Se proposta for sancionada, novo valor começar a valer em 1º de maio.
Tubarão
O Conselho Municipal de Saneamento Básico opinou favoravelmente à proposta apresentada pela Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR), que autoriza reajuste de 5,63% nas tarifas de água do município. A decisão será encaminhada ao prefeito Joares Ponticelli para análise e posterior publicação de decreto.
A proposta apresentada pela empresa concessionária, a Tubarão Saneamento, era de reajuste na ordem de 21,89%. O valor final ficou abaixo da inflação geral no país em 2016, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que registrou 6,29%.
O reajuste anual da tarifa é regulado pela cláusula 19 do Contrato de Concessão 38/2012. A proposta da AGR leva em consideração cinco itens, entre eles o preço de produtos químicos usados no tratamento da água e os gastos com energia elétrica.
Definido o índice de reajuste, a prefeitura tem até dia 31 para publicar o decreto. A nova tarifa só começa a valer a partir de 1º de maio. Em nota divulgada na segunda-feira, a AGR afirma que a tarifa atualmente praticada em Tubarão é uma das mais baixas do Estado: R$ 27,83 por m3 – nos municípios atendidos pela Casan, por exemplo, a tarifa é de R$ 39,77.

