Andréa Raupp Alves
Tubarão
Mais um dia de calor ‘escaldante’ em Tubarão. Ontem, os termômetros registraram máxima de 37,4º C, mas a sensação térmica chegou à casa de 46,8º C. Para amenizar a sensação de abafamento, o jeito é refrescar-se em frente o ventilador ou no ar-condicionado.
As típicas temperaturas de verão serão mais sentidas durante o mês de fevereiro. “Em janeiro, a temperatura média foi de 25,4º C e a máxima de 36,4º C. O mês foi muito chuvoso e foram registrados 224 milímetros de água”, explica o climatologista Rafael Marques.
Procurar um local fresco não é fácil. A dona de casa Maria do Carmo Damázio, 52 anos, por exemplo, sugere a sua ‘receita: “Quando o calor é muito forte, eu uso até dois ventiladores”, revela a moradora do bairro São Martinho.
Outras pessoas optam pelo ar-condicionado. Nestes dias quentes, segundo o consultor de vendas da Refricril Climatização, de Tubarão, André Rodrigues Garcia, são vendidos em média 15 aparelhos por dia. “A maioria dos consumidores não consegue dormir à noite e resolve comprar o ar-condicionado para colocar no quarto”, relata André. Por causa da grande procura, a fila de espera para a instalação do aparelho chega a sete dias. “O trabalho dos instaladores é muito intenso”, acrescenta.
Para hoje, as temperaturas ficarão tão elevadas como ontem. Os termômetros podem chegar a 40º C, e no fim da tarde pode surgir uma típica tempestade de verão.

