domingo, 21 dezembro , 2025

Uma campanha exemplar

Se olharmos os boletins eleitorais, vemos que muitos eleitores não compareceram para votar nas eleições do último dia 5 de outubro de 2008. Quando recebemos as muitas pesquisas realizadas em praticamente todas as cidades, percebemos o grande incide de eleitores indecisos.
Se consultarmos os eleitores, uma grande maioria votou pela obrigatoriedade do voto, pois não acreditam mais em política, ou propriamente nos políticos.
É preciso mudar!

Mudar a maneira de se fazer política, mudar a consciência dos que nos governam, devolvendo aos eleitores a credibilidade nos atos públicos.
Já melhoramos, graças à ação mais rigorosa da legislação eleitoral.
Mas, se existiu no Brasil um modelo de campanha, eleição e comemoração, certamente é Grão-Pará, um município com pouco mais de cinco mil eleitores, ao sul de Santa Catarina.

Uma cidade até então considerada violenta, de política pesada, de fortes ataques adversários e que recebeu atenção e supervisão especial da justiça eleitoral.
Porém, o que se viu foi uma cidade tranquila, uma campanha sem propaganda ambulante, sem nenhum comício, nenhuma carreata, programas políticos na emissora de rádio local com a maior qualidade, sem qualquer provocação e com uma dia de eleição tranquilo, até pacato.

A coligação Grão-Pará Um Novo Tempo (PMDB, PSDB, PT e PPS), que elegeu o jovem prefeito Valdir Dacorégio e seu vice-prefeito Estevão Guizoni, lançou a idéia de uma campanha de paz, distribuindo um plano de governo arrojado, fazendo inacreditáveis acordos de paz com os candidatos adversários, chegou à vitória e, na noite do último dia 5 de outubro, ao invés das tradicionais carreatas, dos perigosos fogos de artifícios ou dos discursos inflamados, reuniu milhares de pessoas em plena praça em Grão-Pará, deram as mãos, abriram a Bíblia Sagrada, rezaram, comemoraram, porém, sem distribuição de bebida alcoólica ou outros exageros.

Se Grão-Pará acreditou num novo tempo pregado na campanha de Valdir Dacorégio, podemos afirmar com certeza de que foi justamente o modelo de campanha implantado pela coordenação e pelos candidatos que levaram a coligação à vitória.
Isto nos prova que é possível, sim, fazer política com qualidade, política sadia, política sem barulho, sem ofensas e sem dividir a população.

Valdir Dacorégio vinha de um inacreditável empate nas eleições de 2004, quando perdeu apenas pelo critério da idade.
Agora, com a proposta do novo tempo, sem olhar para o passado, focando a campanha apenas no presente e no que pode fazer a partir de 2009, Valdir Dacorégio foi eleito prefeito de Grão-Pará com uma vantagem de 355 votos a mais que o candidato adversário.

Grão-Pará, a partir das eleições de 2008, deixa para trás o título de cidade mais violenta em tempos políticos e passa a ostentar o título de cidade mais organizada, mais calma e motivada de todo o estado e talvez de todo o Brasil.

O eleitor quer apenas duas coisas numa eleição: bons candidatos e bons planos de governo. Grão-Pará apresentou estes dois ingredientes, plantou a semente do novo tempo e agora prepara-se para fazer a melhor administração pública já vista.

Continue lendo

Escuna naufraga na região de Laguna: cinco tripulantes são resgatados

Uma escuna com cinco tripulantes naufragou após apresentar um aumento repentino em um orifício na proa e encher de água rapidamente, nas proximidades da...

Orleans concede bônus fiscal de até R$ 1.200 a produtores rurais

FOTO Douglas Benker Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos A Prefeitura de Orleans, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, vai conceder um bônus fiscal...

Alunos de Capivari de Baixo recebem certificado por destaque em seleção do IFSC

IMAGEM PMCB Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos Alunos de quatro escolas da rede municipal de ensino de Capivari de Baixo receberam, na manhã desta...

Paella do Primo acontece em Jaguaruna no dia 31 de janeiro

FOTOS Rodrigo Prado Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos Jaguaruna recebe no dia 31 de janeiro mais uma edição da Paella do Primo, evento já...

Polícia Civil prende homem por maus-tratos a cães em Joinville

IMAGEM PCSC Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 2 minutos A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção Animal (DPA) de Joinville, efetuou...

Operação “Carta Contemplada” apura golpe de consórcio em Palhoça e São José

IMAGEM PCSC Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos Na manhã de terça-feira (16/12), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia...

Laguna discute novo plano estadual para conservação do boto-pescador

IMAGENS PML Divulgação NotisulTEMPO DE LEITURA: 3 minutos Nos dias 16 e 17 de dezembro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Laguna,...

Laguna forma 33 agentes comunitários de saúde e de endemias

FOTO SMSL Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 2 minutos A Secretaria Municipal de Saúde de Laguna realizou a primeira formatura de agentes comunitários de saúde e...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp