Início Segurança Governo de SC entrega novas viaturas, armamentos e lança programa de enfrentamento...

Governo de SC entrega novas viaturas, armamentos e lança programa de enfrentamento à violência contra a mulher

FOTO PCSC Divulgação Notisul

Tempo de leitura: 5 minutos

O Governo de Santa Catarina entregou, na tarde desta quarta-feira (26), novas viaturas, armamentos e equipamentos de tecnologia para a Polícia Civil. A cerimônia ocorreu no auditório da Secretaria de Segurança Pública e contou com a presença do governador Jorginho Mello, da vice-governadora Marilisa Boehm e do Delegado-Geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel. O investimento total foi de R$ 23 milhões.

Viaturas e armamentos reforçam segurança operacional

Foram entregues oito viaturas descaracterizadas, que irão reforçar a mobilidade e a capacidade operacional das equipes. Além disso, a corporação recebeu:

  • 3.080 coletes balísticos

  • 400 proteções balísticas

  • 22 kits de arrombamento

  • 375 carabinas calibre 5,56

  • 65 fuzis calibre 7,62

  • 3 fuzis de precisão Kraken

  • 330 estações de trabalho de alto desempenho

O governador destacou que os investimentos fortalecem o combate ao crime.
“Estamos deixando nossas polícias preparadas e com condições de enfrentar a criminalidade. Somos o estado mais seguro do Brasil e precisamos manter isso. Disponibilizar viaturas, coletes e armamentos faz toda diferença”, afirmou Jorginho Mello.

A vice-governadora Marilisa Boehm ressaltou que os novos equipamentos garantem mais eficiência e proteção aos policiais.
“Esses equipamentos salvam vidas, fortalecem a investigação e garantem condições de trabalho mais seguras e inteligentes”, disse.

O Delegado-Geral Ulisses Gabriel enfatizou que a proteção dos policiais é prioridade.
“Estamos entregando coletes de placas balísticas capazes de suportar tiros de fuzil, usados por forças especiais americanas. Todo policial de operações especiais passará a utilizar esses equipamentos.”

Lançamento do programa “Catarinas por Elas”

Durante a solenidade, o governo lançou oficialmente o programa “Catarinas por Elas”, iniciativa estadual de enfrentamento à violência contra a mulher. O documento consolida o compromisso dos órgãos do Executivo em integrar ações de proteção, autonomia e justiça para mulheres catarinenses.

O programa será estruturado em cinco eixos:

1. Educação para Igualdade

Ações transversais no currículo escolar, formação docente e criação do Observatório Escolar de Violência de Gênero.

2. Engajamento Masculino – “Eles por Elas”

Formação obrigatória no ensino médio, rodas de conversa e capacitação de agentes públicos.

3. Rede de Proteção Integrada

Fluxo único de atendimento entre Educação, Segurança Pública e Assistência Social, com protocolos de resposta rápida.

4. Acolhimento e Autonomia

Ampliação de serviços de acolhimento e atendimento psicossocial especializado.

5. Dados e Avaliação

Sistema integrado de informações, relatórios anuais e indicadores de monitoramento.

O programa será implementado em três fases: Implantação (0–90 dias), Expansão (3–9 meses) e Consolidação (12 meses).

Novas delegacias especializadas para atender mulheres, crianças e adolescentes

A Polícia Civil também anunciou a criação de 26 novas delegacias especializadas no atendimento às mulheres, crianças e adolescentes, de acordo com o porte populacional de cada município.

  • Cidades com mais de 300 mil habitantes: três unidades especializadas (mulheres, crianças/adolescentes e adolescentes infratores).

  • Cidades com mais de 150 mil habitantes: duas delegacias (mulher; criança e adolescente).

  • Cidades acima de 50 mil habitantes: unidades unificadas para atendimento a mulheres, crianças e adolescentes.

Segundo o Delegado-Geral, o objetivo é “dividir o atendimento para garantir qualidade, especialização e rapidez na proteção das vítimas”.

Policial é homenageado com medalha de mérito funcional

A cerimônia também marcou a entrega da medalha Alice Guilhon Gonzaga Petrelli ao agente de polícia Victor Hugo de Moura Andrade, que possui quase 20 anos de carreira. A condecoração reconhece sua dedicação e serviços prestados à Polícia Civil de Santa Catarina.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile