terça-feira, 23 junho , 2026
Início Site Página 10201

Unisul apresenta os investimentos no Vale nesta quarta-feira

0

Braço do Norte

Está agendada para esta quarta-feira a reunião onde os investimentos na unidade da Unisul em Braço do Norte serão detalhados. O reitor da universidade, Ailton Nazário Soares, virá pessoalmente ao município para mostrar o planejamento pensado à região para o prefeito Evanísio Uliano (PP), o Vânio, secretários e o secretário de desenvolvimento regional em Braço do Norte, Gelson Luiz Padilha (PSDB).

A proposta de atuação da nova reitoria foi formulada a partir de pesquisas e dos encontros realizados há pouco mais de uma semana. Além da disposição de 25 cursos virtuais e de graduação presencial, o coordenador do programa de gerenciamento de campus, Gilmar Pezzopane Plá, confirma acréscimos na ofertas, mas não adianta quais os cursos integraram a grade curricular da unidade no próximo ano. “Acreditamos na nossa participação no desenvolvimento da região e isto é o que consideramos ser o mais importante”, valoriza.

As propostas fazem parte do novo projeto de desenvolvimento das unidades da Unisul em Braço do Norte, Içara e Araranguá. Na primeira visita a Braço do Norte, o reitor admitiu que há grande cobrança da comunidade sobre o verdadeira papel da universidade no Vale. Para o prefeito, o retorno breve do reitor e outros representantes da universidade mostra o compromisso da nova gestão com o ensino superior na região. “O longo período sem investimentos expressivos fez com que a universidade perdesse espaço no Vale. O momento é outro e parece que a nova gestão quer a instituição novamente no meio social da região”, enfatiza Vânio.

A prefeitura hoje está em manutenção

0

Priscila Loch
Tubarão

Notisul – Faça um balanço destes sete meses de mandato…
Dr. Manoel
– Tenho um monte de dificuldades. Não está fácil lidar com essa queda na arrecadação. A crise do mundo chegou aqui, e não foi só uma marolinha não. A arrecadação caiu em torno de R$ 400 mil/mês. Para a prefeitura de Tubarão, é bastante significativo. Hoje, a arrecadação gira em torno de R$ 6 milhões. Só que a nossa folha bruta é R$ 4 milhões, então, é uma conta difícil de fechar. Mais o custo fixo da prefeitura. Esses R$ 400 mil é o que sobra para investimento, por isso que hoje nós estamos em uma situação de manter a prefeitura, manter o lixo, a limpeza, e mais nada. No início do ano, nós fizemos um investimento de R$ 2 milhões e pouco só na questão da recuperação das estradas, limpeza de valas, caixas coletoras. A nossa capacidade de investimento com o IPTU foi gasta na recuperação das cheias. E estamos gastando até hoje. A nossa situação hoje é de manutenção.

Notisul – Então não tem mais o que investir…
Dr. Manoel
– Até o fim do ano. O IPTU veio dentro do histórico, com inadimplência de 40%. Tem também a questão da recuperação salarial dos professores. Aumentou em torno de R$ 400 mil a folha. Nós perdemos R$ 400 mil na arrecadação e aumentamos em R$ 400 mil a nossa folha. Mas vai se levando.

Notisul – Algo que gostaria de fazer este ano que não vai dar de jeito nenhum?
Dr. Manoel
– Uma meta pessoal é o pronto atendimento 24 horas. Eu quero fazer de tudo para pelo menos começar esta obra até o fim do ano. É fundamental, está bem encaminhado, tem o recurso. Estamos tendo uma dificuldade por parte da secretaria estadual de avaliar o projeto, mas o Roger (Augusto Vieira e Silva – secretário de saúde) já está dando uma solução para isso, falta o ok da vigilância sanitária do estado. Esse é um recurso do governo federal, tem R$ 1 milhão. A nossa contrapartida é de R$ 200 mil. Depois, vamos ter que ir atrás dos equipamentos.

Notisul – Uma das questões cruciais para o desenvolvimento de Tubarão sãoas negativas. O senhor logo que assumiu resolveu em nível estadual. Como é que está a situação federal, existe mais alguma pendência?
Dr. Manoel
– Nós temos três pendências. INSS, que todos os nossos documentos mostram que a prefeitura pagou um valor que está sendo questionado. Estamos na justiça, tentando provar que está pago. Tem uma do PIS, mas também é um valor pequeno, que a nossa contabilidade demonstra que também está pago, é um erro apenas de avaliação. Mesmo assim, se não se chegar a esta conclusão, vale a pena pagar para ter a negativa. E tem uma com o Dnit, em relação à prestação de contas do galpão da ferrovia. Todas essas pendências são federais, estaduais não tem mais nenhuma.

Notisul – A do Dnit a prefeitura conseguiu uma liminar provisória para ter as negativas…
Dr. Manoel
– É, nós vamos ter que pedir para prorrogar. O prazo era de 60 dias e já está vencendo. Mas acredito que logo solucionaremos.

Notisul – Essas negativas dizem respeito à retirada dos trilhos para a abertura da avenida Marcolino Martins Cabral. Como está este processo?
Dr. Manoel
– Está em uma avaliação de encontro de contas. Existe um questionamento no Dnit em relação aos valores e ao que foi feito de obra. Estamos fazendo a defesa de acordo com aquilo com que nós encontramos e eles questionam.

Notisul – E o que o senhor acha que deu errado? Fala-se em má aplicação dos recursos…
Dr. Manoel
– Na verdade, foi prestação de contas. Esse projeto iniciou no fim do governo de Fernando Henrique Cardoso, e foi feito meio às pressas. Aí o Dnit mudou, entrou o PT e, para fazer as adaptações com as novas regras, teve que começar do zero. Na hora de prestar contas, começou a dar problema. O galpão, que não está concluído 100%, é um outro questionamento que eles fazem. Mas está dentro do que foi prestado contas.

Notisul – Existe uma previsão para a retirada efetiva dos trilhos?
Dr. Manoel
– Não! Estamos discutindo que a finalização do galpão agora ficaria a cargo do Dnit, e a retirada dos trilhos também uma obra direta do Dnit, não seria mais a prefeitura que faria. Estamos negociando, eles têm interesse. A gente encerra o convênio do galpão e o Dnit assume a finalização da obra. Para nós, ficaria a recuperação da Marcolino.

Notisul – E a questão do ISS… O que a prefeitura recebeu e o que ainda tem para receber?
Dr. Manoel
– Nós recebemos em torno de R$ 600 mil este ano. Tínhamos uma previsão de receber até hoje (a última terça-feira) em torno de R$ 5 milhões. Tivemos um processo de R$ 3,5 milhões que o tribunal bloqueou, e deve levar mais um ano para liberar. Temos a previsão de mais R$ 1 milhão e pouco por agora. Isso já ajuda. Para o ano inteiro, a expectativa era que saísse R$ 40 milhões, mas não vai sair, porque os bancos estão avaliando cada processo, e em cada processo estão achando três a quatro questões para ficar adiando.

Notisul – Voltando à questão da saúde, são muitas as reclamações a respeito de filas, falta de especialistas…
Dr. Manoel
– Acredito, até porque já fui secretário de saúde, que vocês vão continuar recebendo reclamações. Não vamos conseguir a curto prazo criar um sistema que atenda toda a necessidade. Mas faço um comparativo com qualquer município do estado. Em Florianópolis, por exemplo, que tem uma estrutura do estado, hospital universitário, além da prefeitura, a dificuldade é maior. O nosso sistema de saúde é melhor. E temos outras ações. Agora mesmo, o Roger vai abrir mais umas três ou quatro equipes do PSF, e já facilita. A grande dificuldade é a contratação de especialista. Se hoje tu for marcar uma consulta com um oftalmologista pela Unimed, tu não vai conseguir para mesma semana. A mesma coisa um ginecologista. Pediatra também está uma crise. A prefeitura tem ainda mais dificuldade, porque eles não querem atender, têm o consultório cheio, a consulta particular é R$ 100,00, R$ 150,00, e nós pagamos R$ 30,00. Tem alguns que fazem para ajudar, mas é uma dificuldade. E não vou prometer resolver a curto prazo. Mas melhoramos o convênio com o Hospital Nossa Senhora da Conceição, possibilitamos que eles contratassem mais um médico para a emergência. Já repassávamos R$ 20 mil, e estamos repassando mais R$ 30 mil. Então, são mais de R$ 50 mil.

Notisul – Falando ainda de saúde, o que a prefeitura tem feito pelo Rio Tubarão?
Dr. Manoel
– Tenho certeza que a maior ação que Tubarão pode fazer é o tratamento de esgoto. Infelizmente, parece que lá no Tribunal de Contas do Estado não estão enxergando a necessidade de termos esta ação aqui no município. O processo de concessão do sistema de água e esgoto está trancado há mais de um ano, esperando uma avaliação do tribunal. Já tem parecer técnico de todas as comissões, está faltando uma reunião do pleno para darmos continuidade ao processo, que vai resolver o problema em cinco anos. O esgoto da nossa cidade é 100% jogado no rio. Tem uma previsão de agora em agosto ter uma reunião do pleno e, com os pareceres favoráveis que já estão sendo encaminhados, acredito que em breve consigamos efetivar a concessão.

Notisul – E o canil?
Dr. Manoel
– Acredito que em mais dez dias temos a solução do terreno. Falta documentação do proprietário. Temos três em vista. Todos com problema de documento. Um o terreno tem dois hectares, mas tem escritura só de três mil metros; outro estava no inventário e tem que pegar as assinaturas do herdeiros. Todos estão caminhando e o primeiro que liberar vamos comprar. Qualquer um serve. O terreno vai custar de R$ 80 mil a R$ 90 mil. O mais caro é a manutenção. Tem que partir para uma discussão junto com as entidades, até para fiscalizarem, e talvez possamos baratear um pouco o custo. Mas vai sair.

Notisul – Junto com o projeto do canil, existe um projeto de controle de natalidade…
Dr. Manoel
– Na verdade, o que queremos fazer é um centro de controle de zoonose, ligado à vigilância epidemiológica da secretaria da saúde, não só para cuidar de cães, mas toda questão de saúde que envolve animais, controle de pragas. Queremos fazer além ao canil, até para facilitar a busca de recursos junto à vigilância epidemiológica do governo federal. Facilitará também na manutenção do canil. Vamos comprar um terreno um pouco maior à necessidade do canil para ampliar.

Notisul – Com relação ao plano de carreira dos servidores? Ainda há muitas reclamações quanto ao número de cargos comissionados.
Dr. Manoel
– Vou começar pelos comissionados. Isso, na verdade, é algo que as pessoas prendem-se, mas não sabem o peso. Na verdade, o peso é mínimo. Hoje, se nós demitíssemos ou exonerássemos todos os cargos comissionados, faria uma diferença mínima na folha da prefeitura. Eu sempre tive a intenção de diminuir o tamanho do governo, mas, quando a gente senta aqui nessa cadeira, vê que as necessidades são grandes. Todo dia tem secretário que vem aqui dizer que está faltando gente. São 196 comissionados, mas tem todo um organograma aprovado e não podemos passar daquilo. É um custo baixo perto de uma folha de R$ 4 milhões. São 1,6 mil concursados. Com os comissionados, chega a 1,8 mil, mais ou menos. Saúde e educação tomam 80% do quadro. Sobre o plano de carreira, eu espero que consigamos dos funcionários da prefeitura hoje o mesmo grau de satisfação que estamos tendo com os professores. Se for falar com qualquer professor da prefeitura, tenho certeza que vão dizer que nunca esteve tão bom. O plano de cargos o próprio (Carlos) Stüpp (ex-prefeito – PSDB) já fez na época dele, e nós estamos também trabalhando no sentido de ter o plano de cargos para todos os setores da prefeitura, desde o braçal, que limpa bueiro, roça, até o médico. Queremos acabar com os privilégios de poucos. Acredito que dê para colocar em prática até o ano que vem. Temos que atender a necessidade dos funcionários, mas quero também ter a responsabilidade de não quebrar o município. Hoje, está melhor do que ontem. A única coisa que falei quando entrei na prefeitura foi que tudo o que formos fazer de ajuste é dentro do que preconiza a lei. Se a lei é injusta, vamos trabalhar para mudar a lei, mas, enquanto a lei é esta, a conduta vai ser dentro da lei.

Notisul – Uma das bandeiras levantadas pelo Notisul é a questão dos moradores de rua, andarilhos. Como o senhor vê a situação?
Dr. Manoel
– É lógico que preocupa. Depois do acontecido daquele ‘morador’ do museu, eu já fiz umas duas reuniões com a presença dos secretários de saúde, assistência social e segurança e trânsito, e todos estão empenhados em amenizar esta questão. Hoje, a gente resolve um e amanhã tem outro. Já o pessoal que mora em barracas, os ciganos, é algo que não tem como a gente mudar. O estilo de vida daquelas pessoas é este, são nômades. Eu até concordo que precisa de uma presença maior do poder público. Um andarilho morando no museu, por exemplo, é algo que não se admite, tem que achar uma solução. Fala-se que tem crianças de ruas pedindo dinheiro em Tubarão. Não tem, são nômades. Não tem como a gente trancafiar a cidade e colocar em uma redoma de vidro.

Notisul – O que se pode fazer a respeito é exigir que os proprietários cerquem os seus terrenos…
Dr. Manoel
– Exatamente. Inclusive, estamos reformulando a lei, eu não diria para prever uma punição maior, mas mais justa, àquela pessoa que não cuida de seu terreno, para que o cidadão sinta que tem que cuidar do terreno dele. Senão, a prefeitura vai lá e vai multar, vai cobrar. Hoje, é benefício não limpar o terreno e deixar que a prefeitura limpe, porque a prefeitura cobra mais barato do que uma pessoa que for limpar. Vamos exigir muro, calçada. E uma estrutura melhor para a fiscalização. No próprio Notisul, vimos algum questionamento da atuação da secretaria de assistência de assistência social, mas é que às vezes as situações são complicadas.

Notisul – Não há como deixar de perguntar como está a sua saúde.
Dr. Manoel
– Dias melhores, dias piores. Mas estou bem, diante do quadro todo, graças a Deus estou bem. Uma evolução boa. E vamos até onde Deus mandar. Nas férias agora, subi dunas de 60 metros em Fortaleza (muitos riso s).

Treinador novo, energia nova

0

Priscila Loch
Tubarão

Menos de uma hora e meia depois de desembarcar em Tubarão, lá estava ele, já no batente, no comando de um coletivo no Estádio Anibal Costa. Arnaldo Lira foi apresentado rapidamente aos jogadores e diretoria do Hercílio Luz na tarde desta sexta-feira e logo seguiu para o campo, onde foi recepcionado por alguns torcedores, loucos para ver de perto mais um vez o seu trabalho.

Afinal, o técnico é velho conhecido da cidade, já foi chamado em outras ‘emergências’ para tirar do sufoco times como o Atlético Tubarão, em 2008, que lutava contra o rebaixamento. E também tem fresquinho na memória que já treinou o Leão do Sul em outra oportunidade. “Conheço bem Tubarão. Há quase 15 anos (foi em 1995), defendi o Hercílio, mas hoje está bem melhor a estrutura”, avalia Lira.
Como foi apenas o primeiro treino, o novo comandante ainda não conseguiu diagnosticar as deficiências da equipe.

“Acredito que vou precisar de mais um zagueiro, um atacante que jogue pelos lados, tenha velocidade. Hoje, só temos Fusca com esta característica”, analisa o treinador, que pretende sonha alto quanto ao futuro do Hercílio: “Vou trabalhar para que o time suba (à Divisão Principal do Campeonato Catarinense) e quem sabe até conquiste uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro”, acrescenta.

Neste domingo, o Leão encara o Camboriú, pela Divisão Especial do Campeonato Catarinense. O técnico deve usar o esquema 4-4-2. O jogo será às 15h30min, no Estádio Roberto Santos Garcia, em Camboriú.

A região exige!

0

Amanda Menger e Zahyra Mattar
Tubarão

Imagine a Amurel daqui a alguns anos? Com certeza, será muito diferente de hoje. A expectativa é que as obras de infraestrutura tragam um desenvolvimento econômico e social nunca visto antes. Se hoje há apenas a BR-101 em pista simples, e os portos de Imbituba e Laguna operando com dificuldades, para os próximos anos o cenário será outro. A duplicação da rodovia se tornará realidade em breve, assim como o Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna.

Além disso, os portos ampliarão a capacidade de embarque e desembarque. Com a Ferrovia Litorânea, o ramal sul, operado pela Ferrovia Tereza Cristina, deixará o ostracismo e estará ligado às demais ferrovias, com acesso facilitado aos portos. Durante a execução das obras, há geração de empregos e, com o término, devem ser criados mais postos de trabalho. Isso porque novos empreendimentos são atraídos em decorrência da estrutura oferecida, ainda mais com a criação ou ampliação dos distritos industriais.

A pavimentação de outras rodovias possibilitará a criação de roteiros turísticos que integrem a região serrana e litorânea. Com a efetivação da Arena Multiuso, oferta-se também espaço para o esporte e a cultura. A preocupação com os problemas trazidos pelo crescimento não pode ser esquecida. Daí a importância de um novo Presídio Regional, e ainda investimentos em saúde e educação, como prevenção à violência. Para isso, é necessária uma grande dose de pressão popular.

Estrada do Camacho: Obra está (quase) pronta

0

Zahyra Mattar
Tubarão

Faltam 1,4 quilômetro para, enfim, o secretário de desenvolvimento regional em Tubarão, Jairo Cascaes (DEM), e o gerente de infraestrutura, engenheiro Léo Goularte, pronunciarem a frase já ensaiada: “Acabou. As obras de pavimentação da estrada do Camacho terminaram”. O prazo estipulado pela SDR à Saibrita terminou nesta sexta-feira.

O secretário e o gerente aproveitaram a reunião do conselho de desenvolvimento regional, ocorrida em Jaguaruna, para vistoria a finalização das obras de asfaltamento dos 19 quilômetros da estrada que liga o centro da cidade ao Balneário Camacho. “O trânsito está liberado em toda a extensão (da estrada). A parte em que falta asfalto ficou para a próxima semana porque não vale a pena fazer 200 metros aqui e 100 metros ali. Mas podemos considerar que tudo está finalizado. O que falta são pequenos detalhes”, avalia Léo.

Também na sexta, a Saibrita iniciou a demarcação para terminar a sinalização horizontal. A ponte da barra está pronta e as cabeceiras demarcadas para execução dos aterros e colocação de base para pavimentação asfáltica. Ao todo, três trechos precisam ser pavimentados: 500 metros na área urbana; 400 metros em Morro Bonito; 300 nas cabeceiras do bueiro triplo do Riachinho e mais 100 metros nas cabeceiras da ponte sobre a barra do Camacho.

A inauguração está mantida para 15 de setembro, como já anunciado, por conta da agenda do governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB).

Sabe o que os astros guardam para você hoje?

0

O planeta Vênus ingressa no setor astrológico relacionado ao lar, à família e ao sentimento de pertencer. Ativa o desejo de comungar com os entes queridos, lembrando o poder desta união, que é a base para que se sinta seguro e amado.

Touro ( 20/04 a 20/05)
O novo movimento de Vênus favorece os contatos, a comunicação, a percepção da beleza e do sentimento que evocam as pessoas e as coisas. Falamos com mais doçura, compreendemos sem serem necessárias palavras.

Gêmeos (21/05 a 21/06)
Favorecimento financeiro e para assuntos relativos a imóveis, família e sentimentos. Valores emocionais se tornam mais importantes. Uma coisa vale pela emoção que desperta. Uma pessoa é muito mais do que possui.

Câncer (22/06 a 22/07)
O planeta símbolo do amor, dos valores pessoais e dos relacionamentos, Vênus, passa a atuar em seu signo. Ressalta o poder de atração dos cancerianos, que está além da beleza física e se expressa na sensibilidade.

Leão (23/07 a 22/08)
O sentimento ganha contornos místicos e envolve não somente o afeto por alguém, mas a sensação de estar conectado com o universo. Mas, em alguns leoninos, o sentimento pode assumir um tom saudosista ou melancólico.

Virgem (23/08 a 22/09)
O poder nutridor das amizades pode auxiliar os virginianos a compreenderem que o afeto é mais importante do que a crítica. Que a união aplaca diferenças e que há amor para todos.

Libra (23/09 a 22/10)
Vênus passa a atuar no alto do céu libriano, símbolo de proteção para os assuntos profissionais e emocionais. Simbolo também do desejo de fazer o que você gosta, gerando satisfação, valorização e recursos.

Escorpião (23/10 a 21/11)
A presença do planeta Vênus num signo de elemento água indica a prevalência do sentimento, das reações emocionais sensíveis, de um afeto que capta sutilezas e exprime ideais e sonhos.

Sagitário (22/11 a 21/12)
A passagem de Vênus pelo signo de Câncer auxilia os sagitarianos a passarem pelas transformações, por este verdadeiro redemoinho que está a sua vida, mas que objetiva o crescimento emocional.

Capricórnio (22/12 a 19/01)
No signo de energia complementar à sua passa a atuar Vênus, indicando a importância de conciliação, harmonia e afeto nos relacionamentos. Os vínculos familiares são a base de sua ligação com as pessoas.

Aquário (20/01 a 18/02)
Pense na saúde como um bem precioso a zelar, que depende não exclusivamente do físico, mas principalmente das emoções, dos vínculos, dos relacionamentos. Cada vez mais se revela a importância das emoções.

Peixes (19/02 a 20/03)
O planeta do amor está no caminho pisciano. Vênus Afrodite no signo irmão de Câncer, indicando o desejo pisciano por ternura, afeto, sensibilidade. Um amor romântico, mas que não seja infantil. Um amor que nutre.

Educai as crianças e não será preciso castigar os homens!

0

A o refletir sobre essa “famosa” frase de Pitágoras, fiquei pensando o quanto as coisas seriam melhores em nosso país se os responsáveis pela educação entendessem que o futuro de uma nação passa por ela. É triste ver a realidade de alguns alunos que têm que estudar em salas de aula depredadas e caindo aos pedaços, como vi certa vez numa reportagem em que uma professora improvisou a aula debaixo de uma árvore, crianças sendo transportadas em caminhões sem o mínimo de segurança. Isso sem contar os baixos salários pagos aos professores da rede pública.

É na sala de aula que se formam os profissionais do futuro, os médicos, os engenheiros e todas as mais demais profissões, mas, além disso, uma educação de qualidade também deve formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, para que continuem a construir o futuro que desejam para si e para as gerações futuras. Se é verdade como alguém já disse que o melhor modo de prever o futuro é criá-lo, então de braços cruzados não há garantia de futuro promissor para ninguém.

Porém, deve-se frisar que é preciso que os profissionais da educação sejam bem remunerados, trabalhem com vontade não só de formar profissionais, mas formar uma sociedade com sendo crítico, exigindo leis que garantam uma vida digna para seus membros. Não basta apenas sermos máquinas de trabalhar, conhecer as partículas de um átomo, por exemplo, é preciso conhecer quais são os rumos que devemos tomar dia a dia, conhecer quais os sonhos que uma nação busca e fazer da vida não apenas uma passagem por este planeta, mas uma constante caminhada a ser seguida pelos próximos que virão.

Para isso, é preciso que se criem políticas públicas que fortaleçam a educação, para que seja sempre vista como uma prioridade, e jamais possa faltar-lhe ferramentas a fim de que ela desempenhe seu papel frente à sociedade. Claro que há um longo caminho a ser seguido, mas alguma coisa já está mudando, como programas tipo Prouni, Bolsa Família, porém, tem muito que melhorar. Lembro-me de um professor que dizia que alguns políticos têm pavor de professores, pois eles podem construir uma sociedade com membros que não se calem diante de suas dificuldades, mas que vão em busca de seus direitos.

Como sinto falta dos caras pintadas indo nas ruas exigindo a saída do ex-presidente Fernando Collor, de pessoas corajosas como Dom Hélder Câmara denunciando as injustiças sociais, daquelas músicas que batiam de frente contra a repressão ao povo e motivam todos a não calarem a voz.
Outro dia, vi num programa um deputado que não cheguei a descobrir de qual estado era, nem se era federal ou estadual, mas o cidadão, ao ser questionado sobre a situação das cadeias no Brasil, quando a apresentadora disse que os presos são simplesmente “socados” dentro de uma cela, ele disse que era melhor eles estarem socados do que cometendo crimes na rua.

