sexta-feira, 26 junho , 2026
Início Site Página 9820

Ações regionais: Mapeamento turístico e cultural é feito

0

Wagner da Silva
Braço do Norte

O primeiro encontro regional de mobilização da estância Encantos do Sul, promovido ontem em Braço do Norte, foi o ponto de partida à construção de um plano integrado para desenvolvimento conjunto dos municípios abrangidos pela secretaria de desenvolvimento regional do Vale – além de Orleans, Lauro Müller e Gravatal – nas áreas de cultura e turismo.

Para o museólogo e coordenador do encontro, Robson Lunardi, a região dá um importante passo à exploração organizada destes dois segmentos. “Nossa região é referência em turismo, mas precisamos capacitar as pessoas para oferecer melhor estrutura e, assim, poder fazer desta atividade uma verdadeira fonte de renda”, avalia.

Pelo perfil regional, Lunardi aposta em projetos direcionados à preparação das pequenas propriedades rurais, mas espera maior orçamento nas prefeituras à cultura. “Somos ricos nestes dois pontos, mas na maioria das cidades, os setores de turismo e cultura são, quando muito, resumidos a departamentozinhos. As ações são poucas e isoladas”, lamenta o museólogo.

Perfil
Para que os municípios conheçam melhor seu perfil – e o do vizinho -, o museólogo Robson Lunardi elabora um mapeamento regional para identificar os pontos fortes e as potencialidades culturais e turísticas dos dez municípios que pretendem trabalhar o programa Encantos do Sul de forma integrada: Braço do Norte, Armazém, São Martinho, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, Rio Fortuna, Gravatal, Grão-Pará, Orleans e Lauro Müller.

Redragagem do Rio Tubarão: Licença ambiental será elaborada

0

Zahyra Mattar
Tubarão

A redragagem do Rio Tubarão, deste a parte urbano do manancial até a foz, em Laguna, vai demorar. O próprio vice-prefeito de Tubarão, Pepê Collaço (PP), admite que dar qualquer prazo agora é morder a língua.

Apesar disso, o projeto não está abandonado ou esquecido em alguma gaveta em Brasília. Pelo contrário. Ontem, uma reunião entre Pepê e gestores municipais, estaduais e representantes de entidades de classe serviu para alinhavar a continuidade da articulação para viabilizar a obra.

A primeira parte deste projeto, orçado em R$ 80 milhões, está pronta desde setembro do ano passado. Trata-se da batimetria. Como a cifra é alta, o município de Tubarão inscreveu o anteprojeto da redragagem no PAC 2, do governo federal.

“Não existe qualquer possibilidade de a prefeitura de Tubarão, Laguna ou Capivari de Baixo bancar este valor sozinhas. Hoje (ontem) definimos que é mais fácil pleitearmos os recursos juntos. E o primeiro passo será obter a licença ambiental. Sem este documento o projeto nunca vai ser aprovado”, antecipa Pepê.

Com a licença ambiental em mãos, os três municípios diretamente impactados buscarão verba junto ao ministério das Cidades. Seja à obra física, seja à elaboração do projeto. “O que vir é lucro. Trata-se de uma obra complexa, cara e altamente impactante em termos ambientais”, reitera o vice-prefeito de Tubarão.

Saiba mais

A primeira parte do projeto de redragagem do Rio Tubarão, orçado em R$ 80 milhões, está pronta desde setembro do ano passado. Trata-se da batimetria, que quantifica o assoreamento do rio para que a calha possa ser redragada e retificada. O último trabalho deste tipo foi realizado em 1982.

A medição foi realizada, pela Cidasc, a cada 50 metros em 31 quilômetros do rio, desde a ponte Cavalcanti até a foz, na Lagoa Santo Antônio dos Anjos, em Laguna.
O projeto final é feito pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul (Faepesul) e não há prazo de quando será executado. A ideia é iniciar a redragagem em Laguna e termina em Tubarão.

Amanhã, às 17 horas, os gestores de Tubarão, Laguna e Capivari, participarão da reunião de trabalho do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar. Eles levarão a questão da redragagem à discussão e pedirão auxílio no que diz respeito a obtenção do licenciamento ambiental.

Divisão Especial: Campeonato segue acirrado

0

Rafael Andrade
Tubarão

Os times de Tubarão treinaram ontem e reforçam os trabalhos hoje. Hercílio Luz e Atlético Tubarão vivem momentos diferentes na Divisão Especial do Campeonato Catarinense. O Peixe é líder da competição. O Leão do Sul ocupa a oitava posição.

Já se passaram três rodadas. Neste primeiro turno, somente o campeão classifica-se para o quadrangular final. Faltam seis rodadas para o fim da primeira fase, ou seja, são 18 pontos em disputa. Todos os dez times têm chances, já que os jogos estão equilibrados e nenhum time dispontou como favorito.

O campeão do returno, que inicia no dia 26 de setembro e segue até 31 de outubro, também classifica-se para o quadrangular final. As outras duas vagas serão preenchidas pelas duas equipes que somarem o maior número de pontos – índice técnico.

“É um campeonato muito equilibrado e longo. Estamos no caminho certo e, a cada jogo, nos entrosamos cada vez mais”, valoriza Suca, técnico do Tricolor da Vila.
O atacante titular do Colorado, Bugrão, não deve atuar contra o Videira neste domingo, às 16 horas, no Estádio Anibal Costa. O substituto do jogador deverá ser Jadson, que já atuou na partida no último domingo, no empate contra o Porto, em União da Vitória (PR). Bugrão recupera-se de uma lesão na região lombar.

No Peixe, o desfalque deverá ser o meia Rodrigo Bagé, que ainda se recupera de um corte na cabeça após o choque com um jogador do Próspera, no último domingo, quando o Atlético venceu por 1 a 0. Willian ou Diego Borges são as opções do técnico Suca.

Sabe o que os astros reservam para você hoje?

0

Áries (21/03 a 20/04)
Fase lunar crescente, período propício ao desenvolvimento emocional, criativo. Momento importante para se conectar com os sentimentos e brilhar a partir do que gosta de fazer.

Touro (21/04 a 20/05)
Momento de reorientar os relacionamentos a partir de um novo centramento interior. Percepção do que realmente é importante para você. Fase de finais e de novos começos, taurino.

Gêmeos (21/05 a 20/06)
Aprendizados, contatos, novos ambientes e pessoas animam os geminianos. A Lua crescente estimula a vivacidade mental, criativa e emocional.

Câncer (21/06 a 21/07)
A Lua, regente canceriano, está na fase crescente, estimulando o desenvolvimento emocional e material. Ótimo momento para expressar criativamente os talentos.

Leão (22/07 a 22/08)
A lunação que iniciou em seu signo recentemente chega agora à fase crescente. Momento interessante para expressar o seu brilho interno.

Virgem (23/08 a 22/09)
O momento atual pede interiorização e compreensão do que deve ser finalizado. Um ciclo emocional está chegando ao final e isso fica mais claro com a lua crescente.

Libra (23/09 a 22/10)
Momento oportuno para se reunir com pessoas com quem há uma forte sintonia, libriano. Convite ao compartilhar de sentimentos e de potenciais, gerando benefícios a muitas pessoas.

Escorpião (23/10 a 21/11)
A Lua em seu signo está na fase crescente, estimulando o crescimento emocional e profissional. Momento de brilhar pela força do coração.

Sagitário (22/11 a 21/12)
Deixe que sua luz interior conduza na direção dos seus sonhos e ideais. A força mental e emocional sinaliza que deve seguir a intuição.

Capricórnio (22/12 a 20/01)
Fase em que você se depara com o que precisa ser transformado, capricorniano. Muita força e poder decorrem da atitude de desapego, conectando-lhe com o que é essencial.

Aquário (20/01 a 19/02)
O momento atual mostra o quanto você é querido pelas pessoas, aquariano. O afeto que você recebe é proporcional à sua generosidade e carinho nos relacionamentos.

Peixes (20/02 a 20/03)
Favorecimento para atividades criativas que auxiliem no aprimoramento profissional. Manifeste sua luz e brilho no trabalho. E não se esqueça de cuidar da saúde.

O bom e o mau profissional fazem diferença para a opinião pública

0

O jornalismo, quando desempenhado com integridade e serenidade, ultrapassa fronteiras e amplia sobremaneira o número de adeptos em todas as faixas etárias. Os que agem ao contrário, além do desserviço, estão no mercado apenas para servirem de chacota. Em quaisquer circunstâncias a imprensa, seja TV, rádio ou jornal impresso, tem função específica de mostrar os fatos como eles ocorrem, sem jamais desvirtuar de seu curso. Até porque, nos dias atuais, o nível de comportamento e intelectualidade dos cidadãos é muito mais apurado e exigente.

Quando há deslize do profissional, por um motivo ou outro, a cobrança retorna veementemente de maneira censurada. Voltar atrás pode-se tornar uma tarefa bem mais complicada. O dito pelo não dito, às vezes, não chega à mesma proporção da primeira impressão. Por este e muitos outros motivos é que algumas pessoas que estão no ofício igualmente veículos de comunicação perdem, aos poucos, a credibilidade perante seu público.

A restrição bairrista, por exemplo, já não consegue manter-se no mesmo ritmo, devido a interação da rede mundial de computadores. Conceito altamente divisível e de tolhimento do desenvolvimento regional. Mesmo que o órgão de divulgação esteja fora da web, ainda assim as notícias chegam aos mais longínquos rincões com maior rapidez. Quem pensa diferente não passa de um trépido e ingênuo ou declarado retrógrado.

Mas, sinceramente, para uma boa parte de colegas do meio, a notícia quanto pior, melhor. Eis que surge a oportunidade de aumentar a fogueira para ver o caldeirão ferver. Foi o que ocorreu com o caso do vereador Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB), de Tubarão. Praticamente o estado todo comentou e lamentou o ocorrido, externando sentimentos ao povo da Cidade Azul. Até aí tudo certo. O que gera indignação é como alguns exploram o fato desvirtuando-o e direcionando-o de forma sarcástica, como se todos fossem culpados. A maior carga, acreditem, está vindo da briosa Cidade Mineira, Criciúma.

Aproveitando o ensejo da desgraça alheia, Ney Lopes lascou em seu blog esta nota. “Frente – Além do maior “shopis” da América Latina, em que cabe toda a população dentro, de ter a única escada rolante que só sobe, da rodovia mais movimentada do Brasil que passa dentro da cidade, que é a BR-101, Tubarão está também na frente de Criciúma com o caso do vereador Jarrão, que virou celebridade depois que saiu no Fantástico. E aquele vereador de Tubarão, hein? Depois dos minutos de celebridade em rede nacional através do Fantástico deve estar dando autógrafos e explicações até agora no “shopis” da Cidade Azul”.

Também colunista de um jornal, o insipiente repórter não se conteve e perolizou mais uma. “Observadores da cena econômica da simpática Cidade Azul, Tubarão, comentam que o caixa-alta Genésio Goulart, dono do Farol Shopping, um dos maiores do sul do país, investiu do próprio bolso perto de um milhão de reais para a instalação de uma superloja Mac Donald’s, que estréia no próximo mês”.

O embaraço do impetuoso jornalista, que troca Jesus por Genésio, é de uma impressionante atrofia memorial. Ele está se esquecendo que a classe política, infelizmente, no Brasil não é vista com bons olhos. E mais, a auréola também não cabe na cabeça da maioria dos políticos da cidade dele. Não faz muito tempo, Criciúma teve um prefeito cassado pela justiça eleitoral – e não precisa nem dizer que ele não foi honesto -, fora os que estão subjudice. Cá entre nós, isto está parecendo mais ciumeira do que uma mera crítica.

Só para não pairar nenhuma dúvida, já passou da hora, porém nunca é tarde para passar a limpo este país de poucas, mas ainda existem ilustres e respeitáveis autoridades públicas. Entendo que todos os políticos, empregados do povo, deveriam ser mais bem investigados, em todas as instâncias judiciais. E, dependendo do caso, deve-se aplicar a penalidade com todo rigor da lei.

Festa = investimentos

0

“Não falta nada em nossa escola!”. O diretor da Escola Martinho Alves dos Santos, em Tubarão, José da Silva Thiesen, é só orgulho. Também pudera. Todos os anos, a unidade educacional recebe melhorias com os recursos arrecadados durante a festa junina.

Em 2009, a prioridade foi a climatização, com instalação de ar-condicionado em todas as salas. Já em 2010, os recursos serão destinados à colocação de cobertura metálica para unir os três prédios da escola.

O investimento total será de R$ 20 mil, e ainda vai sobrar um ‘merrequinha’ para destinar a outras pequenas melhorias. “Felizmente, sempre conseguimos alcançar nossos objetivos. E devemos isso à comunidade, aos pais de alunos e empresários que nos patrocinam. Todos eles dão a sua contribuição para realizar essa festa”, agradece o diretor.

Atrações
A festa junina da Martinho Alves dos Santos deste ano ocorreu no último sábado. Além dos indispensáveis quitutes da época e da quadrilha, teve apresentação de banda, homenagens aos namorados e performances dos próprios estudantes, que fizeram cover de Beyonce, Mamonas Assassinas, entre outras atrações.

Público
A estimativa é que de 7 a 10 mil pessoas compareceram à festa junina da Escola Martinho Alves dos Santos.

Curtas

Vestibular
Os estudantes da Escola Dom Joaquim, em Braço do Norte, estão de olho no livros que devem ler para estarem preparados para o vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) do próximo ano. As obras estão detalhadas no blog da escola. Anote aí o endereço e confira: http://eebdomjoaquim.blogspot.com.

Dinâmica dos nomes
Sob a orientação da professora Ludimar Teresa de Oliveira, os alunos da 1ª série do ensino médio da Escola Jovem Dite Freitas, em Tubarão, elaboraram o perfil das turmas a partir da compreensão dos estudantes sobre as características principais de cada um. Os destaques foram os colegas Willian Fernando, Rodrigo Siega e Luiza Estela. Eles receberam o maior número de elogios dos amigos. Willian (esse moço da foto), por exemplo, foi “traduzido” como um cara tranquilo, amigo, paciente e educado. Parabéns!

“Vou fazer um gabinete móvel”

0

Douglas Antunes, 25 anos, natural de Tubarão, é casado e tem um filho. Professor de matemática por formação, o candidato a deputado estadual concorre pela primeira vez ao pleito. Evangélico, membro da congregação Cristã do Brasil, atua há cinco anos na rede pública estadual e privada de ensino. Chegou a ser diretor de escola e professor do Ceja. Douglas sempre esteve engajado na comunidade. Foi coordenador de grupo de jovens, presidente do grêmio estudantil. Atualmente, é líder comunitário do bairro Guarda-MD. Douglas resolveu entrar na vida política no ano passado, época em que se filiou ao PSC. É presidente do partido em Tubarão, coordenador da sigla na região e vice-presidente estadual do PSC jovem do estado. O candidato tem uma proposta inédita em Santa Catarina. Se eleito, promete criar o gabinete móvel. Sua intenção é transformar um trailer em um gabinete itinerante. “Nossa ideia é que todos os dias esse gabinete irá para uma cidade, para atender nossos lideres comunitários, de igreja, vereadores e prefeitos”. Outra proposta do professor é colocar à disposição da população da região, duas vans que serão adquiridas em parceira com empresários. “Vou seguir o exemplo de um vereador de Pedras Grandes. Ele deixou um carro na cidade para atender a comunidade. Os veículos serão administrados pelo nosso gabinete”, antecipa.

Carolina Carradore
Tubarão

Notisul – Como candidato da região sul, qual a bandeira que você pretende levantar na campanha?
Douglas
– Meu projeto é baseado na educação, no social e no desenvolvimento. Temos que ter processo seletivo para diretores de escolas, para dar direitos iguais para professores participarem da gestão escolar. Nossa proposta é que a cada dois anos ocorra um processo seletivo para haver rodízio de diretores. Assim, todos terão oportunidade de mostrar o seu trabalho e vamos tirar a política de dentro da nossa escola. Quero defender também um projeto de lei que abra 10% das vagas de qualquer curso para pessoas que comprovem carência econômica. O projeto prevê também que o aluno tenha uma carga horária de prestação de serviço à comunidade.

Notisul – Para você, qual o papel exato do deputado?
Douglas
– Quero ser o buscador na assembleia legislativa. Acredito que temos que ter atuação, buscar as coisas, ter acesso as secretarias, não só ir para lá bater cartão. Quero estar em contato com os secretários, bater na porta do governador. Sempre vou ter algo para trazer à nossa região. Além de ser um fiscalizador, temos que buscar o que é necessário à região que representamos.

Notisul – Quais as áreas que precisam de mais atenção na nossa região?
Douglas
– Temos que desenvolver muito nossa região. Tudo aqui no sul é difícil. Você vê uma obra de um aeroporto que não termina nunca, uma Arena Multiuso que não sai, uma duplicação que leva a vida toda. A área de segurança também é complicada. Hoje, é muito fácil ver a polícia realizar blitz. Não que não seja necessária, mas poderiam também estar, à noite, fazendo rondas, monitorando os bairros. E fazer isso constantemente. Também temos que dar assistência às nossas igrejas, independente de qual for. Temos que auxiliar grupos de jovens, conselhos comunitários. Buscar projetos que tragam verba a essas entidades. Precisamos também trazer grandes indústrias, mas valorizar as que já estão aqui, incentivar os nossos empresários.

Notisul – Como você avalia a atuação dos deputados que nos representaram até então?
Douglas
– Merecem o nosso respeito, inclusive votei neles. Vejo que um está mais fraco, desgastado, mas faz um trabalho social muito bonito. O outro passou oito anos falando mal do governador e agora vem para cá, de novo, pedir voto. Então, é o momento de avaliar. O cara não trouxe nada à região. O eleitor tem que ficar atento a essas coisas. Falta uma representação de verdade. Falta atuação, disposição. Com exceção do Genésio Goulart (PMDB), que sempre está na comunidade, o outro só fala do partido dele, não fala da região que representa.

Notisul – Qual sua opinião do voto regional?
Douglas
– Sou um forte defensor do voto pelo sul e sei que terei voto em todas as cidades da nossa região. Temos que escolher candidatos do sul. Também precisamos ficar atentos nos vereadores de Tubarão, alguns até envolvidos em escândalos, que trabalham para candidatos de fora. Nosso povo tem que avaliar se eles merecem nosso voto em 2012. Por que pedir voto para candidato de fora se temos tantos aqui?

Notisul – Como você está formando sua base eleitoral?
Douglas
– Temos uma base eleitoral muito forte. Sou um privilegiado porque vou levar voto em mais de 250 cidades de Santa Catarina, pois temos coordenadores e presidentes em todas essas cidades.

Notisul – Como você avalia a região atualmente?
Douglas
– Quando viajamos para o norte, ficamos tristes. Observamos obras grandes, asfaltos, grandes empresas. Quando chegamos no sul, percebemos que tudo é mais fraco, tudo é custoso. A nossa região é desprezada. Temos muito políticos com discurso bonito na região, mas com pouca ação.

Notisul – Quanto você pretende gastar na campanha?
Douglas
– O necessário para termos nossa vitória. Temos parceiros que aderiram nossa proposta que estão nos auxiliando.

As entrevistas realizadas pelo Notisul com os candidatos com domicílio eleitoral na região serão em ordem alfabética.

Já entrevistados
Ada De Luca (15015) – PMDB – Laguna; Alexandre Moraes (15650) – PMDB – Tubarão; André Igreja (12123) – PDT – Imbituba; Arlei da Silva (23730) – PPS – Capivari de Baixo; Araildo Domingos Liberato (PG) (12312) – PDT – Capivari de Baixo; Carlos Stüpp (45888) – PSDB – Tubarão; Cleosmar Fernandes (22222) – PR – Laguna; Douglas Antunes (20200)- PSC – Tubarão; Joares Ponticelli (11223)- PP – Tubarão.

Caso Jarrão: Vereador comparece, mas desaparece

0

Carolina Carradore
Tubarão

O vereador Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB), faltou a duas sessões da câmara de vereadores de Tubarão desde que seu nome foi vinculado em uma matéria divulgada no Fantástico, há oito dias. Na reportagem, Jarrão é denunciado por fazer turismo com dinheiro público no momento em que deveria participar de um curso para vereador.
Ontem, ele deu o ar da graça na sessão legislativa, mas sua presença não durou nem 20 minutos. Jarrão participou da ordem do dia (momento em que são apreciados os projetos de lei) e foi embora. A rápida passagem, porém, garantiu-lhe a presença na lista de chamada.

Pelo regimento interno do legislativo, o vereador tem a obrigação de participar apenas da ordem do dia. Em resumo: não precisa ficar até o fim da sessão. Ainda pela lei, as duas faltas de Jarrão das sessões anteriores teriam que ser descontadas do seu salário.

Cada falta equivale a R$ 600,00 a menos na folha de pagamento. A informação é da presidência da casa. O salário de um vereador em Tubarão é de R$ 6.090,00. Com os descontos, cada um recebe, líquido, R$ 4.090,00. Se de fato a câmara descontar as faltas de Jarrão, ele receberá R$ 2.890,00 este mês.

Segundo o presidente do legislativo, João Batista de Andrade, o Sargento Batista (PSDB), as ausências dos vereadores nas sessões somente são justificadas caso precisem afastar-se por conta de trabalhos da câmara ou por motivos de saúde.

Falta justificada
Funcionários da câmara de vereadores de Tubarão informaram ontem que o vereador Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB) poderia ter apresentado atestado médico para justificar sua ausência nas duas últimas sessão da câmara, na semana passada. Porém, eles não sabem se isso ocorreu de fato. A primeira ausência, na segunda-feira da última semana, colegas o teriam aconselhado a não comparecer no plenário por conta da repercussão da matéria divulgada no Fantástico. Na quinta-feira passada, ele disse ao Notisul que faria uma viagem à Florianópolis.

O outro lado
O vereador Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB), se diz inocente das acusações. “Eu falei aquela frase por brincadeira e naquele momento, não havia mais seminário. Estávamos de folga”, garante. A assessora Cynara Guimarães Antunes foi procurada diversas vezes pelo Notisul, mas apenas resumiu que não tinha nada a declarar.

Diárias
A câmara de vereadores de Tubarão divulgou ontem os dados oficiais relacionados aos gastos com diárias dispensadas a vereadores e funcionários da casa. Em 2009, foram gastos R$ 21.745,56 com diárias para a realização de trabalhos ou cursos de qualificação. Nos primeiros sete meses deste ano, o número chega perto da despesa do ano anterior: R$ 18.407,40.

Grizotti confirma ausência
de Jarrão em curso

Os três vereadores que compõe a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Albertina Carvalho, a Bete Xuxa (PSDB), Dionísio Bressan Lemos (PP – foto) e Edson Firmino (PDT) – ouviram ontem, em Porto Alegre (RS), o repórter Giovani Grizotti, autor da matéria “A farra dos vereadores”, que acusa o colega Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB), de mau uso da verba pública.

Por conta da viagem, o trio não compareceram na sessão de ontem. O jornalista confirmou à comissão que de fato Jarrão estava na praia de Porto de Galinhas junto com a esposa, a filha e a assessora Cynara Guimarães Antunes. “Ele disse que tanto o vereador e a assessora deveriam estar, naquele momento, no curso de vereador, mas estavam na praia. Ele só confirmou tudo que já foi divulgado”, antecipa o relator da comissão, Dionísio Bressan.

Grizotti também ressaltou que foi para ele que Jarrão disse a frase divulgada na matéria: “Eu não vim aqui pra vim fazer curso de vereador não. Vim pra passear”.

Projeto Ficha Limpa é apresentado

O presidente da câmara de vereadores de Tubarão, João Batista de Andrade, o Sargento Batista (PSDB), apresentou na sessão de ontem o projeto de lei que impede a nomeação de pessoas que tenham condenação na justiça a cargos do legislativo. A matéria tem 11 itens que detalham a disciplina que deve ser tomada à nomeação de cargos na câmara. A ideia de Batista foi bem aceita pelos colegas.

“Ser honesto é obrigação do cidadão, mas infelizmente projetos como esses são obrigados a serem colocados em prática. Admiro sua atitude”, elogiou o vereador Caio Tokarski (PMDB), ao sugerir que o “Ficha Limpa” também seja aplicado no executivo. O projeto será apresentado às comissões da câmara, avaliado e, em seguida, colocado em votação no plenário.

Área Azul: Rescisão ainda não foi concluída

0

Carolina Carradore
Tubarão

Apesar do projeto de lei que autoriza a prefeitura de Tubarão a encampar os serviços do estacionamento rotativo na cidade estar aprovado, ainda deverá demorar – e pelo visto muito tempo – para que o sistema volte a operar.
Para isso ocorrer, o prefeito Manoel Bertoncini (PSDB) precisa sancionar a lei e, depois disso, acertar as contas com a Caiuá, empresa responsável pela fiscalização do serviço na cidade até fevereiro deste ano.

A Caiuá até que tentou resolver a situação. O gerente da empresa, Hélio Mizubuti, reuniu-se com o secretário de segurança e trânsito Antônio Bittencourt, e com a procuradora do município Letícia Bianchini, na última semana. A meta era voltar para Joinville, onde fica a sede da Caiuá, com o contrato rescindido, fato que não foi possível, pois a lei ainda não está sancionada.

Além disso, a prefeitura estipulou o valor máximo de R$ 54.858,94 para quebrar o contrato com a empresa. Na reunião com o gerente, documentos que detalham esse valor não foram apresentados. “Garantiram-me que irão enviar a documentação o mais breve possível, mas diante da situação, não foi possível rescindir o contrato”, afirma Hélio.

O gerente já antecipou ao Notisul que aceitará o valor oferecido pela prefeitura, mas não descarta uma possível ação judicial a fim de discutir a indenização. “Não queremos prejudicar a prefeitura, Tanto que aceitei os termos, mas também preciso pensar na empresa. Investimentos muito em Tubarão”, considera Hélio.

Lei deve ser sancionada
esta semana, prevê secretário

O secretário de segurança e trânsito da prefeitura de Tubarão, Antônio Bittencourt, acredita que a lei que autoriza a prefeitura a encampar a fiscalização do estacionamento rotativo será sancionada esta semana pelo prefeito Manoel Bertoncini (PSDB).

Quanto a rescisão do contrato com a Caiuá, empresa que provia o sistema de Área Azul até fevereiro deste ano em Tubarão, Toni acredita que a situação estará solucionada em 15 dias. “Neste meio tempo, estudamos o modelo de estacionamento que iremos implantar. Provavelmente, o esquema de parquímetro permanecerá, só que de forma mais moderna”, antecipa o secretário.

Feira agropecuária: Vem aí a 6ª Expofortuna

0

Carolina Carradore
Rio Fortuna

A produção de gado leiteiro é um dos carros-chefes da economia de Rio Fortuna. A agropecuária é a fonte de renda de boa parte dos habitantes da cidade. E toda essa potência econômica poderá ser vista na 6ª Expofortuna. A abertura oficial é nesta sexta-feira.

Mas a programação começa a esquentar já na quinta, com a chegada dos animais e um jantar a base de derivados de leite. A expectativa dos organizadores é reunir 20 mil pessoas nos quatro dias de festa. Mais de 50 empresas já garantiram espaço no pavilhão de exposições.

“Será, com certeza, mais um evento de sucesso. Além de ser um entretenimento à região, divulgamos as potencialidades da cidade”, valoriza o prefeito de Rio Fortuna, Sílvio Heidemann (PP). Mais de 100 bovinos comporão a exposição de animais. Além disso haverá mostra de produtos para o setor agropecuário, nutrição animal, máquinas e tecnologia para o setor.

Entre as atrações principais, a feira conta com o famoso concurso de leite em metro. Ganha quem conseguir beber, em menor tempo, uma tulipa de leite pasteurizado. O torneiro leiteiro também um dos momentos mais aguardados. Cada expositor ordenha sua vaca por três vezes – uma em cada dia do evento. Vence quem acumular a maior produção do leite.

Programação Expofortuna

Quinta-feira
14 horas – Chegada dos animais no pavilhão de exposições.
19h30min – Jantar a base de derivados de leite e palestra sobre o manejo reprodutivo, no centro pastoral São Marcos.

Sexta-feira
6 horas – Última esgota dos animais para o torneio leiteiro.
18 horas – Primeira ordenha do concurso leiteiro.
19 horas – Abertura oficial da 6ª Expofortuna, no centro comunitário São Marcos.
21 horas – Classificatória do concurso de leite em metro.
23 horas – Fechamento dos estandes.

Sábado
6 horas – Segunda ordenha do concurso leiteiro.
9 horas – Abertura dos estandes.
9h30min – Julgamento dos animais.
12 horas – Almoço colonial no centro comunitário São Marcos.
15 horas – Classificatória do concurso de leite em metro.
16 horas – Palestra de vendas O lado humanos dos negócios, no centro pastoral São Marcos.
18 horas – Terceira ordenha do concurso leiteiro.
19 horas – Missa em ação de graças na igreja matriz.
22 horas – Fechamento dos estandes.
23 horas – Baile com a banda Cavalinho, Os Sócios e DJ Rod Bn, na arena de shows.

Domingo
06 horas – Última ordenha do concurso leiteiro.
8h30min – Missa em ação de graças na igreja matriz.
9 horas – Entrega da premiação dos animais.
10h30min – Palestra motivacional O sucesso está em suas mãos, no centro pastoral São Marcos.
12 horas – Almoço colonial.
15 horas – Final do concurso de leite em metro, no centro comunitário São Marcos.
16 horas – Apresentação artísticas na arena de shows.
17 horas – Tarde musical com Sandro Rios e banda e DJ Marcelo Aguiar, na arena de shows.
18 horas – Encerramento da 6ª Expofortuna