quarta-feira, 24 junho , 2026
Início Site Página 9820

Evasão escolar: Calcula-se que 650 alunos estejam fora da escola

0

Tubarão

O esboço do projeto que será colocado em prática para combater a evasão escolar em Tubarão, foi apresentado aos gestores municipais e do Ministério Público ontem. A iniciativa inédita é fruto de um acordo entre a prefeitura e o MP, oficializado em junho deste ano por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Em Tubarão, estima-se que existam hoje cerca de 650 alunos fora da sala de aula.

Um grupo multidisciplinar, formado por uma pedagoga, uma psicóloga e uma assistente social, atuará nas escolas municipais e estaduais a partir da próxima semana. A proposta será aplicada, inicialmente, em quatro unidades: Visconde de Mauá, Manoel Rufino, São Martinho e João Teixeira Nunes.

“Nestas escolas, o número de alunos que abandonam os estudos é preocupante. Por isso vamos desenvolver o projeto piloto nelas”, reitera a assistente social Maria das Graças Cachoeira Vargas. Apesar de ser coordenado pela secretaria de educação da prefeitura, o projeto atenderá também alunos da rede estadual.
“O foco é o aluno, por isso não importa se estuda em escola do município ou do estado. Trata-se, afinal, de um cidadão tubaronense”, valoriza o promotor da vara da infância e juventude, Osvaldo Juvêncio Cioffi Júnior.

O atendimento também será estendido às famílias dos alunos com problemas de repetência, baixa frequência ou que estão fora do âmbito escolar. “Acredito que será um dos maiores desafios do município na área da educação. Não se trata apenas de trazer o aluno de volta à escola, mas de fazer diferença para ele e sua família. Sem estímulo dentro de casa, fica difícil reconquistar este aluno”, pondera o prefeito Manoel Bertoncini (PSDB).

Agressões no presídio: Sindicância sugere indiciamento por tortura

0

Rafael Andrade
Tubarão

O processo que envolve o ex-chefe de segurança do Presídio Regional de Tubarão, Carlos Augusto Macedo Mota, foi homologado esta semana na secretaria estadual de segurança pública. Os corregedores da secretaria de justiça e cidadania trabalharam na ação durante 60 dias, e concluíram que Carlos Augusto deverá ser indiciado pela conduta de tortura e mau uso da profissão.

O agente penitenciário está afastado do cargo desde 1º de junho, quando ocorreram as agressões. Ele foi filmado com uma ‘caneta espiã’ por outro agente, quando espancava dois presos que chegavam de uma transferência da Penitenciária Sul, de Criciúma.

O caso repercutiu em âmbito nacional. A sindicância, coordenada pelo corregedor Cleto Navagio de Oliveira, ainda aponta que o acusado teria agredido mais presidiários durante a transferência. “Agora, o caso será analisado na corregedoria geral de segurança pública. As provas são contundentes e apontam irregularidades por parte do agente Carlos. Ele terá o direito de defesa, obviamente. Acredito que fizemos um trabalho imparcial. Somente levantamos os fatos das irregularidades”, destaca Cleto.

O agente que filmou as agressões também será indiciado por tortura e negligência, já que não teria impedido os espancamentos. Uma cópia do relatório final desta sindicância e do inquérito policial coordenado pelo delegado Bruno Ricardo Vaz Marinho, também foi encaminhado ao Ministério Público (MP) de Tubarão, que se manifestará ainda este mês.

Sindicância ‘da praia’ será concluída em seis dias

Outro processo que investiga a conduta de dois agentes penitenciários e do ex-diretor do Presídio Regional de Tubarão, Fabrício Buss, deverá, finalmente, ser concluído. “Em seis dias vamos encaminhar o relatório à secretaria estadual de segurança pública. Não podemos adiantar o teor das decisões agora. Está em fase de acabamento”, resume o corregedor Cleto Navagio de Oliveira.
O trio é acusado de utilizar uma viatura do presídio para fins desnecessários, em dezembro do ano passado, na praia do Rosa, em Imbituba.

