As manifestações de apoio a Jair Bolsonaro no último domingo, 7, deram o tom de como será a corrida eleitoral de 2026. A polarização mais viva que nunca, separando o país em dois pólos, afinal, quem não apoia Bolsonaro é petista, e quem não apoia o presidente Lula é contra a democracia. E assim seguiremos, num país cada dia mais radical quando se trata de política.
Em Santa Catarina, o quadro não é diferente e o nosso governador Jorginho Mello (PL), já deixou mais que claro qual o seu lado. Tanto que “cedeu” uma das vagas ao Senado ao filho de Bolsonaro que é vereador no Rio de Janeiro. Sim, mais um carioca enviado por Bolsonaro pode ocupar um cargo aqui no Estado. Mais um, porque com Jorge Seif foi a mesma coisa e, agora, ele está aí, correndo o risco de ser cassado e com projetos voltados a Santa Catarina podendo ser contados nos dedos. Mas, como foi indicação do Mito, ele aterrissou aqui e levou a cadeira no Senado.
Com Carluxo será a mesma coisa. Ele concorre, ganha e nós aguardamos que ele lembre dos catarinenses, mas de toda a população, não de meia dúzia de empresários e políticas que fazem parte de seu ciclo social.
A foto que está circulando, com Jorginho, Topázio Neto (PSD), Jair Renan e Carluxo em cima de um trio elétrico na Beira-Mar, deixa os apoiadores de Carol De Toni (PL) esperançosos e, ao mesmo tempo, indignados. Porque tudo indica que é a cadeira dela que será sacrificada em prol de Bolsonaro. Santo de casa não faz milagre, por isso que a outra vaga será trocada pelo apoio de Amin (PP) a Jorginho.
E De Toni, como uma boa colega, deverá ser resiliente aceitar e, inclusive, apoiar tal decisão do partido. Que jogo injusto!
Lançamento
A Procuradora-Geral de Justiça de Santa Catarina, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, lançou nesta segunda-feira, 8, seu novo livro, intitulado “Ministério Público e Democracia: entre o compromisso de ajustamento de conduta e o compromisso significativo”.
Na obra, Vanessa propõe uma nova forma de compreender o papel do Ministério Público diante dos desafios contemporâneos, com foco na aplicação do chamado “Compromisso Significativo”, especialmente em sua utilização extrajudicial.
Resultado da tese de doutorado da chefe do MPSC, o livro conta com prefácio do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Para ele, a publicação representa uma contribuição relevante ao debate constitucional atual.
Frei Damião
Os moradores da Comunidade Frei Damião, na Grande Florianópolis, estão recebendo formação artística gratuita por meio de ateliês promovidos pelo Centro Cultural Veras, viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina (PIC).
O projeto foi lançado com o intuito de promover vivências artísticas e culturais que também tenham o potencial de capacitar os moradores da região com o menor IDH de SC com habilidades que os ajudarão a se posicionar melhor no mercado de trabalho. Até dezembro, artistas-professores reconhecidos nas mais diversas linguagens artísticas (como fotografia, pintura, teatro, marcenaria, entre outros) promoverão aulas na comunidade, e 80 pessoas receberão bolsas de estudo.
Reforma tributária em debate
Em um momento desafiador para a economia brasileira, com as discussões em relação ao aumento do IOF e municípios debatendo os impactos do novo modelo tributário, Florianópolis receberá, nos dias 21 e 22 de agosto, o 7º Seminário de Práticas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
Promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) em parceria com o Sindicato dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas (SINDAFSC), o evento contará com a participação de especialistas de Tribunais de Contas e secretarias da Fazenda, que discutirão os efeitos da Reforma Tributária, o novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), os desafios da implementação dos SIAFICs (Sistemas Únicos de Administração Financeira) e os reflexos dessas mudanças sobre os orçamentos.
Economia
A abertura de empresas em Santa Catarina cresceu 17% entre janeiro e agosto, conforme dados da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc). O percentual representa o salto de 84.424 CNPJs criados nos primeiros oito meses de 2024 para 98.892 empresas abertas no mesmo período de 2025 – a diferença é positiva em 14.468 empresas. Os números revelam o crescimento do empreendedorismo em Santa Catarina, principalmente ligado aos micro e pequenos negócios.
O volume de 98.892 novas empresas abertas em 2025 corresponde ao saldo final, ou seja, o volume de empresas constituídas no período (204.414) menos o de empresas extintas (105.522).
A todo vapor
Vinte propostas começaram a tramitar na Assembleia Legislativa na última semana, todas de origem parlamentar. Elas tratam da realização de ações nas escolas de educação básica para segurança no trânsito e no trabalho, medidas voltadas ao uso de medicamentos a base de canabidiol, datas comemorativas referentes à cachaça, além da possibilidade de redução da jornada de trabalho semanal dos servidores públicos estaduais que sejam portadores da fibromialgia.
As matérias já foram encaminhadas para análise das comissões permanentes.
Itajaí
Até quinta-feira, 11, Itajaí recebe a 2ª edição da Conferência da Zona Costeira de Santa Catarina. Organizado pela Secretaria do Meio Ambiente e de Economia Verde (Semae), em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o evento vai reunir gestores ambientais, técnicos, especialistas, lideranças comunitárias, empreendedores, estudantes e profissionais para discutir aspectos relacionados à gestão da ocupação do litoral catarinense, dentro do tema “Da Agenda Global à Prática Local”.

