Início Segurança Presídio de Tubarão: Advogados ouvem 120 presos em um dia

Presídio de Tubarão: Advogados ouvem 120 presos em um dia

Tubarão

Mais uma atitude foi tomada ontem para minimizar a superlotação do Presídio Regional de Tubarão. Um mutirão para avaliação de processos criminais foi realizado durante quase dez horas, dentro do próprio presídio. Oito advogados da Sexta Subseção, Comissão dos Direitos Humanos e Assuntos Prisionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) participaram do movimento.

O grupo ouviu 120 detentos e garantiu retornar ao local nos próximos dias. “Este tipo de iniciativa é muito interessante dentro da ótica dos presos. Eles apoiam e ficam otimistas. Têm a sensação de que são esquecidos”, avalia o diretor da unidade carcerária tubaronense, Décio Paquelin.

A prioridade foi dada a reclusos sem acompanhamento de um defensor. Todas as consultas foram com presos provisórios, que ainda aguardam sentença ou progressão de regime. “O mutirão é sinal que nós estamos preocupados com a atual situação criminal e mostra o que é de direito de cada um, ser defendido judicialmente sem que pague para isso. É um trabalho voluntário”, resume o presidente da comissão de advogados, Orlando de Deus Duarte Junior.

A presidenta da Sexta Subseção da OAB de Tubarão, Silvana Zardo Francisco, organizou o mutirão e ressalta a importância deste tipo de manifestação jurídica. “Este tipo de ação mostra a nossa preocupação com a superlotação do local. Vamos elaborar um relatório e encaminhar ao juiz corregedor e responsável pelo presídio, Elleston Canali”, adianta Silvana.

Sair da versão mobile