Início Geral Unidade do CVV pode ser instalada em Tubarão

Unidade do CVV pode ser instalada em Tubarão

Comitê Opção pela Vida realiza encontro de sensibilização para implantar um posto de atendimento no município para prevenção do suicídio

Tubarão

Experimente ser ouvido, ser respeitado, ser aceito, ser acolhido, ser compreendido. É isso que o Centro de Valorização da Vida (CVV) deseja oferecer à população. Por meio de trabalho voluntário e gratuito, a associação realiza apoio emocional e de prevenção ao suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

A campanha Setembro Amarelo abordou durante todo o mês o tema que está em ascensão no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, a cada 45 minutos, um brasileiro morre vítima de suicídio. Com o intuito de amenizar esses índices e contribuir com a sociedade, o Comitê Opção pela Vida, de Tubarão, promoveu ontem um encontro de sensibilização para implantação de um posto do CVV no município. A região Sul já conta com unidades em Braço do Norte e em Criciúma e une forças para instalar uma na Cidade Azul.

De acordo com a coordenadora do comitê, Deize Regina Rocha Juncklaus, já há uma documentação em tramitação para iniciar os trabalhos no município. “O comitê é formado por voluntários de diferentes segmentos. Já estamos em conversação com o CVV e a próxima etapa seria a capacitação dos voluntários que atenderão no posto”, explica. O encontro contou com a participação do coordenador nacional de expansão do CVV, José Regis da Silva. Ele apresentou aos participantes os detalhes da estrutura e funcionamento da entidade. “Visitamos a prefeitura e o Corpo de Bombeiros e tivemos uma boa aceitação. É necessário falar sobre o tema, pois 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos”, alerta.

Ele ressalta que muitas pessoas passam pelos quatro Ds: desesperança, desespero, desamparo e depressão. “A pressão das situações podem levar ao suicídio. A pessoa costuma deixar cerca de 15 avisos que geralmente não são notados pela família, que precisa sempre estar atenta aos sinais”, orienta.

 

CVV
O trabalho
O trabalho do CVV consiste no diálogo compreensivo buscando oferecer apoio emocional. O atendimento é feito por telefone, pessoalmente, por correspondência, chat, voip ou e-mail. A pessoa que procura tem o sigilo assegurado. Em Santa Catarina e mais oito Estados o número do CVV é 188 – ligação gratuita cedida pelo Ministério da Saúde. Até 2020 todo o território brasileiro deve ser beneficiado com uma unidade que atende 24 horas. O CVV é mantido por voluntários e é hoje um dos serviços mais procurados no país, com uma média superior a um milhão de ligações por ano.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile