Florianópolis
Foram confirmados 1.175 casos de dengue, até ontem, em Santa Catarina. O boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) informa que do total, 825 são autóctones (transmissão dentro do estado), 80 importados (transmissão fora do estado), três casos indeterminados (não é possível determinar o local provável de infecção) e 267 estão em investigação para definir o local de transmissão. Outros 2.428 casos foram descartados por apresentarem resultado laboratorial negativo para dengue.
Dos casos autóctones confirmados, 821 foram transmitidos em Itajaí, um em Joinville e três em Itapema. Itajaí vive uma situação de epidemia, com uma taxa de incidência (total de casos novos na população) de 409 casos por 100 mil habitantes.
Até o momento, foram identificados 3.732 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Os focos foram detectados principalmente em armadilhas instaladas pelos agentes de saúde (56,3%) e em lixo, como recipientes plásticos e latas (14,3%). Os municípios de Anchieta, Balneário Camboriú, Chapecó, Coronel Freitas, Guarujá do Sul, Guatambu, Itajaí, Itapema, Joinville, Palmitos, Passo de Torres, Pinhalzinho, Planalto Alegre, São Miguel do Oeste, Serra Alta, Xanxerê e Xaxim são considerados infestados pelo mosquito, definição realizada de acordo com a disseminação e manutenção dos focos.
Dengue
É uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus. É transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor retro-orbital (atrás dos olhos) e manchas vermelhas na pele. Pessoas que estiveram nos últimos 14 dias em uma cidade com presença do mosquito ou com transmissão da dengue e apresentar os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequado.

