quarta-feira, 24 junho , 2026
Início Site Página 9820

O poeta Orestes

0

Há 44 anos, em 15 de agosto, morria o jornalista, escritor e compositor brasileiro Orestes Barbosa. Como que a antecipar seu futuro, aprendeu a ler com Clodoaldo Pereira de Moraes, pai do poeta Vinícius de Moraes. Somente aos 12 anos entrou em uma escola, o Liceu de Artes e Ofícios, onde aprendeu o ofício de revisor. Nessa época, começou a interessar por violão e com dez anos já sabia tocar.

Em 1907, aos 14 anos, o menino, que já arriscava alguns versos, conseguiu seu primeiro emprego como revisor no jornal O Século, que tinha Rui Barbosa como mentor político. Sua longa militância jornalística se estenderia ao Diário de Notícias, O Imparcial, A Folha, A Crítica, A Manhã, A Gazeta e A Notícia.

Nessas andanças, entrevistou Dilermando de Assis, o homem que matou Euclides da Cunha; João Cândido, o herói da Revolta da Chibata; e traçou o primeiro perfil biográfico de Cecília Meireles, então com 13 anos. Como jornalista, criticava os acontecimentos e as autoridades da época, não poupando ninguém de suas críticas, sempre ácidas penetrantes.

Essa postura de “jornalista de combate” o levou pelo menos três vezes à prisão. Na revolução de 30 – com o empastelamento dos dois jornais em que colaborava e o fechamento do conselho municipal, seu emprego público -, ele se entregou definitivamente à música popular atrás de ocupação e dinheiro.

Sempre como letrista, foi parceiro de compositores como Noel Rosa, Ataulfo Alves, Custódio Mesquita, Wilson Batista, Francisco Alves e Silvio Caldas. Sua parceria com Francisco Alves, que inicia no fim de 1932 e dura até 1934, resultou em 14 composições gravadas, muitas delas clássicos da nossa música popular.
Em 1933, com Noel Rosa, fez o samba Positivismo, gravado pelo próprio Noel. Outra parceria, não menos importante, foi com Sílvio Caldas, que duraria de 1934 a 1938 e resultaria igualmente em 14 composições gravadas, entre elas a mais conhecida, Chão de estrelas, composta em 1935 e gravada em 1937.

Em uma visita ao poeta Guilherme de Almeida, em 1935, Sílvio Caldas mostrou-lhe uma canção inédita, intitulada Foste a sonoridade que acabou. Terminada a apresentação, a canção recebeu um novo nome: Chão de Estrelas. A mudança ocorreu por sugestão de Guilherme, tomado de súbito entusiasmo pelos versos de Orestes Barbosa. Aos que não ligam o título à música, segue a inspiradíssima letra:

“Minha vida era um palco iluminado/E eu vivia vestido de dourado/Palhaço das perdidas ilusões/Cheio dos guizos falsos da alegria/Andei cantando minha fantasia/Entre as palmas febris dos corações/Meu barracão lá no morro do Salgueiro/Tinha o cantar alegre de um viveiro/Foste a sonoridade que acabou/E hoje, quando do Sol a claridade/Forra o meu barracão, sinto saudade/Da mulher, pomba-rola que voou/Nossas roupas comuns dependuradas/Na corda qual bandeiras agitadas/Pareciam um estranho festival/Festa dos nossos trapos coloridos/A mostrar que nos morros mal vestidos/É sempre feriado nacional./A porta do barraco era sem trinco/Mas a lua furando nosso zinco/Salpicava de estrelas nosso chão/E tu pisavas nos astros distraída/Sem saber que a ventura desta vida/É a cabrocha, o luar e o violão”.

A letra de Orestes Barbosa é tão primorosa que em 18 de janeiro de 1956, o poeta Manuel Bandeira terminava assim uma de suas crônicas no Jornal do Brasil: “Se se fizesse aqui um concurso, como fizeram na França, para apurar qual o verso mais bonito da nossa língua, talvez eu votasse naquele de Orestes Barbosa em que ele diz: “Tu pisavas os astros distraída…”. Em 1965, Guilherme de Almeida também enalteceu o poeta: “Nem de nome eu conhecia o autor. Mas o que então dele pensei e disse, hoje o repito: uma só dessas duas imagens – o varal das roupas coloridas e as estrelas no chão – é quanto basta para que ainda haja um poeta sobre a terra”.

