quinta-feira, 25 junho , 2026
Início Site Página 9820

Caso Jarrão: Vereador comparece, mas desaparece

0

Carolina Carradore
Tubarão

O vereador Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB), faltou a duas sessões da câmara de vereadores de Tubarão desde que seu nome foi vinculado em uma matéria divulgada no Fantástico, há oito dias. Na reportagem, Jarrão é denunciado por fazer turismo com dinheiro público no momento em que deveria participar de um curso para vereador.
Ontem, ele deu o ar da graça na sessão legislativa, mas sua presença não durou nem 20 minutos. Jarrão participou da ordem do dia (momento em que são apreciados os projetos de lei) e foi embora. A rápida passagem, porém, garantiu-lhe a presença na lista de chamada.

Pelo regimento interno do legislativo, o vereador tem a obrigação de participar apenas da ordem do dia. Em resumo: não precisa ficar até o fim da sessão. Ainda pela lei, as duas faltas de Jarrão das sessões anteriores teriam que ser descontadas do seu salário.

Cada falta equivale a R$ 600,00 a menos na folha de pagamento. A informação é da presidência da casa. O salário de um vereador em Tubarão é de R$ 6.090,00. Com os descontos, cada um recebe, líquido, R$ 4.090,00. Se de fato a câmara descontar as faltas de Jarrão, ele receberá R$ 2.890,00 este mês.

Segundo o presidente do legislativo, João Batista de Andrade, o Sargento Batista (PSDB), as ausências dos vereadores nas sessões somente são justificadas caso precisem afastar-se por conta de trabalhos da câmara ou por motivos de saúde.

Falta justificada
Funcionários da câmara de vereadores de Tubarão informaram ontem que o vereador Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB) poderia ter apresentado atestado médico para justificar sua ausência nas duas últimas sessão da câmara, na semana passada. Porém, eles não sabem se isso ocorreu de fato. A primeira ausência, na segunda-feira da última semana, colegas o teriam aconselhado a não comparecer no plenário por conta da repercussão da matéria divulgada no Fantástico. Na quinta-feira passada, ele disse ao Notisul que faria uma viagem à Florianópolis.

O outro lado
O vereador Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB), se diz inocente das acusações. “Eu falei aquela frase por brincadeira e naquele momento, não havia mais seminário. Estávamos de folga”, garante. A assessora Cynara Guimarães Antunes foi procurada diversas vezes pelo Notisul, mas apenas resumiu que não tinha nada a declarar.

Diárias
A câmara de vereadores de Tubarão divulgou ontem os dados oficiais relacionados aos gastos com diárias dispensadas a vereadores e funcionários da casa. Em 2009, foram gastos R$ 21.745,56 com diárias para a realização de trabalhos ou cursos de qualificação. Nos primeiros sete meses deste ano, o número chega perto da despesa do ano anterior: R$ 18.407,40.

Grizotti confirma ausência
de Jarrão em curso

Os três vereadores que compõe a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Albertina Carvalho, a Bete Xuxa (PSDB), Dionísio Bressan Lemos (PP – foto) e Edson Firmino (PDT) – ouviram ontem, em Porto Alegre (RS), o repórter Giovani Grizotti, autor da matéria “A farra dos vereadores”, que acusa o colega Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB), de mau uso da verba pública.

Por conta da viagem, o trio não compareceram na sessão de ontem. O jornalista confirmou à comissão que de fato Jarrão estava na praia de Porto de Galinhas junto com a esposa, a filha e a assessora Cynara Guimarães Antunes. “Ele disse que tanto o vereador e a assessora deveriam estar, naquele momento, no curso de vereador, mas estavam na praia. Ele só confirmou tudo que já foi divulgado”, antecipa o relator da comissão, Dionísio Bressan.

Grizotti também ressaltou que foi para ele que Jarrão disse a frase divulgada na matéria: “Eu não vim aqui pra vim fazer curso de vereador não. Vim pra passear”.

Projeto Ficha Limpa é apresentado

O presidente da câmara de vereadores de Tubarão, João Batista de Andrade, o Sargento Batista (PSDB), apresentou na sessão de ontem o projeto de lei que impede a nomeação de pessoas que tenham condenação na justiça a cargos do legislativo. A matéria tem 11 itens que detalham a disciplina que deve ser tomada à nomeação de cargos na câmara. A ideia de Batista foi bem aceita pelos colegas.

“Ser honesto é obrigação do cidadão, mas infelizmente projetos como esses são obrigados a serem colocados em prática. Admiro sua atitude”, elogiou o vereador Caio Tokarski (PMDB), ao sugerir que o “Ficha Limpa” também seja aplicado no executivo. O projeto será apresentado às comissões da câmara, avaliado e, em seguida, colocado em votação no plenário.

Área Azul: Rescisão ainda não foi concluída

0

Carolina Carradore
Tubarão

Apesar do projeto de lei que autoriza a prefeitura de Tubarão a encampar os serviços do estacionamento rotativo na cidade estar aprovado, ainda deverá demorar – e pelo visto muito tempo – para que o sistema volte a operar.
Para isso ocorrer, o prefeito Manoel Bertoncini (PSDB) precisa sancionar a lei e, depois disso, acertar as contas com a Caiuá, empresa responsável pela fiscalização do serviço na cidade até fevereiro deste ano.

A Caiuá até que tentou resolver a situação. O gerente da empresa, Hélio Mizubuti, reuniu-se com o secretário de segurança e trânsito Antônio Bittencourt, e com a procuradora do município Letícia Bianchini, na última semana. A meta era voltar para Joinville, onde fica a sede da Caiuá, com o contrato rescindido, fato que não foi possível, pois a lei ainda não está sancionada.

Além disso, a prefeitura estipulou o valor máximo de R$ 54.858,94 para quebrar o contrato com a empresa. Na reunião com o gerente, documentos que detalham esse valor não foram apresentados. “Garantiram-me que irão enviar a documentação o mais breve possível, mas diante da situação, não foi possível rescindir o contrato”, afirma Hélio.

O gerente já antecipou ao Notisul que aceitará o valor oferecido pela prefeitura, mas não descarta uma possível ação judicial a fim de discutir a indenização. “Não queremos prejudicar a prefeitura, Tanto que aceitei os termos, mas também preciso pensar na empresa. Investimentos muito em Tubarão”, considera Hélio.

Lei deve ser sancionada
esta semana, prevê secretário

O secretário de segurança e trânsito da prefeitura de Tubarão, Antônio Bittencourt, acredita que a lei que autoriza a prefeitura a encampar a fiscalização do estacionamento rotativo será sancionada esta semana pelo prefeito Manoel Bertoncini (PSDB).

Quanto a rescisão do contrato com a Caiuá, empresa que provia o sistema de Área Azul até fevereiro deste ano em Tubarão, Toni acredita que a situação estará solucionada em 15 dias. “Neste meio tempo, estudamos o modelo de estacionamento que iremos implantar. Provavelmente, o esquema de parquímetro permanecerá, só que de forma mais moderna”, antecipa o secretário.

Feira agropecuária: Vem aí a 6ª Expofortuna

0

Carolina Carradore
Rio Fortuna

A produção de gado leiteiro é um dos carros-chefes da economia de Rio Fortuna. A agropecuária é a fonte de renda de boa parte dos habitantes da cidade. E toda essa potência econômica poderá ser vista na 6ª Expofortuna. A abertura oficial é nesta sexta-feira.

Mas a programação começa a esquentar já na quinta, com a chegada dos animais e um jantar a base de derivados de leite. A expectativa dos organizadores é reunir 20 mil pessoas nos quatro dias de festa. Mais de 50 empresas já garantiram espaço no pavilhão de exposições.

“Será, com certeza, mais um evento de sucesso. Além de ser um entretenimento à região, divulgamos as potencialidades da cidade”, valoriza o prefeito de Rio Fortuna, Sílvio Heidemann (PP). Mais de 100 bovinos comporão a exposição de animais. Além disso haverá mostra de produtos para o setor agropecuário, nutrição animal, máquinas e tecnologia para o setor.

Entre as atrações principais, a feira conta com o famoso concurso de leite em metro. Ganha quem conseguir beber, em menor tempo, uma tulipa de leite pasteurizado. O torneiro leiteiro também um dos momentos mais aguardados. Cada expositor ordenha sua vaca por três vezes – uma em cada dia do evento. Vence quem acumular a maior produção do leite.

Programação Expofortuna

Quinta-feira
14 horas – Chegada dos animais no pavilhão de exposições.
19h30min – Jantar a base de derivados de leite e palestra sobre o manejo reprodutivo, no centro pastoral São Marcos.

Sexta-feira
6 horas – Última esgota dos animais para o torneio leiteiro.
18 horas – Primeira ordenha do concurso leiteiro.
19 horas – Abertura oficial da 6ª Expofortuna, no centro comunitário São Marcos.
21 horas – Classificatória do concurso de leite em metro.
23 horas – Fechamento dos estandes.

Sábado
6 horas – Segunda ordenha do concurso leiteiro.
9 horas – Abertura dos estandes.
9h30min – Julgamento dos animais.
12 horas – Almoço colonial no centro comunitário São Marcos.
15 horas – Classificatória do concurso de leite em metro.
16 horas – Palestra de vendas O lado humanos dos negócios, no centro pastoral São Marcos.
18 horas – Terceira ordenha do concurso leiteiro.
19 horas – Missa em ação de graças na igreja matriz.
22 horas – Fechamento dos estandes.
23 horas – Baile com a banda Cavalinho, Os Sócios e DJ Rod Bn, na arena de shows.

Domingo
06 horas – Última ordenha do concurso leiteiro.
8h30min – Missa em ação de graças na igreja matriz.
9 horas – Entrega da premiação dos animais.
10h30min – Palestra motivacional O sucesso está em suas mãos, no centro pastoral São Marcos.
12 horas – Almoço colonial.
15 horas – Final do concurso de leite em metro, no centro comunitário São Marcos.
16 horas – Apresentação artísticas na arena de shows.
17 horas – Tarde musical com Sandro Rios e banda e DJ Marcelo Aguiar, na arena de shows.
18 horas – Encerramento da 6ª Expofortuna

Divisão Especial: Após as folgas, tubaronenses voltam à rotina

0

Rafael Andrade
Tubarão

Os jogadores e comissão técnica do Hercílio Luz e do Atlético Tubarão tiveram um dia merecido de folga após os confrontos deste domingo. Hoje, no entanto, os técnicos Paulinho Portugal, do Leão do Sul, e Suca, do Peixe, voltam a comandar os treinamentos avisando a preparação à quarta rodada da Divisão Especial do Campeonato Catarinense.
O Atlético Tubarão está em melhor fase do que o rival. O Tricolor da Vila lidera a competição com sete pontos e torce por um tropeço do Marcílio Dias para se manter na ponta da tabela.

O Peixe tem duas vitórias e um empate na Divisão Especial. A última partida foi contra o carrasco dos tubaronenses, o Próspera, no Estádio Domingos Silveira Gonzales, em Tubarão. O Atlético venceu por 1 a 0, gol do ponta esquerda Roger. No próximo confronto, o líder viaja até Indaial onde enfrenta o XV, quarto colocado. A partida é no próximo domingo, às 16 horas.

O Leão precisa da vitória, já que ainda não venceu na competição. Tem dois empates e uma derrota. No último jogo, domingo, conquistou um importante ponto contra o Porto, em União da Vitória. No próximo domingo, às 16 horas, se vencer o Videira, o Leão chegará a cinco pontos e continuará na briga pela conquista do primeiro turno.
Se perder, a situação complica-se e as chances começam a fica cada vez mais longe. Os dois times tubaronense voltam aos gramados hoje à tarde para mais um treino.

Natação: Tubaronenses trazem 24 medalhas para casa

0

Florianópolis

Os atletas da Associação Tubaronense de Natação (ATN) conquistaram 24 medalhas no terceiro Festival Estadual Mirim/Petiz de Clubes (de 8 a 12 anos). A competição, neste fim de semana no parque aquático da Unisul, em Palhoça, contou com a participação de 239 nadadores.

A equipe tubaronense levou 28 atletas. Destes, 12 subiram no pódio. O grupo trouxe seis medalhas de ouro, nove de prata e outras nove de bronze (veja o quadro de medalhistas ao lado). Com o resultado, a equipe conquistou o quinto lugar no quadro geral de medalhas. Um feito e tanto, já que 18 times integravam o torneio.

Como ocorreu no último festival em Criciúma, a destaque da competição foi novamente a atleta Fernanda Schmitz Delgado, de 12 anos. Ela participou de seis provas e subiu no pódio seis vezes. Foi campeã das quatro provas individuais que participou e ainda campeã no revezamento 4x50m medley e vice no 4x50m livre.

“Com os resultados que ele tem alcançado, Fernanda é a grande favorita ao trófeu destaque na categoria Petiz 2 (até 12 anos) que a Federação oferece a esta faixa de idade no fim do ano” comemora Eduardo Morini, técnico da atleta.

Medalhistas

• Fernanda Schmitz Delgado
Ouro: 100m livre, 50m livre, 100m borboleta. 200m medley e Revezamento 4x50m medley.
Prata: Revez. 4x50m livre.

• Vitor Dionísio Muller
Ouro: 400m livre.
Prata: 100m livre.
Bronze: 50m livre.

• Mariana de Medeiros Fontes
Ouro: Revez. 4×50 medley.
Prata: Revez. 4x50m livre.
Bronze: 200m livre.

• Isabela Zumblick Gonçalves
Ouro: Revez. 4x50m medley.
Prata: 100m costas.

• Emillin Honorato Fernandes
Ouro: Revez. 4×50 medley.
Prata: Revez. 4x50m livre.

• Paulo Henrique Freitas de Andrade
Prata: 100m peito e 50m livre.
Bronze: 200m medley e 100m costas.

• Letícia de Carvalho Dias
Prata: 50m peito e 50m livre.

• Bruno Avelino Oliveira
Prata: 800m livre.
Bronze: 100m livre.

• Mariana Borges Becker
Prata: 100m peito.
Bronze: 200m medley.

• Esther Ferrandin Garcia
Prata: Revez. 4x50m livre.

• Amanda Gava Vicenti
Bronze: 100m livre e 50m livre.

• Bruno de Medeiros Fontes (8 anos)
Bronze: 50m costas.

Turismo e cultura: Municípios debatem ações integradas

0

Wagner da Silva
Braço do Norte

De modo geral, os municípios do Vale do Braço do Norte possuem as mesmas características. Porém, todos realizam ações de forma isolada. E justamente a partir desta constatação, a secretária de desenvolvimento regional propõe o fortalecimento do projeto Encantos do Sul. Hoje, o primeiro encontro regional de mobilização, para alavancar ações integradas nas áreas de cultura e turismo, ocorre no Centro Comunitário Nosso Senhor do Bom Fim, em Braço do Norte.

A expectativa é reunir mais de 100 pessoas entre prefeitos, secretários, vereadores, conselheiros, membros de sindicatos e associações comerciais, além de representantes de órgão públicos como Cidasc, Epagri, polícias e Corpo de Bombeiros.

Também foram convidados representantes de Orleans, Lauro Müller e Gravatal. Estas cidades não pertencem a base da SDR do Vale, mas possuem as mesmas características dos municípios abrangidos. Três palestras estão previstas. A primeira tratará da Organização regional do turismo e será ministrada pelo secretário estadual de turismo, esporte e cultura Valdir Rubens Walendowski.

Em seguida, a gerente de políticas de turismo, ligada a mesma secretaria, Elisa Wypes Sant’ana de Liz, trabalhará o tema Regionalização e segmentação turística. A palestra Sistema nacional de cultura será apresentada pelo gerente de projetos da Fundação Catarinense de Cultura, Eugênio Lacerda.

Após as palestras, o museólogo Robson Lunardi mediará um debate entre os grupos. O objetivo é apresentar propostas integradas de fomento de ações nas áreas de cultura e turismo.

Objetivo é mostrar como municípios podem se organizar

A proposta do programa Encantos do Sul é mostrar aos municípios a possibilidade de, juntos, desenvolverem ações regionalizadas nas áreas da cultura e do turismo. Uma das linhas a serem apresentadas no encontro de hoje são os caminhos para as cidades conseguirem recursos.

A outra, ligada ao SC Rural (Microbacias 4), coordenado pela Epagri, visa preparar a propriedade e profissionalizar mão-de-obra para receber os visitantes. Todos os municípios do Vale do Braço do Norte têm grande potencial turístico, especialmente no segmento rural, de aventura, de natureza e religioso.

“Espero que este não seja apenas mais um encontro, mas que desta reunião surjam proposições, propostas que sejam efetivamente aplicadas por todos os municípios de forma conjunta e integrada”, incentiva o secretário regional Gelson Luiz Padilha (PSDB).

Sindicância no presídio: Após 250 dias, processo será concluído

0

Rafael Andrade
Tubarão

Uma das sindicâncias mais complicadas averiguadas até hoje pela equipe da corregedoria da secretaria estadual de justiça e cidadania chegará ao fim amanhã. O procedimento investiga a participação de dois agentes penitenciários e de um ex-diretor do Presídio Regional de Tubarão, no caso do uso indevido de uma viatura (uma Blazer) do Departamento de Administração Prisional (Deap).

Os fatos ocorreram em 9 de dezembro do ano passado, na praia do Rosa, em Imbituba. Jornais de todo o país deram ênfase as possíveis irregularidades praticadas pelos envolvidos.

Na época, dois reclusos do Presídio Regional de Tubarão estavam, sem algemas, junto com dois agentes – um deles era terceirizado. Fabrício Buss, diretor da unidade na época, teria autorizado o grupo ir até Imbituba para pegar um notebook e fiação elétrica para uso administrativo no presídio.

A Polícia Civil de Imbituba chegou a prender os agentes e acusá-los de formação de quadrilha e associação ao tráfico. Mas as únicas coisas encontradas com eles foram duas latas de cerveja – as quais a corregedoria também apurou se foram, ou não, implantadas no carro.

Divergências à parte, um relatório resumido do processo da sindicância, que tem mais de 300 páginas, será entregue amanhã na secretaria estadual de segurança pública (SSP).

Conteúdo
Não foi divulgado o conteúdo do relatório, mas o caso seguirá sob investigação na corregedoria geral da secretaria estadual de segurança pública. Os funcionários investigados estão afastados por tempo indeterminado. “Foi um procedimento difícil. Muitas pessoas foram ouvidas. Ainda farei as últimas adequações no relatório amanhã (hoje). Posso adiantar que deste procedimento desenrolou outros que também foram investigados. Por isso, a demora”, antecipa Cleto Navagio de Oliveira, corregedor responsável pela sindicância.

Pente fino: Celulares, chips, carregadores, facas artesanais e cachimbos…

0

Tubarão

Um pente fino surpresa foi executado por pouco mais de 20 agentes penitenciários ontem, no Presídio regional de Tubarão. Profissionais da Penitenciária Sul e do Presídio Santa Augusta, ambos de Criciúma, da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Imbituba e da Gerência de Escolta e Vigilância de Florianópolis participaram da ação.

Seis celulares de várias marcas, três carregadores, nove chips e 26 facas artesanais foram apreendidos com os detentos. Somente as alas da galeria e feminina foram revistadas. Nada de irregular foi apreendido com as detentas – cerca de 40 mulheres.

“Identificamos um preso responsável por parte do material recolhido. Ele irá responder inquérito policial. Todo o conteúdo será encaminhado imediatamente para a direção do Departamento de Administração Prisional, em Florianópolis”, explica o diretor da unidade carcerária, Deiveison Querino Batista.

Este foi o primeiro pente fino feito na unidade após a troca de comando, há um mês. Uma revista de rotina foi efetuada na ala do seguro, há oito dias, após agentes e policiais militares de plantão terem frustrado uma tentativa de fuga. Seis presos foram transferidos na ocasião.

Festa = investimentos

0

“Não falta nada em nossa escola!”. O diretor da Escola Martinho Alves dos Santos, em Tubarão, José da Silva Thiesen, é só orgulho. Também pudera. Todos os anos, a unidade educacional recebe melhorias com os recursos arrecadados durante a festa junina.

Em 2009, a prioridade foi a climatização, com instalação de ar-condicionado em todas as salas. Já em 2010, os recursos serão destinados à colocação de cobertura metálica para unir os três prédios da escola.

O investimento total será de R$ 20 mil, e ainda vai sobrar um ‘merrequinha’ para destinar a outras pequenas melhorias. “Felizmente, sempre conseguimos alcançar nossos objetivos. E devemos isso à comunidade, aos pais de alunos e empresários que nos patrocinam. Todos eles dão a sua contribuição para realizar essa festa”, agradece o diretor.

Atrações
A festa junina da Martinho Alves dos Santos deste ano ocorreu no último sábado. Além dos indispensáveis quitutes da época e da quadrilha, teve apresentação de banda, homenagens aos namorados e performances dos próprios estudantes, que fizeram cover de Beyonce, Mamonas Assassinas, entre outras atrações.

Público
A estimativa é que de 7 a 10 mil pessoas compareceram à festa junina da Escola Martinho Alves dos Santos.

Curtas

Vestibular
Os estudantes da Escola Dom Joaquim, em Braço do Norte, estão de olho no livros que devem ler para estarem preparados para o vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) do próximo ano. As obras estão detalhadas no blog da escola. Anote aí o endereço e confira: http://eebdomjoaquim.blogspot.com.

Dinâmica dos nomes
Sob a orientação da professora Ludimar Teresa de Oliveira, os alunos da 1ª série do ensino médio da Escola Jovem Dite Freitas, em Tubarão, elaboraram o perfil das turmas a partir da compreensão dos estudantes sobre as características principais de cada um. Os destaques foram os colegas Willian Fernando, Rodrigo Siega e Luiza Estela. Eles receberam o maior número de elogios dos amigos. Willian (esse moço da foto), por exemplo, foi “traduzido” como um cara tranquilo, amigo, paciente e educado. Parabéns!

Uma questão de ética

0

Nossa cidade foi manchete nacional no último fim de semana, infelizmente estampando uma notícia negativa, que atingiu, pela ampla repercussão do fato noticiado, de forma violenta cada um dos homens e mulheres de bem que vivem na cidade de Tubarão.
Sem adentrar ao mérito da questão, até porque os desdobramentos do caso exigiram imediata atuação das autoridades competentes, e a resposta à sociedade sobre o desfecho do caso acreditamos será breve, o que podemos garantir é que a OAB estará atenta, acompanhando de perto o cumprimento dos preceitos legais pertinentes para que a justiça seja feita.

De toda a forma, essa situação serviu para que todos na cidade comentassem o caso, aprovando ou desaprovando a conduta perpetrada, discutindo valores e acima de tudo, avaliando o que é agir ou ser ético, o que serve de despertar para uma nova consciência.
Desde criança somos orientados a discernir entre o certo e o errado, primeiramente pelos pais, pela escola, pela religião, depois pelo local de trabalho, enfim pelos exemplos de virtude e pelos valores que nos são apresentados na sociedade em que nos inserimos.

Agir com ética, é respeitar esses valores agindo sobretudo com respeito ao direito do outro. Não é necessário praticar atitudes dignas de um Prêmio Nobel da Paz para valorizar a ética. São as pequenas ações do dia-a-dia na prática do bem que enaltecem o ser humano e tornam esse mundo um lugar bom de se viver.
Chegar no horário em um compromisso, cumprir com o pagamento de impostos, não prejudicar o meio-ambiente, respeitar o patrimônio público, ser cortês, ouvir os problemas de um amigo sem julgá-lo, ajudar uma pessoa desconhecida, respeitar os mais velhos são hábitos saudáveis e que representam o bom caráter de uma pessoa de bem.

É verdade que diariamente somos tentados pelo egoísmo, que nos induz a pratica de atitudes em que nos satisfaçam em detrimento do direito do outro. O príncipe Hamlet, personagem de Willian Shakespeare, na célebre passagem da peça teatral em que demonstra dúvida em vingar, ou não, a morte do seu pai, serve de reflexão para quando enfrentamos um conflito de consciência, dilemas existenciais e reflexões éticas.

“Ser ou não ser, eis a questão: será mais nobre em nosso espírito sofrer pedras e setas com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja, ou insurgir-nos contra um mar de provações e em luta pôr-lhes fim?
Ser ou não ser ético? Agir ou não agir de maneira ética? Eis as questões que todos os membros de nossa sociedade, especialmente aqueles que detém poder político e econômico devem responder todos os dias através de suas ações. A prática do bem reflete numa sociedade mais fraterna e mais justa, conseguida com o esforço de todos nós.