terça-feira, 3 fevereiro , 2026

Operação investiga indícios de corrupção em gabinetes da Câmara de Blumenau

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, na manhã desta terça-feira (3), a operação “Happy Nation”, que investiga indícios de corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro e a prática conhecida como “rachadinha” em gabinetes da Câmara de Vereadores de Blumenau. Ao todo, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão.

A ação ocorreu tanto em gabinetes parlamentares quanto em endereços ligados a investigados. Pelo menos dois gabinetes da Câmara foram alvos da operação, segundo confirmação do Legislativo municipal.

A chamada “rachadinha” é a prática ilegal em que um parlamentar exige parte do salário de servidores comissionados indicados para o gabinete.

Investigação começou após denúncias em 2024

A operação é coordenada pela Delegacia de Combate ao Crime Organizado e Lavagem de Capitais (DECRIM), vinculada ao Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Blumenau. A apuração teve início em 2024, após denúncias envolvendo um vereador e servidores públicos municipais.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, os esquemas investigados envolvem o recebimento de vantagens indevidas a partir de contratos públicos de prestação de serviços, além da suspeita de exigência de repasses salariais de assessores comissionados.

Prisões em flagrante e apreensões durante a operação

Durante o cumprimento dos mandados, a Polícia Civil informou que um dos investigados foi preso em flagrante por estar em posse de munições de uso permitido. Ele foi liberado posteriormente após o pagamento de fiança.

Outros dois investigados também foram detidos durante a operação por estarem com quantias elevadas de dinheiro em espécie. As circunstâncias seguem sendo analisadas no inquérito.

Vereador teve gabinete alvo de buscas

A Polícia Civil não divulgou oficialmente os nomes dos investigados. No entanto, a NSC TV apurou que um dos gabinetes alvos da operação pertence ao vereador Almir Vieira (PP), que estava na Câmara no momento da ação policial.

Em nota, o vereador informou que foi cumprido um mandado de busca e apreensão em seu gabinete por determinação judicial e afirmou estar à disposição das autoridades.

“O vereador informa que está à disposição das autoridades e confia plenamente no trabalho da Justiça, certo de que todos os fatos serão devidamente esclarecidos no momento oportuno”, diz o comunicado.

Câmara confirma operação e reforça colaboração

Também por meio de nota oficial, a Câmara de Vereadores de Blumenau confirmou que policiais civis estiveram na Casa Legislativa para o cumprimento de mandados de busca e apreensão em dois gabinetes parlamentares.

O Legislativo esclareceu que, até o momento, não há confirmação oficial de apreensão de documentos ou materiais e destacou que a investigação apura condutas individuais de vereadores e/ou assessores, não sendo direcionada à instituição Câmara.

“O Legislativo Municipal reforça que colabora integralmente com as investigações, colocando-se à disposição das autoridades competentes para prestar os esclarecimentos necessários, dentro dos limites legais”, informou a Câmara.

A Casa Legislativa afirmou ainda que as atividades parlamentares seguem normalmente ao longo do dia e que aguarda informações oficiais da Polícia Civil para obter mais detalhes sobre a operação.

Continue lendo

F1 2026: confira fotos e datas de lançamento dos carros das equipes

A temporada 2026 da Fórmula 1 começa oficialmente no dia 8 de março, com o GP da Austrália, mas os fãs já podem acompanhar...

Patrocinador do Palmeiras, Fictor entra com pedido de recuperação judicial

O pedido de recuperação judicial do Grupo Fictor, patrocinador do Palmeiras, expõe uma fragilidade cada vez mais comum no mercado brasileiro: crises de liquidez...

Mulher de Henrique, da dupla com Juliano, é presa em Orlando, nos EUA

A empresária Amanda Vasconcelos Tavares Reis, de 28 anos, esposa do cantor sertanejo Henrique, que faz dupla com Juliano, foi presa em Orlando, na...

Prouni divulga resultado da primeira chamada de 2026

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) divulgou, na madrugada desta terça-feira (3), o resultado da primeira chamada da edição de 2026. A lista com...

MP apura ofensas racistas contra funcionário de loja em Florianópolis

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) abriu um procedimento para apurar o caso de um atendente de loja que foi alvo de ofensas...

Cão ganha uniforme de gari e acompanha trabalhadores da limpeza em Laguna

A rotina da limpeza urbana de Laguna ganhou um ajudante inusitado. O cão Fiv, de cerca de três anos, passou a acompanhar diariamente os...

Imbituba prorroga inscrições para ambulantes atuarem no Carnaval 2026

IMAGEM PMI Divulgação Notisul Tempo de leitura: 2 minutos A Prefeitura de Imbituba prorrogou até o dia 6 de fevereiro o prazo de inscrições para vendedores...

Santa Catarina lança selo “Pessoa com Autismo a Bordo” para conscientização no trânsito

FOTOS Jonatã Rocha Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutos O Jorginho Mello, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e o Departamento Estadual de Trânsito...