Semáforos: Lâmpadas são trocadas

0

Carolina Carradore
Tubarão

A situação ainda não é das melhores no que diz respeito ao funcionamento dos semáforos em Tubarão, mas já dá para sentir um certo progresso na manutenção dos equipamentos. A empresa Sinalsul, vencedora da licitação, passou a cuidar da conservação dos 19 controladores de trânsito espalhados pela cidade nesta semana.

Uma das principais mudanças realizadas pela empresa, que é fiscalizada pela secretaria de segurança e trânsito da prefeitura, são as trocas das lâmpadas de 60 para 100 watts com filamento reforçado. “Além de dar uma visibilidade maior ao motorista, a lâmpada de 100 watts dura de cinco a seis meses, muito mais que as outras, de menor potência”, explica a gerente da Sinalsul, Rita de Cássia da Silva.

Em menos de uma semana, a Sinalsul trocou 55 lâmpadas que estavam queimadas. A intenção é repor as 420 lâmpadas conforme a necessidade. Outra alteração é quanto a sincronização dos semáforos. Desde o ontem, o motorista consegue trafegar no sinal verde desde o cruzamento das avenidas Expedicionário José Pedro Coelho com a Padre Geraldo Spettman, próximo ao Cestão, até a Marcolino Martins Cabral, nas proximidades do Banco do Brasil, no centro. “Acreditamos que em 20 dias, a situação dos semáforos estará normalizada em Tubarão”, estima o engenheiro da secretaria de segurança e trânsito, Rodrigo Joaquim.

Um dos problemas ainda não resolvido é o do semáforo entre as ruas Cândido Frei Leão e Conselheiro Mafra (fundos da Catedral). O equipamento está intermitente há mais de 20 dias. “A placa queimou e outra já foi encomendada em São Paulo. Assim que chegar será trocada”, promete o engenheiro.

Iluminação pública por conta da prefeitura

Os trabalhos de manutenção, conservação e recolocação de luminárias e lâmpadas nas ruas de Laguna agora é definitivamente de responsabilidade do setor de iluminação pública da prefeitura. Até então, o serviço era realizado pela Celesc.
Quem quiser solicitar troca de luminárias deve fazer o pedido por meio do telefone (48) 3644-8728.
O departamento de iluminação pública atende no primeiro piso do Centro Administrativo Tordesilhas, sala 22. O horário de funcionamento é das 13 às 19 horas.

Semáforos para pedestres

Há cerca de dois meses, dois focos para pedestres estão sem funcionamento. As reclamações da população são diárias. O engenheiro de secretaria de segurança e trânsito da prefeitura de Tubarão, Rodrigo Joaquim, garante que em 20 dias a situação será solucionada. Ele espera trocar as placas de focos do semáforo para pedestre entre a rua Tubalcain Faraco com a avenida Marcolino Martins Cabral e outra entre a Marcolino com a rua Vidal Ramos (cruzamento do Hospital Nossa Senhora da Conceição) assim que os equipamentos chegarem.

Divisão Especial: Suca comanda treino tático no Peixe

0

Rafael Andrade
Tubarão

O treinador do Atlético Tubarão, Suca, não terá tantas ‘dores de cabeça’ para escalar o time para a partida deste domingo, às 16 horas, contra o Próspera. O confronto ocorre novamente em Tubarão e é válido pela terceira rodada da Divisão Especial do Campeonato Catarinense. Ontem, os jogadores participaram de um treino tático no campo do Santos, no bairro São Martinho, em Tubarão.

O gramado do Estádio Domingos Silveira Gonzales é preservado para que a bola role sem dificuldades na Vila. Suca acredita que o goleiro Fabão poderá desfalcar a equipe. “Ele está com um desconforto muscular e passará por exames médicos, mas não deve ser grave”, avalia Suca.

A novidade em relação ao último confronto é a volta do arqueiro titular Adilson e do zagueiro Marcelo. Ambos cumpriram suspensão automática contra o Videira por terem recebido cartão vermelho na estreia da competição, no empate em 1 a 1 contra o Porto.

“Ainda não defini os titulares, mas vamos intensificar os treinamentos amanhã (hoje)”, antecipa Suca. A torcida atleticana deve comparecer em bom número, já que a equipe está na vice-liderança do campeonato e briga pela ponta com o Marcílio Dias, que tem 100% de aproveitamento. O Próspera foi uma pedra no sapato do Hercílio Luz ano passado, quando venceu os dois confrontos contra os rivais do Peixe e complicou a vida do Leão do Sul.

Leão do Sul de olho na 1ª vitória

O Hercílio Luz, de Tubarão, ainda não venceu na Divisão Especial do Campeonato Catarinense. O time viaja amanhã para União da Vitória onde, no domingo, às 16 horas, enfrenta o Porto. O Colorado está na oitava posição na tabela de classificação, com um ponto ganho, e precisa da vitória para não se distanciar dos líderes Marcílio Dias (com cinco pontos), Atlético Tubarão, Concórdia e Joaçaba (todos com quatro pontos).

O técnico da equipe, Paulinho Portugal, terá um desfalque para o confronto. O zagueirão cabeça de área Ferrugem foi expulso no segundo tempo do empate contra o Concórdia, nesta quarta-feira, e cumprirá suspensão automática. O substituto deve ser escolhido hoje.

Expofurtuna: Lançamento da feira-festa é hoje

0

Wagner da Silva
Rio Fortuna

Desde a sua criação, a Exposição de Produtos de Rio Fortuna e Região (Expofortuna) nunca teve um pré-lançamento. Este ano, no entanto, será diferente. Uma cerimônia será feita para os expositores e representantes públicos conhecerem como será o evento deste ano. O encontro será hoje, às 20 horas, no Centro Pastoral São Marcos.

A cerimônia deve reunir 150 pessoas e servirá para expor informações sobre o funcionamento da feira, entrega de crachás, organização, segurança e eventos paralelos. Esta 6º edição da Expofortuna, mesmo antes de começar, já bateu recordes. Este ano serão um total de 68 expositores – 14 somente na parte de gado Jersey. Além disso, são 20 estandes a mais que no último ano.

O presidente da Associação Empresarial de Rio Fortuna (Acirf), Gabriel Ricken, revela que havia certa apreensão na venda dos estandes, mas que nos últimos dias o aumento na procura fez o grupo modificar o projeto. “Superou nossas expectativas. Nos últimos dias tivemos, inclusive, que recusar propostas. Isso demonstra a importância da feira para a região”, comemora.

Gabriel acrescenta que a ideia de realizar o evento de lançamento tem como objetivo maior proporcionar informações extras e conforto aos expositores. “Eles receberão nesta semana que antecede o evento, todo o cronograma e regras da Expofortuna. Isto gera maior tranquilidade e segurança àqueles que apostaram na feira”, valoriza Gabriel.

Evasão escolar: Calcula-se que 650 alunos estejam fora da escola

0

Tubarão

O esboço do projeto que será colocado em prática para combater a evasão escolar em Tubarão, foi apresentado aos gestores municipais e do Ministério Público ontem. A iniciativa inédita é fruto de um acordo entre a prefeitura e o MP, oficializado em junho deste ano por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Em Tubarão, estima-se que existam hoje cerca de 650 alunos fora da sala de aula.

Um grupo multidisciplinar, formado por uma pedagoga, uma psicóloga e uma assistente social, atuará nas escolas municipais e estaduais a partir da próxima semana. A proposta será aplicada, inicialmente, em quatro unidades: Visconde de Mauá, Manoel Rufino, São Martinho e João Teixeira Nunes.

“Nestas escolas, o número de alunos que abandonam os estudos é preocupante. Por isso vamos desenvolver o projeto piloto nelas”, reitera a assistente social Maria das Graças Cachoeira Vargas. Apesar de ser coordenado pela secretaria de educação da prefeitura, o projeto atenderá também alunos da rede estadual.
“O foco é o aluno, por isso não importa se estuda em escola do município ou do estado. Trata-se, afinal, de um cidadão tubaronense”, valoriza o promotor da vara da infância e juventude, Osvaldo Juvêncio Cioffi Júnior.

O atendimento também será estendido às famílias dos alunos com problemas de repetência, baixa frequência ou que estão fora do âmbito escolar. “Acredito que será um dos maiores desafios do município na área da educação. Não se trata apenas de trazer o aluno de volta à escola, mas de fazer diferença para ele e sua família. Sem estímulo dentro de casa, fica difícil reconquistar este aluno”, pondera o prefeito Manoel Bertoncini (PSDB).

Agressões no presídio: Sindicância sugere indiciamento por tortura

0

Rafael Andrade
Tubarão

O processo que envolve o ex-chefe de segurança do Presídio Regional de Tubarão, Carlos Augusto Macedo Mota, foi homologado esta semana na secretaria estadual de segurança pública. Os corregedores da secretaria de justiça e cidadania trabalharam na ação durante 60 dias, e concluíram que Carlos Augusto deverá ser indiciado pela conduta de tortura e mau uso da profissão.

O agente penitenciário está afastado do cargo desde 1º de junho, quando ocorreram as agressões. Ele foi filmado com uma ‘caneta espiã’ por outro agente, quando espancava dois presos que chegavam de uma transferência da Penitenciária Sul, de Criciúma.

O caso repercutiu em âmbito nacional. A sindicância, coordenada pelo corregedor Cleto Navagio de Oliveira, ainda aponta que o acusado teria agredido mais presidiários durante a transferência. “Agora, o caso será analisado na corregedoria geral de segurança pública. As provas são contundentes e apontam irregularidades por parte do agente Carlos. Ele terá o direito de defesa, obviamente. Acredito que fizemos um trabalho imparcial. Somente levantamos os fatos das irregularidades”, destaca Cleto.

O agente que filmou as agressões também será indiciado por tortura e negligência, já que não teria impedido os espancamentos. Uma cópia do relatório final desta sindicância e do inquérito policial coordenado pelo delegado Bruno Ricardo Vaz Marinho, também foi encaminhado ao Ministério Público (MP) de Tubarão, que se manifestará ainda este mês.

Sindicância ‘da praia’ será concluída em seis dias

Outro processo que investiga a conduta de dois agentes penitenciários e do ex-diretor do Presídio Regional de Tubarão, Fabrício Buss, deverá, finalmente, ser concluído. “Em seis dias vamos encaminhar o relatório à secretaria estadual de segurança pública. Não podemos adiantar o teor das decisões agora. Está em fase de acabamento”, resume o corregedor Cleto Navagio de Oliveira.
O trio é acusado de utilizar uma viatura do presídio para fins desnecessários, em dezembro do ano passado, na praia do Rosa, em Imbituba.

Graduados e promovidos: 81 bombeiros recebem homenagens

0

Tubarão

O sorriso estava estampado no rosto de 46 crianças de dez anos. Elas receberam o diploma de bombeiro mirim ontem, na sede do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (BBM) de Tubarão, no bairro Humaitá.

É a segunda turma de bombeiros mirins formada na cidade. As crianças são estudantes da escola Martinho Ghizzo, do bairro Passagem, e da Comissão Municipal do Bem Estar do Menor de Tubarão (Combentu), do bairro Humaitá de Cima.

Além do grupo infantil, 34 bombeiros comunitários da região receberam promoção de hierarquia. “Estes profissionais executam um trabalho totalmente voluntário e nos auxiliam nos procedimentos de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), no combate a incêndios, no Resgate Veicular (RV) e salvamento aquático”, detalha o major Carlos Moisés da Silva, comandante do 8º BBM.

Além das graduações e promoções, políticos e empresários receberam o certificado Amigo dos Bombeiros, como reconhecimento ao trabalho prestado. “É uma das profissões mais prestigiadas do mundo. Temos que respeitar e ajudá-los sempre, além de aplaudi-los de pé”, enaltece o empresário Genésio A. Mendes.

BR-101 em Laguna: Prazo da confiança

0

Laguna

A decisão da cúpula do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) foi a de prorrogar o prazo para que o consórcio responsável pelas obras do lote 25 na duplicação da retome os trabalhos. Sem atividades há pouco mais de duas semanas, as consorciadas Blokos/Araguaia/Emparsanco agora tem até o dia 31 deste mês para reassumirem os serviços.

O voto de confiança foi baseado, segundo o Dnit, na recuperação que o grupo conseguiu no fim do ano passado, após mais de seis meses de paralisação. Assim como nesta época, o consórcio alega problemas financeiros para prosseguir com os trabalhos.

A manobra visa esgotar todas as possibilidades de acordos a fim de evitar uma rescisão contratual. Caso isso ocorra, o cronograma do trecho entre o acesso sul a Itapirubá, em Laguna, até Capivari de Baixo, ficaria comprometido em, no mínimo, seis meses, tempo necessário para uma nova licitação.

Todavia, o Dnit já enviou o recado aos gestores do consórcio: este será o último prazo. A última chance. Caso eles não cumpram o acordado, sofrerão as penalizações previstas na lei 8.666 (Lei das Licitações), desde multa até a rescisão do contrato.

Câmara de Tubarão: Uso de diárias está proibido

0

Carolina Carradore
Tubarão

A partir de agora, as viagens a trabalhos ou cursos feitas por vereadores e funcionários da câmara de vereadores de Tubarão, só serão liberadas em caso de emergência e após votação no plenário. A ordem foi imposta por meio de uma portaria, decretada na sessão de ontem pelo presidente do legislativo, João Batista de Andrade, o Sargento Batista (PSDB – foto).

A medida foi motivada após o escândalo que envolve o vereador Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB). Em matéria divulgada no último domingo pelo Fantástico, Jarrão e sua assessora, Cynara Guimarães Antunes, são flagrados em uma praia do Recife quando, na verdade, deveriam estar em um curso.

O decreto também suspendeu o uso de diárias por tempo indeterminado. Batista também pediu aos servidores que apresentem em, no máximo, 20 dias, uma proposta de modernização dos pedidos de diárias com novas regras para liberação do recurso. Por sugestão do parlamentar Dionísio Bressan Lemos (PP), o estudo será feito por meio de uma parceria entre os funcionários e os vereadores.

Batista também pediu ontem o levantamento de despesas com diárias utilizadas por vereadores e funcionários desde 2001. Segundo o presidente, dados preliminares apontam um gasto de aproximadamente R$ 18 mil nos sete meses deste ano. O valor equivale ao total dispensado em todo o ano passado. O relatório oficial também contemplará o quanto foi gasto com passagens áreas durante esse ano.

Jarrão não comparece na sessão

Como já havia antecipado ao Notisul na terça-feira, o vereador Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB), não compareceu na sessão da câmara ontem. Ele também faltou nos trabalhos desta segunda-feira, um dia após as denúncias de suposto uso indevido de dinheiro público.

Também na terça, Jarrão antecipou que não pretende licenciar-se dos trabalhos do legislativo. “Não matei, não roubei. Vou continuar a frequentar as sessões normalmente. Sou inocente”, disse. O vereador reforçou que no momento em que as imagens, transmitidas pelo programa Fantástico do último domingo, foram feitas, ele já tinha saído do curso.

“Eu estava de folga. Isso que fizeram comigo é uma injustiça muito grande”, ressaltou. A assessora parlamentar Cynara Guimarães Antunes, que aparece com o vereador nas imagens, também foi procurada pelo Notisul esta semana. Após muita insistência, na terça-feira, ela disse apenas que não irá pronunciar-se sobre o assunto publicamente.

Tubarão no mapa dos homicídios

0

D e acordo com o critério da Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerado aceitável o índice de dez homicídios por ano a cada 100 mil habitantes. A partir daí, configura-se epidemia. Tubarão, porém, não aparece entre as 14 cidades mais perigosas de Santa Catarina, segundo a secretaria de estado da segurança pública e defesa do cidadão.

Mesmo com o aumento de dez para 13,7 homicídios por 100 mil habitantes entre 2007 e 2009, Santa Catarina, com 6,1 milhões de pessoas, é o segundo estado do país com o menor número de assassinatos, conforme o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). O primeiro é Piauí que, com 3,1 milhões de habitantes, diminuiu, no mesmo período, de 9,5 para 9 homicídios por cada 100 mil pessoas.

A maior exposição na mídia faz parecer que São Paulo é o mais violento, mas não é. Com 41,4 milhões de habitantes e diminuição dos homicídios de 11,7 para 10,9 a cada 100 mil pessoas, é o terceiro estado menos violento do país. Apenas um degrau acima de Santa Catarina e muito próximo, proporcionalmente, a Tubarão, com seus quase 100 mil habitantes e 11 homicídios no ano passado.

É, portanto, um equívoco comparar Tubarão a São Paulo como se fizesse referência a cidade mais violenta do Brasil. Se a intenção for esta, deve-se comparar com Alagoas. Com 3,2 milhões de habitantes, saltou de 58,5 para 63,4 homicídios por 100 mil pessoas no período em questão. Ou com o Espírito Santo, o segundo mais violento. Com 3,5 milhões de habitantes, aumentou de 54,1 para 58,0 o número de assassinatos.

Rio de Janeiro, que também sempre está nas manchetes, o número de mortes passou de 35 para 35,8 no mesmo período. É o quarto estado mais violento do país. Tem 16 milhões de habitantes.
Para se ter ideia mais apurada da situação de Tubarão, há que se ter ciência de que a média nacional é de 25 assassinatos por ano a cada 100 mil habitantes. Além disso, o governo federal investirá R$ 6,1 bilhões até 2012 para reduzir este número para 12 homicídios por ano.

Isto não significa, contudo, que devemos relaxar ou nos acomodarmos com as medidas de prevenção e combate à violência, muitas delas em curso, na nossa cidade. Pelo contrário. Devemos reforçar o trabalho para que Tubarão possa reconquistar os patamares anteriores a 2008, mesmo crescendo, desenvolvendo-se e oferecendo mais oportunidades para todos – o que deve ser meta comum.