segunda-feira, 22 junho , 2026
Início Site Página 10200

Dois postos de combustíveis são interditados

0

Tubarão

Em uma operação realizada pelo Ministério Público Estadual, Agência Nacional do Petróleo e Polícia Federal (PF), foram interditados dois postos de combustíveis em Tubarão. O trabalho de fiscalização foi realizado terça e quarta-feira.

A PF não confirmou os motivos das interdições e nem se há relação com a Operação Gaia, realizada pelo MPE em parceria com a Fatma e a Polícia Civil. O Notisul tentou contato com o promotor de defesa do meio ambiente e do consumidor, Sandro de Araújo, porém, ele está de férias. A promotora substituta, Fernanda Broering Dutra, que atua em Armazém, não foi localizada.

Desde que a Operação Gaia teve início, outros sete postos foram interditados devido à contaminação do solo com produtos químicos. Todos já voltaram a funcionar com mandados de segurança. Há 15 dias, o governador Luiz Henrique da Silveira anulou todas as licenças ambientais para o funcionamento de postos com base em laudos emitidos por uma empresa de São José, suspeita de emitir documentos falsos. Os donos de postos terão mais 15 dias para providenciar uma nova licença ambiental. O prazo poderá ser estendido por até 90 dias.

Proteção dos molhes: Técnicos poderão atestar o fim das obras

0

Amanda Menger
Laguna

Uma das obras do governo federal mais esperadas em Laguna é a extensão dos molhes sul. Os trabalhos duraram cerca de nove anos e foram investidos R$ 40 milhões. Como o Notisul adiantou com exclusividade, o Ministério Público Federal deverá ajuizar uma ação civil pública, pois, segundo o procurador da república em Tubarão, Celso Antônio Três, o calado da abertura da barra deveria ter nove metros e há dias que não tem 2,5 metros.

Para o administrador do porto de Laguna, Valter Tavares, é importante diferenciar as obras do porto das obras nos molhes. “As obras do porto foram concluídas em 2005, inauguradas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e são relativas ao terminal pesqueiro. Hoje, as obras do porto são relativas ao zoneamento urbano. Já as obras dos molhes, são relativas à extensão e à retificação da parte sul e isso é gerenciado por outros órgãos do governo federal, mas afetam o trabalho no porto”, explica Tavares.

Uma comitiva formada por técnicos do Instituto Nacional de Hidrografia e Portos (INHP) e da secretaria nacional de portos poderá vir a Laguna para vistoriar a obra dos molhes. “Queremos criar um canal que possibilite a vinda deles para atestar o fim da obra e também solicitarmos a dragagem da barra. O estudo de impacto ambiental (EIA/Rima) feito entre 1996 e 1999 prevê, após a retificação a dragagem, mas isso é outra obra, e não adianta apenas dragar a boca da barra, e sim todo o Rio Tubarão, já que ele deságua na Lagoa Santo Antônio dos Anjos”, observa o administrador do porto.

Segundo Tavares, o calado sofre variações bruscas de um dia para o outro. “No canal de acesso, varia de sete a nove metros; na bacia de evolução de 3,70 metros a cinco e na barra de três a seis metros. O ideal é que na boca da barra tenhamos nove metros, porque assim barcos maiores, de pesca oceânica, poderão chegar ao porto”, diz o administrador.

Diagnóstico da pesca
será feito na região

Zahyra Mattar
Laguna

Os problemas e as reinvindicações da comunidade pesqueira entre Paulo Lopes e Jaguaruna serão levantados e formarão o primeiro diagnóstico técnico do setor na região. A formulação do documento será feita em parceria com as colônias e sindicatos da categoria. O trabalho começa ainda neste ano e faz parte da política de desenvolvimento territorial de aquicultura e pesca do Ministério de Aquicultura e Pesca.

Atualmente, os principais problemas da categoria – e também um dos motivos para as duas últimas safras do camarão terem sido péssimas – é a poluição da água do complexo lagunar, o aterro da Lagoa da Cabeçuda, o estrangulamento da barra em Laguna e o assoreamento de todo o complexo.

