Priscila Alano
Tubarão
As temperaturas caem e as folhas das árvores amarelam… A paisagem ganha um aspecto único, inconfundível. O verão despede-se e dá lugar ao outono neste sábado, exatamente às 14h32min. A nova estação será marcada pela influência do fenômeno El Niño, com chuvas na média climatológica ou um pouco acima, especialmente no litoral.
Começa uma época de transição entre o calor e o frio, com características de verão e inverno. “As amplitudes térmicas alongam-se, as madrugadas e manhãs são mais frias e as tardes ainda quentes. As horas com sol vão diminuindo diariamente, até atingirem o dia 21 de junho, quando começa o inverno astronômico”, explica o climatologista Rafael Marques, de Tubarão.
As ondas de frio mais intensas chegam a Santa Catarina a partir de maio, com geadas generalizadas em todas as regiões catarinenses e, possibilidade de neve no planalto. O início da estação será influenciado pelo deslocamento de uma frente fria pelo litoral catarinense, que provoca aumento de nebulosidade e condições de pancadas de chuva com trovoadas e risco de temporal.
Para domingo, há previsão de chuva na madrugada, com presença de sol entre nuvens no decorrer do dia. A temperatura fica elevada no fim de semana e a sensação será de tempo abafado devido a elevada umidade do ar.
Adeus, verão!
O verão foi quente em Santa Catarina, marcado por temperaturas mínimas e máximas acima da média, em torno de 1 a 2ºC. A onda de calor mais intensa ocorreu na primeira semana de fevereiro, com uma característica especial que a diferenciou de todas as outras: a temperatura chegou a ficar até 18 horas consecutivas acima dos 30º C.
De acordo com os meteorologistas da Epagri/Ciram, o diferencial desta onda de calor é que, além de se estender por vários dias, manteve as temperaturas elevadas até durante a noite, o que aumentou o desconforto da população.
No início da última semana de verão, as características do outono já foram sentidas pelos catarinenses com a chegada de uma massa de ar mais frio e seco, que deixou as noites com temperaturas mais agradáveis para dormir, sem o calor abafado do verão.

