quarta-feira, 24 junho , 2026
Início Site Página 9887

Homicídio de empresário: “A ficha ainda não caiu”

0

Tubarão

O assassinato do empresário Leandro Botega, 38 anos, terça-feira à noite, no bairro Humaitá de Cima, em Tubarão, segue sob investigação da equipe da Central de Operações Policiais (COP), coordenada pelo delegado Marcos Guizoni. Enquanto o homicida não é preso, a família tenta entender o que houve.

A cena do crime indica latrocínio (roubo seguido de morte). Neste caso, conforme o Código Penal Brasileiro, se o ladrão assassino for encontrado, pode ficar ser condenado até 20 anos de reclusão em regime fechado. Neste tipo de crime, não há a necessidade de um júri popular.

Investigações e condenação à parte, a família de Leandro tenta recompor-se. Muito difícil. “Ele tinha ‘ciuminhos’ de mim e brigava comigo, mas sempre em tom de brincadeira e de um irmão protetor”, revela a irmã mais nova da família de cinco filhos do casal Lourival Botega e Luzia Marcon Botega.

“Leandro sempre foi um ótimo filho. Nunca incomodou os meus pais, pelo contrário, sempre ajudou. Era um homem muito família”, lembra Liana. Ela ainda recorda dos momentos de confraternização familiar como os churrascos de fim de semana, da rodinha de contação de piadas, das partida de futebol entre parentes e amigos, do momento paizão e maridão.

O empresário era proprietário da BR Acessórios de Peças Para Carretas e Caminhões, às margens da BR-101. Para chegar lá, ele batalhou muito. Foi frentista e operador de caixa no posto Ipirangão, no bairro Morrotes, também às margens da rodovia. Também trabalhou como ajudante nas empresas Tacovel, Calibra e Fortecalibra, todas em Tubarão. Deixou esposa e um filho de 3 anos.

Como foi o crime

O empresário Leandro Botega foi baleado com um tiro nas costas (houve outros cinco disparos, que não o atingiram), no pátio da empresa BR Acessórios Peças Para Carretas e Caminhões, no bairro Humaitá de Cima, às margens da BR-101, em Tubarão. A bala atravessou o seu peito e perfurou o pulmão. Ele teve hemorragia interna e morreu no local.

A Polícia Civil trabalha com a hipótese de latrocínio, já que uma bolsa de couro com o pagamento de alguns funcionários do empresário foi levada pelo(s) criminoso(s). Não há supeitos do 11º homicídio registrado em Tubarão este ano (e ainda nem fechou o primeiro semestre). Em todo o ano de 2009, dez pessoas foram assassinadas na cidade.

Economia: Secadoras “somem” do comércio

0

Carolina Carradore
Tubarão

Quem pretende comprar uma secadora de roupas esta semana, terá que esperar por mais alguns dias. O consumidor fez a ‘limpa’ nos principais estabelecimentos de Tubarão. O motivo não podia ser outro: o eletrodoméstico é a melhor alternativa para secar a roupa, especialmente agora, com o tempo muito úmido.

O aumento na venda de secadoras já é superior a 50% entre maio e este mês, no comparativo com os meses anteriores. Karina de Freitas, 22 anos, não perdeu tempo. Esta semana ela passou pelas lojas do centro para pesquisar os preços do eletrodoméstico.

Os preços variam de R$ 249,00 a R$ 1.129,00. A maior procura é pelas secadoras de parede. Em uma loja no centro de Tubarão, cerca de 350 equipamentos deste modelo foram vendidos em um mês. Animado, o vendedor Paulo da Silva, espera a reposição do estoque para fazer bons negócios.

Em outra loja, alguns modelos são vendidos apenas por encomenda, já que o estoque está defasado. Em outros locais, o eletroméstico literalmente sumiu das prateleiras. O vendedor Carlos Roberto da Silva, está animado com o aquecimento das vendas, mas lamenta a falta do produto.

“Os consumidores, a maioria mulheres, dizem que não aguentam mais estender roupas dentro de casa, já que na rua é impossível por causa da chuva”, conta, em tom divertido. “Esta semana a procura diminuiu um pouco porque ainda não choveu”, completa Carlos Roberto.

