sexta-feira, 9 janeiro , 2026

Depois do vendaval: À espera de ajuda…

Amanda Menger
Tubarão

A sexta-feira foi de angústia e espera para a dona de casa Celi Salvato André, de Tubarão. Ela mora no fim da avenida Altamiro Guimarães, em Oficinas. Com o vendaval de quinta-feira, parte de sua casa ficou destelhada e ela não conseguiu ajuda para recuperar os estragos.

“Eu saí para recolher as roupas das minhas filhas que estavam no varal. Quando estava voltando para a minha casa, ouvi um estouro. Voltei para a casa das meninas porque pensei que tinha sido lá o problema, como não achei nada, fui para a minha. Quando cheguei, vi o estrago”, conta a dona de casa.

As telhas voaram tão longe que nem foi possível achar os cacos. Como o marido de Celi, o pedreiro Emerson Silveira de Abreu, trabalha em Laguna, ela pediu ajuda ao vizinho, o representante comercial Luiz Ribas. “Ele tentou me ajudar, ligou para várias pessoas, mas ninguém veio”, diz Celi.

Luiz ligou para a Defesa Civil do município ainda na quinta-feira. “Liguei primeiro para os bombeiros. Eles disseram que esta parte de lona era com a Defesa Civil e deram dois números, um convencional (3628-4377) e outro celular, do coordenador, José Luiz Tancredo. Tentei os dois e ninguém atendeu. Tentei comprar uma lona também, mas o comércio já estava fechado”, relata Luiz.

Nesta sexta-feira, Celi ligou novamente para os bombeiros. “Mas eles disseram que não podiam ajudar. Aí liguei para o meu marido para que ele viesse o mais rápido possível de Laguna. Se não conseguir uma lona e chover durante o fim de semana, estragará o pouco que tenho”, lamenta Celi. Até o fim da tarde de sexta, a casa continuava sem cobertura.

O que diz a Defesa Civil

O coordenador da Defesa Civil de Tubarão, José Luiz Tancredo, e outros quatro integrantes do órgão estavam em São Paulo durante esta semana. Eles participaram de um encontro com representantes da Defesa Civil de outros municípios e estados do país. Segundo ele, os outros quatro integrantes estavam em Tubarão e trabalharam até tarde na quinta-feira.

“Só recebemos três ligações com pedidos de ajuda. Como sabemos os locais onde ocorrem a maior parte dos problemas, os que estavam na cidade foram a campo logo após o temporal. Eu fiquei monitorando a situação por telefone. Com relação à ligação deste leitor do jornal, pode ser que no momento que ele tenha ligado o pessoal estivesse em campo”, pondera Tancredo.

O coordenador afirma que a equipe não trabalha em regime de plantão. “A não ser que seja estado de emergência ou tenhamos recebido algum alerta da Defesa Civil do estado. Fazemos o melhor possível, mas também precisamos de ajuda da comunidade. Esta senhora poderia ter nos procurado hoje (sexta-feira). Ficamos além do nosso horário (referindo-se ao horário da prefeitura, das 7 às 13 horas) para atender quem nos procurasse”, afirma Tancredo.

As três ligações recebidas foram de escolas estaduais destelhadas (Henrique Fontes e Célia Coelho Cruz), de duas casas destelhadas, nos bairros Cruzeiro e Bom Pastor, e também da morte da dona de casa Albertina Sueth Peters Scremin, 55 anos. Ela morava em Rio do Pouso Alto e foi atingida por uma árvore quando voltava para casa. Albertina foi socorrida, mas chegou ao Hospital Nossa Senhora da Conceição já sem vida. O enterro ocorreu sexta-feira.

Contato
Os telefones da Defesa Civil do município que constam no site da prefeitura de Tubarão são: (48) 3632-8402 e (48) 3628-4377.

Dia de contabilizar os prejuízos

O choque de uma frente fria com uma massa de ar quente provocou um vendaval na tarde de quinta-feira. Os ventos passaram dos 100 quilômetros por hora em vários municípios, e causaram muitos problemas. Sexta-feira, foi o dia de ‘arrumar a casa’.

Em Capivari de Baixo, o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves (PMDB) e o secretário de obras da prefeitura, Sinésio Alves, percorreram os bairros mais atingidos pelos ventos. Funcionários da prefeitura retiraram galhos e árvores caídas em ruas. A secretaria de assistência social da prefeitura cadastrará as famílias que tiveram prejuízos para receberem o auxílio necessário. Uma escola (acima) teve o telhado atingido por uma árvore que foi arrancada pela raiz.

Em Tubarão, algumas casas e estabelecimentos comerciais foram destelhados. Entre os prejuízos já contabilizados, está o telhado da igreja Santo Anjo da Guarda (acima), na Guarda Margem Esquerda. Estima-se que sejam necessários R$ 10 mil para consertar os estragos, já que a cobertura tinha sido reformada recentemente. Algumas árvores também foram arrancadas com a raiz e até uma parte do muro que dá acesso ao campo de futebol do Santo Anjo desabou.

O prefeito de Imbituba, José Roberto Martins, o Beto (PSDB), decretou nesta sexta-feira situação de emergência devidos aos estragos causados pelo vendaval. O número de casas destelhadas não foi confirmado, mas o prefeito autorizou a compra de 500 telhas para os casos que receberem o aval da assistência social da prefeitura. Além disso, 18 instituições de ensino da rede municipal tiveram algum tipo de dano e receberão reparos nos próximos dias.

Continue lendo

Operação conjunta prende jovem por tráfico de cocaína em Laguna

FOTO PMSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos Uma operação integrada da Polícia Civil de Santa Catarina e da Polícia Militar de Santa Catarina resultou...

Aeroporto de Florianópolis ganha novas rotas diretas de verão para a Argentina

FOTOS Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutosO Aeroporto Internacional de Florianópolis passou a contar com novas rotas diretas de verão para a Argentina. A...

Turistas brasileiros impulsionam vendas de bares e restaurantes em SC no verão

FOTOS FREEPIK Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutosOs turistas brasileiros foram os principais responsáveis por impulsionar o movimento de bares e restaurantes em Santa...

Motoristas sem infrações terão CNH renovada automaticamente

O Ministério dos Transportes anunciou nesta sexta-feira (9) o início da renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas que não cometeram...

Operação conjunta apreende 2,2 kg de cocaína em transportadora de Chapecó

FOTOS PCSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutosUma operação conjunta da Receita Federal e da Polícia Civil de Santa Catarina resultou na apreensão de...

Portos de Santa Catarina crescem 4,78% e movimentam 65,7 milhões de toneladas em 2025

FOTOS Gustavo Rotta/PSFS Tempo de leitura: 4 minutosOs portos de Santa Catarina encerraram o ano de 2025 com mais um resultado positivo na movimentação de...

Prefeitura de Tubarão inicia mudança do Paço Municipal para novo Centro Administrativo

A Prefeitura de Tubarão confirmou, nesta sexta-feira (9), que dará início ao processo de mudança do Paço Municipal para um novo Centro Administrativo ao...

Defesa Civil alerta para risco de tempestade em Tubarão nesta sexta-feira

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil alerta para risco moderado de tempestade em Tubarão a partir da tarde e noite desta sexta-feira (9)....