segunda-feira, 22 junho , 2026
Início Site Página 9887

Clima: E a chuva não vai embora

0

Priscila Alano
Tubarão

A reclamação é geral. As pessoas já não sabem mais o que fazer. As donas de casas e faxineiras não conseguem colocar as casas em ordem. Os órgãos públicos elaboram cronogramas de trabalhos para a recuperação das rodovias, mas, há suspensão em função do mau tempo. E muitas pessoas enfrentam dificuldades para se locomover, inclusive ir trabalhar.

O engenheiro civil Mauro Ingracio, da Defesa Civil de Tubarão, analisa que são necessários pelo menos 15 dias de tempo estável para que o solo encharcado seque e os trabalhos de recuperação nas estradas possam ser iniciados. “A umidade ainda está alta, por isso, nada seca. É normal o mês de maio ser chuvoso. Porém, a precipitação foi além do esperado e atingiu toda a região. Foram muitos os estragos causados pela enxurrada”, explica Mário. A malha viária do município é extensa e os estudos apontam que, para recuperar todos os danos, são necessários de seis meses a um ano de trabalhos intensos.

No relatório elaborado pela Defesa Civil de Tubarão, a cidade teve um prejuízo estimado de R$ 6 milhões. O coordenador do órgão, José Luiz Tancredo, afirma que os técnicos monitoram os recursos que podem ser liberados em Brasília. “Precisamos de recursos externos para recuperar a cidade”, desabafa Tancredo.

Recuperação das SCs
O secretário de desenvolvimento regional em Tubarão, Haroldo Silva, o Dura, garante que operações tapa-buracos são realizadas constantemente nas rodovias da região. Porém, na reunião do conselho político empresarial para o desenvolvimento da região, em Braço do Norte, nesta sexta-feira, o presidente da Acivale, Sílvio Bianchini, solicitou que o governo tenha um plano de manutenção constante de rodovias. Bianchini sugeriu no encontro que fosse marcada uma audiência com o Dnit para providenciar a manutenção das rodovias da região, principalmente a SC-438, que liga Braço do Norte a Tubarão.

Mau tempo não colabora com ações
Secretários esperam o tempo estabilizar para reiniciar os trabalhos de recuperação. O secretário de desenvolvimento urbano da prefeitura, Nilton de Campos, está de olho na previsão do tempo, e espera dar continuidade aos trabalhos emergenciais na próxima semana. “Não conseguimos retirar asfalto e nem saibro das barreiras para fazer a recuperação das estradas. O tempo não tem colaborado”, lamenta Nilton. O secretário destaca que são necessários recursos externos para dar agilidade no cronograma de atividades.

O secretário de desenvolvimento rural da prefeitura, José Antônio De Piere, destaca que os produtores de feijão, arroz e os pecuaristas da cidade amargam prejuízos com as chuvas. Na pecuária, o problema é a pastagem, que está escassa. “Cerca de 10% das culturas deixaram de ser colhidas. A pastagem apodreceu, morreu antes do tempo. Alguns pecuaristas já perderam cabeças de gado”, relata Zezinho, que também espera a chuva cessar para iniciar a recuperação de pontes, pontilhões e vias rurais.

Previsão do tempo é animadora
O climatologista Rafael Marques avalia maio como um mês foi típico de outono, com temperatura amena. Porém, o que chamou a atenção foi a precipitação pluviométrica. A chuva no último mês causou uma série de transtornos para a região. Os valores ultrapassaram a média histórica. A estimativa era de 77 a 110 milímetros de chuva, mas o valor ficou em torno de três a quatro vezes acima do esperado. “O último mês foi o segundo mais chuvoso desde 1940 em algumas localidades”, compara Rafael. Já as previsões climatológicas para os próximos meses sugerem que a chuva e temperatura fiquem dentro da média na região. As temperaturas devem girar entre 12º C e 14º C, e a chuva em torno de 70 milímetros.

Índice pluviométrico de maio
Localidade – Chuva (mm)
Orleans – 318
São João (TB) – 488
Rio do Pouso (TB) – 396
Pedras Grandes – 335
Monte Castelo(TB) – 396
Jaguaruna – 374
Braço do Norte (BN) – 366
São Martinho – 387
Vila Moema (TB) – 358
Grão Pará – 274
Armazém – 362
S. Ludgero – 304
Sta Rosa de Lima – 387
Anitápolis – 330
Pinheiral (BN) – 380

Etapa tubaronense de Motocross: Os melhores já estão aqui

0

Tubarão

A etapa tubaronense do Riffel Motocross – Campeonato Catarinense que ocorre neste fim de semana, em Tubarão – deve receber um ótimo público. Mais de dez mil pessoas são aguardadas na pista do Sertão dos Corrêa. Mais de 100 pilotos já confirmaram presença.

