Imbituba
Uma trajetória que, para alguns moradores, já dura mais de 60 anos. Alguns, infelizmente, nem estão aqui para presenciar o momento que tanto esperaram: a doação oficial dos imóveis da antiga Vila Operária. Pela segunda vez neste ano, foi formalizada a doação de mais seis terrenos para famílias imbitubenses residentes na antiga Vila Operária, as quais moram em áreas que pertenciam ao Patrimônio da União.
A reunião ocorreu quinta-feira na sala de reuniões do gabinete do prefeito Rosenvaldo Júnior. Os moradores aguardavam por quase meio século o reconhecimento do direito à propriedade, através da titularidade por escritura pública. Toda a documentação para oficializar a doação é gratuita.
Irma Claumann de Brum tem 90 anos de idade, 68 deles vividos em três casas da Vila Operária. Ela e o filho José Carlos de Brum, que tem 63 anos, que nasceu e cresceu nestas casas, foram assinar e receber a documentação legitimando a doação. “A espera foi grande e estou muito feliz por esta conquista”, disse, emocionada.
Em março, o município agendou audiência na Superintendência do Patrimônio da União (SPU/SC) com o intuito de dar continuidade aos processos que lá tramitam, referentes à doação dos imóveis da antiga Vila Operária, considerando que em 2015 alguns imóveis já haviam sido doados.
Neste momento inicial, o público-alvo foram as famílias com renda mensal inferior a cinco salários mínimos e que possuem um imóvel para fins somente residencial. Dos cadastros enviados, 17 já foram analisados e concluídos, sendo possível efetuar a doação neste momento. Após a conclusão desta etapa, o Município buscará, junto a SPU, respaldo jurídico para resolver a situação dos imóveis que não se enquadraram nos critério de renda e uso.