Graduados e promovidos: 81 bombeiros recebem homenagens

0

Tubarão

O sorriso estava estampado no rosto de 46 crianças de dez anos. Elas receberam o diploma de bombeiro mirim ontem, na sede do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (BBM) de Tubarão, no bairro Humaitá.

É a segunda turma de bombeiros mirins formada na cidade. As crianças são estudantes da escola Martinho Ghizzo, do bairro Passagem, e da Comissão Municipal do Bem Estar do Menor de Tubarão (Combentu), do bairro Humaitá de Cima.

Além do grupo infantil, 34 bombeiros comunitários da região receberam promoção de hierarquia. “Estes profissionais executam um trabalho totalmente voluntário e nos auxiliam nos procedimentos de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), no combate a incêndios, no Resgate Veicular (RV) e salvamento aquático”, detalha o major Carlos Moisés da Silva, comandante do 8º BBM.

Além das graduações e promoções, políticos e empresários receberam o certificado Amigo dos Bombeiros, como reconhecimento ao trabalho prestado. “É uma das profissões mais prestigiadas do mundo. Temos que respeitar e ajudá-los sempre, além de aplaudi-los de pé”, enaltece o empresário Genésio A. Mendes.

BR-101 em Laguna: Prazo da confiança

0

Laguna

A decisão da cúpula do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) foi a de prorrogar o prazo para que o consórcio responsável pelas obras do lote 25 na duplicação da retome os trabalhos. Sem atividades há pouco mais de duas semanas, as consorciadas Blokos/Araguaia/Emparsanco agora tem até o dia 31 deste mês para reassumirem os serviços.

O voto de confiança foi baseado, segundo o Dnit, na recuperação que o grupo conseguiu no fim do ano passado, após mais de seis meses de paralisação. Assim como nesta época, o consórcio alega problemas financeiros para prosseguir com os trabalhos.

A manobra visa esgotar todas as possibilidades de acordos a fim de evitar uma rescisão contratual. Caso isso ocorra, o cronograma do trecho entre o acesso sul a Itapirubá, em Laguna, até Capivari de Baixo, ficaria comprometido em, no mínimo, seis meses, tempo necessário para uma nova licitação.

Todavia, o Dnit já enviou o recado aos gestores do consórcio: este será o último prazo. A última chance. Caso eles não cumpram o acordado, sofrerão as penalizações previstas na lei 8.666 (Lei das Licitações), desde multa até a rescisão do contrato.

Câmara de Tubarão: Uso de diárias está proibido

0

Carolina Carradore
Tubarão

A partir de agora, as viagens a trabalhos ou cursos feitas por vereadores e funcionários da câmara de vereadores de Tubarão, só serão liberadas em caso de emergência e após votação no plenário. A ordem foi imposta por meio de uma portaria, decretada na sessão de ontem pelo presidente do legislativo, João Batista de Andrade, o Sargento Batista (PSDB – foto).

A medida foi motivada após o escândalo que envolve o vereador Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB). Em matéria divulgada no último domingo pelo Fantástico, Jarrão e sua assessora, Cynara Guimarães Antunes, são flagrados em uma praia do Recife quando, na verdade, deveriam estar em um curso.

O decreto também suspendeu o uso de diárias por tempo indeterminado. Batista também pediu aos servidores que apresentem em, no máximo, 20 dias, uma proposta de modernização dos pedidos de diárias com novas regras para liberação do recurso. Por sugestão do parlamentar Dionísio Bressan Lemos (PP), o estudo será feito por meio de uma parceria entre os funcionários e os vereadores.

Batista também pediu ontem o levantamento de despesas com diárias utilizadas por vereadores e funcionários desde 2001. Segundo o presidente, dados preliminares apontam um gasto de aproximadamente R$ 18 mil nos sete meses deste ano. O valor equivale ao total dispensado em todo o ano passado. O relatório oficial também contemplará o quanto foi gasto com passagens áreas durante esse ano.

Jarrão não comparece na sessão

Como já havia antecipado ao Notisul na terça-feira, o vereador Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB), não compareceu na sessão da câmara ontem. Ele também faltou nos trabalhos desta segunda-feira, um dia após as denúncias de suposto uso indevido de dinheiro público.

Também na terça, Jarrão antecipou que não pretende licenciar-se dos trabalhos do legislativo. “Não matei, não roubei. Vou continuar a frequentar as sessões normalmente. Sou inocente”, disse. O vereador reforçou que no momento em que as imagens, transmitidas pelo programa Fantástico do último domingo, foram feitas, ele já tinha saído do curso.

“Eu estava de folga. Isso que fizeram comigo é uma injustiça muito grande”, ressaltou. A assessora parlamentar Cynara Guimarães Antunes, que aparece com o vereador nas imagens, também foi procurada pelo Notisul esta semana. Após muita insistência, na terça-feira, ela disse apenas que não irá pronunciar-se sobre o assunto publicamente.

Tubarão no mapa dos homicídios

0

D e acordo com o critério da Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerado aceitável o índice de dez homicídios por ano a cada 100 mil habitantes. A partir daí, configura-se epidemia. Tubarão, porém, não aparece entre as 14 cidades mais perigosas de Santa Catarina, segundo a secretaria de estado da segurança pública e defesa do cidadão.

Mesmo com o aumento de dez para 13,7 homicídios por 100 mil habitantes entre 2007 e 2009, Santa Catarina, com 6,1 milhões de pessoas, é o segundo estado do país com o menor número de assassinatos, conforme o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). O primeiro é Piauí que, com 3,1 milhões de habitantes, diminuiu, no mesmo período, de 9,5 para 9 homicídios por cada 100 mil pessoas.

A maior exposição na mídia faz parecer que São Paulo é o mais violento, mas não é. Com 41,4 milhões de habitantes e diminuição dos homicídios de 11,7 para 10,9 a cada 100 mil pessoas, é o terceiro estado menos violento do país. Apenas um degrau acima de Santa Catarina e muito próximo, proporcionalmente, a Tubarão, com seus quase 100 mil habitantes e 11 homicídios no ano passado.

É, portanto, um equívoco comparar Tubarão a São Paulo como se fizesse referência a cidade mais violenta do Brasil. Se a intenção for esta, deve-se comparar com Alagoas. Com 3,2 milhões de habitantes, saltou de 58,5 para 63,4 homicídios por 100 mil pessoas no período em questão. Ou com o Espírito Santo, o segundo mais violento. Com 3,5 milhões de habitantes, aumentou de 54,1 para 58,0 o número de assassinatos.

Rio de Janeiro, que também sempre está nas manchetes, o número de mortes passou de 35 para 35,8 no mesmo período. É o quarto estado mais violento do país. Tem 16 milhões de habitantes.
Para se ter ideia mais apurada da situação de Tubarão, há que se ter ciência de que a média nacional é de 25 assassinatos por ano a cada 100 mil habitantes. Além disso, o governo federal investirá R$ 6,1 bilhões até 2012 para reduzir este número para 12 homicídios por ano.

Isto não significa, contudo, que devemos relaxar ou nos acomodarmos com as medidas de prevenção e combate à violência, muitas delas em curso, na nossa cidade. Pelo contrário. Devemos reforçar o trabalho para que Tubarão possa reconquistar os patamares anteriores a 2008, mesmo crescendo, desenvolvendo-se e oferecendo mais oportunidades para todos – o que deve ser meta comum.

Sabe o que os astros reservam para você hoje?

0

Áries (21/03 a 20/04)
Dia em que o trabalho e a saúde são as prioridades. Aprimoramento pessoal e profissional. Perceba o que pode ser melhorado, aperfeiçoado.

Touro (21/04 a 20/05)
Fase em que você tem mais discernimento para lidar com as situações emocionais. A percepção de imperfeições e erros deve estimular o seu aprimoramento.

Gêmeos (21/05 a 20/06)
Lua e Mercúrio se movimentam hoje no ponto mais baixo da mandala astrológica. Estímulo à percepção das situações familiares e emocionais que necessitam de aprimoramento.

Câncer (21/06 a 21/07)
Dia interessante para conhecimentos e contatos relacionados ao trabalho, canceriano. Observação racional e objetiva da realidade contribui ao seu aprimoramento. Disciplina.

