segunda-feira, 16 fevereiro , 2026

Tremor de terra deixa o estado em alerta

Zahyra Mattar
Tubarão

O que parecia ser uma hipótese quase utópica ocorreu no norte do estado. A terra tremeu em Jaraguá do Sul. Ontem, o diretor de reconstrução da prefeitura, engenheiro Ronis Roberto Bosse, passou o dia com técnicos da Defesa Civil e geólogos nos bairros onde foi sentido o tremor.

A possibilidade de ter havido um terremoto foi descartada ontem pelo Observatório Sismológico Nacional, em Brasília. A teoria que mais se encaixa, diz o geólogo Normando Zitta, consultor da prefeitura de Jaraguá, é que a chuva intensa desde a última quarta-feira tenha provocado uma acomodação do solo.

“Esse processo de adensamento do solo é potencializado pela variação do nível de água subterrânea (lençol freático) que pode provocar trincas tanto em terrenos como em edificações. Esse inchamento e contração do solo podem provocar pequenos tremores localizados”, explica Normando.

O geólogo Eduardo Sartor Scangarelli, professor da Unisul, explica que o que ocorreu em Jaraguá poderia ser observado em outras cidades catarinense, inclusive no sul. “Isto sugere a necessidade de realizar-se imediatamente um monitoramento geológico-geotécnico na região, para identificação de alguma instabilidade e possibilidade de risco à população”, indica.

Para Eduardo, a situação deve ser tratada com a devida importância. “Não há necessidade de alarde junto à população, mas é preciso que a Defesa Civil das cidades aprofundem seus conhecimentos sobre. Nestes casos, o pânico traz mais riscos do que os tremores”, alerta.

Na Amurel, Tubarão e Jaguaruna
foram as cidades mais afetadas

Priscila Alano
Tubarão

O caos tomou conta de Tubarão ontem, em função das fortes chuvas que caíram na região. A questão drenagem foi a mais questionada pelos moradores. Vários pontos de alagamentos foram registrados, e ruas ficaram intransitáveis. Motoristas e pedestres procuravam a melhor alternativa para se deslocar na cidade.

Em Jaguaruna, as comunidades de Morro da Cruz, Boa Vista, Costa da Lagoa, Porto Vieira, Sanga Grande Alta, Sanga Grande Baixa, Morro Azul e Pontão foram as mais afetadas. De acordo com o secretário de obras, Edenilson Montini da Costa, em vários locais estouraram as bocas de lobo e a tubulação. “Estamos fazendo o levantamento dos estragos. Na comunidade de Costa da Lagoa, a água e a lama invadiram algumas casas. O maior problema é a trafegabilidade, a chuva causou erosão nas estradas”, relata.

Em Tubarão, durante o dia, ontem, choveu 24 milímetros. A previsão para o mês era de 137 milímetros. Em Jaguaruna, a precipitação foi de 45,8 milímetros. O mês já acumulou 294mm. O nível do Rio Tubarão chegou a 2,45 metros acima do nível normal às 23h30min de ontem.

O relato de quem viu a água subir

O empresário Ivani Corrêa Menegaz, do bairro Monte Castelo, em Tubarão, estava inconformado na tarde de ontem. O térreo de seu prédio foi tomado pelas águas. “Estou com quatro veículos na garagem, um carro conseguimos retirar, mas esta com água dentro, outro veículo já levamos para a oficina. Só com os carros, vou ter um prejuízo de mais de R$ 1 mil”, desabafa. Em outros anos, o morador chegou a contabilizar prejuízos de até R$ 15 mil.

O casal Luzia Rodrigues Jeremias e Jurandir Vieira, na tarde de ontem, ergueram alguns móveis, pois a água já havia invadido a garagem da casa. “Estamos morando aqui há duas semanas, meu pai é uma pessoa acamada, passou mal e está hospitalizado. Já estamos procurando outra casa para alugar. Aqui não ficamos mais”, lamenta Jurandir.

