O Cruzeiro chegou a um acordo com o Zenit, da Rússia, pela contratação do meia Gerson, de 28 anos. O clube mineiro ajustou os últimos detalhes da negociação e agora aguarda a assinatura do contrato para confirmar oficialmente o jogador como principal reforço da temporada de 2026.
O valor da operação gira em torno de 27 milhões de euros fixos, além de 3 milhões de euros em bônus por metas, totalizando cerca de R$ 147 milhões na cotação atual. A informação foi divulgada inicialmente pelo Central da Toca e confirmada pelo ge.
Negociação avançou após insistência do Cruzeiro
As tratativas se intensificaram nos últimos dias. Representantes do atleta e do Zenit estiveram na Toca da Raposa para alinhar questões burocráticas finais. O intermediário Junio Mendonza participou diretamente das conversas, ao lado de Marcão Silva, pai e empresário de Gerson.
Inicialmente, o clube russo sinalizava que só aceitaria negociar o jogador por 40 milhões de euros. A primeira proposta cruzeirense envolvia 12 milhões de euros em dinheiro e a inclusão do zagueiro Jonathan Jesus, avaliado em valor semelhante, mas foi recusada.
Na sequência, o Cruzeiro apresentou uma nova oferta de 25 milhões de euros, sem atletas envolvidos, já que Jonathan foi vetado pelo técnico Tite. Após contraproposta do Zenit, as partes chegaram ao acordo atual.
Vontade do jogador pesou no acerto
O desejo de Gerson em retornar ao futebol brasileiro foi determinante para o desfecho positivo. O meia busca maior visibilidade na temporada e mantém o sonho de disputar a Copa do Mundo de 2026.
Mesmo após sua transferência para o Zenit, o técnico Carlo Ancelotti havia sinalizado que manteria o jogador no radar da seleção, mas Gerson não chegou a ser convocado desde então.
Na saída da Toca da Raposa, Marcão Silva comentou sobre o avanço da negociação:
“Fizeram um esforço muito grande para essa negociação avançar. Isso tem meu respeito. O Zenit também fez um trabalho legal. Agora vamos ver o que vai acontecer.”
Passagem recente pela Rússia
Gerson chegou ao Zenit no meio de 2025, vendido pelo Flamengo. No entanto, não conseguiu sequência regular, em razão de lesões e alternância no time titular. Ao todo, disputou 12 partidas e marcou um gol pelo clube russo.
Desde dezembro, o Cruzeiro trabalhava nos bastidores com confiança na contratação. Jogadores do elenco chegaram a procurar a diretoria durante o período de férias para obter informações sobre o andamento da negociação.

