
Tubarão
As comunidades atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Guarda margem esquerda, Km 60 e São Martinho 2, em Tubarão, já contam com novos médicos. Eles fazem parte do programa Mais Médicos, de iniciativa do governo federal. Estes profissionais substituem os médicos que atendiam anteriormente pelo Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab).
Os três médicos, acompanhados da diretora-presidenta da Fundação Municipal de Saúde, Tanara Cidade de Souza, participaram do evento de apresentação do programa, realizado pelo governo do estado. Entre a saída dos antigos e a chegada dos novos profissionais, o atendimento nestas unidades foi realizado nos postos de referência, após triagem da equipe de enfermagem.
“Esses postos ficaram poucos dias sem o profissional na equipe de saúde, esse período foi necessários para o trâmite da nova contratação. Mesmo assim, nenhum cidadão ficou sem atendimento. Todas as unidades têm a responsabilidade de acolher o usuário e, de acordo com o caso, encaminhar para a unidade de referência. Hoje, nenhuma está descoberta”, explica Tanara.
Clínicos atendem no Programa de Estratégia da Saúde
Em Imbituba três médicos iniciam as atividades hoje nas unidades básicas de saúde das comunidades de Vila Santo Antônio, Vila Esperança e Roça Grande. Todos são clínicos gerais para atenderem o Programa de Estratégia da Saúde.
O município já participa do programa desde 2012. O Provab foi criado em 2011, justamente para fazer uma oferta de integração ensino-serviço, e oferece também bolsa e especialização em saúde da família para esses médicos atuarem na atenção básica. “Os médicos trabalham 32 horas semanais, oito horas são para estudos referentes à bolsa. Os profissionais do Provab poderão permanecer no programa Mais Médicos por mais dois anos, desde que continuem na unidade de saúde em que já atuam, garantindo a assistência à população”, explica a secretária de saúde, Maria Martins.
Com a integração, o grande atrativo do Provab para os médicos é a garantia de 10% na pontuação para residência médica com tempo determinado de um ano.