Segundo presidência da Câmara, reunião deve ocorrer na quinta-feira da próxima semana.
Laguna
Uma audiência pública para debater a implantação de uma penitenciária industrial em Laguna será debatida na Câmara de Vereadores na próxima semana. O assunto encontra forte resistência de moradores contrários à proposta.
De acordo com o presidente do legislativo, Cleosmar Fernandes, a audiência deve ocorrer no dia 30. Um dos requerimentos para a realização do debate foi protocolado pelo vereador Osmar Vieira e deve ser lido na sessão ordinária de hoje à noite.
Na justificativa para o requerimento, Vieira alega que a maior parte da população é contra a instalação da penitenciária. Ele cobra também a presença na audiência do prefeito Mauro Candemil e da secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco de Luca.
A secretária já havia sido convidada para explicar o projeto, mas não compareceu. Ada deveria ter participado da reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Municipal de Laguna na segunda-feira, quando apresentaria os detalhes da proposta. Entretanto, foi substituída pelo secretário adjunto, Leandro Lima. Segundo sua assessoria, Ada teve no mesmo dia uma reunião com o governador Raimundo Colombo.
Plano diretor não autoriza, diz vereador
O presidente da Câmara afirma ser contrário o projeto. “A penitenciária vai contra a história de Laguna, além de desvalorizar os imóveis vizinhos à obra. Queremos empresas, e não uma bomba atômica. Pelos dados que temos, uma estrutura dessas aumenta em 80% a criminalidade na região. É preocupante”, afirma.
Fernandes diz não acreditar que a penitenciária seja construída em Laguna. Ele explica que o plano diretor não prevê a sua instalação no município. Para isso, segundo o vereador, teriam de ser feitas audiências públicas e votações que autorizassem a mudança nas normas, permitindo assim a implantação da estrutura.

