Início Política Indígenas impedem deputado estadual de sair do Morro dos Cavalos por duas...

Indígenas impedem deputado estadual de sair do Morro dos Cavalos por duas horas

FOTOS Reprodução Vídeo Mídias Sociais Notisul

⏱️ Tempo de leitura: 3 minutos

O deputado estadual Sérgio Guimarães (União) foi impedido de deixar o Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis, na tarde desta quarta-feira (17), após ser abordado por indígenas da região. O parlamentar e assessores que o acompanhavam permaneceram forçados no local por aproximadamente duas horas, até a chegada das forças de segurança.

Guimarães estava na passarela sobre a BR-101 para gravar um vídeo com informações relacionadas ao projeto de construção do túnel no Morro dos Cavalos. Após o término da gravação, ele foi cercado por um grupo de indígenas, que incluía um servidor da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), segundo o relato do parlamentar.Deputado estadual é impedido de sair do Morro dos Cavalos por indígenas

Abordagem e restrição de deslocamento

De acordo com as informações repassadas, o grupo se formou rapidamente e passou a impedir a saída do deputado e de sua equipe do local. Sérgio Guimarães afirmou que tentou dialogar com os manifestantes, mas não houve liberação imediata.

A motivação da ação, conforme relatado, estaria relacionada a posições públicas do deputado sobre a demarcação de terras indígenas, especialmente sua defesa da aplicação do marco temporal, derrubado ontem pelo Supremo Tribunal federal (STF). Entre as exigências feitas pelo grupo estava a exclusão do material audiovisual gravado no local, pedido que foi recusado pelo parlamentar.

Atuação das forças de segurança

Diante da situação e da restrição à liberdade de locomoção, Sérgio Guimarães acionou a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Com a chegada das equipes, foi realizada a escolta do deputado e dos assessores, garantindo a saída segura do local.

A ocorrência foi encerrada sem registro de feridos. Até o momento, não há informação sobre registro de boletim de ocorrência ou eventuais desdobramentos administrativos ou judiciais relacionados ao caso.

Sair da versão mobile