terça-feira, 23 junho , 2026
Início Site Página 9820

Turismo no inverno: Crescimento é de 50%

0

Carolina Carradore
Tubarão

Empresários e comerciantes ligados ao turismo estão rindo à toa na região sul. E não é para menos. Hotéis, restaurantes e pousadas são lotados por turistas de várias regiões do Brasil e até de outros países. A movimentação é ainda maior nos fins de semana. O aumento de turistas na Amurel, entre os meses de junho e julho deste ano, já é 50% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Os dados são do Convention e Visitors Bureau de Tubarão e Região.

Em 2009, quem esperava um lucro maior no inverno, amargou prejuízo. A epidemia da gripe A afastou os turistas. Agora, a situação é bem diferente. Com a doença controlada e a ocorrência de neve na região serrana, os turistas voltaram. E muitos aproveitam para dar uma passadinha na Amurel. Em comparação com 2008, o acréscimo de turistas este ano foi de 30%.

A distância de menos de 80 quilômetros da serra, também facilita a circulação dos turistas. “Não há, em lugar nenhum do mundo, o que temos aqui no sul: praia, água termal e serra. E esse já é um dos melhores anos para o turismo de inverno dos últimos tempos”, comemora o presidente do Convention, João Marcelino de Carvalho Júnior.

E quem vai para a serra com a esperança de ver a neve, tem uma inúmeros motivos para esticar o passeio para a Amurel. João cita as visitas constantes de baleias em Laguna, Imbituba, Jaguaruna e Garopaba, as águas termais em Tubarão e Gravatal, e a gastronomia açoriana e de frutos do mar como grandes atrativos nesta época do ano.

Mais neve neste fim de semana
Para quem quer ver a neve, este fim de semana pode ser uma boa pedida. Segundo a previsão da Epagri/Ciram, a passagem de uma frente fria e a atuação de uma intensa massa de ar polar provará a diminuição da temperatura. O cenário é ideal à formação de neve nas regiões mais altas do estado, especialmente no sábado. As temperaturas despencam. Em Urubici e São Joaquim os termômetros podem registrar até seis graus negativos. No litoral sul, a máxima não deve passar dos 10ºC.

Rede hoteleira comemora

São Joaquim recebe 13 mil visitantes nos meses de inverno. Este ano, o aumento na procura deve ser 10% superior em comparação ao ano passado. O índice é comemorado também no litoral sul. A pousada Quinta do Bucanero, na praia do Rosa, em Imbituba, investiu no turismo doméstico. Fechou as portas em junho e abriu com força total no mês passado.

Segundo um dos responsáveis pelo local, Régis Borwski, boa parte dos turistas recebidos na pousada têm como principal destino a região serrana. “Eles aproveitam e passam por aqui. Agora, com a presença das baleias não tem coisa melhor: o turista está descansando na pousada e já avista o mamífero”, completa.

Régis espera um crescimento de 20% na ocupação este ano, comparado com o mesmo período de 2009. O gerente do hotel Sandrini, na Guarda-MD, em Tubarão, Vanderlei Machado, tem a mesma estimativa. Apesar da procura ser maior no verão, ele observa um movimento um maior neste inverno. “O turista vai para a serra e passa aqui. Nosso carro chefe são as águas termais”, destaca.

Prevenção no trânsito: Lombada eletrônica é reivindicada

0

Rafael Andrade
Tubarão

Um dia após a tragédia que culminou na morte do menino Felipe dos Anjos Venâncio, de 9 anos, estudante da 3ª série da escola Sagrado Coração de Jesus, na SC-440, na comunidade do KM-60, em Tubarão, autoridades locais começam a agir. A coleguinha que estava com ele, Júlia Passarela Levandowski, também 9 anos, deixou a UTI ontem e segue internada na ala pediátrica do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC).

Seu quadro clínico é estável e ela não corre mais risco de morte. O secretário de desenvolvimento regional em Tubarão, Haroldo Silva, o Dura, promete que vai lutar e mediar a instalação de uma lombada eletrônica em frente da escola, local onde ocorreu o acidente, na terça-feira.

“A manutenção e sinalização da via é de responsabilidade do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). Vou priorizar o pedido da comunidade. Os índices trágicos desta estrada não podem aumentar”, avalia Dura. Os líderes da comunidade vão oficializar a reivindicação ainda esta semana junto a secretaria de desenvolvimento regional.

Divisão Especial: Leão vacila e empata no Anibal Costa

0

Rafael Andrade
Tubarão

Sem muitos lances de gol e um jogo abaixo do que o esperado, o Hercílio Luz empatou com o Concórdia em 1 a 1, ontem à noite, no Estádio Anibal Torres Costa, em Tubarão. O resultado mantém o Galo do Oeste invicto na segunda divisão do Campeonato Catarinense, com quatro pontos. A equipe ocupa o terceiro lugar na classificação.

Já o Leão do Sul deixou escapar os três pontos e segue na oitava colocação. A estreia diante da torcida não foi das melhores. O Colorado tentava recuperar-se da derrota por 1 a 0 na primeira rodada, em Joaçaba.

O primeiro tempo foi todo do Concórdia, que comandou as jogadas de meio campo. O primeiro gol da partida foi do Galo depois de uma bela cobrança de falta da intermediária hercilista. O meia-atacante Cléber cobrou forte e deu chances para o goleiro Tiago. O Leão tentou empatar, mas não apresentava perigo ao gol adversário.

Na volta para o segundo tempo, o Hercílio voltou determinado e, aos 22 minutos, Edson Bugrão empatou com um belo chute de fora da área. A partir daí o placar não mudou. O próximo confronto do Leão do Sul é em União da Vitória (PR), contra o Porto, que ocupa a sétima colocação.

Meio rural: Formação de jovens lideranças

0

Wagner da Silva
Rio Fortuna

Cerca de 25 jovens de grupos da zona rural voltam a reunir-se neste fim de semana a fim de debater e sugerir a criação de políticas públicas para a juventude. O encontro será na comunidade de Rio Facão, em Rio Fortuna.

As reuniões itinerantes são promovidas por grupos de jovens rurais de Rio Fortuna e Grão-Pará, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf) de Rio Fortuna, Fundação Luterana Diaconia (FLD) e a Centro de Elaboração, Assessoria e Desenvolvimento de projetos (Cesap). A meta é formar jovens lideranças comunitárias.

Nesta etapa, os grupos trabalharão a edição de um vídeo, cujo objetivo é apresentar informações histórico-culturais das comunidades em que vivem, e temas como o agroturismo e o melhor aproveitamento da propriedade rural. O processo visa atender indiretamente cerca de 120 famílias da área rural de Rio Fortuna e Grão-Pará.
Conforme a coordenadora do coletivo da juventude da Fetraf – micro região sul, Aline Nandi, o trabalho de intercâmbio de informações visa preparar os jovens para liderar grupos sociais e contribuir no debate e desenvolvimento de políticas públicas.

“Entender o papel do jovem dentro da organização fortalece as ações do meio rural. Especialmente no desenvolvimento de políticas públicas de interesse deste meio. Nossa proposta é estudar, debater e desenvolver os projetos integrados como forma de despertar no jovem, o interesse na participação social”, pontua Aline.

Ela acrescenta que o vídeo será desenvolvido durante os próximos três meses e apresentado em fevereiro do próximo ano na reunião regional. “A maioria das propostas apresentadas no início do projeto estão em execução nas comunidades participantes. O vídeo trabalha as ações desenvolvidas pelos jovens dentro da sua realidade e contribuirá como forma de fortalecer o processo na base social”, avalia Aline.

Plano de cargo e carreira : Lei está em fase final de elaboração

0

Tubarão

Os servidores que integram a comissão de análise do plano de cargo e carreira da prefeitura de Tubarão receberam ontem o quinto relatório produzido pela Intelectus. Desde o ano passado, a empresa contratada pela prefeitura realiza um levantamento da atual situação do funcionalismo público municipal, a fim de traçar o plano dos servidores.

O relatório apresentado pelo secretário de administração, Carlos Eduardo de Bona Portão, o Preto, é o último a ser apreciado pela comissão, antes da elaboração do cálculo de impacto financeiro. “Após isso, passaremos para a fase de confecção da minuta do anteprojeto de lei”, antecipa Preto.

Com o anteprojeto, a comissão de servidores e o prefeito Manoel Bertoncini (PSDB) discutirão a proposta inicial e possíveis ajustes, caso sejam necessários. “Acredito que até novembro seja possível encerrar todo este processo e deixar tudo pronto para enviar a lei à câmara de vereadores”, prevê o secretário.
Assim que estiver implantado, o plano de cargo e carreira permitirá uma melhor gestão dos quadros da prefeitura e oferecerá mais oportunidades de crescimento profissional e salarial aos servidores.

Catarinense de Handebol: 285 atletas disputam a etapa final

0

Rafael Andrade
Tubarão

São quase 300 atletas e 50 dirigentes entre treinadores, comissão técnica e representandes da Federação Catarinense de Handebol (FCHb). Além dos esportistas, o torcedor deverá lotar o Ginásio Francisco Salgado Filho, o Salgadão, no bairro Oficinas, em Tubarão, palco das finais do Campeonato Catarinense de Handebol da Categoria Cadete, nas modalidades masculina e feminina.

A rodada começa hoje com a competição feminina, às 13 horas, com o duelo entre AD.Colegial e ADH Jaraguá do Sul. Em seguida, ocorrerão seis jogos do Estadual. Às 20 horas, a equipe tubaronense ADRCETCT/CME enfrenta uma das representantes do oeste catarinense, a A.A. Universitária/Concórdia, e finaliza a primeira rodada.
São 16 equipes que conquistaram as vagas após as disputas das três etapas regionais em junho e no mês passado em Forquilhinha, Balneário Camboriú e Concórdia. Tubarão será representada no feminino e tem boas chances de medalhas.

“Apesar de termos caído em uma chave difícil, com Chapecó, Itajaí e Concórdia, vamos nos dedicar ao máximo para fazer bonito. Esta competição também será uma maneira das meninas ganharem experiências à Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (Olesc), que será disputada em Tubarão, em outubro”, avalia Paulinho, treinador das tubaronenses.

O presidente da FCHb, Eder Martins, destaca que o evento é bem organizado e avalia que a economia do município será incrementada. “Tubarão receberá mais de 300 pessoas. Hotéis, lanchonetes e restaurantes também ganham”, ressalta Eder.

Câmara de vereadores: Gasto com diárias este ano já chega a R$ 18 mil

0

Carolina Carradore
Tubarão

Nos primeiros sete meses deste ano, a câmara de vereadores de Tubarão gastou aproximadamente R$ 18 mil em diárias. O valor é equivalente a despesa gerada durante todo o ano passado. Os dados integram o relatório preliminar realizado pelo setor jurídico do legislativo.

O levantamento de gastos com viagens patrocinadas pela câmara foi um pedido do vereador Deka May (PP). O requerimento foi motivado após as denúncias contra o colega Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB). Ele foi flagrado por uma equipe de reportagem do Fantástico em uma praia no momento em que supostamente deveria estar em um curso para parlamentares no Recife.

O presidente da casa, João Batista de Andrade, o Sargento Batista (PSDB), quer ter em mãos até amanhã um relatório minucioso, onde estejam especificadas quantas viagens a trabalho e cursos foram feitos este ano por vereadores e funcionários da câmara, o roteiro e os gastos com cada umas. “Vamos ser rigorosos e estabelecer um limite”, antecipa Batista.

Critérios podem mudar

Quando um vereador de Tubarão viaja a trabalho ou para realizar um curso em alguma cidade catarinense recebe R$ 409,60 para a diária (com pernoite). Se for no popular “bate e volta”, o valor é de R$ 286,00.

Já quando saem dos limites do estado, os vereadores embolsam R$ 573,00 de diária com pernoite, ou R$ 401,00 para ir e voltar no mesmo dia. Os servidores, quando ausentam-se a trabalho ou para realizar cursos, também recebem os mesmos valores.
Conforme o presidente da casa, João Batista de Andrade, o Sargento Batista (PSDB), as viagens são comunicadas pelos vereadores a ele, que encaminha o pedido ao setor jurídico. “Eles analisam se há, ou não, impedimento para liberar o pedido”, detalha Batista.

Com o momento negativo em virtude das denúncias de mau uso de dinheiro público pelo vereador Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB), o presidente quer mudar certos critérios para propor limite nesses gastos. “Analisamos como outras câmaras atuam em relação as diárias para usarmos como exemplo. Temos que alterar algumas regras, verificar a real necessidade de viagens e estabelecer limites”, propõe Batista.

“Não matei, nem roubei”, diz Jarrão

Procurado pelo Notisul ontem, o vereador Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB), garante que não pretende licenciar-se dos trabalhos da câmara de vereadores. “Não matei, não roubei. Vou continuar a frequentar as sessões normalmente. Sou inocente”, antecipa.

Porém, ele não garantiu a sua presença na sessão de hoje. Argumenta que precisará viajar a Florianópolis. “Não sei se chegarei a tempo”, completa. O vereador reforça a sua defesa quanto as denúncia de que estaria na praia no momento em que deveria estar em um curso para parlamentares. “Eu estava de folga, já havia saído do curso. Isso que fizeram comigo é uma injustiça muito grande”, ressalta.

BR-101 em Laguna: Ainda uma incógnita

0

Zahyra Mattar
Laguna

Segue o suspense em torno da retomada, ou não, das obras no lote 25 nas obras de duplicação da BR-101, entre o acesso sul a Itapirubá, em Laguna, até Capivari de Baixo. O consórcio Blokos/Araguaia/Emparsanco confirmou nesta terça-feira à superintendência catarinense do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) que não há possibilidade de retomar os trabalhos no trecho nesta semana. Na próxima? Quem sabe. Mas não é dada nenhuma garantia.

Ontem, durante todo o dia, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) em Santa Catarina, João José dos Santos, reuniu-se com a cúpula do órgão para tentar uma solução, preferencialmente que não interfira na continuidade dos trabalhos. Em caso de rescisão, por exemplo, o trecho terá que ser novamente licitado, o que poderia gerar um atraso de, no mínimo, um ano no cronograma da duplicação.

É esperado que hoje a superintendência catarinense anuncie qual foi a decisão: se multa, rescisão do contrato ou outro tipo de punição. Os gestores do consórcio alegam que estão com problemas financeiros.

DM e Triunfo não inabilitadas na licitação do lote 29

As ex-responsáveis pelas obras do lote 29 na duplicação da BR-101, a DM Construtora e a Construtora Triunfo, estão fora do processo de licitação do trecho entre Sombrio e Araranguá. Primeira e segunda colocada na licitação original, respectivamente, as duas empresas tiveram seus contratos rescindidos. Juntas, cada qual em seu tempo, executaram somente 30% das obras previstas no lote.

Ambas participavam do processo junto com outras oito empresas. A Triunfo pleiteava a vaga sozinha. A DM estava consorciada com outra empreiteira. Além das duas, outro consórcio foi inabilitado. A licitação para as obras remanescentes do lote 29 e a execução do contorno de Araranguá está orçada em aproximadamente R$ 282.553.326,96.

Na primeira concorrência, o montante era de R$ 103 milhões. A elevação monetária, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), é por conta da inclusão do contorno de Araranguá, cujo equipamento não fazia parte do projeto de duplicação inicialmente.

Festa = investimentos

0

“Não falta nada em nossa escola!”. O diretor da Escola Martinho Alves dos Santos, em Tubarão, José da Silva Thiesen, é só orgulho. Também pudera. Todos os anos, a unidade educacional recebe melhorias com os recursos arrecadados durante a festa junina.

Em 2009, a prioridade foi a climatização, com instalação de ar-condicionado em todas as salas. Já em 2010, os recursos serão destinados à colocação de cobertura metálica para unir os três prédios da escola.

O investimento total será de R$ 20 mil, e ainda vai sobrar um ‘merrequinha’ para destinar a outras pequenas melhorias. “Felizmente, sempre conseguimos alcançar nossos objetivos. E devemos isso à comunidade, aos pais de alunos e empresários que nos patrocinam. Todos eles dão a sua contribuição para realizar essa festa”, agradece o diretor.

Atrações
A festa junina da Martinho Alves dos Santos deste ano ocorreu no último sábado. Além dos indispensáveis quitutes da época e da quadrilha, teve apresentação de banda, homenagens aos namorados e performances dos próprios estudantes, que fizeram cover de Beyonce, Mamonas Assassinas, entre outras atrações.

Público
A estimativa é que de 7 a 10 mil pessoas compareceram à festa junina da Escola Martinho Alves dos Santos.

Curtas

Vestibular
Os estudantes da Escola Dom Joaquim, em Braço do Norte, estão de olho no livros que devem ler para estarem preparados para o vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) do próximo ano. As obras estão detalhadas no blog da escola. Anote aí o endereço e confira: http://eebdomjoaquim.blogspot.com.

Dinâmica dos nomes
Sob a orientação da professora Ludimar Teresa de Oliveira, os alunos da 1ª série do ensino médio da Escola Jovem Dite Freitas, em Tubarão, elaboraram o perfil das turmas a partir da compreensão dos estudantes sobre as características principais de cada um. Os destaques foram os colegas Willian Fernando, Rodrigo Siega e Luiza Estela. Eles receberam o maior número de elogios dos amigos. Willian (esse moço da foto), por exemplo, foi “traduzido” como um cara tranquilo, amigo, paciente e educado. Parabéns!

Sabe o que os astros reservam para você hoje?

0

Áries (21/03 a 20/04)
Fase lunar nova que representa um novo direcionamento de energia. O encontro entre Sol e Lua no signo de Leão indica uma nova etapa na vida afetiva e na expressão criativa.

Touro (21/04 a 20/05)
No ponto mais baixo da mandala astrológica taurina ocorre a fase lunar nova. Momento de centrar-se, de se guiar pelo coração.

Gêmeos (21/05 a 20/06)
A inteligência e a criatividade geminianas podem se manifestar em seu esplendor. Momento interessante para estudos, viagens, contatos.

Câncer (21/06 a 21/07)
Uma nova etapa emocional e financeira começa a se apresentar mais intensamente. Excelente momento para renovar seus valores pessoais.

Leão (22/07 a 22/08)
Em seu signo ocorre o encontro entre Sol e Lua que caracteriza a fase lunar nova. Momento de renascer, de se expressar com mais alegria,.

Virgem (23/08 a 22/09)
Momento de voltar-se para dentro, de refletir sobre o que sentiu ao longo dos últimos meses. Esta é uma fase introspectiva, onde há questões do passado a serem resolvidas.

Libra (23/09 a 22/10)
O envolvimento com amigos, grupos e a comunidade está favorecido com a fase lunar nova. Momento de redefinir o seu lugar na comunidade humana, sendo criativo e amoroso.
Escorpião (23/10 a 21/11)
A conjunção entre Sol e Lua ocorre hoje no alto do céu astrológico. Fase interessante para investir na carreira profissional, tendo a criatividade e a liderança como diferenciais.

Sagitário (22/11 a 21/12)
Idealismo, intuição, espiritualidade e desenvolvimento cultural favorecidos. Momento interessante para estudos, viagens, contatos com outras culturas, países, línguas.

Capricórnio (22/12 a 20/01)
Fase de intensas transformações, que pede consciência e desapego, capricorniano. Intensificação das questões emocionais e financeiras. Negócios. Poder criativo.

Aquário (20/01 a 19/02)
No signo de energia oposta e complementar a sua ocorre a fase lunar nova. A ênfase passa para os relacionamentos e as energias emocionais que compartilha com as pessoas.

Peixes (20/02 a 20/03)
Momento interessante para dar novo impulso ao trabalho, de forma mais criativa, pisciano. Fase lunar nova que pede aprimoramento físico, emocional e profissional. Cura emocional.