quinta-feira, 10 julho , 2025

Trump anuncia cessar-fogo entre Israel e Irã, mas ataques continuam e tensão cresce no Oriente Médio

Cessar-fogo foi anunciado, mas ataques continuam dos dois lados

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na manhã desta terça-feira (24) que o cessar-fogo entre Israel e Irã segue em vigor. O pronunciamento veio após novos confrontos entre as duas nações, que já se enfrentam há quase duas semanas no Oriente Médio.

“Israel não atacará o Irã. Todos os aviões darão meia-volta e retornarão para casa, enquanto fazem um amigável ‘aceno de avião’ para o Irã. Ninguém se machucará, o cessar-fogo está em vigor”, escreveu Trump em sua rede social oficial.

Apesar do anúncio, os combates não cessaram imediatamente. Tanto Israel quanto o Irã confirmaram novas ofensivas e seguem em estado de alerta.

Troca de ataques e mortes

Poucas horas após o pronunciamento de Trump, a Guarda Revolucionária do Irã confirmou mais um ataque a Israel, lançando 14 mísseis contra alvos militares. Segundo as autoridades iranianas, foi uma resposta ao bombardeio realizado por Israel na noite anterior contra Teerã, que teria deixado mortos civis e militares.

O exército israelense, por sua vez, confirmou ter bombardeado “dezenas de alvos militares” em Teerã, utilizando mais de 100 munições. Dois líderes da milícia Basij, ligada à Guarda Revolucionária, estariam entre as vítimas.

Israel reconheceu que mísseis iranianos atingiram Berseba, matando pelo menos quatro civis. A cidade do sul israelense sofreu danos consideráveis, e imagens divulgadas pela Força de Defesa de Israel (FDI) mostraram prédios destruídos e equipes de resgate em ação.

Divergências sobre o cessar-fogo

O Irã nega que tenha aceitado formalmente o cessar-fogo proposto pelos EUA. O ministro das Relações Exteriores iraniano, Seyed Abbas Araghchi, afirmou que a trégua estaria condicionada à suspensão imediata dos ataques israelenses, o que, segundo Teerã, não ocorreu.

Trump reconheceu que “ambos os países violaram o cessar-fogo”, mas responsabilizou o Irã pela continuidade das hostilidades. O ministro da Defesa de Israel, Israel Kartz, autorizou o exército a reagir “com vigor” a qualquer nova agressão iraniana.

Contexto do conflito

O atual conflito foi desencadeado por ataques surpresa de Israel ao Irã em 13 de junho, sob a justificativa de conter o suposto avanço do programa nuclear iraniano. No último sábado (21), os Estados Unidos atacaram três instalações nucleares no Irã, escalando ainda mais a crise.

O Irã insiste que seu programa nuclear tem fins pacíficos e que estava negociando com os EUA um novo acordo sobre o tema. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) não encontrou provas conclusivas de que o Irã buscasse armas nucleares, mas apontou irregularidades no cumprimento das obrigações internacionais.

Israel, que nunca reconheceu oficialmente possuir armas atômicas, é apontado por diversos relatórios como detentor de um arsenal de pelo menos 90 ogivas nucleares.

A situação permanece instável, com ambos os lados monitorando e ameaçando responder a futuras agressões.

Continue lendo

Roteiro Certeiro do Fim de Semana: Cultura, Comédia e Tradição em Cena!

Por Omar Mendonça – Colunista Social | Portal Notisul

Pelo Estado – Trump “brinca” com economia brasileira e situação de SC fica preocupante

Santa Catarina não ficou de fora da taxação que Donald Trump pretende impor aos produtos brasileiros. Ou seja, caso as tarifas de 50% para...

Encontro do PAIF reúne mais de 80 pessoas na comunidade da Floresta

A Prefeitura de Braço do Norte, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na última semana a primeira edição do Encontro de Famílias...

Consulta com o Futuro é agora!

A consulta médica agora é com o futuro (e ele responde rapidinho)!Outro dia, um paciente me perguntou: “Doutor, essa inteligência artificial vai substituir os...

Mulher é presa em flagrante por maus-tratos a cachorro em Florianópolis

Uma mulher foi presa em flagrante na manhã desta quarta-feira (10) no bairro Pântano do Sul, em Florianópolis, pelo crime de maus-tratos qualificado contra...

Fisioterapia: muito além da reabilitação

Quando falamos em fisioterapia, muitos ainda pensam somente em "recuperar depois de um machucado" ou "fazer uns exercícios quando tá com dor nas costas"....

Alunos da Apae de Gravatal conquistam medalhas nas Olimpíadas das Apaes

Cinco educandos da Apae de Gravatal brilharam na Olimpíada Estadual das Apaes, realizada em Chapecó e que segue até esta sexta-feira (11). O evento,...

Bitcoin bate novo recorde e ultrapassa US$ 113 mil em alta histórica

O Bitcoin (BTC) atingiu um novo recorde histórico nesta quinta-feira (10), chegando a ser negociado acima de US$ 113.358,50, segundo dados do Coin Market...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp