quinta-feira, 31 julho , 2025

Trump anuncia tarifa de 25% à Índia por comércio com Rússia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (30) que irá aplicar uma tarifa de 25% e uma multa à Índia como forma de penalização pelas compras de energia e equipamentos militares da Rússia. O republicano também afirmou que o Brasil será tarifado com alíquota de 50%.

Segundo Trump, a medida entra em vigor no dia 1º de agosto e não haverá prorrogação. Em publicação no Truth Social, o presidente criticou as tarifas indianas, que classificou como “altíssimas”, além das barreiras comerciais, consideradas “rigorosas e incômodas”.

“Embora a Índia seja nossa amiga, ao longo dos anos fizemos relativamente poucos negócios com eles porque suas tarifas são altíssimas”, afirmou.

Ele ainda destacou que a Índia “sempre comprou a maior parte de seus equipamentos militares e de energia da Rússia”, prática que segue mesmo após os apelos do Ocidente para que Moscou encerre a guerra contra a Ucrânia.

Medida visa destravar negociações

De acordo com o assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, Trump está frustrado com o progresso nas conversas comerciais com a Índia e acredita que a tarifa será um “gatilho” para acelerar acordos bilaterais.

Hassett afirmou que há expectativa de que a Índia abra mais seu mercado para produtos norte-americanos após a aplicação da medida.

Brasil é o mais penalizado no tarifaço

Enquanto países como a Índia receberão uma tarifa de 25%, o Brasil deverá ser taxado com alíquota de 50%, mais do que o dobro.

Em entrevista ao jornal The New York Times, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que tentou abrir diálogo com Trump, mas não teve sucesso.

“O que está nos impedindo é que ninguém quer conversar”, disse Lula. “Eu pedi para fazer contato, designei meu vice, ministro da Agricultura e da Economia, mas até agora não foi possível.”

O governo brasileiro enviou uma comitiva ao Capitólio para buscar abertura nas negociações, mas interlocutores norte-americanos afirmam que Trump deliberadamente barrou qualquer conversa com o Brasil.

Segundo fontes do Planalto, a tarifação do Brasil tem caráter punitivo, já que não há razões econômicas claras para aplicar a maior alíquota ao país.

Governo tenta amenizar impactos

A equipe econômica liderada pelo ministro Fernando Haddad negocia uma possível exclusão de alimentos e da Embraer das taxas impostas.

“As conversas estão evoluindo e vão continuar, mesmo após o dia 1º. A decisão não significa o fim do diálogo, mas o começo de uma conversa”, declarou Haddad.

O Brasil agora aguarda o desfecho do primeiro dia de vigência das novas tarifas, na esperança de obter flexibilizações por meio de negociações posteriores.

Continue lendo

Araranguá investe em pavimentação e mobilidade urbana

A Secretaria de Obras de Araranguá está promovendo melhorias na infraestrutura viária do município. Entre as ações, destaca-se a pavimentação da Rua Agenor Joaquim...

Drones viram aliados na produção de bananas em SC

Santa Catarina é o quarto maior produtor de bananas do Brasil, mas se destaca como o primeiro em exportações da fruta. A produção, concentrada...

Curso de Direito da UniSul cresce e foca na prática com a comunidade

O curso de Direito da Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul) tem se consolidado como um dos mais procurados nas unidades de Tubarão,...

Previsão do tempo: sol e calor voltam a predominar em SC

O tempo segue firme e ensolarado em Santa Catarina até o sábado (02), com elevação das temperaturas e baixo risco para ocorrências meteorológicas. A...

Horóscopo do dia 31/07: o que os astros reservam para seu signo

Confira as previsões do horóscopo para esta quinta-feira, 31 de julho de 2025. Veja o que os astros indicam para seu signo no amor,...

EUA adiam para 6 de agosto início da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

Por meio de ordem executiva, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adiou para o dia 6 de agosto a entrada em vigor da...

Capivari de Baixo será palco de um dos maiores encontros de saúde integrativa do Sul Catarinense

No dia 2 de agosto, a cidade de Capivari de Baixo (SC) sediará o NPV Summit 2025, um evento transformador que une saúde, nutrição...

Força-tarefa acolhe pessoas em situação de rua em SC

Nesta terça-feira (29), foi realizada a 28ª força-tarefa do ano em apoio à população em situação de rua em Santa Catarina. A ação contou...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp