Zahyra Mattar
Tubarão
As 1.067 salas de vacinação do estado estarão abertas para imunizar mais de 630 mil pessoas na segunda etapa da campanha de imunização contra a gripe A. Até o dia 2 do próximo mês gestantes, crianças entre 6 meses a dois anos e os doentes crônicos com menos de 60 anos receberão a dose.
“Na região de abrangência da 20º regional de saúde em Tubarão, três mil profissionais da saúde foram vacinados na primeira fase da campanha. Para a segunda etapa, 15 mil dose foram disponibilizadas”, antecipa a responsável pela imunização da 20ª gerência, enfermeira Janete Zandomênico.
As crianças na faixa etária indicada receberão duas doses da vacina. A primeira agora e a segunda a partir de 22 de abril. Para aproveitar a campanha, os pequenos também receberão a vacina pneumocócica 10 valente. Por isso, é importante que os pais ou responsáveis levem a caderneta de vacinação da criança.
Já para os doentes crônicos com menos de 60 anos, é recomendável apresentar uma receita médica com os medicamentos que usam regularmente em decorrência do problema de saúde ou um resultado de exame.
“Anteriormente nem todos os grupos de doentes crônicos não estavam inclusos no processo de vacinação. O Ministério da Saúde ampliou a lista (veja no quadro ao lado) de quem receberá a dose contra a gripe A. Quem tiver dúvidas, basta nos telefonar”, sugere Janete.
Mais informações
• Na internet
Para mais informações sobre a doença e os dias de vacinação, basta acessar o site do Portal da Saúde. O endereço é o www.vacinacaoinfluenza.com.br.
• Por telefone
O número da 20ª gerência regional da saúde é o 3621-2400.
Doentes crônicos
Pessoas de qualquer idade com obesidade mórbida; doenças respiratórias crônicas desde a infância; formas graves de asma; doença pulmonar obstrutiva crônica e outras com insuficiência respiratória; doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória; Quem faz tratamento para Aids ou é soropositivo; pessoas com câncer; diabetes mellitus; doença hepática; doença renal; doença hematológica; portadores da síndrome clínica de insuficiência cardíaca; portadores de cardiopatia estrutural e menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (doença reumática autoimune e doença de Kawasaki).
Terceira etapa
Quando: de 5 a 23 de abril.
Público alvo: população de 20 a 29 anos.
Quarta etapa
Quando: de 24 de abril a 7 de maio.
População alvo: idosos com 60 anos ou mais – portadores de deficiências crônicas.
Quinta etapa
Quando: de 10 a 21 de maio.
Público alvo: população de 30 a 39 anos.

