sexta-feira, 9 janeiro , 2026

Trump impõe prazo sobre Groenlândia e Dinamarca alerta para colapso da OTAN

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, escalou neste domingo (5) o tom de suas declarações sobre a Groenlândia, ao afirmar que o país “precisa” do território por razões de segurança nacional e ao estabelecer um prazo de cerca de dois meses para que a questão seja resolvida.

A declaração foi feita a repórteres a bordo do Air Force One, poucos dias após uma operação militar dos EUA na Venezuela que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro. A sequência dos acontecimentos aumentou o temor, entre aliados europeus, de que a Groenlândia possa se tornar o próximo foco da política externa americana.

Reação dura da Dinamarca

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, fez a crítica mais contundente até agora às falas de Trump. Segundo ela, “não faz absolutamente nenhum sentido falar sobre a necessidade de os Estados Unidos tomarem a Groenlândia”.

De acordo com a agência Bloomberg, Frederiksen alertou que um ataque dos EUA contra um aliado da OTAN poderia representar o fim da própria aliança militar. “Os Estados Unidos não têm o direito de anexar nenhuma das três nações do Reino da Dinamarca”, afirmou, pedindo que Washington “pare com as ameaças contra um aliado historicamente próximo”.

Apoio nórdico e europeu

Horas após as declarações de Trump, líderes dos países nórdicos manifestaram apoio público à Dinamarca. O primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, afirmou que apenas a Dinamarca e a Groenlândia podem decidir sobre o futuro do território. Já o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, declarou “total solidariedade”, reforçando que a Groenlândia é parte integrante do Reino dinamarquês.

Posições semelhantes foram adotadas pelo presidente da Finlândia, Alexander Stubb, e pela primeira-ministra da Islândia, Kristrún Frostadóttir.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, também se alinhou aos europeus. Em entrevista à BBC, disse apoiar Frederiksen e destacou que somente a Groenlândia e a Dinamarca têm legitimidade para decidir sobre o território.

Provocações e cronograma anunciado

Trump afirmou que os Estados Unidos devem “se preocupar com a Groenlândia em cerca de dois meses” e que o tema será tratado mais diretamente em aproximadamente 20 dias. O presidente também ironizou os esforços de defesa da Dinamarca, dizendo que o país “adicionou mais um trenó puxado por cães” para proteger a região.

Segundo Trump, “a União Europeia precisa que os EUA tenham a Groenlândia”, declaração que foi rebatida por autoridades europeias, que reafirmaram o compromisso do bloco com a soberania nacional e a integridade territorial dos países-membros.

A escalada diplomática também incluiu uma publicação nas redes sociais de Katie Miller, esposa do subchefe de gabinete da Casa Branca, Stephen Miller, que mostrava a Groenlândia pintada com as cores da bandeira dos EUA e a palavra “em breve”.

Reação da Groenlândia

O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, reagiu de forma direta às declarações americanas. “Já chega agora. Chega de pressão. Chega de insinuações. Chega de fantasias de anexação”, afirmou.

O embaixador da Dinamarca nos Estados Unidos também se manifestou, dizendo que Copenhague espera “respeito total à integridade territorial” do Reino dinamarquês.

Continue lendo

Operação conjunta prende jovem por tráfico de cocaína em Laguna

FOTO PMSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos Uma operação integrada da Polícia Civil de Santa Catarina e da Polícia Militar de Santa Catarina resultou...

Aeroporto de Florianópolis ganha novas rotas diretas de verão para a Argentina

FOTOS Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutosO Aeroporto Internacional de Florianópolis passou a contar com novas rotas diretas de verão para a Argentina. A...

Turistas brasileiros impulsionam vendas de bares e restaurantes em SC no verão

FOTOS FREEPIK Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutosOs turistas brasileiros foram os principais responsáveis por impulsionar o movimento de bares e restaurantes em Santa...

Motoristas sem infrações terão CNH renovada automaticamente

O Ministério dos Transportes anunciou nesta sexta-feira (9) o início da renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas que não cometeram...

Operação conjunta apreende 2,2 kg de cocaína em transportadora de Chapecó

FOTOS PCSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutosUma operação conjunta da Receita Federal e da Polícia Civil de Santa Catarina resultou na apreensão de...

Portos de Santa Catarina crescem 4,78% e movimentam 65,7 milhões de toneladas em 2025

FOTOS Gustavo Rotta/PSFS Tempo de leitura: 4 minutosOs portos de Santa Catarina encerraram o ano de 2025 com mais um resultado positivo na movimentação de...

Prefeitura de Tubarão inicia mudança do Paço Municipal para novo Centro Administrativo

A Prefeitura de Tubarão confirmou, nesta sexta-feira (9), que dará início ao processo de mudança do Paço Municipal para um novo Centro Administrativo ao...

Defesa Civil alerta para risco de tempestade em Tubarão nesta sexta-feira

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil alerta para risco moderado de tempestade em Tubarão a partir da tarde e noite desta sexta-feira (9)....