Diante da situação de emergência provocada pela estiagem prolongada, a prefeitura de Tubarão, em conjunto com a Agência Reguladora (AGR), iniciou ações emergenciais para amenizar os impactos da escassez de água, especialmente na comunidade do bairro Km 60, uma das mais afetadas.
A principal medida é o envio de caminhões-pipa para abastecer as residências da região. O serviço começou a ser executado ainda ontem (10), após um levantamento realizado pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil. O cronograma semanal de distribuição foi organizado com base nas necessidades locais e experiências anteriores da Defesa Civil.
O primeiro caminhão-pipa foi abastecido por volta das 16h, no hidrante localizado próximo ao Batalhão da Polícia Militar, no bairro São João margem esquerda. Cada caminhão transporta até 10 mil litros de água, com previsão inicial de atendimento a cerca de 50 famílias por viagem.
A Defesa Civil realizará o monitoramento contínuo da demanda e poderá autorizar até quatro entregas por semana, dependendo da necessidade. O objetivo é garantir o fornecimento mínimo necessário até que as condições climáticas melhorem ou novas soluções sejam viabilizadas.