segunda-feira, 22 junho , 2026
Início Site Página 9820

Divisão Especial: Peixe vence, convence e é líder

0

Rafael Andrade
Tubarão

O Atlético Tubarão venceu o Videira por 2 a 1, ontem à noite, no Estádio Domingos Silveira Gonzales, em Tubarão, e chegou à liderança da Divisão Especial do Campeonato Catarinense com quatro pontos em dois jogos. O Peixe jogou um futebol leve, com bom toque de bola.

O Videira segue sem pontuar e segura a lanterna da Segundona. O time tentará reverter a situação na próxima rodada, contra o XV de Indaial, quando joga em casa.
O atacante Alan Rodrigues, o Alangol, ex-CFZ Imbituba, iniciou a festa da torcida tricolor aos 19 minutos do primeiro tempo com um belo gol. Aos 44, Leonardo ampliou em um vacilo do goleiro Marcelo que largou a bola na frente do centroavante.
No segundo tempo, o Videira descontou com Alex, aos 11 minutos após uma roubada de bola no meio campo em um contra-ataque rápido. Mas a reação dos visitantes foi interrompida aos 40 minutos, quando Max foi expulso e prejudicou o Videira.

Hoje, dois jogos completam a segunda rodada da Divisão Especial. Às 15 horas, o Próspera recebe o Marcílio Dias e, ás 20h30min, o Hercílio Luz recebe o Concórdia.
O Peixe volta a campo e tentará manter a liderança da competição neste domingo, novamente no Estádio da Vila, às 16 horas, contra o Próspera.

Torcida inflamada
Pouco mais de 400 torcedores acompanharam a estreia do Atlético Tubarão ontem à noite, no Estádio Domingos Silveira Gonzales, em Tubarão. Os que foram prestigiar aplaudiram de pé a apresentação do clube no apito final do árbitro. “Foi um bom jogo e acredito que este time pode melhorar muito”, destaca Mateus Freuser, da torcida organizada Batalhão Garra Tricolor, que cantou e comemorou a primeira vitória do Peixe na competição, do início ao término do jogo.

Hercílio estreia hoje em casa

O técnico do Hercílio Luz, Paulinho Portugal, comandou o último treinamento tático ontem de manhã, no Estádio Anibal Torres Costa, em Tubarão. O Leão do Sul finalmente vai estrear em casa na Divisão Especial do Campeonato Catarinense. O Colorado enfrenta o Concórdia, quarto colocado na tabela.

O time tubaronense está na penúltima posição da competição, mas pretende reverter a situação. Portugal não revelou a tática para enfrentar o Galo do Oeste, mas promete empenho de toda a equipe. “Precisamos do apoio do torcedor. Vamos buscar a vitória”, garante Portugal.

O presidente do clube, Vamerson Wiggers, decidiu fazer uma promoção para o torcedor e reduzir o preço dos ingressos. Nas arquibancadas descobertas serão cobrados R$ 10,00, nas cobertas e cadeiras o preço cobrado será de R$ 20,00. “Tenho certeza que o torcedor hercilista acredita na equipe e no trabalho da diretoria. O apoio do 12º jogador é essencial”, convoca Vamerson.

Filmes de turismo: Festival internacional começa hoje em Tubarão

0

Tubarão

Hoje, os empresários do setor de turismo da região entrarão em uma espécie de curso intensivo na Unisul de Tubarão. E o ensinamento virá de uma forma muito mais prazerosa do que a tradicional sala de aula. Trata-se da exibição dos filmes de divulgação do turismo, premiados em Florianópolis e na Ástria, do TourFilm Brazil 2010.

As sessões são gratuitas e ocorrerão nos três períodos no Bloco G do Cettal da universidade. No encerramento, amanhã, haverá uma apresentação especial para o trade turístico local. Ao todo, serão exibidos mais de 50 filmes com imagens que mostram o turismo sob diferentes aspectos, e que foram realizadas nas Américas, Europa e Ásia.

Os filmes foram produzidos em países como a Eslovênia, Áustria, Coreia do Sul, Argentina, Espanha e Brasil, entre outros. Além de Tubarão, o TourFilm Brazil também ocorrerá, este mês, em Joaçaba e Balneário Camboriú.

A oportunidade é singular àqueles que trabalham com turismo, publicidade e cinema manterem contato com a arte e a técnica na produção de filmes publicitários e promocionais, sobre turismo de natureza e ecológico, de aventura, esportivo, náutico, religioso, parques temáticos, culturas e tradições, hotelaria, gastronomia e enologia.

Programe-se

Hoje

Manhã
• Às 10 horas – Abertura com palestra Jorge Oro, diretor geral da TourFilm Brazil.
Às 10h30min – Exibição de vídeo sobre o TourFilm Brazil (TFB)
• Às 11 horas – Exibição de filmes premiados pelo Comité International des Festivals du Film Touristique Burgenland – Im pannonischen Rhythmus – Áustria.
• Às 11h45min – Encerramento
Tarde
• Das 14 às 18 horas – Exibição de filmes premiados no TourFilm Brazil (TFB).
Noite
• Às 19h30min – Abertura com palestra Jorge Oro, diretor geral da TourFilm Brazil.
• Às 20 horas – Exibição de vídeo sobre o TourFilm Brazil (TFB).
• Às 20h15min – Exibição de filmes premiados Cifft.

Amanhã

Manhã
• Às 10 horas às 11h45min – Exibição de filmes premiados pelo Cifft.
Tarde
• Das 14 às 18 horas – Exibição de filmes premiados TourFilm Brazil (TFB).
Noite
• Às 19h30min – Sessão fechada para o trade turístico da região.

Tragédia: Menino de 9 anos morre a caminho da escola

0

Rafael Andrade
Tubarão

Mais uma tragédia foi registrada ontem, no início da tarde, no trânsito de Tubarão. Felipe dos Anjos Venâncio, de 9 anos, morreu atropelado a caminho da escola, na comunidade do KM-60. Ele estava na garupa de uma bicicleta conduzida pela colega de sala, Júlia Passarela Levandowski, também de 9 anos.
O acidente ocorreu no quilômetro 37 da SC 440, a 300 metros da escola Sagrado Coração de Jesus, onde os dois estudavam.

Júlia ficou gravemente ferida. Ela foi encaminhada ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) e, até o fechamento desta página, por volta das 23 horas, o seu estado de saúde era considerado gravíssimo e ela corria risco de morte. Júlia teve fraturas em várias partes do corpo e uma grave lesão na cabeça, provavelmente provocada pela batida no parabrisa da Courier de Tubarão, que atropelou as crianças.

O motorista, de 31 anos, ficou em estado de choque. Ele passou mal e também foi levado para o HNSC. Os médicos não conseguiam estabilizar a sua pressão. O filho do motorista, que estava no banco de trás do veículo, também precisou de atendimento médico. Até ontem à noite, a criança estava em estado de choque, não falava com ninguém e somente chorava.

“Felipe morava perto da escola – cerca de dois quilômetros. Ele sempre vinha com a Júlia, que era a sua vizinha”, explica o diretor da unidade de ensino, Celso Duarte Medeiros. O menino era filho único.

Desespero
Os pais do menino Felipe dos Anjos Venâncio, de 9 anos, chegaram poucos minutos após a tragédia. Comovidos e amparados por parentes, amigos e vizinhos, mãe e pai abraçaram-se por quase cinco minutos e desmairam ao ver o pequeno Felipe à beira da rodovia, coberto por um lençol. O condutor da Courier poderá responder por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.

“Não aguento mais perder alunos nesta rodovia”

A citação acima é do diretor da escola Sagrado Coração de Jesus, Celso Duarte Medeiros. O educador lembra que a morte do estudante Felipe dos Anjos Venâncio, ontem, é a segunda ocorrida na rodovia SC-440 este ano. Em abril, um jovem de 14 anos, estudante da 8ª série, também morreu atropelado nas proximidades.

“Ano passado perdemos quatro crianças neste tipo de tragédia. Ou o estado toma uma atitude e constrói um passeio público decente e ciclovias, ou nós tomaremos uma atitude como bloquear a passagem de veículos por tempo indeterminado”, ameaça Celso.
João Geraldo Gomes, vizinho de Felipe, concorda com o planejamento de Celso e completa: “Realmente aqui é muito perigoso. Vamos incentivar os moradores da comunidade a cobrar mais do estado e dar melhores condições a nossas crianças”, avalia o morador.

Quase 500 alunos estudam na escola que tem um dos melhores índices de notas da rede pública de Tubarão. Hoje, alunos e professores farão uma homenagem para Felipe. Segundo o diretor, ele era um menino estudioso, educado e gostava muito de ajudar os colegas na sala de aula.