Após este diagnóstico, serão desenvolvidos projetos específicos para o setor na região. Hoje, na primeira oficina territorial sul catarinense, cujo evento ocorre em Laguna desde ontem, haverá a formação de um colegiado. O grupo ficará responsável por discutir as demanda e necessidades dos pescadores, independente do segmento (industrial, artesanal ou carnicicultura).

O representante do Ceade na região sul, Alfredo Sonza, explica que o diagnóstico e os futuros projetos são uma tentativa de trazer desenvolvimento territorial sustentável aos profissionais do setor. “Não são ações pontuais e específicas, e sim para todos. Contemplarão toda a cadeia, desde a produção até o consumo”, destaca.

A ação do colegiado será permanente para que realmente haja fortalecimento do setor. “A intenção do ministério é formar políticas de estado e não de governo. Isto é importante porque garante a continuidade dos trabalhos, mesmo com a mudança de governo”, indica o assessor técnico do Ministério da Pesca e coordenador do programa de territórios da pesca, Círio Vandresen.

A República em Laguna: Dez mil pessoas já viram o espetáculo

0

Laguna

Desde a primeira a noite de A República em Laguna, na última semana, inúmeros grupos de turistas prestigiaram a apresentação ao ar livre. Caravanas de Florianópolis, Meleiro, Anitápolis, Camboriú, Porto Alegre, Orleans e Criciúma, entre outros, visitaram Laguna para ver de perto o espetáculo que remonta a instalação da República Juliana no Brasil e ainda a história de amor dos dois personagem centrais desta saga catarinense: Anita e Guiuseppe Garibaldi.

No primeiro fim de semana do show, mais de dez mil pessoas passaram pela arena de espetáculo. A previsão é que este domingo, último dia da encenação, feche com um público de 18 a 20 mil pessoas no total. As caravanas que vêm de longe lotam os hotéis da cidade. Para este fim de semana, por exemplo, quase 100% dos leitos estão reservados.

Em pouco mais de duas horas, o espetáculo relembra a história de amor e heroísmo do casal revolucionário Giuseppe e Anita Garibaldi, interpretado pelos atores globais Erik Marmo e Juliana Knust, respectivamente. Na arena, montada às margens da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, mais de 500 atores remontam parte da história brasileira.
O roteiro do espetáculo é baseado na peça De Aninha a Anita, escrita pelo teatrólogo Jairo Barcelos, fundamentada na obra Anita Garibaldi: o perfil de uma heroína brasileira, do historiador e escritor Wolfgang Ludwig Rau.

Os ingressos são vendidos no Museu Anita Garibaldi, Casa de Anita, Lojas Mormaii, Lojas Renner (Tubarão) e primeiro andar do Centro Administrativo Tordesilhas. Amanhã e domingo, o ingresso antecipado pode ser encontrado na bilheteria do evento, até as 17 horas. Os preços são R$ 20,00 na bilheteria, R$ 15,00 antecipado e R$ 10,00 para estudantes e pessoas acima dos 60 anos.

Área Azul: Carga e descarga pode ter mudanças

0

Amanda Menger
Tubarão

O setor de engenharia da secretaria de segurança e trânsito da prefeitura estudará mudanças nas vagas de carga e descarga no centro de Tubarão. A intenção é criar novas vagas para veículo menores, para utilitários de dois ou três toneladas. Hoje, as áreas destinadas permitem apenas o estacionamento de veículos entre dois e meio e cinco toneladas.

O objetivo é resolver problemas como o enfrentado por Marcia Rocha. Terça-feira, ela, que trabalha com persianas, cortinas e decoração, foi entregar um produto para um cliente e deixou o carro, um Ford EcoSport, em uma vaga de carga e descarga, na rua Padre Bernardo Freuser, em frente à Escola Técnica de Comércio de Tubarão (ETCT). “Eu tinha créditos no botton e deixei o carro. Fiquei cinco minutos fora e, quando voltei, tinha uma notificação da Área Azul. A justificativa é que o meu carro não poderia estar estacionado naquela vaga. Porém, a documentação do carro diz que ele é um utilitário. Mesmo assim, no escritório da Área Azul, disseram que a orientadora estava correta”, reclama Marcia.

Em contato com a Área Azul, a explicação é que a lei municipal permite apenas o estacionamento de veículos entre 2,5 e cinco toneladas. “Como a Área Azul é um estacionamento regulamentado, o que vale é a lei municipal, e não há vagas para veículos menores. Como esse questionamento não tinha sido feito ainda, não tínhamos nos dado conta da necessidade de criar outras vagas, vamos estudar em que pontos elas poderão ser criadas”, compromete-se o secretário de segurança e trânsito, João Batista de Andrade.

Sabe o que os astros guardam para você hoje?

0

Áries (21/03 a 19/04)
A Lua está fora de curso a maior parte do dia, indicando um momento que desfavorec e questões objetivas, as decisões e os novos empreendimentos. É favorável para entrar em contato com os aspectos mais profundos da vida.

Touro (20/04 a 20/05)
No signo dos relacionamentos taurinos a Lua está fora de curso indicando que deve haver cuidado com atitudes manipuladoras ou possessivas. Reflita sobre o poder que concede a certas pessoas e como isso pode estar dificultando o seu desenvolvimento emocional.

Gêmeos (21/05 a 21/06)
Saúde e trabalho são temas em que você deve constatar a influência das emoções. Hoje o dia favorece mais a reflexão do que as decisões ou as atitudes. Insatisfações podem surgir, mas elas servem para que você corrija o seu caminho.

Câncer (22/06 a 22/07)
A lua, regente canceriano, está fora de curso, desaconselhando inícios, empreendimentos e extremismo emocional. Melhor hoje é contemplar, refletir e utilizar criativamente a energia, bem como prestar atenção nas intuições e sincronicidades.

Leão (23/07 a 22/08)
Hoje, os leoninos tendem a estar pensativos e voltados ao seu universo interior. Talvez se sintam receosos diante das mudanças que sentem serem necessárias ao seu desenvolvimento. Não devem temê-las, pois são elas que apontarão os caminhos da evolução.

Virgem (23/08 a 22/09)
A crítica deve ser substituída pela tolerância e o medo pela confiança. Não é fácil, sobretudo hoje em que você tende a estar desconfiado das intenções alheias. Mas procure utilizar a energia deste dia para refletir.

Libra (23/09 a 22/10)
Hoje evite realizar negócios ou tomar decisões financeiras. Pois o julgamento sobre o valor das coisas pode estar equivocado. Também estão desaconselhadas as atitudes possessivas e controladoras, que poderão resultar em conflito emocional.

Escorpião (23/10 a 21/11)
Em seu signo, a Lua está fora de curso, indicando um dia que desfavorece as questões objetivas e ressalta os sentimentos e a sensibilidade. Cuidado com o radicalismo, com atitudes que signifiquem falta de confiança e possessividade.

Sagitário (22/11 a 21/12)
Tendência a estar melancólico e com pensamentos compulsivos. Esta tendência poderá ser amenizada se você se envolver com algum interesse criativo, social ou espiritual. É um modo positivo de lidar com a energia delicada deste dia.

Capricórnio (22/12 a 19/01)
Sensibilidade aguçada que promove a compreensão dos fatores emocionais e espirituais que estão em jogo atualmente. O dia desfavorece empreendimentos em grupo ou questões que envolvem amigos onde haja disputa de poder ou desconfiança.

Aquário (20/01 a 18/02)
Desfavorecimento para questões emocionais e profissionais. Com a Lua fora de curso há dificuldade de ser objetivo. É preciso discernir a importância do controle emocional, mas que não signifique repressão.

Peixes (19/02 a 20/03)
Colocar em prática os ideais é o desafio hoje, já que aparece o descompasso entre o sonho e a realidade. Mas isso deve estimulá-lo a viver mais de acordo com a essência, conhecendo os seus limites, mas não deixando se aprisionar neles.

É possível romper o ciclo da pobreza e da criminalidade

0

Participando do Conae 2010 (Conferência Nacional de Educação), etapa municipal de Tubarão, sugeriu-se medida que romperá, a curto prazo, com o ciclo da pobreza e da marginalidade.

Trata-se de oportunizar educação infantil de qualidade em tempo integral para todas as crianças. Além da proteção no sentido amplo, esta etapa da escolaridade estimula, na idade adequada, as habilidades e competências cognitivas relacionadas ao sucesso escolar e profissional, supre as carências de espaços públicos para prática do esporte, do lazer e da cultura, que também são excelentes estimuladores, e a ausência dos pais na educação dos filhos, mesmo quando presentes. Sem deixar de cobrar, evidentemente, as responsabilidades destes e dos administradores públicos.

As consequências da ausência destes bons incentivos na primeira infância (motivação, comportamento social, autocontrole, lógica, abstração etc.) já são conhecidas, mas agora estão mais claras (mau desempenho e evasão escolar, envolvimento com drogas, gravidez na adolescência, criminalidade…) e melhor fundamentadas cientificamente:
1) Tentar sedimentar, num adolescente, o tipo de conhecimento que deveria ser apresentado a ele, dez anos antes, sai 60% mais caro e é menos eficaz, ensina o economista americano James Heckman;
2) Excesso de TV e internet na infância aumenta o risco de vida sexual precoce, abuso de álcool, fumo e droga, além de obesidade (Universidade de Yale);

3) Crianças que vivem longe de áreas verdes tendem a engordar mais do que as que moram próximas de parques ou praças (Escola de Saúde Pública da Universidade de Washington);
4) Em comparação com meninos e meninas ricos, crianças pobres demonstram, em testes com neurocientistas, menos atividade no córtex pré-frontal – área do cérebro relevante para a criatividade e solução de problemas -, o que se traduz em limitação, muitas vezes, para sempre, do aprendizado (Instituto de Neurociências Helen Wills da Universidade da Califórnia);

5) O problema não é necessariamente a pobreza, mas o precário estímulo lúdico no ambiente em que vivem (Thomas Boyle). (Dimenstein, Folha de São Paulo, 07/12/08).
Esta medida significa: a) antes, romper a perversa estrutura educacional brasileira, geradora das desigualdades educacionais e, consequentemente, sociais, ao financiar o ensino superior gratuito para quem pode pagar, salvo raríssimas exceções, enquanto milhares de crianças (22%, de 4 a 6 anos), em especial as mais pobres, estão fora da educação infantil por falta de vaga; b) depois, salvar o futuro de milhares de jovens e do próprio Brasil que, sem esta premissa, prosseguirá às margens da economia global. Espera-se, portanto, que a sugestão passe pelas conferências regionais, estaduais, nacional, no próprio congresso nacional, torne-se lei e de fato cumpra-se, sem as desculpas de sempre.

CPI da Saúde: Prazo de prorrogação será pedido

0

Wagner da Silva
S. Rosa de Lima

A generalização do processo de investigação nos gastos da saúde em Santa Rosa de Lima trouxe dificuldades à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Por conta disso, o grupo deverá pedir a prorrogação do prazo para a entrega do documento que analisa os gastos municipais feitos no setor nos últimos dez anos. O tempo de análise termina na próxima quarta-feira.

Convênios, relatório de licitações, entre outros investimentos, são analisados. “Não transformamos esta ação em fato político. Não queremos atingir ninguém. Se há irregularidades ou não, esta ação servirá de alerta para que os administradores tomem mais cuidados”, explica o presidente da comissão, o vereador Salésio Wiemes (PT).

Ao todo, sete itens foram citados e, por isso, o pedido de prolongamento do tempo de análise é requerido. “O número de informações geradas é muito grande. Mesmo com todo empenho da comissão em analisar e da prefeitura em enviar os documentos solicitados, não será possível entregar o resultado na próxima quarta-feira”, lamenta o presidente.
Na próxima semana, a comissão deve concluir os depoimentos das pessoas citadas no processo. “Esta CPI atrapalha nossa ação como vereadores porque deixamos de atender a comunidade. Por isso, queremos concluir o mais breve possível este processo”, complementa Wiemes.

Prefeitura pode estar
no cadastro de ‘devedores’

Desde que os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) iniciou, em maio deste ano, apenas uma questão irregularidade foi apontada no setor da saúde da prefeitura de Santa Rosa de Lima. Trata-se de um convênio feito na administração 2000/2004, na gestão de Bertilo Heidemann (PMDB).

Neste caso, a prefeitura terá 15 dias para efetuar um pagamento de R$ 50 mil. Do contrário, estará no cadastro da Receita Federal como inadimplente. “Todos os projetos ficam bloqueados até que o pagamento seja feito”, explica o presidente da comissão, o vereador Salésio Wiemes (PT).

A administração trabalha em um processo de defesa para que o município não seja exposto negativamente na Receita Federal. “Há vários projetos em andamento e os recursos podem ser bloqueados. A cidade é pequena e este valor é bastante significativo”, considera Wiemes. O ex-prefeito Bertilo foi procurado pela redação do Notisul na tarde de ontem, mas não foi localizado para explicar o assunto.

Mina de fluorita encerra atividades em Rio Fortuna

0

Rio Fortuna

A paralisação das atividades de mineração e beneficiamento de fluorita nesta semana, em Rio Fortuna, poderá colocar em xeque vários projetos idealizados pela administração. No comunicado feito pela Nitro Química Brasileira, empresa do grupo Votorantin, além da mina entre os municípios de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima, a empresa desativou ainda a unidade de Morro da Fumaça. Há mais de 20 anos, a Nitro Química atuava na mineração.

A decisão pegou a comunidade de surpresa. Cerca de 130 postos de trabalhos diretos foram fechados. Além disso, o fechamento da empresa tem reflexo financeiro já que são R$ 150 mil a menos no movimento da economia na cidade. O impacto nos cofres da prefeitura podem ser ainda maiores.

O prefeito de Rio Fortuna, Silvio Heidemann (PP), admite que poderá suspender alguns projetos por conta da baixa na arrecadação, especialmente a médio prazo. “O reflexo financeiro, para o município, inevitavelmente vai ocorrer. Principalmente a partir do próximo ano”, avalia.

A empresa decidiu interromper as linhas de produção de ácido fluorídrico e de fluoreto de alumínio para concentrar a sua atividade industrial na produção de nitrocelulose e de ácido sulfúrico, na fábrica localizada em São Miguel Paulista, em São Paulo. Todos estes materiais são utilizados em siderúrgicas.

Excesso de velocidade: Em 2010, radar da GMT poderá ser fixo

0

Amanda Menger
Tubarão

Desde fevereiro, a Guarda Municipal de Tubarão voltou a fiscalizar as ruas da cidade com o radar móvel. São dois aparelhos utilizados pela GMT para coibir o excesso de velocidade. Os pontos foram escolhidos em decorrência das reclamações da comunidade e da observação da sinalização.

“Entre as ruas que passamos a fiscalizar está a Conselheiro Mafra (atrás da Catedral, em direção ao Fórum) e a Manoel Miguel Bittencourt (do Presídio Regional). Elas foram repavimentadas e aumentou o número de acidentes. Hoje (ontem), fizemos um trabalho especial na Expedicionário José Pedro Coelho entre o Cestão e a Unisul, que antes não estava no nosso roteiro”, explica o diretor da GMT, Adailton do Livramento.