No bairro Vila Moema, o comerciante Antônio Carlos Ribeiro, o Toninho, e seus funcionários estavam de olho na lâmina d’água que se formava em frente ao seu estabelecimento. “Pagamos nossos impostos em dia, mas as bocas de lobo não são limpas pela prefeitura. É só chover e já enche a rua, qualquer chuva torrencial tranca tudo”, explica.

Elizabete dos Santos, moradora da rua Hilário José de Mello, no bairro Revoredo, conta que a estrada está abandonada. Os moradores já pediram uma solução junto à prefeitura e nada foi feito. “Já cansamos de reclamar. Depois que iniciaram as obras da duplicação, toda vez que chove a rua alaga. Terei que levar meu carro na oficina. Estamos esquecidos. Aqui é uma área industrial”, reclama.

Previsão do tempo

A partir de hoje, uma massa de ar mais seco avança pelo sul do Brasil, deixando o tempo mais firme no estado. Segundo o climatologista Rafael Marques, da estação Oregon, em Tubarão, o fenômeno El Niño está perdendo intensidade e nos próximos meses a precipitação pluviométrica será menor. “A chuva começou justamente no dia 24, dia em que lembramos os 36 anos da enchente de 74. A falta de drenagem e o crescimento desordenado dos municípios contribuiu para os pontos de alagamento”, esclarece. Para abril, a previsão é que a média pluviométrica fique em torno de 87 milímetros. Rafael pede para que as pessoas não tenham contato com a água da chuva, pois podem contrair doenças.

Precipitação

Em Tubarão
Ontem: 24 milímetros.
Entre 24 e ontem: 172 milímetros.
Este mês: 250 milímetros.
Acumulado do ano: 564 milímetros.
• Dados da estação na Vila Moema.

Em Jaguaruna
Ontem: 45,8 milímetros.
Entre 24 e ontem: 226,2 milímetros.
Este mês: 294 milímetros.
• Dados da estação da Epagri, no centro da cidade.

Continue lendo

Jogos digitais na educação estimulam aprendizado e pensamento crítico

Os jogos digitais na educação deixaram de ser vistos apenas como entretenimento e passaram a ocupar espaço estratégico no desenvolvimento infantil e juvenil. Quando...

Confira os resultados dos jogos de ida das semifinais do Catarinense

A semifinal do Catarinense 2026 começou com equilíbrio e vantagem mínima nos jogos de ida. Neste fim de semana, Camboriú e Barra empataram em...

Torcedor do Brusque imita avião em jogo contra Chapecoense e clube repudia atitude

Um torcedor do Brusque fez um gesto simulando a queda de um avião durante o jogo contra a Chapecoense, no sábado (14), pela semifinal...

Previsão do tempo no Sul de SC indica calor e pancadas de chuva nesta segunda (16)

IMAGEM Notisul Tempo de leitura: 2 minutos A previsão do tempo no Sul de SC para esta segunda-feira (16) aponta calor intenso e retorno das pancadas...

Horóscopo 16/02/2026: Lua em Aquário traz introspecção

TEMPO DE LEITURA: 5 minutos O horóscopo 16/02/2026 indica uma segunda-feira marcada pela Lua em Aquário, que se aproxima da fase Nova. O momento é...

TSE mantém mandato de Jorge Seif (PL) e rejeita acusação de abuso de poder

FOTO Senado Federal Divulgação Notisul Tempo de leitura: 6 minutos O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, por unanimidade, decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina...

Cadastro eleitoral fecha em 7 de maio para as Eleições 2026

FOTO TRE DF Reprodução Notisul Tempo de leitura: 4 minutos O fechamento do cadastro eleitoral 2026 ocorrerá no dia 7 de maio, conforme determina a Lei...

Imaruí abre edital para comércio ambulante na Festa do Senhor Bom Jesus dos Passos 2026

FOTO Prefeitura Imaruí Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos A Prefeitura de Imaruí lançou o edital comércio ambulante Imaruí 2026 para credenciamento e compra de...