sexta-feira, 9 janeiro , 2026

Trump diz que vai conversar com Lula em algum momento, mas agora não

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (11) que pretende conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a nova tarifa de 50% imposta aos produtos brasileiros, mas não agora. O anúncio, feito por meio de carta oficial, causou forte reação no governo brasileiro.

A medida passa a valer a partir de 1º de agosto de 2025 e atinge todas as exportações brasileiras aos EUA. Na carta enviada a Lula, Trump justifica a tarifa como resposta a “práticas comerciais injustas” e também menciona o que classifica como “perseguição política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Talvez em algum momento, mas não agora”, disse Trump, ao ser questionado pela correspondente da TV Globo nos EUA, Raquel Krähenbühl.

Carta com críticas e ameaças

No documento divulgado em suas redes sociais, Trump inicia a carta com um tom político, criticando diretamente o julgamento de Bolsonaro e chamando o processo de “caça às bruxas”.

“Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!”, afirma o presidente norte-americano.

Trump também acusa o Brasil de atacar a liberdade de expressão de empresas americanas e anuncia que iniciará uma investigação comercial formal contra o país por meio da Seção 301, mecanismo usado para apurar práticas consideradas desleais.

Lula promete reação e defende soberania

Em resposta, Lula afirmou que o Brasil é um país soberano e que não aceitará ameaças ou tutelas externas. O presidente também disse que está disposto a negociar, mas que responderá à altura, com base na Lei de Reciprocidade Econômica.

“Se ele quer taxar, nós também temos o direito de reagir. O Brasil importa mais dos EUA do que exporta”, declarou Lula em entrevista ao Jornal Nacional.

O presidente brasileiro também considerou o argumento apresentado por Trump como “inverossímil” e reforçou que o processo contra Bolsonaro é de responsabilidade exclusiva da Justiça brasileira.

Contexto comercial e tensão política

O Brasil registra déficit comercial com os EUA há 15 anos. Mesmo assim, Trump afirma que as tarifas são necessárias para “corrigir injustiças históricas” e ameaça elevar ainda mais as taxas caso o Brasil reaja com medidas semelhantes.

A relação entre os países vive tensão crescente. Além da disputa econômica, Trump tem usado o caso Bolsonaro como argumento político, reforçando sua retórica contra processos judiciais e alegações de censura.

Nos bastidores, a mudança pode impactar setores estratégicos da economia brasileira, como o agronegócio, a siderurgia e a indústria de transformação, que têm os EUA como mercado relevante.

O que diz a Lei da Reciprocidade Econômica

Sancionada em 2024, a norma permite ao governo brasileiro reagir juridicamente contra ações comerciais que afetem a economia nacional de forma desproporcional. Ela dá respaldo a sanções tarifárias e outras contramedidas em resposta direta a medidas como a anunciada por Trump.

Continue lendo

Turistas brasileiros impulsionam vendas de bares e restaurantes em SC no verão

FOTOS FREEPIK Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutosOs turistas brasileiros foram os principais responsáveis por impulsionar o movimento de bares e restaurantes em Santa...

Motoristas sem infrações terão CNH renovada automaticamente

O Ministério dos Transportes anunciou nesta sexta-feira (9) o início da renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas que não cometeram...

Operação conjunta apreende 2,2 kg de cocaína em transportadora de Chapecó

FOTOS PCSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutosUma operação conjunta da Receita Federal e da Polícia Civil de Santa Catarina resultou na apreensão de...

Portos de Santa Catarina crescem 4,78% e movimentam 65,7 milhões de toneladas em 2025

FOTOS Gustavo Rotta/PSFS Tempo de leitura: 4 minutosOs portos de Santa Catarina encerraram o ano de 2025 com mais um resultado positivo na movimentação de...

Prefeitura de Tubarão inicia mudança do Paço Municipal para novo Centro Administrativo

A Prefeitura de Tubarão confirmou, nesta sexta-feira (9), que dará início ao processo de mudança do Paço Municipal para um novo Centro Administrativo ao...

Defesa Civil alerta para risco de tempestade em Tubarão nesta sexta-feira

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil alerta para risco moderado de tempestade em Tubarão a partir da tarde e noite desta sexta-feira (9)....

Após veto de Lula, Espiridião Amin protocola novo PL da Anistia no Senado

O senador Espiridião Amin (PP-SC) protocolou, na quinta-feira (8), um novo projeto de lei que propõe anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8...

Nicole Silveira conquista bronze em St. Moritz na Copa do Mundo de skeleton

A brasileira Nicole Silveira voltou ao pódio da Copa do Mundo de skeleton nesta sexta-feira (9), ao conquistar a medalha de bronze na etapa...