Garopaba
Garopaba será palco neste sábado de uma série de atrações em celebração à passagem migratória da Baleia-Franca pela região. Escolhido como berçário da espécie, a cidade se prepara pelo terceiro ano consecutivo para garantir a manutenção da rota migratória do maior mamífero aquático do mundo, adotando práticas de preservação ambiental pelo Turismo de Base Comunitária e Cultural (TBC).
A programação, que será concentrada na Arena da Arte, no centro histórico da cidade, vai contemplar palestras sobre a baleia franca e os oceanos; oficinas e exposições temáticas; arena gastronômica, caminhada e apresentações culturais de dança, teatro e música. O avistamento da Baleia-Franca, uma das espécies de cetáceos mais ameaçada de extinção no planeta, é uma das atrações da natureza dessa época do ano.
De junho a novembro, ocorre no litoral sul o fenômeno espetacular. Centenas de baleias da espécie franca deixam as águas geladas da Patagônia e vêm dar à luz e amamentar os seus filhotes na costa sul catarinense, que foi transformada numa grande área de proteção ambiental desses mamíferos, que chegam a medir 18 metros de comprimento e pesar cinco toneladas.
A celebração de Garopaba é fruto da iniciativa das Filhas do Mar e da Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA), contando com apoio da prefeitura por meio da secretaria de Turismo e Cultura, da Rede de Turismo de Observação de Baleias por Terra (TOBTerra), da Associação de Desenvolvimento Territorial Costa Catarina, Ecosurf, Monitoramento Mirim Costeiro, grupo de escoteiros Ilha Terceira, Alecrim da Terra, ONG Garapuvu, Aéreo Drone, Moby Dick Filmes, Trem Bom de Minas e Na Lata skate food.

