Vacinação contra HPV em SC passa a ser em dose única

Foto: Prefeitura de Laguna - Divulgação: Notisul Digital

A partir de agora, a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) em Santa Catarina será feita em dose única. Essa mudança, seguindo recomendação do Ministério da Saúde (MS), visa intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações associadas ao vírus.

Nova orientação do MS

  • A vacinação permanece para meninos e meninas com idade entre 9 e 14 anos.
  • Anteriormente, eram necessárias duas doses, com um intervalo de 6 meses entre elas, mas agora o esquema de vacinação é finalizado com apenas uma dose.

Locais de vacinação em Laguna

  • Postos de saúde: Esperança, Progresso, Campo de Fora, Passagem da Barra e Mar Grosso (segunda a sexta-feira, 8h às 11h e 13h às 16h); Caputera (quinta e sexta-feira, 13h às 16h); Estreito (sexta-feira, 13h às 16h).

Objetivo da mudança

A mudança tem o propósito de aumentar a adesão à vacinação, ampliar a cobertura e evitar novos casos de câncer de colo do útero. Atualmente, a cobertura da vacina contra o HPV em SC é de 65,2% para meninos e 81,24% para meninas, com a meta do Ministério sendo de 90%.

Outros públicos-alvo para vacinação: Além dos meninos e meninas entre 9 e 14 anos, pessoas de 9 a 45 anos vivendo com HIV/Aids, transplantados, pacientes oncológicos e imunossuprimidos também podem ser vacinados contra o HPV na rede pública de saúde. Para esses casos, o esquema de vacinação permanece em três doses.