O motódromo Nandi Margotti já está pronto para receber os competidores que disputam o título do estadual. “As chuvas que afetaram a região sul nas últimas semanas, atrasaram um pouco os preparativos para o evento. Mas ontem (quinta-feira) conseguimos deixar pronta toda a estrutura da área de pilotos”, antecipa Vanderlei Matos, um dos organizadores da etapa.

A pista não teve grandes modificações em relação a etapa do ano passado. “O traçado é o mesmo. Vamos finalizar todo o trabalho de pista no sábado pela manhã, minutos antes do início das provas”, completa Matos.

Conforme os meteorologistas da região, o clima será de tempo instável, especialmente no sábado, quando a previsão é de chuva. Os ingressos para acompanhar as disputas da segunda fase do Riffel Motocross serão vendidos no local. No sábado, a entrada para as etapas classificatórias custará R$ 10,00. No domingo, quando ocorrem as provas finais, o ingresso custará R$ 13,00.

Agressões no presídio: Inquéritos foram abertos

0

Rafael Andrade
Tubarão

A Corregedoria Geral da Polícia Militar de Santa Catarina abriu um inquérito policial nesta sexta-feira para investigar o caso das agressões no Presídio Regional de Tubarão, há uma semana. Os fatos foram divulgados apenas na terça-feira e tiveram repercussão nacional.

Além do procedimento militar, um inquérito civil tenta apurar a culpabilidade dos envolvidos, principalmente do agente penitenciário Carlos Augusto Macedo Mota, que aparece nas imagens gravadas desferindo cotoveladas, socos e pontapés em dois presidiários.

Os detentos Rafael Bento, 24 anos, e Vitor Domingos, 27, tiveram que retornar à Penitenciária Sul, em Criciúma, de onde haviam sido transferidos para Tubarão quando o episódio ocorreu. “Os dois foram separados dos demais 308 presos (até esta sexta-feira à noite) por medidas de segurança. A corregedoria do Departamento de Administração Prisional (Deap) sugeriu o isolamento dos dois”, informa Décio Paquelin, diretor da unidade carcerária tubaronense.

Carlos poderá ser indiciado pela Polícia Civil por lesão corporal e uso abusivo da profissão. Ele foi afastado, em caráter provisório, por 60 dias. Na gravação ainda são identificados dois policiais militares do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) de Tubarão. “Percebemos, durante a gravação, que os militares foram pegos de surpresa com as agressões do agente. Repudiamos qualquer tipo de ação ou omissão nestes casos. Por isso, foi aberto o inquérito militar para ouvir os envolvidos”, explica o major Giovani Livramento, comandante da 2ª Companhia do Policiamento Ostensivo do 5º Batalhão da Polícia Militar de Tubarão.

Condenações das ‘vítimas’
Os dois presidiários espancados pelo agente penitenciário Carlos Augusto Macedo Mota há uma semana, já são condenados pela justiça criminal. Rafael Bento, 24 anos, e Vitor Domingos, 27, cumprem as penas na Penitenciária Sul, em Criciúma. Rafael foi condenado por roubo (artigo 157 do Código Penal). Ele pode ficar até cinco anos recluso. Vitor cumpre pena por tráfico de drogas (artigo 12 da Lei 6.368/76) e pode ficar até 15 anos detido em regime fechado.

Obra: Acesso ao bairro Andrino será fechado neste domingo

0

Tubarão

O cruzamento entre as ruas Aldo Hülse e João Adolfo Corrêa, esquina da ponte do Andrino, em Tubarão, será interditado neste domingo das 6 às 21 horas. O fechamento é necessário para que a empresa terceirizada pela prefeitura conclua a interligação da rede de água que é implantada na região.

Com os trabalhos a serem realizados neste domingo, restará somente a repavimentação da estrada para a obra ficar concluída. A Guarda Municipal irá fazer a orientação do trânsito no local. O atual sistema da localidade é bastante antigo e os tubos estavam cheios de incrustações.

O resultado é que a passagem da água era dificuldade e, muitas vezes parte da comunidade chegava a ficar sem água, ou então recebia o líquido, mas com pouca pressão. O investimento, de aproximadamente R$ 380 mil, irá beneficiar cerca de 500 residências, mais dois mil moradores, no bairro Passo do Gado e adjacências.

“Muitas famílias ficavam sem água, principalmente em horários de pico. A atual rede está fora dos padrões e compromete o abastecimento. A nova, feita com tubos de 200 milímetros, garantirá maior vazão à água e diminuirá os problemas da região”, garante o superintendente técnico da Agência Geral Reguladora de Tubarão, engenheiro Marcelo Matos.

Legislativo: Nega aguarda julgamento de recurso no cargo

0

Priscila Alano
Laguna

A vereadora Jussalva Mattos (PSB), a Nega, de Laguna, aguarda o julgamento do recurso interposto por ela junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde a parlamentar pede a suspensão da liminar que cassou seu mandato. O documento foi expedido em abril. A vereadora, no entanto, deveria aguardar o recurso fora do cargo, mas até hoje não foi intimada a deixar a vaga em favor do suplente da coligação PSB-PT (neste caso o petista José Ramos (PT), o Zezo).

Os advogados de Nega, Mauro Antônio Prezottto e Amarildo de Mello, acompanham o caso da vereadora. “Eles entraram com um pedido de efeito suspensivo da liminar. Assim, continuo no cargo até o julgamento do recurso”, detalha a parlamentar.

Em abril deste ano, a ministra Carmem Lúcia Antunes Rocha derrubou a liminar que garantia a permanência de Nega no legislativo. Em janeiro do ano passado, a vereadora já havia sido impedida de tomar posse por conta da perda do registro da candidatura. Ela é acusada de comprar votos nas eleições de 2008. Porém, ela conseguiu uma liminar e assumiu a vaga na câmara.

Furtos: Monitoramento auxilia investigações

0

Wagner da Silva
São Ludgero

As câmeras de monitoramento eletrônico podem ser aliadas da Polícia Civil para desvendar dois furtos ocorridos esta semana em São Ludgero. Os investigadores trabalham na identificação de cinco pessoas suspeitas de praticarem os crimes.

O primeiro furto foi registrado na loja Fretta. Os ladrões estavam em uma motocicleta e agiram de forma simples. Atiraram uma pedra na vidraça e, em menos, de um minuto levaram notebooks, câmeras digitais e celulares. O outro crime ocorreu na relojoaria Zenir. A ação dos criminosos foi a mesma. Eles levaram diversas joias de prata de bali, ouro e outros objetos.

Conforme o levanto feito pela proprietária, o prejuízo deve alcançar os R$ 20 mil. Nos dois casos, a ação dos ladrões foi captada por câmeras de segurança. “Eles foram diretos aos produtos de maior valor, o que mostra que já estiveram no local”, revela o agente Alexandre Martimiano.

Ele ainda explica que por meio das roupas e imagens de outras lojas, os ladrões podem ser identificados em breve. “Eles estavam de capacete. Acreditamos que estes criminosos são do município e circulam constantemente pelos locais que furtaram”, completa Alexandre.

O investigador pede ainda o apoio da população. Se alguém tiver informações sobre os furtos ou a venda destes produtos, deve comunicar o fato à polícia no disque denúncia 197. A ligação é gratuita e não é preciso identificar-se.

O acidente de trabalho e a garantia de emprego (1)

0

A cultura empresarial tem sido presente no sentido de reconhecer a estabilidade de 12 meses decorrente de acidente ou doença do trabalho, apenas quando o trabalhador retoma do benefício de auxílio-doenqa acidentário concedido pelo INSS, ou seja, quando este benefício é cessado.

Na prática, este procedimento, em regra, sequer é contestado pelos trabalhadores, pois sua aplicação, em tese, estaria de acordo com a lei, no caso, o art. 118, da Lei n. 8.213/91:

“Art. 118. O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de 12 meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessaqão do auxílio-doenqa acidentário, independentemente de percepção de auxílio-acidente”.

Entretanto, entre o início da incapacidade para o trabalho e a concessão do benefício de auxíiio-doença pelo INSS existe um intervalo de tempo de 15 dias que o trabalhador fica afastado do trabalho, porém, remunerado diretamente pela empresa.
Trata-se de um procedimento legal, conforme, expressamente prevê o 9 35 do art. 60, da Lei n. 8.213/91:

“Art. 60. O auxílio-doença será devido ao segurado empregado a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do início da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz”.
“§ Durante os primeiros 15 dias consecutivos ao do afastamento da atividade por motivo de doenqa, incumbirá à empresa pagar ao segurado empregado o seu salário integral”.

O debate está, então, em estabelecer qual a natureza deste período de afastamento que é pago pela empresa. Se o benefício previdenciário propriamente dito se inicia apenas quando seu pagamento é assumido pelo INSS ou se está ele caracterizado já a partir do afastamento da empresa.

O fato de o INSS assumir o pagamento do benefício somente a partir do décimo sexto dia de afastamento do trabalho não é óbice à caracterização como benefício previdenciário dos dias de afastamento a cargo da empresa, pois a Previdência Social faz parte da Seguridade Social e esta compreende um coniunto integrado e acões de iniciativa dos poderes públicos da sociedade destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social (artigo 194, da CF/88).

Já no art. 195, da Constituição Federal temos que “a seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei (…)”.

Por sua vez, o Superior Tribunal de Justiça, motivado por ações movidas em regra pelas próprias empresas, as quais visam desincumbir-se dos encargos previdenciários sobre o pagamento destes dias de afastamento, tem decidido, reiteradamente, que o período pago diretamente pelas empresas não tem natureza salarial, porquanto, não representa contra-prestação de trabalho pelo valor recebido. (Continua na edição de fim de semana).

Sabe o que os astros guardam para você hoje?

0

Áries (21/03 a 19/04)
O seu desafio está na conscientização do que deve realmente iniciar, e que não seja apenas fruto de impaciência. Momento atual importante aos arianos, que podem iniciar uma nova etapa de vida. A questão está em ações corajosas.

Touro (20/04 a 20/05)
Com afeto torna-se mais fácil o diálogo que aproxima, mesmo que as diferenças individuais sejam grandes. A segurança que tanto você almeja não está em nada externo, que pode na verdade ser uma prisão.

Gêmeos (21/05 a 21/06)
O Sol em Gêmeos estimula conhecimentos, contatos, a diversidade que caracteriza a inteligência geminiana. Mercúrio e Vênus estimulam a conscientização sobre o valioso em sua vida, sobre o que lhe nutre.

Câncer (22/06 a 22/07)
A passagem de Vênus pelo seu signo é uma bênção em meio a tantos desafios individuais e coletivos. Autoestima e amor-próprio são fundamentais na nova etapa que começa a se desenhar em sua vida. Tornar-se mais independente não significa ser sozinho.

Leão (23/07 a 22/08)
Atenção para não se iludir com certo deslumbramento diante do que não tem este valor, leonino. Saiba discernir. Momento que chama à compaixão, a compartilhar mais sentimento, alma, a deixar de lado o egocentrismo.

Virgem (23/08 a 22/09)
Muitas coisas estão ainda no plano etéreo, desse mistério que em breve se fará acontecimento. Perceba o novo ciclo. Aja com temperança, mas também ciente das necessárias mudanças. A compreensão virá no agir.

Libra (23/09 a 22/10)
No alto do céu libriano brilha Vênus, sinalizando que o brilho vem do amor, de nutrir os sentimentos. Momento de perceber a necessidade de ser mais independente, não projetando nos outros o que você quer.

Escorpião (23/10 a 21/11)
O seu lugar ao sol não depende de atitudes egocêntricas, autoritárias, provando força ou poder. Importante agir com o coração, reconhecendo o que lhe nutre emocionalmente e propiciar esse alimento às pessoas.

Sagitário (22/11 a 21/12)
Momento especial em sua vida, que merece fé e confiança no amanhã. Mas isso depende do presente. As visões e intuições que agora têm são prenúncios do futuro. Segui-las conduzirá a uma nova etapa.

Capricórnio (22/12 a 19/01)
Urano já está em Áries, Júpiter em breve estará e Saturno finalizou o movimento retrógrado. Sinais de novos tempos. Sintonize-se com as possibilidades futuras que ardem como uma chama inicial agora, que você deve estimular.

Aquário (20/01 a 18/02)
Urano, o planeta revolucionário, já está em nova rota zodiacal e aqui na terra sentimos o impulso para o novo. Os aquarianos estão sintonizados com essa vibração elétrica do futuro. Intuição e ação corajosa.

