Vanessa Wendhausen Cavallazzi assume nesta sexta-feira (11), em Florianópolis, a chefia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para o biênio 2025-2027. A posse será às 16h30 no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa do Estado (Alesc). Vanessa é a primeira mulher na história da instituição a ocupar o cargo de Procuradora-Geral de Justiça.
Liderança feminina inédita no MPSC marca nova fase na instituição
A solenidade ocorre após um processo interno de escolha que envolveu votação da classe, homologação do Colégio de Procuradores de Justiça e indicação ao governador Jorginho Mello. Vanessa sucede Fábio de Souza Trajano e promete uma gestão voltada para regionalização, proximidade com a população, segurança pública, combate à corrupção com tecnologia e integração institucional.
Entre os destaques da nova gestão estão:
- Criação de Promotorias Regionais de Combate ao Crime Organizado
- Ampliação do NUPIA (Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição)
- Criação de um Escritório de Ciência de Dados Criminais
- Valorização da democracia interna e articulação com outros Poderes
Compromisso com inovação, transparência e eficiência no MPSC
Vanessa Cavallazzi reafirma o compromisso com uma atuação mais eficiente e moderna do Ministério Público. Ela destaca a necessidade de conectar o MPSC às reais demandas da sociedade e de fortalecer a atuação antecipada da instituição na defesa de direitos e da justiça. “Queremos um MP ágil, que atue como força motriz na defesa da cidadania”, afirma.
A nova PGJ também reforça que sua conquista é coletiva: “Chego com todas as Promotoras e Procuradoras que abriram caminho e as que ainda virão. Somos muitas sonhando os mesmos sonhos”, declarou.
Trajetória sólida na defesa da Justiça e dos Direitos
Com uma carreira de quase 30 anos no MPSC, Vanessa ingressou na instituição em 1996, atuando inicialmente em Itajaí e depois por 19 anos na Capital. Ela já foi diretora do CEAF/MPSC, da Escola Superior do MPSC e integrou forças-tarefa de relevância nacional, como a da Procuradoria-Geral da República. Também atuou em Brasília como membro auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público.
Sua formação inclui graduação em Direito pela UFSC, mestrado e doutorado em Direito e Políticas Públicas pelo UNICEUB, com defesa de tese marcada para esta quarta-feira, dia 9 de abril.
Procuradoria-Geral de Justiça: papel-chave na fiscalização do poder
O Procurador-Geral de Justiça investiga autoridades com foro privilegiado e estabelece diretrizes estratégicas para o funcionamento do MPSC. Cabe ao PGJ otimizar recursos e defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses da sociedade. A posse de Vanessa representa não só uma conquista histórica, mas também um novo momento de atuação proativa do Ministério Público catarinense.
Receba as principais notícias do Brasil e do mundo diretamente no seu celular ou computador!
Entre agora no nosso grupo de WhatsApp e acompanhe tudo em tempo real: clique aqui.