A Secretaria de Saúde de Gravatal iniciou, nesta semana, uma ação de imunização contra a gripe influenza diretamente nas escolas do município. A iniciativa integra a campanha nacional, que começou em abril, e busca ampliar a cobertura vacinal local, que até esta terça-feira (3) atingiu 49,44%, com 3.739 doses aplicadas, conforme dados do Ministério da Saúde.
Inicialmente, a campanha foi direcionada a grupos prioritários, como gestantes, crianças e idosos. Porém, desde maio, a vacinação está aberta a toda a população em geral, disponível em todas as unidades de saúde de Gravatal.
A mobilização nas escolas segue até sexta-feira, dia 13 de junho. Para a aplicação da vacina e atualização da carteira vacinal, os alunos receberam um formulário de autorização que deve ser assinado pelos responsáveis.
Com a chegada do inverno e a queda nas temperaturas, aumenta o risco de transmissão de doenças respiratórias, como a gripe. A vacinação é considerada uma importante ferramenta para reduzir casos graves e complicações.
“Levar vacinas até as escolas facilita o acesso, especialmente para famílias com dificuldade de deslocamento ou com menor conhecimento sobre o calendário vacinal. Contribui para aumentar as coberturas vacinais, que têm caído drasticamente. Lembrando que a escola é um espaço de grande aglomeração e de fácil transmissão, possibilitando surtos e possível interrupção de aulas. Nosso compromisso é com a saúde e o bem-estar dos nossos alunos”, destacou a secretária de Educação, Andréia Asmann.
A secretária de Saúde, Cristini Ferreira, também reforçou a importância da adesão: “A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger a comunidade escolar. Acreditamos que, com essa ação, conseguiremos ampliar a cobertura vacinal e reduzir os riscos de transmissão neste período mais crítico do ano.”
A campanha segue em todas as escolas do município até o fim desta semana. A Secretaria de Saúde orienta que os responsáveis fiquem atentos e autorizem a imunização dos estudantes.