O Catarinense Femininino integra o calendário oficial de competições da FCF desde 2007.
Balneário Camboriú
A Federação Catarinense de Futebol (FCF), por meio do departamento de competições, atendeu ao pedido dos quatro clubes participantes e adiou o início do Campeonato Catarinense Feminino 2017. Os dois jogos da rodada de abertura da competição seriam no próximo domingo, porém foram transferidos para uma semana depois.
A principal novidade do Catarinense Feminino é a indicação de um clube para a disputa do Campeonato Brasileiro Feminino A-2 em 2018. O futebol feminino catarinense já conta com a participação da AE Kindermann na elite do futebol feminino nacional. O Catarinense integra o calendário oficial de competições da FCF desde 2007, a competição registra a hegemonia do trabalho de excelência realizado em Caçador, pelo patrono do futebol feminino Salésio Kindermann. A Associação Esportiva Kindermann é atual octacampeã catarinense (2008, 09, 10, 11, 12, 13, 14 e 15).
Em 2016 a competição não foi realizada em virtude da tragédia ocorrida com a delegação da Chapecoense, que abalou a estrutura administrativa do futebol catarinense com a perda do presidente da entidade, Delfim Pádua Peixoto Filho, justamente no período de organização da competição, que seria disputada por quatro equipes.

