Hélio R. Werniski Wolff
Educador Físico, Especialista em Linguagem Corporal do Movimento
Muitos adultos querem se manter em forma, mas nem sempre é uma tarefa fácil, pois com a vida atribulada, tanto no profissional ou no pessoal, não temos muito tempo para ir à academia ou nos dedicarmos aos exercícios físicos, mas a mudança pode estar ao seu lado: para os que têm filhos ou convivem com crianças, brincar pode ajudar na busca por um corpo e uma mente mais saudáveis.
Uma das formas é resgatar as brincadeiras antigas, trazendo a memória afetiva do nosso tempo de criança e apresentando este repertório aos filhos e contribuindo com o desenvolvimento do bem-estar dos pequenos. As brincadeiras antigas vêm com o passar do tempo perdendo espaço para os jogos eletrônicos, tanto na forma de games e também nos aplicativos para celulares, mas há espaço para a mudança com o resgate das brincadeiras.
As brincadeiras tradicionais devem ser passadas de geração a geração, como por exemplo, o pular, que desenvolve ritmo, coordenação e tem um gasto calórico de 400 calorias em apenas 30 minutos.
As brincadeiras de perseguição tais como: a pega-pega, mãe ajuda, mãe cola, pique-esconde, pé na bola, entre outras. Também é possível adaptar os esportes juntamente com uma brincadeira. Um exemplo é o futebol pega-pega, onde duas equipes jogam e quando uma delas realizar o gol, esta deve fugir e a que levou o gol faz a função do pegador. Esta atividade amplia habilidades e capacidades físicas com utilização de vários grupos musculares, sem falar na facilidade de jogar e os benefícios com o gasto calórico, ajudando a queimar até 600 calorias em uma hora, e se for realizado em outro ambiente, como areia, por 30 minutos, tem um valor igual ou até superior devido às suas variações de ações e de sua intensidade. Já brincar por meia hora de amarelinha, pular corda, quente-frio, esconde-esconde, entre tantas brincadeiras que conhecemos, podem gerar um gasto calórico médio de 140 a 150 calorias, além de melhorar a realização de atividades no cotidiano. Além das calorias, o importante dessas são as capacidades e habilidades motoras desenvolvidas.