Homicídio: Aposentado é morto por dívida de R$ 100,00

0

Carolina Carradore
Laguna

O aposentado Alberi de Bem Flor, 44 anos, foi assassinado na madrugada de ontem em frente à sua casa, na travessa Alvorada, no bairro Alagamar, em Laguna. Segundo a Polícia Civil, o crime teria sido motivado por causa de uma dívida de R$ 100,00.
Um jovem de 19 anos e um adolescente de 16 foram presos uma hora após o homicídio, quando tentavam esconder-se na região central da cidade. A dupla foi encaminhada à Central de Polícia do município. Ambos assumiram a autoria do crime e confessaram que cravaram uma faca no peito de Alberi por conta da dívida.

Mesmo superlotado, o adolescente foi encaminhado para o Centro de Internamento Provisório (CIP) de Tubarão. O rapaz de 19 anos foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada (UPA) de Laguna. O delegado Rubem Thomé instaurou inquérito para apurar o caso para averiguar se há participação de mais pessoas.
O último homicídio registrado na região também ocorreu em Laguna. André Duarte Martins, 18 anos, foi alvejado com três disparos no abdômen e peito no último dia 25, no bairro Barbacena.

Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram indiciados pela morte de André. Com o crime cometido hoje, agora são 26 assassinatos na região este ano, três a mais do que o total do ano passado, quando 23 pessoas foram mortas na região.

Sabe o que os astros reservam para você hoje?

0

Áries (21/03 a 20/04)
Você ainda está vivenciando o clima tenso retratado no céu astrológico que pede mudanças. A individualidade ariana é marcante, mas deve ser permeada pela consideração.

Touro (21/04 a 20/05)
Desafio de estabelecer uma nova dinâmica cotidiana que privilegie relacionamentos saudáveis. Trabalho e saúde dependerão essencialmente do cultivo de bons relacionamentos.

Gêmeos (21/05 a 20/06)
É tempo de construir o tipo de vida que tem a ver com a sua essência, nativo de Gêmeos. A maturidade emocional poderá levar a um novo patamar os relacionamentos e o amor.

Câncer (21/06 a 21/07)
O respeito aos ancestrais, à família e à sua história de vida é fator importante, canceriano. Momento que pede de você maturidade e isso se mostrará em família.

Leão (22/07 a 22/08)
O tom alarmista que se alastra por aí nada tem a ver com a seriedade do atual momento. Estamos vivenciando um ciclo de grandes transformações pessoais e coletivas.

Virgem (23/08 a 22/09)
Aquilo que você anteriormente valorizava pode ter perdido completamente o sentido. Você agora lida com desafios que impelem à aceitação e expressão de profundos sentimentos.

Libra (23/09 a 22/10)
Saturno em seu signo, o mestre do tempo e da razão, cobra maturidade, libriano. Este é um dos períodos mais importantes de sua vida. Faça jus a ele, sendo ético e responsável.

Escorpião (23/10 a 21/11)
Muitos são os desafios do atual momento, mas você conhece a força das transformações. Não hesite em realizar mudanças e reencontrar seus companheiros de jornada espiritual.

Sagitário (22/11 a 21/12)
Não se sinta inseguro por não ter certezas consolidadas. Tudo está em suspenso. A melhor atitude a adotar é a de fluir com as mudanças.

Capricórnio (22/12 a 20/01)
A presença de Plutão em seu signo retrata a necessidade de morte de velhos padrões. Transformações se refletem na vida dos indivíduos, sociedade e economia.

Aquário (20/01 a 19/02)
Para tudo na vida há o tempo correto, sendo este um aprendizado em voga atualmente. Você percebe que este é um momento de pontos finais, de conclusão de ciclo.

Peixes (20/02 a 20/03)
Muitos foram os ensinamentos emocionais ao longo das últimas semanas, pisciano. Sua criança interior pediu carinho, cuidado, atenção.

A indústria cerâmica de Sangão

0

A produção de tijolos e telhas do município de Sangão teve seu início na década de 30. Uma boa jazida de argila e os vagões da ferrovia do carvão incentivaram os primeiros empreendedores: Mané Lizandro, João Dias, Deca Cabral, Durval Batista, Didi Silvano, Mané Fraga, Zé Fraga, Hercílio Dorvina, Joaquim Silva, José Silva e outros mais que disputavam um mercado acanhado, sobrevivendo aos espasmos de empreendimentos especiais como o caso da construção do Ginásio Sagrado Coração de Jesus, em Tubarão, por volta de 1945.

O dito “barro” era beneficiado e extrudado por “amassadores”, máquinas primitivas acionadas pelas manjarras tracionadas por duplas de cavalos ou bois e alimentadas a braço por esforçados colaboradores. A argila vinha dos “barreiros”, cavados perto das olarias, às vezes pelos próprios proprietários. Serviço pesado, caracterizado pelo lançamento, com pás, até 2,5 metros de altura, do material que iria ser industrializado.

Por volta de 1960 houve uma melhora: chegaram os pequenos grupos geradores para acionar as extrusoras. Entretanto, ainda “batia-se” a telha e tijolos em gabaritos e mesas rudimentares e, após, eram “lanciados” para prateleiras de secagem.
Logo em seguida veio a energia elétrica trazendo facilidades, completadas com a chegada de pequenas retroescavadeiras (as famosas 580 E) que liberaram as penitências que se pagavam nos “barreiros”. E para que se entenda bem como uma política desenvolvimentista pode ser observada, esta indústria cerâmica começou a sua maioridade com a implantação da BR-59 (hoje a nossa BR-101) que corta o município de Sangão. Ela trouxe a facilidade da abertura do mercado. O Distrito de Morro Grande passou a ser a grande vitrine do sul do país para quem queria comprar telhas e tijolos.

A tecnologia foi modernizada gradativamente, com extrusoras e fornos de melhor qualidade e eficiência. O transporte rodoviário colaborou com as carretas. A argila passou a ser lavrada com possantes máquinas hidráulicas e buscada em outros municípios do sul do estado.

A par disso tudo, um empresariado interessado, incansável ,experiente e corajoso passou a surgir, transformando um segmento desacreditado em uma máquina econômica que mandou a sua mensagem bastante longe. Sangão, em 2009, foi um dos dez municípios que mais cresceu em Santa Catarina. Chegam migrantes de várias partes do Brasil, especialmente do Paraná, em busca da garantia de emprego para toda a família.

Como reflexo direto surgiram grandes plantações de eucalipto, que anteciparam a política da biomassa como energia usada na indústria, originadas pela demanda provocada pela cerâmica vermelha do município.
Atualmente, estima-se uma produção de 35 milhões por mês de telhas da melhor qualidade. Com a colaboração dos órgãos ambientais foi iniciado um processo de controle de eficiência nas emissões particuladas e gasosas. O grande desafio fica por conta dos empresários: aproveitar o grande legado existente e continuar modernizando aquele parque industrial.

Festa = investimentos

0

“Não falta nada em nossa escola!”. O diretor da Escola Martinho Alves dos Santos, em Tubarão, José da Silva Thiesen, é só orgulho. Também pudera. Todos os anos, a unidade educacional recebe melhorias com os recursos arrecadados durante a festa junina.

Em 2009, a prioridade foi a climatização, com instalação de ar-condicionado em todas as salas. Já em 2010, os recursos serão destinados à colocação de cobertura metálica para unir os três prédios da escola.

O investimento total será de R$ 20 mil, e ainda vai sobrar um ‘merrequinha’ para destinar a outras pequenas melhorias. “Felizmente, sempre conseguimos alcançar nossos objetivos. E devemos isso à comunidade, aos pais de alunos e empresários que nos patrocinam. Todos eles dão a sua contribuição para realizar essa festa”, agradece o diretor.

Atrações
A festa junina da Martinho Alves dos Santos deste ano ocorreu no último sábado. Além dos indispensáveis quitutes da época e da quadrilha, teve apresentação de banda, homenagens aos namorados e performances dos próprios estudantes, que fizeram cover de Beyonce, Mamonas Assassinas, entre outras atrações.

Público
A estimativa é que de 7 a 10 mil pessoas compareceram à festa junina da Escola Martinho Alves dos Santos.

Curtas

Vestibular
Os estudantes da Escola Dom Joaquim, em Braço do Norte, estão de olho no livros que devem ler para estarem preparados para o vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) do próximo ano. As obras estão detalhadas no blog da escola. Anote aí o endereço e confira: http://eebdomjoaquim.blogspot.com.

Dinâmica dos nomes
Sob a orientação da professora Ludimar Teresa de Oliveira, os alunos da 1ª série do ensino médio da Escola Jovem Dite Freitas, em Tubarão, elaboraram o perfil das turmas a partir da compreensão dos estudantes sobre as características principais de cada um. Os destaques foram os colegas Willian Fernando, Rodrigo Siega e Luiza Estela. Eles receberam o maior número de elogios dos amigos. Willian (esse moço da foto), por exemplo, foi “traduzido” como um cara tranquilo, amigo, paciente e educado. Parabéns!

Plano Diretor: Mudanças atrasam a aprovação da lei

0

Wagner da Silva
Braço do Norte

Após receber várias críticas por parte de membros da Associação de Moradores dos Bairros Floresta e Trevo (AMBFT), a administração de Braço do Norte faz sua defesa. Os associados reclamam da falta de comprometimento quanto a aprovação do Plano Diretor do município. Os gestores rebatem. Garantem que há vontade, mas a lei está emperrada por conta de modificações que foram feitas.

O maior problema seria a dificuldade em encontrar profissionais capacitados para realizar as alterações necessárias, afirma o secretário de governo e cidadania da prefeitura, André Leandro Richter. Após analisar o plano – pouco tempo depois de aprovado na gestão do ex-prefeito Luiz Kuerten (PP), o Tilico -, André informa ter encontrado divergências de informações entre o conteúdo escrito e os mapas descritivos.

Por estes motivos, a lei está engavetada na câmara de vereadores há 19 meses. “Nos mapas, por exemplo, há situações em que a área deveria ser de preservação ambiental. No entanto são locais habitados, com casas e empresas instaladas há décadas”, especifica o secretário.

O prefeito Evanísio Uliano (PP), o Vânio, confirma o problema. “Não encontramos nenhuma empresa que trabalhe com o software utilizado pela Finatec, a responsável pelo estudo do documento. Também temos muitos projetos parados por falta do Plano Diretor”, lamenta Vânio.

BR-101: Consórcio não sinaliza volta ao trabalho hoje

0

Laguna

O consórcio Blokos/Araguaia/Emparsanco, responsável pelas obras de duplicação do lote 25 da BR-101, entre Laguna e Capivari de Baixo, deve retomar os trabalhos hoje. Pelo menos este é o prazo dado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte (Dnit) à empresa. As obras no trecho estão paralisadas desde o último dia 26.

Entretanto, o superintendente do Dnit para região sul, engenheiro Avani Aguiar de Sá, ainda não está certo se o consórcio cumprirá a intimação do órgão federal.
Conforme Avani, os representantes da empresa não entraram em contato com Dnit, conforme ficou acordado na última semana. ”Esperamos que recomecem a obra amanhã (hoje). Caso contrário, correm o risco de sofrer punições”, reitera o superintendente.

Avani antecipa ainda que o cronograma de obras do lote 25 precisará ser revisto. Pelo prazo antigo, toda a extensão de pistas deveria ser entregue até o fim deste ano, algo que ficará impossível de ser cumprido. O trecho tem 29,9 quilômetros de pistas. Deste total, apenas 10,5 quilômetros estão duplicados e liberados ao tráfego.

Saúde Pública: Caixões são encontrados abertos

0

Priscila Alano
Tubarão

Uma cena no mínimo lamentável foi flagrada neste fim de semana no Cemitério Municipal de Tubarão, no centro. Restos de caixões e de caixas fúnebres estavam abertos e amontoados em um canto do local. Ontem, o problema ainda não havia sido resolvido.

Algumas pessoas que foram nos últimos dias no cemitério reclamam do descaso com a limpeza, e do desrespeito com os familiares que tem seus entes enterrados no local. Além disso, os vizinhos alegam que este tipo de situação abre uma porta para a proliferação de insetos e doenças.

O secretário de serviços públicos da prefeitura, Fabiano Bitencourt, explica que o problema foi originado por um atraso no recolhimento do material. Segundo ele, os restos dos caixões e de peças das sepulturas estão apenas separados e não jogados.
“Todo este material é encaminhado para incineração em Porto Alegre. Mas na última semana, por conta da chuva, não pudemos recolher”, justifica Fabiano. Ele promete que o cemitério será limpo nesta semana

O vice-prefeito de Tubarão, Pepê Collaço (PP), garante que esta semana os restos fúnebres terão o destino correto. “Todo este material é recolhido e guardado em um local para, depois, ser encaminhado ao destino correto. Houve, é verdade, um atraso. Lamentamos o transtorno, especialmente à famílias”, considera Pepê.