zonildo acredita que, praticando essa modalidade, o ser humano melhora a autoestima, o autocontrole, a condição física e de combate, além de evitar o estresse causado pelo dia a dia.
O esporte é indicado para alunos a partir dos 4 anos de idade até quando estiver apto para a prática da arte marcial.