Com certeza, esse deputado desconhece a frase de Pitágoras, pois não entende que é melhor investir no ser humano enquanto ele está formando sua personalidade, para que se tenha oportunidade de vida, torne-se um profissional e tenha um emprego digno para manter sua família e assim não cair na marginalidade. Claro que um criminoso tem que pagar pelo seu delito, mas, se não fizer um trabalho digamos de prevenção, não vai adiantar depois querer colocar pena de morte ou diminuir a maioridade penal.

Lembro das palavras de um bispo que dizia que, quando a água que abastece uma cidade estiver contaminada, em vez de se colocar filtros nas torneiras, é melhor purificar a fonte, o trabalho será completo e eficiente. Por isso, é preciso mais do nunca investir em educação de qualidade, para que, além de formar bons profissionais, sejam formados também brasileiros conscientes de que o futuro se constrói trabalhando, preparando sempre um país melhor para as próximas gerações.
Vamos levantar a bandeira da educação, exigir de nossos representantes que sejam criadas políticas que visem sempre melhorar o ensino nesse país, pois pensar como esse deputado que é melhor socar o presos nas cadeias do Brasil que não recuperam ninguém para resolver o problema da criminalidade é querer dar solução fácil para um problema difícil.

Queremos, sim, dando ênfase à frase de Pitágoras, educar nossas crianças hoje para que no futuro elas tornem-se pessoas de bem, e não seja preciso castigá-las por cometerem delitos devido muitas vezes à falta de oportunidade.

Suinocultura

0

Wagner da Silva
Braço do Norte

Uma comitiva de suinocultores, representantes de associações e sindicatos de Braço do Norte reuniram-se com o secretário estadual de agricultura, Antonio Ceron, em São Martinho, para solicitar maior empenho do governo em busca de uma saída para o momento desfavorável do setor na região. O Vale do Braço do Norte concentra 45% dos produtores independentes e é responsável por 18% da produção do estado.

Os altos e baixos que afetam o setor há mais de uma década não podem ser comparados com os problemas ocorridos no último ano. A situação é considerada a pior de todos os tempos. O reflexo disso é a diminuição no consumo, no preço e na produção dos suinocultores independentes, que passaram a optar pela integração às grandes agroindústrias.

Paralelamente, o equívoco de registrar influenza A como gripe suína gerou reflexos negativos e afetou ainda mais o consumo de carne. O preço do quilo, que já chegou a patamares acima dos R$ 3,00, hoje não passa de R$ 1,70. O prejuízo é de R$ 0,45 ao produtor.

Na tentativa de sensibilizar o estado para a situação caótica, o secretário de agricultura e meio ambiente da prefeitura de Braço do Norte e presidente regional da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Adir Engel, apresentou alguns produtos adquiridos em diversos mercados do estado. “O cidadão paga caro para consumir e o produtor paga mais ainda para trabalhar. Esta é a realidade hoje”, expôs.

Entre as reivindicações da categoria, está a interferência do governo para que seja taxado um preço mínimo do quilo do suíno retirado da granja. Reuniões com os principais frigoríficos do estado, associações dos supermercadistas e de produtores integram a pauta.

Secretário afirma que discussões
serão retomadas ainda neste mês

As reivindicações feitas pelos produtores rurais do Vale do Braço do Norte ao secretário estadual de agricultura, Antonio Ceron, serão levadas adiante. A promessa é do próprio secretário. Ele anunciou que na próxima semana, juntamente com uma comitiva da região, irá reunir-se na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para tentar aumentar o repasse e diminuir o preço do milho, o principal insumo utilizado pela categoria. Também na próxima semana, Ceron agendou um encontro com o Sindicarne para expor algumas observações.

“Não é o momento de procurar o confronto com as agroindústrias, e sim de levar ao conhecimento das empresas a realidade apresentada na região do Vale”, analisa o secretário. Ceron admite que o setor vive situação delicada, mas pondera que são as grandes empresas as responsáveis por ditar as leis de mercado. O secretário acredita que somente a busca de novos mercados podem alterar o curso da crise no setor.

Acidentes de trânsito: Número de casos diminui em Tubarão

0

Amanda Menger
Tubarão

O trânsito de Tubarão pode ser considerado um dos mais complicados do estado. Não é para menos, são mais de 62 mil veículos distribuídos por ruas estreitas e algumas pontes que ligam as duas margens do Rio Tubarão. Dados da Guarda Municipal apontam uma redução no número de acidentes com danos materiais no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
“Foram 422 acidentes em 2008 e, neste ano, 342, ou seja, 80 acidentes a menos, uma redução de 19%. Mesmo assim, o número ainda é alto, e pode ser reduzindo se os condutores obedecerem a sinalização e a legislação de trânsito”, afirma o diretor da GMT, Adailton do Livramento.

Um dos diferenciais do registro das ocorrências atendidas pela GMT é a localização dos pontos exatos. “Na rua Conselheiro Mafra (atrás da Catedral em direção ao Fórum), ocorrem vários acidentes, mas esta via tem diversos cruzamentos. O nosso sistema registrará o ponto em que ocorreu o caso para que possamos depois saber onde agir, desenvolver comandos de trânsito ou mesmo melhorar a sinalização, se for o caso”, observa Adailton. O sistema está em desenvolvimento e será finalizado nos próximos meses.
Além do atendimento aos acidentes, os guardas municipais atuam na fiscalização do trânsito. Entre as principais infrações cometidas pelos motoristas, está o desrespeito à parada obrigatória do sinal vermelho; dirigir falando ao telefone celular; estacionar em desacordo com a sinalização; não uso do cinto de segurança e do capacete com viseira ou óculos de proteção por parte dos motociclistas (confira no gráfico as penalidades previstas para estas infrações).

Principais infrações
• Avançar o sinal vermelho do semáforo: infração gravíssima (sete pontos) e multa de R$ 191,54.
• Não usar cinto de segurança (condutor e passageiros): infração grave (cinco pontos), multa de R$ 127,69 e retenção do veículo.
• Dirigir veículo utilizando-se de telefone celular: infração média (quatro pontos), multa de R$ 85,13.

• Motociclistas sem capacete com viseira ou óculos de proteção: infração gravíssima (sete pontos), multa de R$ 191,54 e suspensão da CNH.
• Estacionamento em desacordo com a sinalização: infração leve (três pontos), multa de R$ 53,20 e remoção.

Nova gripe:

0

Zahyra Mattar
Tubarão

Dois casos suspeitos de contaminação pelo vírus da nova gripe, o A (H1N1), na Amurel, foram descartados nesta sexta-feira. O primeiro trata-se do único caso registrado em São Ludgero, ainda em junho. Conforme os resultados dos exames, a pessoa não teve a influenza A e sim a gripe comum.

O outro caso trata-se do homem de 34 anos, de Tubarão, que está internado na UTI do Hospital Socimed desde o último fim de semana. Por conta da demora nos resultados feitos em laboratórios credenciados pelo Ministério da Saúde, a família optou pelo exame particular. A coleta foi feita pelo Laboratório Santa Catarina e o resultado levou apenas um dia para sair: negativo para a nova gripe.

Ele trabalha na cultura do arroz e não teve contato com ninguém com sintomas gripais. Apesar de ter apresentado uma melhora na sexta, o estado de saúde do tubaronense é grave. Ele tem pneumonia dupla e está entubado. Como as autoridades da saúde não “reconhecem” os exames feitos em clínicas e laboratórios particulares, o caso dele ainda é contabilizado entre os suspeitos de terem a nova influenza.

Ainda com o dois descartes, o número de casos suspeitos em Tubarão aumentou de 41 quinta para 43 sexta. Em Capivari, um novo caso suspeito foi diagnosticado. O paciente está internado na UTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, onde outras duas pessoas também estão. Agora, 57 pessoas são suspeitas de terem os sintomas da nova gripe na Amurel. Três morreram. Desde o começo da pandemia, em maio, apenas um foi confirmado: em uma mulher de Tubarão.