sexta-feira, 26 junho , 2026
Início Site Página 9820

Sabe o que os astros reservam para você hoje?

0

Áries (21/03 a 20/04)
O foco não somente atual, mas dos próximos dois anos, é o relacionamento. Colaboração em parcerias, percebendo suas responsabilidades, pode trazer bons resultados.

Touro (21/04 a 20/05)
Um novo ritmo de vida é necessário para trazer-lhe mais paz e equilíbrio. A harmonia nos relacionamentos é fundamental.

Gêmeos (21/05 a 20/06)
Período que favorece o fortalecimento do vínculo afetivo e emocional. Você almeja viver mais de acordo com sua singularidade.

Câncer (21/06 a 21/07)
Decisões relativas ao lar, família, sentimentos. Este é um momento muito importante para você, em que deve se centrar e amadurecer.

Leão (22/07 a 22/08)
Uma relação mais harmoniosa e equilibrada com as pessoas é o propósito atual. A ética deve sempre prevalecer.

Virgem (23/08 a 22/09)
Estabelecer sólidas parcerias é a base de desenvolvimento de seus recursos. Momento de perceber quem são as pessoas com quem compartilha verdadeiros valores.

Libra (23/09 a 22/10)
Excepcional oportunidade de mudança de atitude, sendo mais decidido e assertivo. Hora de fortalecer a individualidade e isso terá reflexos sobre os seus relacionamentos.

Escorpião (23/10 a 21/11)
Momento de refletir sobre a qualidade dos seus vínculos e relacionamentos. O reaparecimento de certas pessoas indica que há questões a serem resolvidas.

Sagitário (22/11 a 21/12)
Idealismo, intuição, espiritualidade e desenvolvimento cultural favorecidos. Momento interessante para estudos, viagens, contatos com outras culturas, países, línguas.

Capricórnio (22/12 a 20/01)
Observe quem são as pessoas com quem pode compartilhar importantes realizações. O desenvolvimento profissional passa em primeiro lugar pelos bons relacionamentos.

Aquário (20/01 a 19/02)
A percepção do significado espiritual da vida torna-se mais forte nos aquarianos. Ênfase no contato com pessoas com quem você evoluirá. Viagens favorecidas.

Peixes (20/02 a 20/03)
O progresso pessoal e profissional depende do que você compartilha com as pessoas. Momento em que perceberá com que pessoas há algo de muito importante a realizar.

A ruina do gênero humano

0

Na virada do século 20, as pessoas viviam com a ideia de que a humanidade estava melhorando, que a moralidade aumentaria e que a ciência e a tecnologia ajudariam a nos introduzir a uma utopia. A humanidade, acreditava-se, estava essencialmente no caminho da perfeição. Isto é, com o tipo certo de educação e treinamento moral, os seres humanos poderiam melhorar a si mesmo e a sociedade em que vivemos. Tudo isso deveria começar a ocorrer, em geral, quando entrássemos no brilhante novo mundo do século 20. Infelizmente, as coisas não ocorreram assim.

O século 20 foi um dos mais trágicos e violentos em toda a história, graças – e ironicamente em grande parte – aos avanços da ciência, que tornaram possível que as pessoas se matassem, e também a outros, em uma escala que os loucos mais depravados do passado jamais poderiam sonhar que um dia ocorreria. Onde está a raiz do problema, então? A raiz do problema foi quando o homem, a humanidade, perdeu e ainda continua perdendo Deus de vista. Alguém ainda pode duvidar disso?

Olhemos então para o presente século. Observemos o que ocorre ao nosso redor. Estamos aterrorizados com os últimos casos de violência que borrifa de sangue e medo toda a população do país. Vejam o caso do goleiro Bruno, do Flamengo. De ídolo de uma grande torcida – formada por crianças, jovens, adultos e idosos -, ele passou a ser marginalizado pelos holofotes da mesma imprensa que o aplaudia e o transformava em herói. Agora, neste estranho lance da vida, Bruno precisa ser defendido por outros craques, os advogados criminais. Ele é acusado de assassinar a jovem Eliza Samudio.

E o que dizer daquele que tinha que defender a justiça e ser um defensor público, e transgrediu a lei e a ética e matou a advogada Mércia Nakachina. E o jovem que recentemente entregou-se a polícia após confessar que matou a menina e que a pendurou em uma cerca.

Poderíamos montar, aqui neste espaço, um sórdido cardápio de crimes horrendos. Sem falar nos crimes ocorridos em outras áreas que se tem conhecimento. Concordam, então, quando digo que o caráter humano não tem mais valor moral do que a conta bancaria, a ambição, etc. Concordam quando afirmamos que a racionalidade está, aos poucos, transformando-se em irracional, levando o homem (sapiens) a matar o seu próprio irmão, o pai, a mãe, os filhos, etc.

Onde entra Deus neste contexto? O que pensa Deus sobre tudo isso? O que ele tem a dizer-nos? Estamos realmente nos distanciando de Deus? O que pensam advogados, juízes, promotores, padres, pastores sobre este tema? Amigos, Deus sempre teve e sempre terá razão sobre tudo. Nós é que somos – e sempre seremos – os filhos displicentes, uma espécie de modelo de filho pródigo.

Será que não está na hora da refletir-mos sobre a nossa condição moral de vida? Ou você acha que são somente as pessoas do lado de lá que cometem pecados ou que transgridem a lei moral de Deus e também a lei moral, civil e penal, dada por Deus, às autoridades competentes para que possam ser respeitadas e cumpridas por toda a sociedade. Para finalizar este artigo, meio opinião e meio sermão, vamos deixar que o próprio Deus, por meio de sua infinita sabedoria, dê a palavra final.

No livro de Gênesis (cap.6.6), encontramos o seguinte depoimento: “Arrependeu-se o senhor Deus de haver criado o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração”. Por quê? Gênesis (cap.6.5) responde: “E viu o senhor que a maldade do homem multiplicara-se sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente”. Que diremos, pois?

Caixas eletrônicos: Bancos ameaçam indisponibilizar o serviço à noite

0

Carolina Carradore
Tubarão

Até dezembro deste ano, todas as áreas de autoatendimento de agências bancárias e instituições financeiras de Tubarão contarão com serviço de vigilância. Pelo menos é o que determina a lei municipal sancionada dia 18 de junho. Mas a medida não foi vista com bons olhos pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

E se a regra entrar em vigor, eles ameaçam interromper os serviços dos caixas eletrônicos após às 16 horas. A informação é do vereador Evandro Almeida (PMDB).
“Recebi uma ligação há duas semanas e eles foram bem claros: disseram que o projeto não tem fundamento e se a lei for regulamentada fecharão a sala de autoatendimento junto com o expediente do banco”, reitera Evandro.

Representantes da Febraban tentaram contato com o prefeito Manoel Bertoncini (PSDB) na semana retrasada, quando souberam da existência da lei. Sem conseguir falar com o prefeito, procuraram o vereador. O projeto de lei 8.2010 foi aprovado em plenário dia 27 de maio. Na justificativa, Evandro argumentou a insegurança do cliente em utilizar caixas eletrônicos à noite. “A presença de um vigia iria trazer segurança à população, pois ficamos à mercê dos bandidos”, justifica Evandro.

Prazos
A câmara de vereadores de Tubarão aprovou o projeto de lei de autoria do vereador Evandro Almeida (PMDB – foto), dia 27 de maio. Em 18 de junho, a lei foi sancionada pelo prefeito Manoel Bertoncini (PSDB). O município tem 90 dias para regulamentar a lei. Depois disto, os bancos terão mais 90 dias para se adequarem à nova regra.

O outro lado

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), por meio da assessoria de imprensa, disse que a intenção do município em trazer seguranças aos usuários dos caixas eletrônicos cria uma situação que favorece os bandidos.
Eles argumentam que um vigilante utiliza armas de calibre menor e usam coletes à prova de bala. Fato que, segundo a Febraban, fica difícil de competir com um bandido que usa armas mais poderosas e ainda roubam o colete do vigia.

Outro argumento seria em como o guarda utilizaria o banheiro, pois fica impedido de entrar na agência bancária e na antessala não há sanitários.
A Febraban também questiona onde as armas e os coletes seriam guardados após o término dos trabalhos do vigia. Segundo a federação, a legislação impede que eles levem os materiais para casa.

Eles orientam à população a utilizar os serviços bancários em horário de expediente e evitar contato em bancos no período noturno. Segundo a Febraban, se mesmo diante de todas estas justificativas, o prefeito Manoel Bertoncini (PSDB) não estiver convencido da inviabilidade da lei, a federação irá determinar que os bancos cumpram a lei.

BR-101: Pistas inferiores são construídas

0

Tubarão

Um das obras mais esperadas na região começou a ser executada esta semana. A construção das pistas inferiores no acesso principal de Tubarão irá desafogar o fluxo de veículo entre a rua Padre Geraldo Spttemann e a BR-101.

As obras iniciaram essa semana sob o comando da empresa Triunfo. Serão construídas as pistas sob o viaduto de acesso ao centro da cidade. Sob o equipamento, os trabalhos alternam-se entre a escavação do solo, próximo as pistas do sentido norte/sul, e a fixação e compressão do aterro no bordo das pistas do sentido inverso.

O contorno terá forma circular e será um dos acessos da rodovia às ruas próximas do viaduto. Serviços de drenagem são finalizados para que o trabalho de aterro possa ter continuidade. Em Jaguaruna, motoristas devem ficar atentos aos serviços de fresagem para a retirada da camada asfáltica antiga.

Os trabalhos são para a continuidade das adequações aos novos padrões da duplicação. Assim, o fluxo de veículos foi redefinido para os bordos da rodovia, em ambos os sentidos, o que exige atenção triplicada dos usuários.
Os motoristas devem atentar para a configuração da sinalização vertical disposta, já que não é possível delimitar as faixas de eixo e bordo enquanto os trabalhos não forem concluídos.

O lote 26

Nas obras de duplicação do lote 26, entre Tubarão e Sangão, seis obras-de-arte especiais (quatro passagens inferiores e dois viadutos) estão liberadas ao tráfego de veículos. A ponte sobre o Rio Tubarão está concluída, bem como o viaduto de acesso aos bairros São João-ME e Morrotes, que tem a pista do sentido sul/norte liberada ao tráfego. O lote tem 10,9 quilômetros de ruas laterais disponibilizadas ao tráfego e outros 12,5 quilômetros de pistas já duplicadas e liberadas. A meta de conclusão de todas as pistas do lote é dezembro deste ano.

Caso Jarrão: CEI ainda não tem gravação

0

Carolina Carradore
Tubarão

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) aberta há nove dias para investigar a denúncia contra o vereador Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB), ainda não teve acesso à gravação divulgada no Fantástico. A matéria Farra dos Vereadores mostra Jarrão e sua assessora, Cynara Guimarães Antunes, em Porto de Galinhas enquanto deveriam participar de um curso para vereador, no Recife.

O que a comissão tem até agora é uma declaração assinada pelo repórter Giovani Grizotti, responsável pela reportagem. Em reunião com os vereadores que integram a comissão, Giovani declarou que Jarrão curtia a praia de Porto de Galinhas, junto com a filha, a esposa e a assessora Cynara no horário em que deveria participar estar no curso de qualificação parlamentar.

