sábado, 9 agosto , 2025

VOCÊ JÁ SABE COMO PREVENIR O CORONAVÍRUS. MAS O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO PELA SUA SAÚDE MENTAL?

O coronavírus já estava matando milhares de pessoas, mexendo com a economia global, causando insegurança, instabilidade e dúvidas. Mas parecia muito longe, não é mesmo? As notícias nos jornais não eram a nossa realidade – que continuava sem sofrer alterações. O trabalho seguia o mesmo, almoços em família ainda eram rotina e abraços aconteciam sem restrições.

Mas, antes do que prevíamos, fomos surpreendidos por uma quarentena. O Governo de Santa Catarina se antecipou em relação a outros estados e decretou o isolamento. De um dia para o outro, literalmente, vimos as ruas ficarem mais vazias, o álcool gel ser item obrigatório e o silêncio conseguir ser ouvido.

Casais que pensavam em divórcio estão sendo obrigados a conviver mais do que gostariam, as crianças – que comemoraram as férias antecipadas – já perguntam quando as aulas poderão voltar. E você, que vivia muito bem sozinha, obrigada, já sente falta do calor humano.

A maioria de nós está tentando estabelecer uma rotina, mas a concentração está difícil; o açúcar e a bebida alcoólica estão sendo companhia e o tempo gasto no celular já ultrapassou todos os limites.

São muitas mudanças. Estamos vivendo – todos nós – algo nunca visto. Como agir? O que fazer? Como buscar informações úteis e de qualidade?

Diariamente, somos bombardeados com um novo protocolo, com mais tantos casos confirmados e óbitos acontecendo. A mente não para, o coração acelera e, inevitavelmente, uma dúvida surge: como manter a calma diante disso tudo?

Acontece que “isso tudo” não tem um prazo para acabar. Temos expectativas, suposições e opiniões de especialistas, mas não sabemos. E se não atentarmos para o cuidado com a mente, ficaremos doentes de qualquer jeito.

Síndrome do pânico, transtorno de ansiedade generalizada, fobia social e depressão serão, provavelmente, as doenças mais diagnosticadas no período pós-corona. O que você pode fazer para prevenir isso, também?

– Tenha uma rotina de sono. Horários para dormir e acordar. Invista em um ritual antes de dormir para ir desacelerando e se preparar para um sono de qualidade.

– Seu organismo precisa entender quando é dia e quando é noite. Pela liberação de hormônios e todos os benefícios que eles trazem à saúde. Portanto, cuide para não trocar dias por noites e…

– Pegue sol diariamente. Deitado na cama, sentado no sofá ou estirado no chão – quem se importa? Importante mesmo é sentir o sol batendo. Já muda a energia!

– Aproveite o momento e invista em alimentação de qualidade, com COMIDA DE VERDADE. A máxima “descasque mais e desembale menos” nunca fez tanto sentido e foi tão simples.

– Mesmo com a casa cheia, o home office e as crianças, converse com a família para ter um tempo seu, só SEU. 10 minutos ao dia para você fazer o que bem entender (incluindo fazer nada) podem garantir sua saúde mental para o resto do dia.

– Evite excesso de notícias. Busque informações em um ou dois jornais ou sites específicos. Cuidado para não compartilhar notícias falsas e filtre quem você segue ou com quem você mantém contato durante esse período.

– O celular deve ser deixado mais de lado. Faça isso com consciência.

– As escolhas de séries e filmes para o momento podem ser com muita comédia e romance. Leveza vai te fazer muito bem!

Se as coisas já eram ou estão muito complicadas, não hesite em pedir ajuda profissional. Há muitos psicólogos, naturólogos e psiquiatras fazendo atendimentos online. Não espere a dor se instalar: você é um todo. Cuide-se por inteiro.

Estamos em uma pandemia e é normal não se sentir bem nesse período. Mas, sabemos: isso vai passar. E, quando passar, quero que você esteja bem.

Continue lendo

Redragagem do Rio Tubarão entra como prioridade na LDO 2026 de Santa Catarina

FOTO Arquivo Notisul Uma importante vitória para a prevenção de enchentes no Sul catarinense foi confirmada: a redragagem do Rio Tubarão foi incluída como prioridade...

APAE de Cocal do Sul promove inclusão e saúde no Agosto Laranja

FOTO Ana Paula Nesi Divulgação Notisul Neste sábado (9), a APAE de Cocal do Sul marca presença na Praça Coberta durante o Sábado Especial, evento...

Abadeus celebra 65 anos com homenagem na Câmara de Criciúma

FOTOS Divulgação Notisul Na noite da quinta-feira (7), a Câmara de Vereadores de Criciúma realizou uma Sessão Especial para homenagear os 65 anos da Abadeus...

Polícia Civil identifica autor de roubo a posto de combustíveis em Criciúma

FOTO PCSC Divulgação Notisul A Delegacia de Repressão a Roubos (DRR/DIC Criciúma) concluiu a investigação e identificou o homem responsável por um assalto a um...

ViaCosteira celebra cinco anos de concessão com mais de R$ 1,3 bilhão investidos na BR-101 Sul

FOTOS CCR ViaCosteira Divulgação Notisul Na última quinta-feira, dia 7, a ViaCosteira, empresa do grupo Motiva, completou cinco anos desde a assinatura do contrato de...

Entrevista – Gabrielle Brüggemann Schadrack, advogada tributarista

“Os efeitos do tarifaço são especialmente severos para a economia catarinense”O chamado “Tarifaço”, imposto por Donald Trump aos produtos brasileiros exportados para os EUA...

Beba Local: Muito mais que uma cerveja perto da sua casa

Talvez você já tenha topado com essa frase por aí, seja numa postagem de rede social, numa conversa de bar ou até estampada em...

Morre Arlindo Cruz, ícone do samba, aos 66 anos no Rio

O cantor, compositor e multi-instrumentista Arlindo Cruz, um dos maiores nomes do samba brasileiro, morreu nesta sexta-feira (8), aos 66 anos, no Rio de...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp