Tubarão
A possibilidade de os detentos do Presídio Regional de Tubarão atuarem em trabalhos estruturais foi discutida ontem, em reunião na prefeitura. A ideia é que eles construam um galpão de artefatos de cimento e lajotas, na localidade de Capão.
A administração municipal faria uma parceria com o governo do estado, por meio da secretaria estadual de justiça e cidadania (SJC).
O projeto seria realizado nos mesmos moldes do que ocorre na cidade de Criciúma. Em contrapartida, os detentos teriam a sua pena reduzida, na proporção de um dia de reclusão a menos para cada três trabalhados.
O mais importante é o resgate da cidadania pelo fato de eles aprenderem uma profissão e, com isso, reintegrar-se à sociedade quando receberem a liberdade. O prefeito Olavio Falchetti afirmou que encaminhará a iniciativa para a secretaria de segurança e patrimônio da prefeitura para um melhor estudo do projeto.
Também participaram da reunião o vice-prefeito Akilson Machado, o vereador Clodoaldo de Medeiros, (idealizador do encontro) e representantes dos Conselhos de Segurança (Consegs) dos bairros Humaitá e Revoredo.