Porém, quando foi pedida a gravação sem edição, Grizotti disse que só poderia entregar via judicial. “Ele foi muito atencioso, disse que poderia nos mostrar o vídeo, mas não poderíamos levar o material sem autorização judicial”, reitera o presidente da CEI, vereador Edson Firmino (PDT). A comissão estuda ainda se entrará na justiça para obter o material.

Sem relatório

A câmara de vereadores de Tubarão divulgou nesta segunda-feira os valores exatos dos gastos com diárias dispensadas a vereadores e funcionários em 2009 e neste ano. Mas o relatório com detalhes, como quantas viagens foram realizadas, o destino, e quais os vereadores fizeram uso de diárias, ainda não foi divulgado. Funcionários da câmara trabalham na formulação deste documento há nove dias e ainda concluíram o trabalho. Em 2009, foram gastos R$ 21.745,56 com diárias. Nos primeiros sete meses deste ano foram dispensados R$ 18.407,40, quase o valor de todo o ano passado.

Sem diária

Os vereadores Edson Firmino (PDT), Dionísio Bressan Lemos (PP) e Bete Xuxa (PSDB) viajaram na segunda-feira para Porto Alegre a fim de colher o depoimento do repórter Giovani Grizotti. Nenhum deles recebeu diária da câmara. Todo o roteiro foi feito com recursos próprios. Na conversa com os vereadores, Giovani reforçou que não houve montagem na matéria e que, de fato, o vereador Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB), disse à ele a frase “Eu não vim aqui pra vim fazer curso de vereador não. Vim pra passear”.

Os membros da comissão chegaram a pedir para assistir a reportagem sem edição, mas isso não foi possível, uma vez que o jornalista precisou ausentar-se da reunião para comparecer na câmara de Triunfo (RS). A cidade gaúcha também foi citada na matéria e mostrou vereadores e assessores fazendo turismo com dinheiro público.

Direito de defesa

O vereador Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB), será ouvido esta semana pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) da câmara de Tubarão. “Ele terá todo o espaço possível para dar sua versão do caso. Temos quer ouvir todos os lados”, enfatiza o relator da CEI, Dionísio Bressan Lemos (PP). A comissão pretende também ouvir representantes do Instituto Nacional Municipalista (INM), responsável pelo curso de qualificação. Eles esperam documentos com toda a carga horária dos seminários para confrontar com as informações fornecidas pelo jornalista Giovani Grizotti, responsável pela matéria que denunciou Jarrão e outros vereadores do país.

Inocente

O vereador de Tubarão Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB), chegou a participar da sessão da câmara nesta segunda-feira, mas saiu de fininho assim que terminou a ordem do dia. Jarrão alega inocência diante das denúncias feitas pela reportagem veiculada no Fantástico, há nove dias. “Eu disse a frase por brincadeira e aquela hora não tinha curso, estávamos de folga”, defende-se. A assessora do parlamentar, Cynara Guimarães Antunes, foi procurada pelo Notisul, mas não quis falar sobre o assunto.

Diárias

Ao contrário do que foi publicado no Notisul ontem, o salário líquido de um vereador em Tubarão é de R$ 4.900,00, e não R$ 4.090,00 como foi divulgado. O salário bruto é de R$ 6.090. Se os dois dias em que o vereador Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB), faltou na sessão da câmara forem descontados da sua folha de pagamento, o salário cairá para R$ 3,7 mil.

Baleia franca: 200 mamíferos são avistados

0

Imbituba

Para quem quer ver de perto as ilustres visitantes de inverno do litoral catarinense, a hora é agora. A segunda quinzena deste mês começou com a intensificação de registros de avistagens de baleias franca entre Torres, no Rio Grande do Sul, e Florianópolis, o que caracteriza o início do pico da temporada de observação da espécie no estado.

Conforme os números do Projeto Baleia Franca (PBF), somente nos últimos 15 dias foram relatadas mais de 200 avistagens na porção centro-sul do litoral de Santa Catarina e no município de Torres. As praias localizadas no entorno de Laguna e Imbituba consolidam-se como recordistas em avistagens, entretanto as constantes ocorrências em Torres e Florianópolis comprovam o padrão de distribuição do período.

“Por estarem compreendidas entre o centro e o sul de nossa costa, as praias de Garopaba, Imbituba e Laguna registram maior ocorrência destes cetáceos, mas percebemos que a maioria dos grupos ainda não optou por um lugar de permanência. Elas estão em trânsito”, explica a diretora de pesquisa do PBF/Brasil, a Ph.D. em biologia animal, Karina Groch.

Os locais favoritos desta temporada só serão definidos durante o pico de avistagens, que começa exatamente agora e segue até a primeira quinzena de outubro. “Depois deste período, até novembro, os grupos começam a viagem de volta ao polo sul”, detalha Karina.

Acidentes trânsito: Dados serão analisados cientificamente

0

Rafael Andrade
Tubarão

Um programa de trânsito inovador, importado de Londres, na Inglaterra, e implantado em Tubarão, já registra os primeiros resultados positivos. O trânsito da cidade é estudado de maneira científica e apontará quais as mudanças na infraestrutura das ruas precisarão ser feitas nos próximos anos.

A iniciativa partiu dos agentes da Delegacia de Delitos de Trânsito de Tubarão. Um programa para estudar de forma mais direta as ocorrências de acidentes foi implementado no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em fevereiro. Um formulário é preenchido com o nome, idade, sexo, tipo de lesão, óbito, tipo de veículo, local do acidente e possível causa.

A cada dois meses, os documentos são coletados e analisados por policiais civis e profissionais da Unisul. Uma planilha com as melhorias dos pontos com maior incidência de colisões, quedas e atropelamentos será apresentada no início do próximo ano.

“Por meio do documento poderemos sugerir as melhorias. Os óbitos aumentaram muito no comparativo com outros anos”, avalia o agente Alexandre Nunes de Freitas, um dos idealizadores do programa.

Ações regionais: Mapeamento turístico e cultural é feito

0

Wagner da Silva
Braço do Norte

O primeiro encontro regional de mobilização da estância Encantos do Sul, promovido ontem em Braço do Norte, foi o ponto de partida à construção de um plano integrado para desenvolvimento conjunto dos municípios abrangidos pela secretaria de desenvolvimento regional do Vale – além de Orleans, Lauro Müller e Gravatal – nas áreas de cultura e turismo.

Para o museólogo e coordenador do encontro, Robson Lunardi, a região dá um importante passo à exploração organizada destes dois segmentos. “Nossa região é referência em turismo, mas precisamos capacitar as pessoas para oferecer melhor estrutura e, assim, poder fazer desta atividade uma verdadeira fonte de renda”, avalia.

Pelo perfil regional, Lunardi aposta em projetos direcionados à preparação das pequenas propriedades rurais, mas espera maior orçamento nas prefeituras à cultura. “Somos ricos nestes dois pontos, mas na maioria das cidades, os setores de turismo e cultura são, quando muito, resumidos a departamentozinhos. As ações são poucas e isoladas”, lamenta o museólogo.

Perfil
Para que os municípios conheçam melhor seu perfil – e o do vizinho -, o museólogo Robson Lunardi elabora um mapeamento regional para identificar os pontos fortes e as potencialidades culturais e turísticas dos dez municípios que pretendem trabalhar o programa Encantos do Sul de forma integrada: Braço do Norte, Armazém, São Martinho, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, Rio Fortuna, Gravatal, Grão-Pará, Orleans e Lauro Müller.

Redragagem do Rio Tubarão: Licença ambiental será elaborada

0

Zahyra Mattar
Tubarão

A redragagem do Rio Tubarão, deste a parte urbano do manancial até a foz, em Laguna, vai demorar. O próprio vice-prefeito de Tubarão, Pepê Collaço (PP), admite que dar qualquer prazo agora é morder a língua.

Apesar disso, o projeto não está abandonado ou esquecido em alguma gaveta em Brasília. Pelo contrário. Ontem, uma reunião entre Pepê e gestores municipais, estaduais e representantes de entidades de classe serviu para alinhavar a continuidade da articulação para viabilizar a obra.

A primeira parte deste projeto, orçado em R$ 80 milhões, está pronta desde setembro do ano passado. Trata-se da batimetria. Como a cifra é alta, o município de Tubarão inscreveu o anteprojeto da redragagem no PAC 2, do governo federal.

“Não existe qualquer possibilidade de a prefeitura de Tubarão, Laguna ou Capivari de Baixo bancar este valor sozinhas. Hoje (ontem) definimos que é mais fácil pleitearmos os recursos juntos. E o primeiro passo será obter a licença ambiental. Sem este documento o projeto nunca vai ser aprovado”, antecipa Pepê.

Com a licença ambiental em mãos, os três municípios diretamente impactados buscarão verba junto ao ministério das Cidades. Seja à obra física, seja à elaboração do projeto. “O que vir é lucro. Trata-se de uma obra complexa, cara e altamente impactante em termos ambientais”, reitera o vice-prefeito de Tubarão.

Saiba mais

A primeira parte do projeto de redragagem do Rio Tubarão, orçado em R$ 80 milhões, está pronta desde setembro do ano passado. Trata-se da batimetria, que quantifica o assoreamento do rio para que a calha possa ser redragada e retificada. O último trabalho deste tipo foi realizado em 1982.

A medição foi realizada, pela Cidasc, a cada 50 metros em 31 quilômetros do rio, desde a ponte Cavalcanti até a foz, na Lagoa Santo Antônio dos Anjos, em Laguna.
O projeto final é feito pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul (Faepesul) e não há prazo de quando será executado. A ideia é iniciar a redragagem em Laguna e termina em Tubarão.

Amanhã, às 17 horas, os gestores de Tubarão, Laguna e Capivari, participarão da reunião de trabalho do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar. Eles levarão a questão da redragagem à discussão e pedirão auxílio no que diz respeito a obtenção do licenciamento ambiental.

Divisão Especial: Campeonato segue acirrado

0

Rafael Andrade
Tubarão

Os times de Tubarão treinaram ontem e reforçam os trabalhos hoje. Hercílio Luz e Atlético Tubarão vivem momentos diferentes na Divisão Especial do Campeonato Catarinense. O Peixe é líder da competição. O Leão do Sul ocupa a oitava posição.

Já se passaram três rodadas. Neste primeiro turno, somente o campeão classifica-se para o quadrangular final. Faltam seis rodadas para o fim da primeira fase, ou seja, são 18 pontos em disputa. Todos os dez times têm chances, já que os jogos estão equilibrados e nenhum time dispontou como favorito.

O campeão do returno, que inicia no dia 26 de setembro e segue até 31 de outubro, também classifica-se para o quadrangular final. As outras duas vagas serão preenchidas pelas duas equipes que somarem o maior número de pontos – índice técnico.

“É um campeonato muito equilibrado e longo. Estamos no caminho certo e, a cada jogo, nos entrosamos cada vez mais”, valoriza Suca, técnico do Tricolor da Vila.
O atacante titular do Colorado, Bugrão, não deve atuar contra o Videira neste domingo, às 16 horas, no Estádio Anibal Costa. O substituto do jogador deverá ser Jadson, que já atuou na partida no último domingo, no empate contra o Porto, em União da Vitória (PR). Bugrão recupera-se de uma lesão na região lombar.

No Peixe, o desfalque deverá ser o meia Rodrigo Bagé, que ainda se recupera de um corte na cabeça após o choque com um jogador do Próspera, no último domingo, quando o Atlético venceu por 1 a 0. Willian ou Diego Borges são as opções do técnico Suca.