Plano Diretor: Lei é aprovada

0

Wagner da Silva
Rio Fortuna

Os vereadores de Rio Fortuna aprovaram, à unanimidade, o Plano Diretor do município. Ainda é necessário uma segunda votação para a lei ser sancionada. Mesmo assim, os parlamentares acreditam que haverá muita polêmica na cidade quando a lei começar a implantada. A presidenta da câmara, Arlete Bloemer de Souza (PT), explica que o plano foi aprovado sem emendas, o que, para ela, sugere falta de interesse ou de conhecimento.

Regras de construção, áreas de preservação permanente e outras questões ambientais que vão até mesmo contra as leis federais em vigor, além de uma linguagem estritamente técnica, que dificulta a compreensão da lei, são alguns dos exemplos pinçados pela legisladora como possíveis áreas de conflito no futuro.
“O Plano Diretor parece maquiado. O problema é que todos esquecem que o documento foi debatido, ou pelo menos deveria ter sido, pelas próprias pessoas que, em um futuro breve, se sentirão lesadas pela lei”, considera Arlete, em referência a baixa participação popular nas audiências públicas que deliberaram a criação da lei.

A segunda votação da lei ocorre na próxima semana. Se aprovada sem modificação, Arlete sugere que o executivo analise e vete os pontos com maior dificuldade de implantação e retome a discussão. “No último ano propusemos a contratação de uma equipe técnica para apresentar o Plano Diretor de forma mais clara, porém a administração não aceitou. Acredito que é hora de reverem este posicionamento”, considera a presidenta.

Prefeito concorda com análise aprofundada

Somente após a aprovação do Plano Diretor de Rio Fortuna em segunda votação, na próxima semana, o prefeito Silvio Heidemann (PP) irá manifestar-se. Uma das medidas já definidas é reavaliar os documentos. “Antes de sancionar o projeto, consultaremos a assessoria da administração para ver a funcionalidade dele. Os pontos em desacordo serão vetados”, antecipa.

Silvio admite que a prefeitura não está preparada para absorver esta mudança. Apesar disso, ele garante que aprova a implantação do Plano Diretor no município. “Sabemos que haverão alguns conflitos, mas vamos nos adequar aos poucos. O plano é um importante instrumento de ordenamento da cidade e irá corrigir certas práticas irregulares observadas hoje no município”, defende.

Copa Santa Catarina: Imbituba é derrotado pelo time B do JEC

0

Imbituba

Em partida disputada ontem à noite, em casa, válida pela primeira rodada do segundo turno da Copa Santa Catarina, o CFZ Imbituba não suportou o bom futebol da equipe reserva do Joinville e perdeu pelo placar de 1 a 0. O jovem Edinho foi o autor do único gol da partida, aos 41 da segunda etapa.

Já garantido na final da Copinha, o técnico Edinho Nazareth mandou a campo uma equipe praticamente reserva, somente com Fabiano e Carlinhos Santos de titulares.
O Imbituba, por sua vez, segue sem vencer na Copa SC. A equipe viaja ao oeste do estado para encarar a Chapecoense, no Índio Condá, em jogo a ser realizado na próxima quarta, às 20h30min.

No primeiro tempo, muita correria, muitos cartões amarelos e pouco futebol. Em um dos poucos lances de perigo, em cobrança de falta alçada na área, Elton subiu mais que a defesa do JEC e escorou de cabeça para Allan, que completou para o gol vazio. O bandeira, no entanto assinalou impedimento, confirmado pelo árbitro.

Aos 17, a primeira baixa da partida. O volante Ângelo torceu o joelho em uma dividida e teve que deixar o campo. As jogadas continuaram ríspidas. O árbitro teve bastante trabalho e foi obrigado a distribuir vários cartões amarelos. As chances de gol, por sua vez, foram raras.

Sábado é o Dia D: Trânsito será modificado neste sábado

0

Tubarão

O trânsito na região central de Tubarão será modificado para evitar problemas de circulação no centro da cidade neste sábado, quando ocorre mais uma edição do evento comercial Sábado é o Dia D, promovido pela Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) e parceiros. A medida visa organizar melhor o evento, que ocorre das 9 às 17 horas na praça Pery Camisão, no centro de Tubarão.

A principal alteração será quanto a circulação dos ônibus. Os veículos que se deslocam da margem esquerda à direita, em direção ao centro, terão que pegar a avenida Marechal Deodoro (beira-rio), seguir pelas ruas Rui Barbosa (do posto Santo Anjo), São José (da Casa Caça e Pesca), Engenheiro Rodovalho (da Caixa Econômica do centro) e Tubalcain Faraco (do Notisul) para acessar a Marcolino Martins Cabral.
Antes, os veículos podiam seguir pela Coronel Collaço (da Catedral) para entrar na Marcolino para pegar os passageiros. No sábado, o ponto de espera dos usuários será na rua Engenheiro Rodovalho.

Já os ônibus e caminhões que circulam na Marcolino Martins Cabral (sentido supermercado Althoff-Centro), terão que entrar na rua Rui Barbosa, São José, Engenheiro Rodovalho e Tubalcain Faraco para novamente acessar a avenida principal da cidade. O estacionamento na rua Coronel Collaço (subida da Catedral) será proibido em toda a sua extensão durante o horário do evento. A Guarda Municipal fará a orientação dos motoristas.

‘Amor e Canção’: Clássicos do cinema é tema do show

0

Carolina Carradore
Tubarão

Umas das opções em Tubarão para comemorar o Dia dos Namorados em grande estilo é o espetáculo Amor em Canção, promovido pelo Coral Universitário da Unisul. Este ano, o grupo promete uma apresentação diferente, baseada em temas musicais dos principais clássicos do cinema internacional e brasileiro.

O evento é neste sábado, às 20 horas, no Espaço Integrado de Artes da universidade. Com uma proposta inovadora, o Amor e Canção conta com a participação da Cia de Teatro da Unisul e do Grupo de Dança da universidade. A regente do coral, Maria Miranda da Silva, antecipa que o espetáculo será dividido em três blocos.

“Vamos mesclar as apresentações nos blocos em românticas, animadas e dançantes para prender o público do início ao fim”, promete a regente. Temas de clássicos como Titanic, O Guarda-costas e Mudança de Hábito farão parte do repertório.
A surpresa fica por conta de uma música brasileira da década de 40, cujo nome Maria prefere fazer segredo. “Só no espetáculo é que o público saberá dessa e de outras surpresas que, com certeza, serão um sucesso”, valoriza a regente.

15 anos
O Amor e Canção marca a estreia do Coral Universitário da Unisul abre as festividades dos 15 anos do grupo. Em outubro, Tubarão sedia a Liga Cultural Artística Alto Uruguai, evento em que o coral da Unisul é hexacampeão. No mesmo mês, os coralistas participam também do Festival de Coros da Unisul (Cantarte).

Tiro ao prato: Tubarão sedia Campeonato Regional da Integração

0

Tubarão

Tubarão recebe atiradores de Araranguá, Braço do Norte, Criciúma, Gravatal e Morro da Fumaça neste domingo. É quando ocorre, no Clube Caça e Tiro, o Campeonato Regional Sul da Integração de Tiro ao Prato.

A competição serve como treinamento para a próxima etapa dos campeonatos Brasileiro e Catarinense, entre os dias 18 e 20, também em Tubarão. “Esta prova é uma maneira de treinarmos e também nos confraternizarmos. Geralmente, quando vamos a uma competição oficial, pouco se conversa com os adversários, pois precisamos de muita concentração”, destaca o atirador e presidente do Caça e Tiro de Tubarão, Juarez Yung.

A primeira etapa do regional foi disputada em Criciúma e Tubarão ficou em primeiro colocado, seguido por Braço do Norte.

Sabe o que os astros reservam para você hoje?

0

Áries (21/03 a 20/04)
A conjunção astrológica entre Júpiter e Urano potencializa inovações e mudanças. Você sente urgência em fazer coisas novas, diferentes, ousadas, nunca antes experimentadas.

Touro (21/04 a 20/05)
Você pressente rumos futuros, mas deve ser corajoso para se abrir a eles, taurino. Interiormente, tem grande desejo de inovar e não deve opor resistência ao fluxo natural das coisas.