Leão (22/07 a 22/08)
Procure focar a atenção em seus potenciais profissionais. Aprimoramento técnico pode contribuir para que você obtenha mais recursos.

Virgem (23/08 a 22/09)
Mercúrio e Lua estão em seu signo, indicando a força dos pensamentos e emoções. Dia interessante para observar como você tem se comportado emocionalmente.

Libra (23/09 a 22/10)
Você tende hoje a estar mais introspectivo. Cuidado com a tendência ao excesso de crítica, cobrança e perfeccionismo que lhe inibe.
Escorpião (23/10 a 21/11)
Hoje é um bom dia para o trabalho em grupo. A união em torno de um objetivo pode render bons resultados.

Sagitário (22/11 a 21/12)
Interesses voltados ao trabalho e a saúde marcam este dia, nativo de Sagitário. Bom momento para perceber o que falta aprimorar para que tenha melhores resultados.

Capricórnio (22/12 a 20/01)
Excelente dia para perceber o propósito de aprimoramento e evolução humanas. Estudos e viagens podem contribuir ao desenvolvimento profissional.

Aquário (20/01 a 19/02)
Saúde é um tema muito importante e requer visão profunda. O organismo pode manifestar o que é um fator emocional ou psicológico.

Peixes (20/02 a 20/03)
No signo oposto ao seu se encontram Lua e Mercúrio, sinalizando dia positivo para contatos. Relacionamentos estão sob um crivo mais analítico e crítico. Que isso não iniba as relações.

“Vou fazer um gabinete móvel”

0

Douglas Antunes, 25 anos, natural de Tubarão, é casado e tem um filho. Professor de matemática por formação, o candidato a deputado estadual concorre pela primeira vez ao pleito. Evangélico, membro da congregação Cristã do Brasil, atua há cinco anos na rede pública estadual e privada de ensino. Chegou a ser diretor de escola e professor do Ceja. Douglas sempre esteve engajado na comunidade. Foi coordenador de grupo de jovens, presidente do grêmio estudantil. Atualmente, é líder comunitário do bairro Guarda-MD. Douglas resolveu entrar na vida política no ano passado, época em que se filiou ao PSC. É presidente do partido em Tubarão, coordenador da sigla na região e vice-presidente estadual do PSC jovem do estado. O candidato tem uma proposta inédita em Santa Catarina. Se eleito, promete criar o gabinete móvel. Sua intenção é transformar um trailer em um gabinete itinerante. “Nossa ideia é que todos os dias esse gabinete irá para uma cidade, para atender nossos lideres comunitários, de igreja, vereadores e prefeitos”. Outra proposta do professor é colocar à disposição da população da região, duas vans que serão adquiridas em parceira com empresários. “Vou seguir o exemplo de um vereador de Pedras Grandes. Ele deixou um carro na cidade para atender a comunidade. Os veículos serão administrados pelo nosso gabinete”, antecipa.

Carolina Carradore
Tubarão

Notisul – Como candidato da região sul, qual a bandeira que você pretende levantar na campanha?
Douglas
– Meu projeto é baseado na educação, no social e no desenvolvimento. Temos que ter processo seletivo para diretores de escolas, para dar direitos iguais para professores participarem da gestão escolar. Nossa proposta é que a cada dois anos ocorra um processo seletivo para haver rodízio de diretores. Assim, todos terão oportunidade de mostrar o seu trabalho e vamos tirar a política de dentro da nossa escola. Quero defender também um projeto de lei que abra 10% das vagas de qualquer curso para pessoas que comprovem carência econômica. O projeto prevê também que o aluno tenha uma carga horária de prestação de serviço à comunidade.

Notisul – Para você, qual o papel exato do deputado?
Douglas
– Quero ser o buscador na assembleia legislativa. Acredito que temos que ter atuação, buscar as coisas, ter acesso as secretarias, não só ir para lá bater cartão. Quero estar em contato com os secretários, bater na porta do governador. Sempre vou ter algo para trazer à nossa região. Além de ser um fiscalizador, temos que buscar o que é necessário à região que representamos.

Notisul – Quais as áreas que precisam de mais atenção na nossa região?
Douglas
– Temos que desenvolver muito nossa região. Tudo aqui no sul é difícil. Você vê uma obra de um aeroporto que não termina nunca, uma Arena Multiuso que não sai, uma duplicação que leva a vida toda. A área de segurança também é complicada. Hoje, é muito fácil ver a polícia realizar blitz. Não que não seja necessária, mas poderiam também estar, à noite, fazendo rondas, monitorando os bairros. E fazer isso constantemente. Também temos que dar assistência às nossas igrejas, independente de qual for. Temos que auxiliar grupos de jovens, conselhos comunitários. Buscar projetos que tragam verba a essas entidades. Precisamos também trazer grandes indústrias, mas valorizar as que já estão aqui, incentivar os nossos empresários.

Notisul – Como você avalia a atuação dos deputados que nos representaram até então?
Douglas
– Merecem o nosso respeito, inclusive votei neles. Vejo que um está mais fraco, desgastado, mas faz um trabalho social muito bonito. O outro passou oito anos falando mal do governador e agora vem para cá, de novo, pedir voto. Então, é o momento de avaliar. O cara não trouxe nada à região. O eleitor tem que ficar atento a essas coisas. Falta uma representação de verdade. Falta atuação, disposição. Com exceção do Genésio Goulart (PMDB), que sempre está na comunidade, o outro só fala do partido dele, não fala da região que representa.

Notisul – Qual sua opinião do voto regional?
Douglas
– Sou um forte defensor do voto pelo sul e sei que terei voto em todas as cidades da nossa região. Temos que escolher candidatos do sul. Também precisamos ficar atentos nos vereadores de Tubarão, alguns até envolvidos em escândalos, que trabalham para candidatos de fora. Nosso povo tem que avaliar se eles merecem nosso voto em 2012. Por que pedir voto para candidato de fora se temos tantos aqui?

Notisul – Como você está formando sua base eleitoral?
Douglas
– Temos uma base eleitoral muito forte. Sou um privilegiado porque vou levar voto em mais de 250 cidades de Santa Catarina, pois temos coordenadores e presidentes em todas essas cidades.

Notisul – Como você avalia a região atualmente?
Douglas
– Quando viajamos para o norte, ficamos tristes. Observamos obras grandes, asfaltos, grandes empresas. Quando chegamos no sul, percebemos que tudo é mais fraco, tudo é custoso. A nossa região é desprezada. Temos muito políticos com discurso bonito na região, mas com pouca ação.

Notisul – Quanto você pretende gastar na campanha?
Douglas
– O necessário para termos nossa vitória. Temos parceiros que aderiram nossa proposta que estão nos auxiliando.

Festa = investimentos

0

“Não falta nada em nossa escola!”. O diretor da Escola Martinho Alves dos Santos, em Tubarão, José da Silva Thiesen, é só orgulho. Também pudera. Todos os anos, a unidade educacional recebe melhorias com os recursos arrecadados durante a festa junina.

Em 2009, a prioridade foi a climatização, com instalação de ar-condicionado em todas as salas. Já em 2010, os recursos serão destinados à colocação de cobertura metálica para unir os três prédios da escola.

O investimento total será de R$ 20 mil, e ainda vai sobrar um ‘merrequinha’ para destinar a outras pequenas melhorias. “Felizmente, sempre conseguimos alcançar nossos objetivos. E devemos isso à comunidade, aos pais de alunos e empresários que nos patrocinam. Todos eles dão a sua contribuição para realizar essa festa”, agradece o diretor.

Atrações
A festa junina da Martinho Alves dos Santos deste ano ocorreu no último sábado. Além dos indispensáveis quitutes da época e da quadrilha, teve apresentação de banda, homenagens aos namorados e performances dos próprios estudantes, que fizeram cover de Beyonce, Mamonas Assassinas, entre outras atrações.

Público
A estimativa é que de 7 a 10 mil pessoas compareceram à festa junina da Escola Martinho Alves dos Santos.

Curtas

Vestibular
Os estudantes da Escola Dom Joaquim, em Braço do Norte, estão de olho no livros que devem ler para estarem preparados para o vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) do próximo ano. As obras estão detalhadas no blog da escola. Anote aí o endereço e confira: http://eebdomjoaquim.blogspot.com.

Dinâmica dos nomes
Sob a orientação da professora Ludimar Teresa de Oliveira, os alunos da 1ª série do ensino médio da Escola Jovem Dite Freitas, em Tubarão, elaboraram o perfil das turmas a partir da compreensão dos estudantes sobre as características principais de cada um. Os destaques foram os colegas Willian Fernando, Rodrigo Siega e Luiza Estela. Eles receberam o maior número de elogios dos amigos. Willian (esse moço da foto), por exemplo, foi “traduzido” como um cara tranquilo, amigo, paciente e educado. Parabéns!

Turismo no inverno: Crescimento é de 50%

0

Carolina Carradore
Tubarão

Empresários e comerciantes ligados ao turismo estão rindo à toa na região sul. E não é para menos. Hotéis, restaurantes e pousadas são lotados por turistas de várias regiões do Brasil e até de outros países. A movimentação é ainda maior nos fins de semana. O aumento de turistas na Amurel, entre os meses de junho e julho deste ano, já é 50% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Os dados são do Convention e Visitors Bureau de Tubarão e Região.

Em 2009, quem esperava um lucro maior no inverno, amargou prejuízo. A epidemia da gripe A afastou os turistas. Agora, a situação é bem diferente. Com a doença controlada e a ocorrência de neve na região serrana, os turistas voltaram. E muitos aproveitam para dar uma passadinha na Amurel. Em comparação com 2008, o acréscimo de turistas este ano foi de 30%.

A distância de menos de 80 quilômetros da serra, também facilita a circulação dos turistas. “Não há, em lugar nenhum do mundo, o que temos aqui no sul: praia, água termal e serra. E esse já é um dos melhores anos para o turismo de inverno dos últimos tempos”, comemora o presidente do Convention, João Marcelino de Carvalho Júnior.

E quem vai para a serra com a esperança de ver a neve, tem uma inúmeros motivos para esticar o passeio para a Amurel. João cita as visitas constantes de baleias em Laguna, Imbituba, Jaguaruna e Garopaba, as águas termais em Tubarão e Gravatal, e a gastronomia açoriana e de frutos do mar como grandes atrativos nesta época do ano.

Mais neve neste fim de semana
Para quem quer ver a neve, este fim de semana pode ser uma boa pedida. Segundo a previsão da Epagri/Ciram, a passagem de uma frente fria e a atuação de uma intensa massa de ar polar provará a diminuição da temperatura. O cenário é ideal à formação de neve nas regiões mais altas do estado, especialmente no sábado. As temperaturas despencam. Em Urubici e São Joaquim os termômetros podem registrar até seis graus negativos. No litoral sul, a máxima não deve passar dos 10ºC.

Rede hoteleira comemora

São Joaquim recebe 13 mil visitantes nos meses de inverno. Este ano, o aumento na procura deve ser 10% superior em comparação ao ano passado. O índice é comemorado também no litoral sul. A pousada Quinta do Bucanero, na praia do Rosa, em Imbituba, investiu no turismo doméstico. Fechou as portas em junho e abriu com força total no mês passado.

Segundo um dos responsáveis pelo local, Régis Borwski, boa parte dos turistas recebidos na pousada têm como principal destino a região serrana. “Eles aproveitam e passam por aqui. Agora, com a presença das baleias não tem coisa melhor: o turista está descansando na pousada e já avista o mamífero”, completa.

Régis espera um crescimento de 20% na ocupação este ano, comparado com o mesmo período de 2009. O gerente do hotel Sandrini, na Guarda-MD, em Tubarão, Vanderlei Machado, tem a mesma estimativa. Apesar da procura ser maior no verão, ele observa um movimento um maior neste inverno. “O turista vai para a serra e passa aqui. Nosso carro chefe são as águas termais”, destaca.