Representantes da empresa esclareceram sobre o funcionamento e instalação da Estação de Tratamento de Esgoto na comunidade do Farol de Santa Marta, em Laguna.
Laguna
Quase tudo pronto para a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na Prainha do Farol de Santa Marta, em Laguna. Para esclarecer aos moradores sobre os próximos passos da instalação, representantes da empresa Sisteg/Tempel Biosolutions e da prefeitura se reuniram com a comunidade nesta quarta-feira.
O público participou com perguntas e muitos aprovaram a proposta. “Fazia muito tempo que ninguém olhava por nós. Pedíamos e não éramos atendidos, agora temos que agradecer, pois estamos recebendo de presente o que há muitos anos queríamos: despoluir a nossa Prainha e acabar com aquele mau cheiro, poder vê-la cheia de turistas e saber que nenhum de nós correrá mais risco algum”, reconhece um morador.
A ETE terá capacidade para tratamento de esgoto de 80 mil litros/dia, o que promoverá a despoluição dos cinco focos de contaminação da Prainha.
Estrutura está pronta para instalação
A Secretaria de obras do município já providenciou a realização da base que suportará o container da ETE. “Ao todo, foram construídas dez sapatas com capacidade de sete toneladas cada, num total de 70 toneladas”, explica o secretário de Obras, Jonatan Nascimento.
A estação, de acordo com a empresa responsável, pesa cerca de 50 toneladas. De acordo com a Secretaria, dentro do prazo de uma semana, tempo o suficiente para maturação da estrutura, tudo já pode ser instalado.
A empresa lagunense Sisteg/Tempel Biosolutions é quem investiu na implantação sem qualquer tipo de ônus ao município. O objetivo, de acordo com seus diretores, é tê-la como uma espécie de showroom, com o slogam: “Do Farol para o mundo”.
Foto: Prefeitura de Laguna/Divulgação/Notisul
Publicado às 7 horas desta sexta-feira (31/03/2017)