Gêmeos (21/05 a 20/06)
Você renova a turma com a qual sente afinidade. Novas pessoas entram em sua vida. Revolução e renovação nas amizades, nos grupos, no modo como se sente inserido na sociedade.

Câncer (21/06 a 21/07)
Momento único de inovações e possibilidades diferentes na vida dos cancerianos. Intuição a respeito de novos rumos profissionais e um novo papel na sociedade. Viagens, conhecimentos. Esta é a hora de inovar, de agir de forma inconvencional.

Leão (22/07 a 22/08)
Uma nova mentalidade deve nascer, velhos conceitos não explicam mais a realidade. Aceleração de pensamento, com novos paradigmas sociais, culturais e pessoais. Intuição. A ânsia de liberdade e de novidade cresce. Você quer outras paisagens, culturas.

Virgem (23/08 a 22/09)
As coisas modificam-se rapidamente. É preciso fluir com essas transformações. O momento atual faz com que você redefina o significado de individualidade e de intimidade. Deve ser mais autossuficiente.

Libra (23/09 a 22/10)
Mudança total nos relacionamentos leva à redefinição da individualidade libriana. Abertura a pessoas com uma mentalidade diferente, inconvencional. Libertação de relações repressoras. Certas pessoas podem tomar atitudes inusitadas e com isso forçá-lo a realizar mudanças.

Escorpião (23/10 a 21/11)
Um cotidiano mais dinâmico, inovador e libertário é necessário aos escorpianos. Momento interessante para se abrir a novas oportunidades profissionais, com a marca da vanguarda.

Sagitário (22/11 a 21/12)
Júpiter conjunto a Urano lança luzes sobre um novo tempo em sua vida, sagitariano. Tempo de ser você mesmo, libertando-se de velhos padrões e agindo mais espontaneamente. Novas experiências emocionais.

Capricórnio (22/12 a 20/01)
Um novo ciclo emocional, em família e na privacidade mostra os seus primeiros sinais. Experiências inusitadas envolvendo o lar, os familiares e a redescoberta de seu espaço pessoal. Efetue mudanças, para que viva mais de acordo com o que estará redescobrindo.

Aquário (20/01 a 19/02)
Urano, regente aquariano, e Júpiter conjuntos simbolizam inovações e mudanças radicais. Estímulo a novos contatos, ambientes e experiências que levam a mudanças interessantes.

Peixes (20/02 a 20/03)
Novas condições passam a reger a vida financeira e a expressão dos talentos piscianos. Você passa a vislumbrar potenciais e dons até então desconhecidos. Nova forma de lidar com o dinheiro. Autonomia passa a ser valor fundamental.

Regras e justiça para todos

0

Tubarão emplacou novamente na mídia nacional. Talvez na internacional, porque a rede Globo retransmite a sua programação para mais de 100 países. E não foi pelo seu 140º aniversário ou por suas potencialidades. Foi novamente por causa do presídio. Não pela hiperlotação ou pela inadequada localização que, por ser comum no Brasil, talvez já não chame tanta atenção. Foi pela agressão, filmada, do chefe de segurança contra dois presidiários.
Pelas imagens, eles são ameaçados na chegada, ou melhor, no retorno, porque haviam sido transferidos após uma rebelião e, no interior do presídio, são espancados seguidamente com chutes e cotoveladas.

Não é a primeira vez que o nosso presídio emplaca no noticiário nacional, pela singularidade dos fatos. Há alguns meses, um presidiário foi flagrado em cidade vizinha, numa viatura oficial e a explicação do então responsável pela casa é que o autorizara a ir a sua residência buscar um notebook para auxiliar nos serviços burocráticos do presídio. Estes dois fatos, que divulgaram negativamente a cidade, permitem entrever que, em relação ao presídio e com consequência para a segurança da cidade, não basta retirá-lo do coração do bairro Humaitá, tampouco ampliá-lo, como de fato está sendo feito. É preciso também tomar algumas e imprescindíveis atitudes.

A primeira é providenciar para que os presos possam trabalhar, estudar, e participar de oficinas, o que comprovadamente diminui a reincidência e facilita a ressocialização. A segunda é bloquear o sinal de celular nos arredores, como algumas cidades já conseguiram fazer. Só não se compreende por que todas ainda não obtiveram tal êxito. Outra urgente atitude é adquirir o hábito de acompanhar e corrigir, quando for o caso, a conduta de quem lá trabalha. Não se fazem aqui acusações generalizadas, mas estes dois casos levantam inquietações que recomendam investigação, capacitação e providências na forma da lei. Eles foram os únicos ou fazem parte de uma rotina que alguém decidiu denunciar? A denúncia se deu pelo estrito cumprimento do dever ou por disputas internas? Por outro lado, revisar conduta faz parte de toda instituição que quer cumprir os propósitos para os quais foi criada.

Não se está defendendo nem justificando a conduta dos presos. Eles precisam cumprir as penas determinadas pela justiça, conforme o ritual previsto no regimento do presídio. E, em caso de descumprimento, que se apliquem também as sanções ali previstas, mas jamais se chegue à fúria pessoal de quem quer que seja, muito menos do chefe de segurança, aquele que deveria dar exemplo. É preciso que as regras sejam cumpridas e que se faça justiça tanto para os presos quanto para quem cuida deles. Do contrário a barbárie se expande.
Que se louvem os esforços do atual diretor na busca de um presídio que seja modelo.

O mundo em vários clicks

0

Um projeto de inclusão digital tem dado o que falar na Escola Jovem Dite Freitas, em Tubarão. O curso começou na aula de física, da professora Edna Soares. As aulas sobre óptica e estudo da luz logo se transformaram em aulas de cliques, muitos cliques.

O mais interessante é que os próprios alunos constroem as suas máquinas. A primeira a ser reproduzida foi a câmara escura. O equipamento foi a primeira grande descoberta para a fotografia desenvolver-se como a conhecemos hoje.

A próxima a ser confeccionada pelos estudantes será a pinhole, uma forma de máquina que não utiliza lentes. É apenas o primeiro passo do projeto. Depois, os estudantes ainda aprenderam um pouco sobre revelação de fotografias.

A última parte do projeto será uma maratona de fotografia. Serão 48 horas de atividades. Cada grupo terá seis horas para colocar em prática o que aprendeu durante do projeto. O tema proposto é ‘Um olhar para a cidade’.

Anote a evolução do projeto

O que já foi feito
♦ O primeiro passo foi a participação dos alunos em um aulão sobre fotografia digital.
♦ Depois, houve outro aulão, sobre a história da fotografia.
♦ Em seguida, os participantes colocaram os conhecimentos em prática. Foi a vez da construção da primeira máquina fotográfica da história: a câmara obscura.

O que vem por aí
♦ Agora, os estudantes preparam-se para confeccionar um outra câmara, a pinhole, um equipamento capaz de captar a imagem sem lentes.
♦ O quinto passo será uma oficina de revelação de fotografias em preto e branco.
♦ Depois, eles terão uma aula de como utilizar a máquina digital.
♦ Haverá também uma visita técnica em um local degradado e outro recuperado.
♦ Maratona de fotografia. Cada grupo terá seis horas para clicar algo dentro do tema proposto: ‘Um olhar para a cidade’.

Meio ambiente: A preservação é um dever de todos

Desastres naturais, biodiversidade e água são alguns dos assuntos discutidos pelos alunos do Colégio Dehon, em Tubarão, na Semana do Meio Ambiente.
Em parceria com acadêmicas do curso de ciências biológicas da Unisul, os estudantes realizaram várias ações. O objetivo foi inserir nos alunos o espírito de conscientização.

Para a professora de biologia do colégio, Samantha Pereira Miguel, despertar nos estudantes a importância de se preservar o meio ambiente foi a principal finalidade desta iniciativa. “Os jovens possuem uma facilidade maior de se comunicar, então, se eles estão conscientes, provavelmente, repassarão essas informações para pais e amigos”, define.

Participaram das atividades as primeiras séries do ensino médio, com maquetes, cartazes e experiências. Os trabalhos abordaram temas como desastres naturais, biodiversidade e água.

“Por meio de muita pesquisa, aprendemos como melhorar não só o espaço em que vivemos, mas todo o meio ambiente. É muito bom poder repassar esse aprendizado tão importante para a sociedade”, avalia a aluna Anabelly de Souza Medeiros.