sábado, 6 dezembro , 2025

Trabalhando Juntos: Empresas são certificadas após contratarem jovens em situação de vulnerabilidade em Laguna

Dez empresas de Laguna aderiram ao Programa Trabalhando Juntos e contrataram como aprendizes, somente neste ano, 17 jovens em situação de vulnerabilidade. Na última quinta-feira (7/12), essas empresas receberam um certificado do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) reconhecendo a boa prática, que faz parte do programa Trabalhando Juntos. A iniciativa do MPSC busca promover a capacitação e a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho.

Receberam o certificado o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, Althoff Supermercados, Comércio Dutra Farmacêutico, Els Comércio Atacadista de Ferragens, Higex Indústria e Comércio de Produtos Saneantes, JBV Transportes Rodoviários, K2 Indústria e Comércio, Magazine Luiza, Pescados Souza e Valmorzinho Motos.

Ao longo do último ano, a 3ª Promotoria de Justiça de Laguna, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), realizou inúmeras ações buscando a conscientização das empresas a respeito da obrigatoriedade de oferta da cota de aprendizagem e incentivando-as a preencherem essas vagas com jovens em situação de vulnerabilidade previamente capacitados.

A iniciativa gerou resultados, já que em 2022 eram 44 aprendizes contratados na cidade e atualmente são 71. A Lei da Aprendizagem determina que toda empresa com pelo menos sete empregados deve contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos e inseri-los em seu quadro de empregados, numa quantidade mínima de 5%.

“Os jovens são a esperança e o futuro da nossa sociedade. No entanto, muitos deles enfrentam desafios que limitam suas oportunidades de crescimento e inserção na vida profissional. É difícil se pensar em estudo e em oportunidades de trabalho mais elaboradas quando se precisa pensar na alimentação de hoje e em como pagar contas de aluguel, água e energia elétrica deste mês. É nesse cenário que o Trabalhando Juntos desempenha um papel crucial, identificando esses jovens, capacitando-os e conectando-os com as empresas que cumprem sua responsabilidade social”, declarou a Promotora de Justiça Bruna Gonçalves Gomes, titular da promotoria que coordena o projeto.

Jovens ganham oportunidade e destacam-se nas empresas

Pamela Ferreira Fernandes é uma das jovens contratadas por meio do programa. Trabalhando no Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos há seis meses, ela recebeu uma surpresa durante a audiência pública ao descobrir que foi efetivada no cargo que exerce como jovem aprendiz. “No começo eu quase desisti. Era tudo novo, muitas emoções, mas continuei com a ajuda da equipe do hospital, que me acolheu muito bem, e hoje estou muito feliz. É uma experiência incrível e eu estou muito feliz e surpresa que agora vou ser efetivada”, disse a jovem.

O anúncio da efetivação foi feito pelo psicólogo da instituição, César Estevam Medeiros. “A importância dessa parceria social do hospital com a comunidade é de grande valia não só para a gente, que temos um funcionário a mais para dar suporte às atividades, mas também para dar oportunidade para esse jovem aprendiz entrar no mercado de trabalho e correr atrás dos seus sonhos”, avaliou.

“Essas empresas demonstram uma visão além do lucro, entendendo o valor de investir no potencial desses jovens. Ao acolherem aprendizes em situação de vulnerabilidade, estão contribuindo ativamente para a quebra de barreiras sociais e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, declarou a Promotora de Justiça.

Como funciona o programa Trabalhando Juntos

A partir da articulação promovida pelo MPSC, os municípios participantes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, indicam jovens que se enquadram no público-alvo do programa, e a entidade qualificadora, como o CIEE, organiza oficinas educativas.

Ao longo do curso, os adolescentes têm a oportunidade de aprender sobre economia pessoal, trabalho em equipe, elaboração de currículo, comportamento no ambiente de trabalho, entre outros temas. Os alunos que concluem a capacitação são encaminhados às vagas de aprendiz e de estágio disponibilizadas nas empresas dos municípios.

No programa, além de fazer a supervisão geral, o MPSC promove e articula os demais participantes, realiza reuniões com as entidades qualificadoras e com os municípios para apresentação e adesão ao programa, bem como busca sensibilizar empresários.

Continue lendo

Brasil cai em grupo acessível na Copa do Mundo 2026

A Fifa sorteou, nesta sexta-feira (5), em Washington (EUA), os 12 grupos da Copa do Mundo de 2026, primeira edição com 48 seleções. O...

Entrevista – Geovania de Sá, deputada federal  

“O campo catarinense precisa de respeito e soluções reais, não de abandono” Santa Catarina está entre os oito maiores estados brasileiros que se destacam no...

O Brasil vai entrar em guerra?

O pré-candidato à presidência da república, Renan Santos, do recém-nascido partido Missão, está prometendo uma guerra para chamarmos de nossa. O inimigo? Facções criminosas...

O futebol virou só dinheiro? Uma análise profunda de dentro do campo e do “banco”

Aperte o cinto. É hora de dissecar o campeonato de 2025.

Norris supera Verstappen e lidera segundo treino livre em Abu Dhabi

Lando Norris fechou a sexta-feira como o piloto mais rápido do TL2 do GP de Abu Dhabi, registrando 1m23s083 no Circuito de Yas Marina....

Quick Spa levará massagem desportiva à Copa Tubarões de Vôlei de Praia neste domingo

A massagem desportiva Quick Spa estará presente neste domingo (7) na 4ª Copa Tubarões de Vôlei de Praia, em Tubarão. A ação acontecerá a...

Mais de 100 metros de fiação elétrica são furtados da pista de skate em Tubarão

Mais de 100 metros de fiação elétrica foram furtados da pista de skate Jair Freccia Júnior, ao lado da Arena Multiuso Estêner Sorato da...

Apple perde quatro executivos em poucos dias em meio a desafios com inteligência artificial

A Apple enfrenta um dos maiores abalos em sua liderança recente após a saída de quatro executivos de alto escalão em poucos dias. Os...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp