sábado, 10 janeiro , 2026

Trump anuncia tarifa de 25% à Índia por comércio com Rússia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (30) que irá aplicar uma tarifa de 25% e uma multa à Índia como forma de penalização pelas compras de energia e equipamentos militares da Rússia. O republicano também afirmou que o Brasil será tarifado com alíquota de 50%.

Segundo Trump, a medida entra em vigor no dia 1º de agosto e não haverá prorrogação. Em publicação no Truth Social, o presidente criticou as tarifas indianas, que classificou como “altíssimas”, além das barreiras comerciais, consideradas “rigorosas e incômodas”.

“Embora a Índia seja nossa amiga, ao longo dos anos fizemos relativamente poucos negócios com eles porque suas tarifas são altíssimas”, afirmou.

Ele ainda destacou que a Índia “sempre comprou a maior parte de seus equipamentos militares e de energia da Rússia”, prática que segue mesmo após os apelos do Ocidente para que Moscou encerre a guerra contra a Ucrânia.

Medida visa destravar negociações

De acordo com o assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, Trump está frustrado com o progresso nas conversas comerciais com a Índia e acredita que a tarifa será um “gatilho” para acelerar acordos bilaterais.

Hassett afirmou que há expectativa de que a Índia abra mais seu mercado para produtos norte-americanos após a aplicação da medida.

Brasil é o mais penalizado no tarifaço

Enquanto países como a Índia receberão uma tarifa de 25%, o Brasil deverá ser taxado com alíquota de 50%, mais do que o dobro.

Em entrevista ao jornal The New York Times, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que tentou abrir diálogo com Trump, mas não teve sucesso.

“O que está nos impedindo é que ninguém quer conversar”, disse Lula. “Eu pedi para fazer contato, designei meu vice, ministro da Agricultura e da Economia, mas até agora não foi possível.”

O governo brasileiro enviou uma comitiva ao Capitólio para buscar abertura nas negociações, mas interlocutores norte-americanos afirmam que Trump deliberadamente barrou qualquer conversa com o Brasil.

Segundo fontes do Planalto, a tarifação do Brasil tem caráter punitivo, já que não há razões econômicas claras para aplicar a maior alíquota ao país.

Governo tenta amenizar impactos

A equipe econômica liderada pelo ministro Fernando Haddad negocia uma possível exclusão de alimentos e da Embraer das taxas impostas.

“As conversas estão evoluindo e vão continuar, mesmo após o dia 1º. A decisão não significa o fim do diálogo, mas o começo de uma conversa”, declarou Haddad.

O Brasil agora aguarda o desfecho do primeiro dia de vigência das novas tarifas, na esperança de obter flexibilizações por meio de negociações posteriores.

Continue lendo

Operação conjunta prende jovem por tráfico de cocaína em Laguna

FOTO PMSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos Uma operação integrada da Polícia Civil de Santa Catarina e da Polícia Militar de Santa Catarina resultou...

Aeroporto de Florianópolis ganha novas rotas diretas de verão para a Argentina

FOTOS Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutosO Aeroporto Internacional de Florianópolis passou a contar com novas rotas diretas de verão para a Argentina. A...

Turistas brasileiros impulsionam vendas de bares e restaurantes em SC no verão

FOTOS FREEPIK Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutosOs turistas brasileiros foram os principais responsáveis por impulsionar o movimento de bares e restaurantes em Santa...

Motoristas sem infrações terão CNH renovada automaticamente

O Ministério dos Transportes anunciou nesta sexta-feira (9) o início da renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas que não cometeram...

Operação conjunta apreende 2,2 kg de cocaína em transportadora de Chapecó

FOTOS PCSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutosUma operação conjunta da Receita Federal e da Polícia Civil de Santa Catarina resultou na apreensão de...

Portos de Santa Catarina crescem 4,78% e movimentam 65,7 milhões de toneladas em 2025

FOTOS Gustavo Rotta/PSFS Tempo de leitura: 4 minutosOs portos de Santa Catarina encerraram o ano de 2025 com mais um resultado positivo na movimentação de...

Prefeitura de Tubarão inicia mudança do Paço Municipal para novo Centro Administrativo

A Prefeitura de Tubarão confirmou, nesta sexta-feira (9), que dará início ao processo de mudança do Paço Municipal para um novo Centro Administrativo ao...

Defesa Civil alerta para risco de tempestade em Tubarão nesta sexta-feira

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil alerta para risco moderado de tempestade em Tubarão a partir da tarde e noite desta sexta-feira (9)....