Peixes (19/02 a 20/03)
Coloque em prática o que há muito tempo você sentiu. Tenha atitude. Talentos prontos para entrar em ação. Você está percebendo novas possibilidades, que conduzirão a mais autonomia e a outros valores. Muitos estão sendo chamados a seguir a intuição.

“Esse negócio de ataque pessoal é desculpa”

0

Zahyra Mattar
Tubarão

Notisul – Este embate tão direto com o pré-candidato Carlos Stüpp (PSDB) é por quê? O que houve entre vocês? Por quê brigaram?
Ponticelli
– Eu não gosto de pessoas que não têm palavra, que não honram compromissos. E ele, no primeiro momento que teve para mostrar os seus princípios, deu para trás. Em 2000, quando coligamos com ele nas eleições municipais, e isso foi feito dentro do apartamento dele, estava eu, ele e Leodegar Tiscoski, ele nos prometeu apoio (Ponticelli à assembleia e Tiscoski à câmara federal) nas eleições de 2002. Muito bem. Quando chegou 2002, ele lançou sargento batista (João Batista de Andrade, hoje presidente da câmara) como candidato a deputado federal.

Notisul – Mas ele apoiou você e o candidato Esperidião Amin em 2002, não foi?
Ponticelli
– Apoiou e na época disse que não tinha mais idade para trocar de amigos. Quatro anos depois, já reeleito e quatro anos mais velho, ele trocou de amigos. Deixou de apoiar Amin e subiu no palanque com Luiz Henrique (PMDB), deixou de me apoiar e lançou Manoel (Bertoncini, prefeito de Tubarão) e, o que é pior, usou a estrutura da prefeitura para chantagear, ameaçar e intimidar membros do meu partido. Traiu o PP descaradamente em 2006. Perdi a confiança totalmente. Em 2008, lutei muito para termos uma candidatura municipal própria. Não tive força suficiente e o partido compôs com Manoel, acreditando na pessoa e na palavra do hoje prefeito Manoel Bertoncini. Com Stüpp, eu já tive provas suficientes para não me iludir mais. Ele não cumpre a palavra. Não tem a prática de cumprir a palavra. E aí os vários ex-amigos deles podem descrever isso. Ele troca de amigos conforme a sua conveniência, como fez com Leodegar em 2002, comigo e com Amin em 2006 e, nesta semana, na Rádio Santa Catarina, deu sinais que pode deixar Manoel ao relento na primeira dificuldade. Ele é totalmente desapegado de compromissos e de amizades e de lealdade.

Notisul – O senhor aprova o governo do Manoel?
Ponticelli
– Acredito na boa intenção do Manoel. O problema é que ele ainda não conseguiu mudar a cara do governo, que continua com a cara do Stüpp. E é uma cara que não está agradando a cidade. Mesmo assim, eu torço, e falo isso com toda a sinceridade, pelo Manoel. Stüpp tinha e tem a marca e prática de aparecer na época de campanha e posar de bom moço, fazer um bom discurso de conciliador, de propositivo. Quando passa a eleição, ele se interna nos cassinos novamente, sem dar a resposta que a comunidade espera. Acho que o povo tubaronense aprendeu a conhecê-lo, a ver o quanto a cidade deixou de crescer durante o seu governo. Quando Genésio (Goulart, atual deputado estadual pelo PMDB) deixou o governo, Tubarão tinha um homicídio por ano. Hoje, tem 22. Isso não é falha do Manoel, é falha das políticas sociais do município, que há dez anos são comandadas pela mulher do ex-prefeito (refere-se a Vera Stüpp, atual secretária de assistência social).

Notisul – Ele diz que você o ataca por problemas pessoais e não políticos. É verdade?
Ponticelli
– Ele que não venha com essa desculpa de que estou no ataque pessoal. Não o ataco no campo pessoal quando, por exemplo, pergunto, para onde foi o dinheiro dos trilhos da avenida Marcolino Martins Cabral ou por que ele teve seis das oito contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). E não me venha dizer que a culpa foi do Genésio, que entregou a prefeitura com déficit orçamentário porque todas as contas do deputado foram aprovadas.

Notisul – Você acha que a mudança na câmara foi por conta disso, para ele ter as contas aprovadas?
Ponticelli
– Se não foi, alguém me dê uma explicação plausível. Claro que foi por isso que ele mandou sua tropa de choque para a câmara. Para trair os vereadores Deka (May – PP) e Dionísio (Bressan Lemos – PP). Para fazer aquela negociata toda. Quer rever a decisão do TCE a qualquer custo. Ele tem é que responder como foi o único prefeito na história desta cidade a entrar na prefeitura pobre e sair rico. Ele saiu da prefeitura e não precisou mais trabalhar. Ninguém sabe por onde andou, ninguém sabe quem mantém o padrão de vida tão elevado para quem não tem, oficialmente, nenhuma renda.

Notisul – Você não se sente incomodado pelo fato do seu partido estar coligado justamente com o dele?
Ponticelli
– Não me sinto à vontade. Mas é evidente que preciso respeitar o encaminhamento do partido em Tubarão. O que ocorre não é o que foi acordado. E não acredito que seja por falta de vontade do Manoel, mas sim por pressão do Stüpp e da tropa de choque dele. Por outro lado, o PP assumiu um compromisso com a população e faz a sua parte, apesar de toda esta sacanagem permanente, essa perseguição que a tropa de choque sob o comando do Stüpp. O objetivo deles quando atacam o PP é única e exclusivamente com o intuito de me prejudicar. O alvo sou eu.

Notisul – Não há arrependimento de ter feito a coligação com ele para elegê-lo, em 2000?
Ponticelli
– Não costumo me arrepender das coisas que fiz na vida, mas se eu tivesse ouvido um pouco mais Leodegar e, em 2000, tivesse aceito o desafio de ser candidato à prefeitura de Tubarão, certamente não teríamos condenado a nossa cidade aos oito anos de muita conversa e pouca ação, que foi o período dele. Realmente, cometi um erro político naquela época, mas política se faz olhando para frente e sempre há tempo para se redimir dos erros. Ser enganado uma, duas vezes, é até relevante. Mais que isso é burrice política e para burro eu não sirvo.

Agressão no presídio: Detentos são transferidos

0

Rafael Andrade
Tubarão

A agressão a dois detentos no Presídio Regional de Tubarão, na última sexta-feira, ganhou repercussão nacional e mobilização da sociedade, que cobra uma resposta. A chefe de segurança da unidade prisional, Carlos Augusto Macedo Mota, flagrado em um vídeo batendo nos presos, está isolado em casa, em Laguna, com a família.
Os detentos agredidos foram submetidos a exames de corpo de delito e transferidos de volta para Criciúma, por questões de segurança.

“Os próprios diretores do Departamento de Administração Prisional (Deap) sugeriram que ele ficasse um período em casa”, informa o diretor do presídio, Décio Paquelin. “Ele será um dos últimos a serem ouvidos. Estaremos em Tubarão na próxima segunda-feira para apurar mais fatos sobre ocorrido. Com o desenrolar dos depoimentos que iremos tomar, muitas surpresas podem aparecer sobre o caso”, avalia Cleto Navagio, corregedor do Deap.

O agente Carlos Augusto foi flagrado por uma câmera escondida na transferência de 16 presos que chegavam da Penitenciária Sul, de Criciúma. O acusado desferiu palavras de baixo calão aos detentos ainda no camburão, pegou um deles pelo cabelo e o arrastou junto com outro para a sala de triagem do presídio. Lá, foram desferidos cotoveladas, chutes e socos nos dois homens.

A dupla cumpre pena por tráfico de drogas e roubos. “O que me chamou a atenção é que não houve denúncia por parte das vítimas. Fiquei sabendo somente quando o caso foi divulgado, terça-feira. Mas foi um fato isolado aqui (no presídio) e não tolero este tipo de comportamento ou atitude”, reitera Paquelin.

Conduta de PMs será avaliada

O presidente da Comissão Estadual de Assuntos Prisionais, João Moacir, destaca que um procedimento será aberto pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santa Catarina sobre a não interferência dos policiais militares que assistiram as cenas. “No mínimo, tinha que haver uma intervenção pelos PMs. O correto seria dar voz de prisão ao agente penitenciário Carlos Augusto, levá-lo à Central de Polícia e abrir inquérito por lesão corporal ou força excessiva da função”, informa João.

Um procedimento administrativo também deverá ser iniciado pela corregedoria da PM estadual para avaliar a conduta dos militares diante das agressões. “Vamos participar de uma reunião com o comandante do 5º Batalhão, Ângelo Bertoncini, na próxima segunda-feira, para avaliar quais os procedimentos serão tomados em relação ao caso”, frisa a presidenta da OAB tubaronense, Silvana Zardo.