FOTO PCSC Divulgação, Notisul
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO/DEIC), deflagrou na manhã desta segunda-feira (16) uma operação para cumprir 10 mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa catarinense ligada ao Comando Vermelho (CV), do Rio de Janeiro.
Dois homens foram presos no bairro Pantanal, em Florianópolis, entre eles um suspeito de 32 anos, natural do Rio de Janeiro, apontado como liderança da facção catarinense e com forte vínculo com criminosos do CV nas comunidades do Jardim Catarina e do Complexo da Penha, no RJ.
Investigação começou com a operação Tio Patinhas
A ação é desdobramento da Operação Tio Patinhas, que já prendeu mais de 30 integrantes da facção catarinense e apreendeu mais de 750 quilos de drogas, incluindo cocaína localizada em Santo Amaro da Imperatriz. A operação também interceptou centenas de munições de fuzis destinadas ao Comando Vermelho.
Coordenada pelo delegado Antonio Claudio de Seixas Jóca, a equipe da DRACO identificou o principal fornecedor de armamento pesado e munições para os criminosos cariocas.
Bloqueio de R$ 280 milhões e sequestro de bens
Além das prisões, a operação desta segunda-feira também resultou no bloqueio de contas bancárias e ativos financeiros até o valor de R$ 280 milhões, pertencentes a pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema. Também foram sequestrados bens em nome dos investigados.
Os crimes apurados envolvem:
-
Participação em organização criminosa
-
Tráfico de drogas
-
Comércio ilegal de armas de fogo
-
Lavagem de dinheiro
Uruguaio ainda está foragido
As diligências continuam para localizar um homem de nacionalidade uruguaia, investigado por fornecer armas e munições para a facção catarinense. A DRACO/DEIC segue empenhada no combate ao crime organizado no estado.
“Reforçamos nosso compromisso com a sociedade catarinense no enfrentamento às organizações criminosas, sobretudo aquelas voltadas ao tráfico de drogas e crimes violentos”, declarou a equipe da delegacia especializada.