sábado, 27 junho , 2026
Início Site Página 9820

Diárias: Relatório não será divulgado

0

Carolina Carradore
Tubarão

A Central de Polícia de Tubarão instaurou esta semana o inquérito para apurar as denúncias contra o vereador Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB), e da assessora Cynara Guimarães Antunes. À pedido do Ministério Público, a polícia investigará se houve conduta criminal por parte do vereador e da funcionária. Ambos foram denunciados no dia 7 deste, em matéria divulgada no Fantástico. Conforme a reportagem, eles faziam turismo com verba pública, em vez de participarem de um curso de qualificação no Recife.

O delegado Carlos Diego Araújo, responsável pelo inquérito, deve pedir em breve uma cópia sem edição do vídeo em que Jarrão e Cynara aparecem em Porto de Galinhas, dia 4 de julho, no momento em deveriam estar no curso.

Ele também ouvirá Jarrão e Cynara e o repórter Giovani Grizotti, responsável pela matéria. Jarrão e sua assessora serão investigados pelo crime de peculato desvio, conforme o artigo 312 do Código Penal. A polícia apurará se ambos desviaram verba pública em proveito próprio. O inquérito tem 30 dias para ser concluído – com direito a prorrogação se necessário. Se condenados, a pena prevista é de 12 anos de prisão em regime fechado.

Câmara esconde documento

O presidente da câmara de vereadores de Tubarão, João Batista de Andrade, o Sargento Batista (PSDB), garantiu ontem que não tornará público os documentos que detalham a utilização das diárias pelo legislativo. Conforme ele justifica, a medida visa preservar os vereadores. “Se algum vereador quiser tornar público, tudo bem. Mas da minha mão não entrego nada à imprensa. Se quiserem somente em juízo”, frisa o presidente.

Batista deve entregar hoje o relatório referente aos gasto de 2009 e este ano aos vereadores Edson Firmino (PDT) e Dionísio Bressan Lemos (PP). A dupla pediu os documentos por meio de um requerimento. Na próxima semana, a câmara deve atender ao pedido do Ministério Público e entregar o levantamento de uso de diárias referente aos últimos cinco anos.

Esses papéis detalham quais os gastos, os roteiros e quem foram os vereadores que utilizaram dinheiro público para viagens. Até agora, a câmara apenas divulgou o valor total das despesas com diárias. Em 2009 foram gastos R$ 21.745,56 com realização de trabalhos ou cursos. Este ano, o número chega perto da despesa do ano anterior: R$ 18.407,40.

Jarrão pede prazo ao MP

O vereador de Tubarão Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB), deveria prestar depoimento para o Ministério Público (MP) hoje. Porém, segundo a promotora Maria Amélia Borges Moreira Abbad, ele pediu para prorrogar o prazo para ser ouvido. Jarrão deverá prestar os esclarecimentos possivelmente na próxima semana.

Entenda o caso

O programa Fantástico mostrou, no dia 7 deste mês, uma gravação onde mostra o vereador de Tubarão Geraldo Pereira (PMDB), o Jarrão, na praia de Porto de Galinhas, ao lado da esposa, da filha e da assessora Cynara Guimarães Antunes. Ele e a funcionária deveriam participar de um curso parlamentar no Recife. Em conversa com o repórter Giovani Grizotti, disfarçado de assessor, Jarrão disse “eu não vim aqui fazer curso de vereador, eu vim passear”.

Só em diárias, ele e a assessora gastaram cerca de R$ 5 mil. Jarrão garante que participou do curso no período da tarde e que no horário em que foi flagrado na praia, segundo ele próximo das 11 horas, estava de folga. Procurada pelo Notisul, a assessora Cynara diz que não falará sobre o assunto.

Solidariedade: Moradia digna para Morgana

0

Carolina Carradore
Tubarão

Morgana Lopes Santiago tem 22 anos. Seu maior sonho é poder trabalhar e conquistar seu lugar ao sol. Ela é portadora de lúpus sistêmica, uma doença autoimune grave e sem cura. Para ter uma qualidade de vida melhor, Morgana precisa de uma nova moradia. Sem condições financeiras, a jovem é obrigada a conviver com os três irmãos em uma casa de duas peças, próximo ao cemitério municipal, na região central de Tubarão.

No ano passado, Morgana perdeu a mãe, vítima de tuberculose. A vida tem sido difícil para a jovem, que agora conta com a ajuda da enfermeira Kátia De Bona Porton, coordenadora do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), do curso de medicina da Unisul.

“Ela é nossa paciente desde 2004 e nos comovemos com sua história. Nosso desejo maior é angariar recursos para lhe dar uma casa nova”, pede a enfermeira. A tubaronense descobriu que era portadora de lupus aos 12 anos. Desde então, as visitas aos hospitais são constantes.

Mas as condições precárias da casa em que reside a impede de realizar um tratamento melhor. O chão é aderido ao solo, o que torna o ambiente úmido. O inverno é seu maior inimigo e as frestras na casa de madeira aumenta ainda mais a sensação de frio. O péssimo estado de conservação do imóvel deixa Morgana ainda mais vulnerável à doenças. Por conta da lúpus, as dores nas articulações são imensas. Morgana ainda sofre com queda de cabelo e fotofobia. “Ela precisa de protetor solar o tempo todo, mas nem sempre consegue devido a falta de dinheiro”, lamenta a enfermeira.

Contato
Quem estiver interessado e puder ajudar Morgana, pode entrar em contato por meio dos telefones 9921-8732 ou 3632 5471.

Uma vida melhor

A tubaronense Morgana Lopes Santiago perdeu a visão do olho direito e a metade do olho esquerdo. Mas todas as complicações não a impede de sonhar e de lutar por dignidade. “Estou para concluir o ensino fundamental e faço curso de beleza e estética. Quero melhorar e trabalhar”, deseja. Sem renda, ela conta ajuda de vizinhos e amigos. Mas o que ela quer mesmo é ver sua casa reformada.

“Já temos pessoas que se manifestaram em ajudar com tijolos e outros materiais. O que de fato precisamos é um orçamento de uma madeireira e um mutirão para pagar a casa nova. Não há mais condições de deixá-la aqui”, pede a enfermeira Kátia De Bona Porton, coordenadora do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), do curso de medicina da Unisul, onde Morgana recebe tratamento.

O que é lúpus?

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune do tecido conjuntivo que pode afetar qualquer parte do corpo. Assim como ocorre em outras doenças do mesmo tipo, o sistema imune ataca as próprias células e tecidos, o que resulta na inflamação e no dano tecidual. O lúpus lesa, mais frequentemente, o coração, as articulações, a pele, os pulmões, os vasos sanguíneos, o fígado, os rins e o sistema nervoso. A evolução é imprevisível. A doença é nove vezes mais frequentemente em mulheres do que em homens, especialmente entre 15 e 50 anos. A lúpus não tem cura.

Mamografia: Sobram cotas em São Ludgero

0

Wagner da Silva
São Ludgero

Desde o início do ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza um número maior de exames de mamografia aos municípios. Por outro lado, “faltam” mulheres para utilizar as vagas gratuitas a mais para São Ludgero. A diretoria da Rede Feminina de Combate ao Câncer da cidade já demonstra certa preocupação em relação à questão.
Até pouco tempo atrás, a entidade recebia um número insuficiente de exames mensais. Agora, a rede tem à disposição 60 autorizações de exames por mês. Se antes faltavam vagas, agora sobra.

O objetivo do Ministério da Saúde é possibilitar a todas as mulheres acima de 35 anos a realização do exame. Em São Ludgero, contudo, a maioria do público alvo vive na área rural e não têm o hábito de ir ao médico, quem dirá procurar por serviços específicos à saúde feminina.

“Se todas as mulheres fizessem o preventivo de colo uterino anualmente poderíamos reduzir os índices relacionados ao câncer de mama, pois na realização do procedimento a enfermeira também orienta a paciente a realizar o autoexame de mama e a mamografia. Hoje, apesar de haver uma procura regular, sobram cotas. Além disso, percebemos que muitas mulheres não têm consciência da importância do exame”, lamenta a secretária da rede feminina, Franciele Duarte.

Atualmente, a entidade realiza, em média, 40 encaminhamentos por mês. “As 20 autorizações que sobram não ficam acumuladas para o mês seguinte. Com isso, corremos o risco de ter a cota novamente reduzida por conta da baixa procura”, alerta Franciele.

Divisão Especial: Mudança de data no jogo do Leão

0

Rafael Andrade
Tubarão

Reprograme-se hercilista! O jogo do Leão do Sul contra o Videira, válido pela quarta rodada da Divisão Especial do Campeonato Catarinense, mudou de data. A partida estava agendada para domingo, mas foi transferida para este sábado. A diretoria dos dois clubes firmaram um acordo, ontem, para a mudança de data. O horário e o local permanecem os mesmos: às 16 horas, no Estádio Anibal Torres Costa, em Tubarão.

O principal motivo da alteração é evitar o confronto no mesmo dia e horário dos jogos da Série A do Campeonato Brasileiro, que no domingo terá uma rodada de grandes clássicos. Ontem à tarde, o técnico Paulinho Portugal comandou mais um dia de treinos na Toca. O atacante Edson Bugrão segue lesionado e não jogará no sábado. Jadson ocupará a vaga.

Eletroeletrônicos: Ladrões deixam prejuízo de R$ 40 mil

0

Rafael Andrade
Tubarão

O setor de investigação de furtos e roubos da Central de Operações Policiais (COP) de Tubarão está empenhado para desvendar mais um crime em estabelecimento comercial na cidade. No início da semana, uma loja de informática do município foi alvo de ladrões.

O que intriga o proprietário do estabelecimento é que não houve sinais de arrombamento no local, que não é guarnecido por câmeras de monitoramento. No total, 16 notebooks de várias marcas e um monitor de 32 polegadas LCD foram levados. “Deixaram-me um prejuízo de R$ 40 mil e uma tremenda dor de cabeça”, desabafa o empresário.

Havia uma grande quantia em dinheiro no cofre e no caixa da loja, além de produtos caros expostos na vitrine, mas nada foi levado. As portas do local são de aço e com fechadura de chave tetra. “É possível a participação de ex-funcionários que tinham cópia da chave. Mas não estou acusando ninguém. Só quero o material de volta”, pede o empresário.

Duas pessoas são investigadas pela polícia. Várias diligências já foram efetuadas nos principais pontos de tráfico de drogas de Tubarão – Beco de Quilinho, Área Verde, Divinéia e Morro do Bem Bom. Como nada foi encontrado, a polícia praticamente já descartou o envolvimento de usuários de entorpecentes no crime.

‘Auxílio vizinho’
As gravações de uma câmera de vigilância de uma loja vizinha são avaliadas pela polícia. As imagens podem auxiliar na identificação dos ladrões.

Assaltante em série

Um jovem ladrão de 19 anos foi preso ontem à tarde por agentes da Central de Operações Policiais (COP) de Tubarão. Ele é acusado de praticar vários roubos na cidade, principalmente em farmácias e padarias. O bandido sempre agia com rapidez e brutalidade. Um comparsa seu foi detido em Criciúma, semana passada, com três armas de fogo.

Um dos últimos alvos do assaltante foi uma farmácia na comunidade do Sertão dos Corrêas, em Tubarão. Um dos elementos que apontaram o envolvimento dos dois nos crimes foi o fato de terem sido flagrados com caixas de Dipirona Sódica, além de diversos frascos de desodorante. Tudo produto de furtos praticados na cidade. Eles ainda são acusados de efetuar roubos em Sombrio.

Cães de rua: Ministério Público poderá ser acionado

0

Laguna

Caso a prefeitura de Laguna não adote nenhuma medida emergencial a fim de minimizar o problema gerado pelo abandono de animais no município, a Sociedade de Proteção dos Animais (Solpra) acionará o Ministério Público (MP). O prazo dado é de 30 dias.
Ontem, um abaixoassinado subescrito por mais de duas pessoas foi entregue à secretária de saúde da prefeitura, Tanara Cidade de Souza, e para o secretário de governo, Jeferson Crippa.

O vereador Eduardo Nacif Carneiro (PP), também presente, explica que a necessidade de implementar ações para solucionar a questão em torno dos animais de ruas é urgente no município.

“Fomos cobrar as informações referentes ao projeto da clínica veterinária e, principalmente, em relação ao prazo de execução. Também reivindicamos ao poder público uma medida paliativa enquanto a clínica não estiver em funcionando”, detalha Dudu Carneiro.

A secretária salienta que a clínica levará, no mínimo, seis meses para ficar pronta. Isto porque a regularização da área, a licitação e a efetiva execução da obra obedecem leis e prazos. A comissão cobra uma medida emergencial, porque o número de animais abandonados aumentará em seis meses, se não houver nenhuma ação, como a castração dos animais. “Com esta reprodução desenfreada, há risco à saúde pública”, pontua o vereador.

Duplicação da BR-101: Inicia a obra no acesso a Treze de Maio

0

Treze de Maio

O trecho da BR-101 que permite o acesso para o município de Treze de Maio não tinha quase nada de obras de duplicação feitas. Até então, os trabalhos estavam mais concentrados na região urbana de Tubarão.

Ontem, os trabalho neste ponto iniciaram. Os serviços concentram-se no depósito de aterro para as futuras pistas, com nivelamento e compactação das bases. A rua lindeira próximo da cerâmica Cejatel, no quilômetro 349, recebeu as primeiras camadas de aterro e segue os serviços de compactação do solo. Por ora, o serviço é feito somente no sentido norte/sul da rodovia.

Paralelamente, uma equipe da Triunfo, responsável pelas obras de duplicação o trecho, o lote 26, entre Capivari de Baixo e Sangão, trata de dar continuidade a execução de ruas laterais em Jaguaruna.
No momento o trabalho está concentrado no pequeno trecho (menos de um quilômetro) entre o trevo de acesso a Treze de Maio e o Morro da Cebola, na localidade da Costa da Lagoa, em Jaguaruna.

Limpeza e conservação

As operações de conservação e limpeza são executadas em dois pontos diferentes da BR-101 sul. As roçadas da vegetação, nos bordos e canteiros centrais das pistas, são feitas nas proximidades da passagem inferior de acesso a Jaguaruna. No trevo de acesso a Treze de Maio, outra equipe executa o mesmo serviço. Na primeira etapa, a roçada foi realizada até a divisa com o Rio Grande do Sul.

Festa = investimentos

0

“Não falta nada em nossa escola!”. O diretor da Escola Martinho Alves dos Santos, em Tubarão, José da Silva Thiesen, é só orgulho. Também pudera. Todos os anos, a unidade educacional recebe melhorias com os recursos arrecadados durante a festa junina.

Em 2009, a prioridade foi a climatização, com instalação de ar-condicionado em todas as salas. Já em 2010, os recursos serão destinados à colocação de cobertura metálica para unir os três prédios da escola.

O investimento total será de R$ 20 mil, e ainda vai sobrar um ‘merrequinha’ para destinar a outras pequenas melhorias. “Felizmente, sempre conseguimos alcançar nossos objetivos. E devemos isso à comunidade, aos pais de alunos e empresários que nos patrocinam. Todos eles dão a sua contribuição para realizar essa festa”, agradece o diretor.

Atrações
A festa junina da Martinho Alves dos Santos deste ano ocorreu no último sábado. Além dos indispensáveis quitutes da época e da quadrilha, teve apresentação de banda, homenagens aos namorados e performances dos próprios estudantes, que fizeram cover de Beyonce, Mamonas Assassinas, entre outras atrações.

Público
A estimativa é que de 7 a 10 mil pessoas compareceram à festa junina da Escola Martinho Alves dos Santos.

Curtas

Vestibular
Os estudantes da Escola Dom Joaquim, em Braço do Norte, estão de olho no livros que devem ler para estarem preparados para o vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) do próximo ano. As obras estão detalhadas no blog da escola. Anote aí o endereço e confira: http://eebdomjoaquim.blogspot.com.

Dinâmica dos nomes
Sob a orientação da professora Ludimar Teresa de Oliveira, os alunos da 1ª série do ensino médio da Escola Jovem Dite Freitas, em Tubarão, elaboraram o perfil das turmas a partir da compreensão dos estudantes sobre as características principais de cada um. Os destaques foram os colegas Willian Fernando, Rodrigo Siega e Luiza Estela. Eles receberam o maior número de elogios dos amigos. Willian (esse moço da foto), por exemplo, foi “traduzido” como um cara tranquilo, amigo, paciente e educado. Parabéns!

“Vou fazer um gabinete móvel”

0

Douglas Antunes, 25 anos, natural de Tubarão, é casado e tem um filho. Professor de matemática por formação, o candidato a deputado estadual concorre pela primeira vez ao pleito. Evangélico, membro da congregação Cristã do Brasil, atua há cinco anos na rede pública estadual e privada de ensino. Chegou a ser diretor de escola e professor do Ceja. Douglas sempre esteve engajado na comunidade. Foi coordenador de grupo de jovens, presidente do grêmio estudantil. Atualmente, é líder comunitário do bairro Guarda-MD. Douglas resolveu entrar na vida política no ano passado, época em que se filiou ao PSC. É presidente do partido em Tubarão, coordenador da sigla na região e vice-presidente estadual do PSC jovem do estado. O candidato tem uma proposta inédita em Santa Catarina. Se eleito, promete criar o gabinete móvel. Sua intenção é transformar um trailer em um gabinete itinerante. “Nossa ideia é que todos os dias esse gabinete irá para uma cidade, para atender nossos lideres comunitários, de igreja, vereadores e prefeitos”. Outra proposta do professor é colocar à disposição da população da região, duas vans que serão adquiridas em parceira com empresários. “Vou seguir o exemplo de um vereador de Pedras Grandes. Ele deixou um carro na cidade para atender a comunidade. Os veículos serão administrados pelo nosso gabinete”, antecipa.

Carolina Carradore
Tubarão

Notisul – Como candidato da região sul, qual a bandeira que você pretende levantar na campanha?
Douglas
– Meu projeto é baseado na educação, no social e no desenvolvimento. Temos que ter processo seletivo para diretores de escolas, para dar direitos iguais para professores participarem da gestão escolar. Nossa proposta é que a cada dois anos ocorra um processo seletivo para haver rodízio de diretores. Assim, todos terão oportunidade de mostrar o seu trabalho e vamos tirar a política de dentro da nossa escola. Quero defender também um projeto de lei que abra 10% das vagas de qualquer curso para pessoas que comprovem carência econômica. O projeto prevê também que o aluno tenha uma carga horária de prestação de serviço à comunidade.

Notisul – Para você, qual o papel exato do deputado?
Douglas
– Quero ser o buscador na assembleia legislativa. Acredito que temos que ter atuação, buscar as coisas, ter acesso as secretarias, não só ir para lá bater cartão. Quero estar em contato com os secretários, bater na porta do governador. Sempre vou ter algo para trazer à nossa região. Além de ser um fiscalizador, temos que buscar o que é necessário à região que representamos.

Notisul – Quais as áreas que precisam de mais atenção na nossa região?
Douglas
– Temos que desenvolver muito nossa região. Tudo aqui no sul é difícil. Você vê uma obra de um aeroporto que não termina nunca, uma Arena Multiuso que não sai, uma duplicação que leva a vida toda. A área de segurança também é complicada. Hoje, é muito fácil ver a polícia realizar blitz. Não que não seja necessária, mas poderiam também estar, à noite, fazendo rondas, monitorando os bairros. E fazer isso constantemente. Também temos que dar assistência às nossas igrejas, independente de qual for. Temos que auxiliar grupos de jovens, conselhos comunitários. Buscar projetos que tragam verba a essas entidades. Precisamos também trazer grandes indústrias, mas valorizar as que já estão aqui, incentivar os nossos empresários.

Notisul – Como você avalia a atuação dos deputados que nos representaram até então?
Douglas
– Merecem o nosso respeito, inclusive votei neles. Vejo que um está mais fraco, desgastado, mas faz um trabalho social muito bonito. O outro passou oito anos falando mal do governador e agora vem para cá, de novo, pedir voto. Então, é o momento de avaliar. O cara não trouxe nada à região. O eleitor tem que ficar atento a essas coisas. Falta uma representação de verdade. Falta atuação, disposição. Com exceção do Genésio Goulart (PMDB), que sempre está na comunidade, o outro só fala do partido dele, não fala da região que representa.

Notisul – Qual sua opinião do voto regional?
Douglas
– Sou um forte defensor do voto pelo sul e sei que terei voto em todas as cidades da nossa região. Temos que escolher candidatos do sul. Também precisamos ficar atentos nos vereadores de Tubarão, alguns até envolvidos em escândalos, que trabalham para candidatos de fora. Nosso povo tem que avaliar se eles merecem nosso voto em 2012. Por que pedir voto para candidato de fora se temos tantos aqui?

Notisul – Como você está formando sua base eleitoral?
Douglas
– Temos uma base eleitoral muito forte. Sou um privilegiado porque vou levar voto em mais de 250 cidades de Santa Catarina, pois temos coordenadores e presidentes em todas essas cidades.

Notisul – Como você avalia a região atualmente?
Douglas
– Quando viajamos para o norte, ficamos tristes. Observamos obras grandes, asfaltos, grandes empresas. Quando chegamos no sul, percebemos que tudo é mais fraco, tudo é custoso. A nossa região é desprezada. Temos muito políticos com discurso bonito na região, mas com pouca ação.

Notisul – Quanto você pretende gastar na campanha?
Douglas
– O necessário para termos nossa vitória. Temos parceiros que aderiram nossa proposta que estão nos auxiliando.

As entrevistas realizadas pelo Notisul com os candidatos com domicílio eleitoral na região serão em ordem alfabética.

Já entrevistados
Ada De Luca (15015) – PMDB – Laguna; Alexandre Moraes (15650) – PMDB – Tubarão; André Igreja (12123) – PDT – Imbituba; Arlei da Silva (23730) – PPS – Capivari de Baixo; Araildo Domingos Liberato (PG) (12312) – PDT – Capivari de Baixo; Carlos Stüpp (45888) – PSDB – Tubarão; Cleosmar Fernandes (22222) – PR – Laguna; Douglas Antunes (20200)- PSC – Tubarão; Joares Ponticelli (11223)- PP – Tubarão.

Sabe o que os astros reservam para você hoje?

0

Áries (21/03 a 20/04)
O foco não somente atual, mas dos próximos dois anos, é o relacionamento. Colaboração em parcerias, percebendo suas responsabilidades, pode trazer bons resultados.

Touro (21/04 a 20/05)
Um novo ritmo de vida é necessário para trazer-lhe mais paz e equilíbrio. A harmonia nos relacionamentos é fundamental.

Gêmeos (21/05 a 20/06)
Período que favorece o fortalecimento do vínculo afetivo e emocional. Você almeja viver mais de acordo com sua singularidade.

Câncer (21/06 a 21/07)
Decisões relativas ao lar, família, sentimentos. Este é um momento muito importante para você, em que deve se centrar e amadurecer.

Leão (22/07 a 22/08)
Uma relação mais harmoniosa e equilibrada com as pessoas é o propósito atual. A ética deve sempre prevalecer.

Virgem (23/08 a 22/09)
Estabelecer sólidas parcerias é a base de desenvolvimento de seus recursos. Momento de perceber quem são as pessoas com quem compartilha verdadeiros valores.

Libra (23/09 a 22/10)
Excepcional oportunidade de mudança de atitude, sendo mais decidido e assertivo. Hora de fortalecer a individualidade e isso terá reflexos sobre os seus relacionamentos.

Escorpião (23/10 a 21/11)
Momento de refletir sobre a qualidade dos seus vínculos e relacionamentos. O reaparecimento de certas pessoas indica que há questões a serem resolvidas.

Sagitário (22/11 a 21/12)
Idealismo, intuição, espiritualidade e desenvolvimento cultural favorecidos. Momento interessante para estudos, viagens, contatos com outras culturas, países, línguas.

Capricórnio (22/12 a 20/01)
Observe quem são as pessoas com quem pode compartilhar importantes realizações. O desenvolvimento profissional passa em primeiro lugar pelos bons relacionamentos.

Aquário (20/01 a 19/02)
A percepção do significado espiritual da vida torna-se mais forte nos aquarianos. Ênfase no contato com pessoas com quem você evoluirá. Viagens favorecidas.

Peixes (20/02 a 20/03)
O progresso pessoal e profissional depende do que você compartilha com as pessoas. Momento em que perceberá com que pessoas há algo de muito importante a realizar.