Antes de começar a fiscalização com o radar, a sinalização do limite de velocidade é observada. “No caso da Expedicionário, a comunidade reclamou e fomos constatar se a sinalização era eficiente. Solicitamos ao setor de engenharia da secretaria de segurança e trânsito da prefeitura e eles providenciaram as placas. Só depois disso passamos a atuar, porque o motorista tem que saber qual é o limite daquela via”, diz Adailton.

Como o radar não foi utilizado no ano passado, a GMT não tem dados comparativos sobre o número de acidentes e as infrações registradas. “No próximo ano, poderemos fazer a comparação. Caso não haja a redução dos casos nas vias onde atuamos com o radar móvel, poderá ser instalado o radar fixo. Não é indústria de multa. Se o motorista respeitar a sinalização, ele não é multado”, afirma o diretor da guarda.

Valores
Dos valores arrecadados com as multas, 5% é direcionado ao Fundo de Segurança e ainda cobre as despesas de postagem e a publicação em jornais. O que sobrar, 60%, é destinado à prefeitura, 20% para a Polícia Militar e 20% para a Polícia Civil. “O valor que fica para o município é usado para ações de fiscalização, sinalização, segurança e educação para o trânsito”, esclarece o diretor da GMT, Adailton do Livramento.

Suspeita de nova gripe: Três pessoas estão na UTI

0

Zahyra Mattar
Tubarão

Aumentou o número de casos suspeitos de nova gripe na Amurel. Agora, 55 pessoas podem ter a doença e são monitoradas pelas autoridades de saúde. Tubarão é o município com maior número de possíveis infectados: 44. Deste total, três morreram e 12 estão internados: dez no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) e dois no Hospital Socimed. Ainda, três destas pessoas hospitalizadas estão na UTI – dois no HNSC e um no Socimed. Todos estão com doenças respiratórias graves.

Em Capivari de Baixo, o número de casos suspeito aumentou: são cinco agora. Eram três até quarta-feira. Paralelamente, Pedras Grandes registrou, ontem, o primeiro casos suspeito desde o começo da pandemia no mundo, em maio. (Confira mais detalhes de cada cidade na quadro). Desde junho, nenhum resultado de exame chegou para descartar ou confirmar novos casos, seja em Tubarão, seja na Amurel. O único caso atestado é de uma mulher tubaronense, que sobreviveu. Os três óbitos continuam a ser uma incógnita também.

Ontem à tarde, uma reunião com os representantes das Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios da região reuniram-se na 20ª gerência regional de saúde para repassar os protocolos de diagnóstico, identificação e prevenção à nova gripe. Das 17 cidades, apenas duas não participaram: Braço do Norte e Pedras Grandes.

Medidas preventivas são
adotadas nos hospitais

Tão preocupante quanto o número de suspeitos é o crescente aumento de pessoas na emergência do HNSC. Por outro lado, outros deixam de ir à instituição, mesmo quando realmente precisam, por conta do medo de pegar a nova gripe. O HNSC é o único hospital na Amurel de referência reconhecido pelo Ministério da Saúde para atender os casos de Influenza A.

Ao todo, a instituição dispõe de 25 leitos (com possibilidade de aumentar, caso seja necessário) para os pacientes que apresentam sintomas que podem ser o da gripe A. “Todos as pessoas internadas estão em quartos isolados separadamente e não há risco de contaminação de outros pacientes da instituição ou os profissionais”, atesta o responsável pelo núcleo de epidemiologia do HNSC, enfermeiro Rodrigo Cascaes Theodoro.

Todos os quartos têm um sistema especial e um lavabo na antessala para a devida higienização. Todos este locais estão devidamente sinalizados com placas para evitar que desavisados entrem por engano e corram riscos. “Todos os trabalhadores, sem exceção, passaram por treinamentos. Reforçamos constantemente todos os protocolos”, tranquiliza o enfermeiro. No Hospital Socimed, o mesmo é feito: todos os trabalhadores passaram por treinamentos e seguem o protocolo anunciado pelo Ministério da Saúde.