Início Economia Workshop discute uso de IA na seleção e classificação do arroz em...

Workshop discute uso de IA na seleção e classificação do arroz em Santa Catarina

FOTO Shaiane Corrêa Divulgação Notisul

Tempo de leitura: 4 minutos00

O Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) promoveu, nessa terça-feira (25), o workshop “IA aplicada à seleção de arroz”, reunindo indústrias associadas para atualizar conhecimentos sobre novas tecnologias e tendências do setor orizícola. O evento foi realizado em parceria com a empresa chinesa Anysort e marcou o encerramento do ciclo de atividades de 2025.

Tecnologia para otimizar processos e reduzir custos

De acordo com o presidente do SindArroz-SC, Walmir Rampinelli, o encontro reforçou a importância da troca de experiências no setor industrial.
“É sempre importante a gente se reunir para trocar ideias, compartilhar problemas e apresentar soluções. Hoje tivemos uma aula sobre integração da IA na seleção e classificação de arroz, pensando no aperfeiçoamento da indústria para reduzir custos, otimizar processos e aprimorar a qualidade do produto que chega à mesa do consumidor”, destacou.

A palestra foi conduzida por Jean Carlos de Souza, especialista da Anysort em sistemas de análise de imagem e seleção de grãos. Ele apresentou uma tecnologia que integra inteligência artificial às máquinas utilizadas na etapa de beneficiamento e que pode ser incorporada aos processos industriais do arroz produzido em Santa Catarina.

Segundo o diretor comercial da Anysort no Brasil, Fernando Kuskowski, a parceria com o SindArroz-SC reforça o compromisso com a modernização da cadeia produtiva.
“Trazer eventos como esse, com novas tecnologias e tendências de mercado, é muito importante para melhorar todo o processo de seleção, classificação e processamento do arroz no estado”, afirmou.

Conexão entre campo e indústria

Para o tesoureiro do SindArroz-SC, Raul Olivo, o workshop evidenciou como a tecnologia contribui para toda a cadeia, da lavoura à indústria.
“O mercado sempre vai nos cobrar melhorias e evolução, e eu acredito que é papel do Sindicato promover o avanço do seu setor. Pretendemos realizar mais eventos como esse”, reforçou.

Debates sobre a crise no setor orizícola

Além da pauta tecnológica, o SindArroz-SC aproveitou o encontro para discutir ações conjuntas diante da crise econômica que afeta a cadeia produtiva do arroz desde o início de 2025.

O debate destacou a necessidade de fortalecer parcerias políticas e consolidar a união das indústrias e produtores como estratégia essencial para garantir a sustentabilidade do setor.

Entre os temas levantados, ganharam destaque:

  • fortalecimento de articulação com autoridades públicas;

  • construção de políticas de incentivo e defesa comercial;

  • valorização do arroz nacional;

  • atuação coordenada de todos os elos da cadeia produtiva.

Segundo o Sindicato, a integração entre lideranças setoriais e agentes públicos será fundamental para enfrentar o cenário de instabilidade e manter a competitividade do setor orizícola.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile